13 de janeiro de 2021

Oi pessoal, tudo bem? Início do ano época em que muitas editoras abrem parceria e estamos como? :O Fato é que em 2020 devido à pandemia surgiram muitos ig’s literários e grande parte não sabe como funciona esse universo. Para responder algumas dessas perguntas criei uma séria chamada “Manual do IG Literário“.

O que é isso? A cada post vou trazer um tema diferente explicando as dúvidas mais comuns de quem está chegando agora. Mas por que decidi fazer isso? Quando cheguei na ‘blogosfera‘ era tudo mato como dizem algumas amigas haha Isso quer dizer que tenho blog desde que as pessoas nem sabiam o que era isso.

Mídia Kit

Aliás, quando comecei nem existiam tantas ‘parcerias’ como hoje em dia. As poucas blogueiras que estavam no mercado naquela época e que lembro são a Thássia Naves, Camila Coutinho e Camila Coelho. Acredito que nem a Bruna Vieira (nicho literário) tinha blog ainda.

Se essa é sua primeira vez aqui no Coruja Geek saiba que já tive alguns blogs ao longo dos anos, já mudei de nome, de nicho, já escrevi por hobby, já tive diversas parcerias, já fiquei um tempo of, e agora me encontrei nesse universo literário. Amo muito ler, escrever, compartilhar minhas experiências e claro indicar livros de mistério/suspense 🙂

No primeiro post da série “Manual do IG Literário” o tema será Mídia Kit. Tentarei falar da maneira mais simples possível para ficar fácil de entender. Se surgir alguma dúvida é só deixar nos comentários ok?

O que é mídia kit?

Mídia Kit é considerado o ‘currículo’ do blogueiro/criador de conteúdo/bookstragram. Ou seja, nesse documento (que pode ser em .pdf, .jpg, .png ou online) estão todas as informações sobre seu perfil. Tais informações serão usadas pelas empresas que possam ter interesse em te contratar para futuras parcerias.

Como fazer Mídia kit?

Antes era mais difícil criar um Mídia Kit porque não existiam tantas ferramentas, mas hoje é possível fazer um bem completo em poucos dias. Quem é blogueiro raiz pode usar o Power Point (até eu já usei alguns anos atrás), pode também optar pelo Photoshop (meu atual fiz nele) e uma das maneiras mais práticas que descobri atualmente é o Canva. Inclusive tem modelos incríveis e bem completos.

Ou ainda, quem não tem muita habilidade com essas ferramentas pode contratar alguém que faça por um preço acessível. O importante é que ele seja completo e esteja sempre disponível para ser enviado às empresas quando necessário.

Como enviar Mídia kit?

Como enviar é uma questão bem pessoal por motivos de cada criador de conteúdo ser único. Sendo assim, você pode optar hospedar no Google Drive (quando a empresa solicitar você envia o link), pode ter o arquivo em PDF e enviar diretamente por e-mail, há ainda quem envie uma apresentação em Power Point com todas as imagens e texto adicional. Então fica a seu critério escolher qual a melhor jeito.

Por que ter um Mídia kit?

Quando as empresas vão contratar um criador de conteúdo elas têm interesse em saber qual é seu público (likes, comentários, alcance, pageviews, acessos, idade, sexo, região, etc.) e analisar se é viável tal parceria ou não. Por exemplo, se uma loja de decoração entra em contato com um ig e o público é 90% masculino concorda que a chance de conversão/vendas será bem menor que se a empresa optasse por ig com público mais feminino?

Ou ainda, se lojas de carros ou artigos de futebol entrasse em contato com um ig em que a audiência é feminina concorda que muitas vezes não é o público adequado? Há milhares de situações em que as empresas precisam avaliar quais criadores de conteúdo contratar para divulgar sua marca.

Como divulgar o Mídia kit?

Quando um perfil é grande nas redes sociais é comum as empresas já entrarem em contato solicitando. Porém, quem está começando agora ou ainda não tem segurança quanto aos seus números pode deixar salvo nos destaques no instagram, quando se interessar em fechar parceria com uma empresa pode enviá-lo junto a proposta ou ainda se tem blog pode deixá-lo online para tornar o acesso mais fácil.

As empresas não vão adivinhar que você é criador de conteúdo isso é fato! É um trabalho diário de enviar e-mails, porpor parceria, mostrar interesse e claro apresentar seus números. É óbvio que algumas empresas olham além das métricas avaliam seu engajamento com os seguidores, troca de experiências e se sua comunidade é fiel. Porém, o principal objetivo de qualquer empresa é vender então sim números são importantes.

