BEDA #11: Blogagem Coletiva Rotaroots

Oi pessoal, como vocês estão?

Acreditam que minhas aulas já começaram? Pois é, não consegui nem piscar os olhos, e já estou na sala de aula novamente. O bom é que o segundo semestre do ano geralmente é mais rápido devido aos feriados e as festas de final do ano, que bom não é mesmo? haha

Voltando ao post, vocês sabem que participo lá do grupo Rotaroots, então, todo mês eles lançam diversos temas para Blogagem Coletiva, Memes e temas livres, o primeiro tema que escolhi para este mês foi “5 coisas legais que meu blog tem e o seu não“.

Confesso pra vocês que está sendo bem difícil escrever esse post, afinal sempre quando entro num blog costumo ver no que ele é melhor do que o meu, e esse post me faz fazer justamente o contrário, ver o que meu cantinho tem que não encontro nos outros blogs. Não comparei com todos os blogs que conheço, somente com alguns, então espero que compreendam a minha listinha.

rotaroots, BEDA #11: Blogagem Coletiva Rotaroots

5 coisas legais que meu blog tem e o seu não
Fotos autorais

Logo no início do blog, ha bastante tempo, eu usava imagens do google, porém isso me incomodava, pois as vezes a mesma imagem aparecia em vários blogs, então o blog perdia um pouco de “originalidade”. Como já contei aqui, eu fotografo desde os 14 anos quando ganhei minha primeira câmera, então me aventurei a fotografar e usar minhas fotos nos posts, e não é que deu certo? A receptividade dos leitores foi ótima e hoje a maioria dos posts trazem fotos de minha autoria, quando não minhas, do meu namorado que sai comigo sempre para fotografar. Acredito que o post fica muito mais bonito, além de chamar a atenção dos leitores quando usamos nossas próprias fotos.

Qualidade de imagens

Esse é outro item que sempre percebo em alguns blogs: imagens pequenas demais ou “esticadas” de forma que ficam embaçadas =/ Por isso quando tiro fotos procuro sempre usar a maior resolução possível, fotografar durante o dia, usar flash somente se não tiver opção (acredito que muito flash tira a beleza natural da imagem) e também para evitar ruído na imagem. Por isso sempre que me programo para fotografar algo para o blog, costumo sair de casa 7h da manhã, assim o dia está claro, bonito, não tem muito trânsito, e você consegue fotos incríveis. Essa dica vale se for passeio, look do dia, ensaio fotográfico, preparação prévia é o mais importante. Outro horário que é muito bom para fotos é a “golden hour”, que é próximo ao pôr do sol, a luz fica muito linda, para looks do dia então, é perfeito. #ficadica

Textos sem erros de português

Se tem uma coisa que sou extremamente exigente é com a correção ortográfica. No primeiro semestre da faculdade fiz uma matéria extra curricular no curso de Jornalismo, aprendemos a escrever de tudo, textos para jornal, revista, editorial, além é claro, revisão de texto. Além de revisar nossas matérias, tínhamos que ler e verificar dos colegas, esse exercício foi muito bom, pois hoje antes de colocar um post no ar reviso umas cinco vezes, e mesmo assim quando está no ar costumo revisar novamente. Se não sei como escreve uma palavra vou no dicionário procurar, uso sinônimos, ou tento escrever de uma forma mais fácil. Essa matéria me ajudou muito, e isso traz qualidade aos meus textos.

Layout clean

Desde que entrei na blogosfera, ou antes ainda, nunca gostei de nada chamativo, como roupas, maquiagem, sapatos, sempre preferi cores mais neutras e essa característica acabei trazendo para o blog. Sempre tento trabalhar com uma paleta de cores reduzida (algumas paletas tem 5 cores, mas acho muito) no caso do layout atual uso duas: rosa e azul. A atenção precisa estar voltada para o conteúdo, se o blog tem cores chamativas, imagens piscando, pop up abrindo toda hora, os leitores perdem o interesse na leitura e podem sair do blog mais rápido. Pelo menos essa é minha visão quando acesso alguns blogs.