Quais informações não podem faltar?

Um bom Mídia kit traz o panorama atual das redes sociais. Sendo assim, precisa conter as informações mais importantes. Quais são elas?

  • Uma foto (é preciso mostrar quem é você!)
  • Quem é você? (um texto de apresentação)
  • O que você faz? (quais são suas habilidades)
  • Quais seus interesses? (hobbies, preferências)
  • Quais seus objetivos? (parceria, publipost, permuta)
  • Apresentação do seu trabalho (fotos, textos, vídeos)
  • Redes sociais (facebook, instagram, blog, pinterest, twitter)
  • Métricas (número de seguidores, alcance)
  • E-mail/telefone (ou outras formas de contato)

Alguns cuidados com o Mídia kit

  • Sempre fale a verdade (mostre dados reais)
  • Mantenha-o atualizado (geralmente atualizo o meu a cada três meses)
  • Verifique se todos os links estão funcionando
  • Use fotos com boa qualidade (há empresas avaliam todos os detalhes)
  • Cuidado com erros de português (sempre revise antes de divulgar)
  • Cuidado com direitos autorais! (se for usar imagens de terceiros prefira de sites que oferecem gratuitamente)

Bom, esse foi o primeiro post da série “Manual do IG Literário“. Tentei responder as dúvidas mais comuns que tenho recebido. Tem alguma dúvida? Quer saber algo que não apareceu por aqui é só deixar nos comentários ok? Em breve trago o segundo post!

Leia também: Vida de blogueira… como tudo começou?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Elis Finco

    18 de julho de 2021

    Adorei o post, mas gostaria de um com indicações de quem faz, com um preço realista. Mas já ajuda bastante postagens como essa. Obrigada!

  2. Avatar

    Bela

    24 de abril de 2021

    Quando comecei não existia midiakit. O que passavamos para a empresa era nosso site e eles decidiam, acredito pela aparencia e pela escrita.

    Comecei a criar midiakit em 2016 e nossa, faz uma diferença ter esse toque profissional.
    Adorei o post, mesmo que meu blog ainda seja muito pessoal xD

  3. Avatar

    Larissa

    10 de abril de 2021

    Oi Érika, seu post me ajudou muito porque eu estava procurando como fazer um e não tinha noção nenhuma, agora com essas dicas vai facilitar muito pra mim. Obrigada e desejo sucesso pra vc.

  4. Avatar

    Letícia Wexell

    2 de março de 2021

    Fico muito feliz de ler posts de pessoas que, assim como eu, estão na blogosfera a muitos anos! Hahahha E ainda mais feliz quando são posts pra ajudar quem ta chegando agora <3

  5. Avatar

    Maria Luíza Lelis

    21 de fevereiro de 2021

    Oi, tudo bem?
    Eu demorei a fazer o meu mídia kit, mas hoje entendo muito a necessidade. Fiz o meu pelo Squid e achei bem completo. Porém, ainda quero fazer o meu para não ficar dependente da versão online. Vou te confessar que meu maior problema ainda é entrar em contato com as propostas, porque sou bastante insegura e nunca sei bem como fazer isso hehe.
    Adorei o seu post e achei muito importante. Tem muita gente que ainda fica meio perdido em relação ao que é importante ter no mídia kit e até mesmo qual a importância de ter um. Então, acho que você trouxe dicas que ajudam demais.
    Beijos!

  6. Avatar

    Bianca Ribeiro

    16 de fevereiro de 2021

    Oi Érika!

    Adorei a sua iniciativa de explicar melhor essas coisas que envolvem a produção de conteúdo, quando eu cheguei, não era tão mato assim, mas eu tive que me virar e aprender tudo sozinha, não tive ajuda de ninguém.
    Eu comecei a fazer midia kit ano passado, que foi quando eu me senti mais segura pra fechar parcerias e publicidade e afins e desde então, eu atualizo o meu de 6 em 6 meses porque eu ainda acho um pouco chato fazer HAHAHAHAH
    Adorei sua explicação, ficou incrivel mesmo!!!

  7. Avatar

    camyli alessandra da silva

    9 de fevereiro de 2021

    Oi, Érika!