Diversidade de conteúdo

E por último mas não menos importante meu cantinho traz diversidade de assuntos, aqui você encontra posts sobre fotografia, tags, séries, filmes, viagens, resenhas, dicas de aplicativos, música, e vários outros. Acredito que o blog tem leitores que gostam de coisas diferentes, se eu escrever somente sobre um assunto pode se tornar monótono e os leitores perderem o interesse. Da forma que levo o blog cada dia atinjo um nicho diferente, e isso faz com que o leitor se sinta à vontade. É diferente de um blog que não tem foco, ou de outros que escrevem somente sobre livros. Quem vai procurar um blog literário? Somente quem gosta de ler, está procurando resenhas ou saber dos lançamentos, isso torna o nicho restrito, compreendem? Então gosto de manter meu cantinho assim, cada novo leitor lê aquilo que gosta.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Ufa, terminei! Gente esse foi um dos posts mais difíceis de escrever desde que tenho blog, acreditam? Mas consegui uhulll \o/

Não penso que meu blog é melhor do que o de ninguém, mas essas são algumas coisinhas que valorizo por aqui e acredito que é um diferencial. Espero que vocês leitores se sintam cada dia mais acolhidos, pois faço com carinho pra vocês, afinal não tem motivos para escrever se vocês não estiverem ai do outro lado para me acompanhar, concordam?

Que vocês continuem acompanhando o blog e se possível deem sugestões para novos posts, afinal sua participação é muito importante.

Esse post foi escrito para a Blogagem Coletiva do Rotaroots do mês de agosto, caso queiram ler o que outros blogueiros escreveram, é só participar do grupo lá no facebook clicando aqui.

E o seu blog, o que ele tem que os outros não tem? Já parou para pensar porque as pessoas gostam do seu cantinho?

Beijos pessoal,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

badge_post_01

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

50 Comments

  1. Roberta Valadão de Souza 02/09/2015 at 14:44

    Adoro essa interação entre as blogueira, acho que dá super certo.
    Bjs
    http://www.onefashiongirl.com

  2. Andy 19/08/2015 at 02:28

    Oie,
    O que mais me marca num blog é a linguagem empregada e o fato de ter ou não erros, também reviso várias vezes meus textos e os dos meus colunitas e me dá agonia quando encontro erros, rs.

    Beijinhos e força com as postagens o/

  3. Shairane 18/08/2015 at 19:14

    bem bacana essa blogagem coletiva

    Bjcas

    http://www.estou-crescendo.com/

  4. Marcelly Nascimento 18/08/2015 at 04:43

    Oi, Érika!
    Gostei bastante da sua postagem, mas me vi em quase todos os itens, exceto o último! kkkkkk Também me irrito demais com erros de português. Sempre uso imagens autorais nos posts sobre resenhas, com exceção para os banners. Prefio assim!
    Com carinho,
    Celly ❤

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

  5. Irisvanda Vieira 17/08/2015 at 22:51

    Olá, flor. Gostei bastante da postagem e que dá valor ao seu lado, todo mundo tem que ser assim. Realmente, também não gosto de pegar fotos do google e colocar no blog, sendo que não são meus.
    Seu layout é muito bonito.
    Beijos e sucesso.

  6. Cléo Moretti 17/08/2015 at 13:19

    Eu amo meu blog do jeito que é.
    Respeito o trabalho dos outros e não fico comparando, pois gosto não se dicute.
    Pensar sobre o assunto é muito bom.
    Goseti das reflexões.

  7. leticia 17/08/2015 at 13:02

    Oi
    Compreendo que deve ser difícil mesmo fazer essa listinha. Mas uma coisa que noto, claro não em todos, é os errinhos de português..isso me dá arrepios hehe
    Adorei o post.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  8. dani 17/08/2015 at 00:41

    que legaaaal, gostei do post, vou me inspirar nele, hahahhaha

  9. Marcia Souza 16/08/2015 at 21:34

    Gostei muito do post, bem verdade tudo que você falou, já tinha percebi essas qualidades no seu trabalho. Beijos!
    http://www.meninadescolada.com

  10. Juliana Felix 16/08/2015 at 19:01

    Gostei dos tópicos que você citou, tem pouco tempo que acompanho seu trabalho e já tinha percebido isso que você falou, suas fotos são lindas, o seu português é é muito bom, e o layout é lindo.
    Beijos!

  11. Samantha Melo 16/08/2015 at 16:49

    Muito bacana esta sua abordagem! É muito importante saber dar valor no nosso trabalhao também. Adorei o post! Beijos!!!!

  12. Luciane Santos 16/08/2015 at 10:56

    oi
    sabe q sou como vc? sempre acho o blog dos outros bem melhor do que o meu, e essa postagem me fez repensar sobre isso.
    bjs

  13. Tatiany Salazar 16/08/2015 at 03:34

    Oie
    Eu adorei o post.
    Concordo sobre as fotos autoriais, acho top quando um blog tem suas proprias imagens, mas infelizmente eu as vezes pego algumas imagens do google, mas enfim kkkk estou ainda iniciando.
    Adorei mesmo

  14. Adriana 16/08/2015 at 02:00

    Gostei da blogagem bem diferente,

    escrever bem é muito bom

    também releio meu post várias vezes.

    bjs Adri

  15. Francielle Adriano 16/08/2015 at 00:00

    com certeza seu blog tem td que descreveu, sou iniciante ainda mas creio que vou aprender tudinho.
    http://blogcantinhodossonhosartesanatos.blogspot.com.br/

  16. Camila Cavalcante De Melo 15/08/2015 at 22:28

    Erika primeiro Parabéns pelo post e pelo Blog! Eu adoro ele é nunca parei pra pensar no q o meu tem melhor q os outros…muito difícil isso, tento fazer no meu o q procuro nos outros enquanto leitora! Q é informação de qualidade…mas atropelo o português pela rapidez se pensamento e vira e mexe pego erros de Português principalmente concordância pela falta de tempo de revisar e quero morrer…hihihi tb acho horrível! Super beijos :*
    http://Www.estiloaqualquercusto.com

  17. Kétrin Galvagni 15/08/2015 at 22:03

    Oi Érika, muito bacana o seu post. Realmente, concordo com você, o seu blog é lindo, tanto em conteúdo quanto na aparência, meus parabéns! As fotos originais também é uma coisa que eu aprecio muito, ainda mais quando se tem fotos bonitas e bem criativas. Adorei tudo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  18. amigas amiga 15/08/2015 at 21:54

    Parabéns pelo post, ter fotos exclusiva tirada por você

    é muito bom, um texto bem escrito desejo sucesso na sua carreira

    Linda Noite!

    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

  19. Jessica Garcia 15/08/2015 at 20:14

    Oi Érika, tudo bom?
    Sou como você, sempre que entro em algum blog fico avaliando tudo de melhor que ele tem e que o meu não. Mas nunca parei para pensar no que o meu tem que o outro não.
    Tenho que parabenizá-la pelas suas fotos, porque realmente as acho fantásticas. Também preso muito a boa grafia, mas tenho sérios problemas com a crase. 🙁
    O post ficou ótimo, espero que você consiga ir até o final com o BEDA. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

  20. Ilda Soares Becker 15/08/2015 at 16:26

    Olá
    Seu post está muito bom, eu sou péssima em fotografia…
    Semana abençoada
    http://www.atelierarteunica.blogspot.com

  21. Vanessa Freitas 15/08/2015 at 14:47

    Acho que Conteúdo autoral é a parte mais importante de um blog.Parabéns pelo blog e pelo post.