    Eu estou um tempinho na blogosfera… Mas, sempre me esqueço de montar um Media Kit para ambos os blogs tanto para o pessoal quanto o literário. Embora, eu saiba a necessidade…

    Bjos, Camily 🙂

  8. Avatar

    Gisa Motti

    8 de fevereiro de 2021

    Oi, Erika! Tudo bom?
    Embora eu também esteja na blogosfera desde quando era tudo mato, ainda não fiz um mídia kit para o meu blog, acredita? Acho que acabei nunca chegando a esse ponto por realmente não saber como entrar em contato com empresas para propor parcerias – inclusive, fica a dica para um próximo post da série, hihi! Obrigada pelas informações, me ajudou demais!
    Abraços,
    Literalize-se

  9. Avatar

    Luly Lage

    8 de fevereiro de 2021

    ARRASOU DEMAIS nesse post, Erika! Tem tanta gente começando agora que não faz ideia sequer que precisa de um midia kit pra apresentar pras empresas, mesmo quando é a própria pessoa buscando essa parceria e não o contrário! Afinal, lugar nenhum contrata alguém sem um currículo, né!

    Eu fiz o meu num site chamado Zine, que já mantém seus dados atualizados, o que é bem conveniente, e permite você já exibir seus preços ou que o cliente entre em contato para pedi-los. Porém, acho arquivos em PDF mais profissionais, sim!

  10. Avatar

    Lariz

    6 de fevereiro de 2021

    Que post incrível! Meu instagram não é literário mas com certeza vou seguir as dicas. Ter um mídia kit é super importante mesmo, e eu preciso urgentemente atualizar o meu!

    Adorei a iniciativa dessa série de postagens 😀

    E preciso dizer: seu blog tá muito lindoooo, to apaixonada, parabéns!

  11. Avatar

    Vitória Bruscato

    6 de fevereiro de 2021

    Que legal essa sua série de posts Erika, certamente vai ajudar muita gente!
    Eu amo mídia kits, sejam de blogs ou de instagrams, adoro ver a pesonalidade e carinha de cada um, além de eles serem super úteis, claro.
    Uma ótima ferramenta pra fazer também é o canva.com, gratuito e fácil de usar (só precisa tomar cuidado pra não limitar a criatividade dentro da plataforma com as opções que já vem prontas).

  12. Avatar

    Camila Marchetti

    5 de fevereiro de 2021

    Oiii Erika querida!
    Muito legal essa sua iniciativa de ajudar outros instagramers literários!
    Essa dica do mídia kit é ótima também para criadores de outra áreas, adorei!
    Beijos!

  13. Avatar

    Leticia Rodrigues

    18 de janeiro de 2021

    Nunca fiz meu midia kit, e depois de certo tempo desanimei disso, no momento não acho necessário pra mim porque meu foco não são parcerias para além de editoras, mas adorei seu post, muito informativo.

  14. Avatar

    anne

    18 de janeiro de 2021

    aaaaaaaaaaaaaaaaaa, simplismente adorei seu espaço! Parabens pelo seu conteudo. Eu não fiz um midia kit, então, achei seu post incrivel, gostei bastante das informações.

  15. Avatar

    Lara Cristina Araújo Kneip

    18 de janeiro de 2021

    Eu estou na blogosfera a um tempinho também e eu sempre achei e continuo achando muito importante ter um mídia kit, afinal essa é uma das melhores formas de apresentar o seu trabalho para um possível parceiro ou contratante. Suas dicas foram ótimas!! 😀
    Beijão!!!

  16. Avatar

    Valéria

    17 de janeiro de 2021

    Eu nunca fiquei em fazer um pra mim. xD
    Quase nunca me preocupo com parcerias. Se tiverem de surgir, vem naturalmente. Com editoras, já não ando.com pique de me inscrever.
    Mas acho super válido pessoal que faz disso um trabalho ou que quer divulgar a literatura como hobby mesmo, enfim, usar algo mais arrojado pra atrair parcerias.
    Boa ideia de postagem.

    Eu tbm cheguei quando tudo era mato kkkkkk
    Tschüss 😘

  17. Avatar

    Chovendo Risos

    17 de janeiro de 2021

    Eu já tive média kit e para blogs pequenos por experiencias próprias não ajudam muito, lembro que quando comecei a usar eles me atrapalhavam e muito em parceria. Pode ate ser que em parceria internacionais ajudam se você tiver feito muitas parcerias antes, mas nacionais nem tanto. Agora se o blog faz sei lá faz + 1,5 ou 2 mil visualizações únicas por dia, acredito que valha a pena e realmente é recomendado.. mas hoje muitas empresas mesmo com Midia Kit usam uma plataforma que verifica o nivel de relevancia do seu blog.