  22. Aline Furtado 15/08/2015 at 14:07

    Olá!
    Adorei o tema e as suas respostas.
    Gostei principalmente do “Texto sem erro de português”, porque o que vemos de blogs com erros absurdos, não está escrito! rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

  23. Minda 15/08/2015 at 13:13

    Da mesma forma que você tenho mudado aos poucos o modo de fazer os posts, antes também usava imagens do google, hoje em dia procuro usar as minhas, mas as vezes ainda passo pelo google imagens …

    No mais acho que tento como você fazer com que o meu seja o mais original possível e com ideias próprias .. Quanto aos erros de português antes até me incomodava, hoje não mais, aprendi a ver a realidade nacional, nem todos tiveram as mesmas oportunidades então parei de me incomodar com isso, as pessoas dão o que tem pra dar …

    E o meu blog apesar de ser sobre massoterapia que é minha profissão é diversificado, afinal não faço só isso na vida …

    Sua lista é bem interessante Erika! Gostei!

  24. Tábata Gomes 15/08/2015 at 12:24

    gente que tudo ameii a proposta e realmente tem mesmo tudinho hahhha eu adoro o seu layout pq é limpo e tem o que precisa e de fácil visualização beeijos

    http://www.blzinteligente.com

  25. Jeeh Sena 15/08/2015 at 03:51

    Esse tema é difícil ein rsrs.. mas tudo que você falou realmente seu blog tem mm!! Eu adoro suas imagens e o layout Clea beijocas

  26. Yasmin Meyer 15/08/2015 at 03:30

    Conteúdo autoral é o que me faz amar a blogosfera ♥
    Além disso, capricho com os posts e idenditade visual me fazem ler páginas e páginas de um blog, e encontro isso aqui certo! Adoro teu "cantinho" 😀
    Teu post me fez pensar muito em como vejo meu blog e no que sinto vontade de melhorar nele, ótimo.

    Beijos,
    http://perdendoacensura.blogspot.com.br/

  27. Jussara Silva 15/08/2015 at 01:49

    Gostei da sua lista, e o que me incomoda demais em alguns blogs são os erros de português. Já tentei focar só no patchwork, mas acabo variando o assunto. Rsrs.

    Bom finde! Bjs.

    http://caminhandonaarte.blogspot.com

  28. Monica 15/08/2015 at 01:17

    Excelente! A gramatica correta é indispensável. bjs

  29. Bruna de Paula 14/08/2015 at 22:33

    Eu acho mais interessante quando o conteúdo do blog é diversificado e luto para o meu esteja assim.
    Porque há uns 2 anos numa palestra uma “blogueira” famosa falou que devemos focar só num determinado assunto, no entanto, ela trabalha com conteúdo bem diversificado.
    O importante o blog ter a sua cara e ser atrativo para todos como o seu.

    Blog
    Make-Lovers
    | Fan
    Page
    |
    Twitter

  30. Thaty Oliveira 14/08/2015 at 22:04

    Oi Érica, este tema é perfeito para conhecermos um pouco mais da sensibilidade da blogueira em relação ao seu próprio blog. O quero ser Alice, é original e bem elaborado. Eu gosto muito de vir aqui!!! Parabéns e sucesso ♥♥♥

  31. JaKe Dos Santos 14/08/2015 at 20:15

    O fato de todo conteúdo que vc publica ser seu é um grande diferencial e valoriza muito seu trabalho. continue assim 🙂

  32. Melaine Negreli 14/08/2015 at 20:11

    Grafia correta é numero um é o minimo adorei a postagem
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

  33. Jeane Carneiro 14/08/2015 at 20:03

    Muito bom ter um diferencial no trabalho.
    Boas fotos, e conteúdo original é muito importante.
    Amei Erika.
    Bjão lindona.

    http://www.blogdajeu.com.br

  34. Giovanna Barbieri 14/08/2015 at 19:35

    Erika, adorei!
    Eu tô precisando diversificar o conteúdo, do resto acho que estou fazendo direitinho… rs
    Beijos

    Blog|Canal

  35. Claudinha Fernandes 14/08/2015 at 19:20

    Muitas vezes eu recorro ao google não tem jeito, mas muitas das minhas fotos são autorais , outra coisa que você mencionou que é muito importante é usar a grafia correta, nada pior que um texto cheio de erros, né? bjus

  36. Carol Justo 14/08/2015 at 18:48

    Imagens autorais é algo que eu quero muito ter, mas e a criatividade, tempo etc para tirar?

  37. Adriana Lara 14/08/2015 at 18:39

    bem legal, acho que o fator erro de português é super importante mesmo! bjs

  38. Esmaltes & Cia 14/08/2015 at 18:07

    Concordo com você,fotos tiradas por nós mesmo e de boa qualidade chama atenção sempre

    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

  39. Rayssa De Souza 14/08/2015 at 17:22

    gostei do post e vi que você tem toda razão. Quando as fotos são minhas as visualizações são maiores
    beijinhos
    rahtuber.blogspot.com.br

  40. Isabella Soares 14/08/2015 at 17:05

    Excelente post!!! São essas coisas que fazem o blog ser profissional e completo, parabéns!

    http://blogisatrip.blogspot.com.br/

  41. Monique Baptista Bittencourt 14/08/2015 at 14:48

    Adorei esse post, preciso fazer isso e listar as coisas que vejo que o meu blog tem. Tb parei de usar fotos do google, por exatamente achar chato ver a imagem em outros blogs.

  42. Guia da Vaidosa 14/08/2015 at 14:07

    Os pontos que mencionou são muito relativos, com exceção da escrita e qualidade de imagem, que são pré-requisitos. Cada autor tem a sua bagagem cultural e referências próprias, o que é lindo e clean para um não é para outro. Assim como fotos autorais, não tem necessidade de ser usada em toda e qualquer postagem. Enfim. É relativo! Mas, de qualquer forma, é sempre válido discutir sobre.
    Beijos, querida.

  43. Luiz Fernando Medeiros 14/08/2015 at 13:19

    Adoro seu blog, e com certeza esses detalhes fazem toda diferença!

  44. Paty Dibona A. Pedroso 14/08/2015 at 06:10

    Eu só posso dizer uma coisa… Desde que conheci seu blog xonei e não abandono mais. Gosto do jeito que você escreve, das fotos e dos assuntos. Gosto de blog assim, com assuntos variados ♥

  45. Aline Dias 14/08/2015 at 02:30

    Hahahaha… Estou pensando em fazer o post desse tema, mas não consigo hehehe… Sou péssima em propagandas sobre mim hahaha!!! Mas amei o que foi colocado por vc!!! Amo tuas fotos!!!

  46. Fernanda Leticia 14/08/2015 at 00:04

    Muuito legal seu post mostrando as qualidades do seu blog, adorei aqui.

    http://www.garotadestilo.com

  47. Juju Bittar 13/08/2015 at 19:47

    Gente!!

    esse tema seria muito difícil para mim! eu não acho meu blog melhor em nada! ahuahuahauha Tá bom! eu gosto do meu lay, assim como o seu, ele é clean …com mais cores… ah não sei se meu layout é clean! ahuahuahauhauah Acho que não ter erros de português faz MUITA diferença, com certeza é um diferencial!

  48. Iara Netto 13/08/2015 at 18:46

    Érika, acho que não conseguiria escrever esse post….
    Acho que o blog tem que parecer com o autor, pois para mim o blog é minha segunda identidades rs
    E não gosto de ver melhor que ninguem …
    Mas entendi a proposta da blogagem e gostei das sua ” justificativas ” <3
    besitos

    blogmeamarro.com

  49. Luana Midorie 13/08/2015 at 17:44

    Pra uma qualidade melhor dos post e do blog, vamos cuidar !

    Beijos, gostei do post.

    http://blogluanamidorie.blogspot.com.br/

Deixe um comentário