    Então se forem fazer o Media Kit ouçam o que Erika falou sejam honestas 🙂

  18. Avatar

    Debora Sapphire

    17 de janeiro de 2021

    Olá, Érika! Achei muito bacana e interessante essa proposta de iniciar a série “Manual do IG Literário”. Acredito que irá ajudar muitos iniciantes nesse meio, com certeza. Ou até tirar algumas dúvidas de quem ainda está se descobrindo agora nesse universo. Meus parabéns por essa iniciativa. Esse primeiro post explicou muito bem sobre o Mídia Kit.

  19. Avatar

    Miriam Tonon

    17 de janeiro de 2021

    Esse post é exatamente o que eu precisava, estou pensando em montar um mídia kit a semanas e não tive coragem de começar. Amei o seu post, me tirou várias duvidas! Beijos

  20. Avatar

    Ana Cristina

    17 de janeiro de 2021

    Quero muito fazer um media kit mas não sabia como nem o que deveria conter, agora com estas informações já sei por onde começar 🙂
    Um beijinho enorme **

  21. Avatar

    Gustavo (Leitura Enigmática)

    17 de janeiro de 2021

    Esse post foi praticamente uma aula, será de grande valia para mim, pois desejo confeccionar o meu mídia kit em breve e irei pegar todas as dicas daqui.

  22. Avatar

    Michele Raggio

    16 de janeiro de 2021

    Eu até preciso atualizar o meu midia kit, mas é muito importante para quem trabalha com as redes sociais!

  23. Avatar

    Ingrid

    16 de janeiro de 2021

    É muito importante termos um midia kit, abre muitas portas 🙂

  24. Avatar

    Joyce

    16 de janeiro de 2021

    Eu não conheço nenhuma dessas blogueiras rs. Eu fiz um mídia kit, mas já faz tempo nem sei onde salvei. Vou pegar algumas dicas suas para fazer outro agora nas férias. Obrigada por compartilhar.

  25. Avatar

    luma

    16 de janeiro de 2021

    Dicas super valiosas!
    eu preciso urgentemente atualizar o meu mídia kit, com ele consigo as minhas parcerias =D

  26. Avatar

    Hanna Carolina

    16 de janeiro de 2021

    Oi Erika, tudo bem? Achei super pertinente sua postagem com esse manual, inclusive vou acompanhar as postagens seguintes sobre o tema por aqui. =) Eu também já tive blog algumas vezes, mas nunca ia para frente… rs Agora que fiquei firme e estou gostando do resultado, embora sempre “bata na trave” de muitas parcerias. Então vai ser bem legal aprender um pouco mais sobre a blogsfera. O midiakit eu tenho online, aprendi como fazer isso pelo Canva, mas eu sempre me esqueço de atualizar o bichinho, então não adiante muita coisa, né? =/ Vou tentar me atentar pelo menos a isso em 2021.
    Bjks!

  27. Avatar

    Letícia Guedes

    16 de janeiro de 2021

    Que iniciativa bacana de ajudar o pessoal iniciante nesse meio! Realmente, esse tipo de informação parece “coisa dada” para quem já lida há mais tempo, mas a verdade é que não é tão óbvio assim para os novatos. E mesmo para mim, que já lido há algum tempo, há novidades nesse post. Não sabia que o nome em si desse compilado de informações era midia kit, por exemplo. Ótimo post. Abs!

  28. Avatar

    Lucimar da Silva Moreira

    15 de janeiro de 2021

    Muito bom o manual do ig literário, com certeza esse manual vai ajudar muito, o mídia kit é muito importante para o blogueiro, gostei muito da ideia do manual, bjs.

  29. Avatar

    Isa do Le Portraitdeisa

    15 de janeiro de 2021

    Você sempre com ideias ótimas e realmente que nos ajudam bastante né! Adorei a ideia de posts para ajudar o pessoal que está chegando , com certeza de muita utilidade e tenho certeza que vai ter até gente das antigas pegando dicas por aqui! Gostei de você falar sobre o Midia Kit , em época de parcerias isso é realmente muito importante! Você sabe que adoro passar por aqui e seu Blog! <3