5 motivos para fotografar com celular

Oie, tudo bem com vocês? Aqui em Santa Catarina está muito frio. Começou a chover no final de semana e agora temos que sair de casaco. Cadê o verão? Já estou com saudade dele haha Quem posta muito nas redes sociais costuma usar o celular pela facilidade. Hoje vamos conversar sobre alguns motivos para usá-lo para fotografar ao invés da câmera.

Para quem é novo aqui no blog deixa eu explicar: fotos de viagem (pôr do sol, praia, flores, estrada) ou de comida faço com o celular, já fotos de eventos, de pessoas ou dos livros que estão no instagram @corujageek são feitas com a câmera. Por que estou dizendo isso? Porque vou mostrar em quais situações é mais fácil usar o celular.

Fotografar Celular

Conforme o lugar uso o Motorola G6 ou o Iphone 6S. É questão de gosto mesmo, tem cenas que o Motorola reconhece melhor as cores, e o Iphone é melhor em outras. Já minha câmera é uma Canon T3i que uso com as lentes 50mm, 70-300mm ou 18-135mm.

Após saber os equipamentos que uso diariamente vamos aos motivos?

Praticidade

Quando comparamos a mochila que é preciso carregar a câmera, lentes, bateria, carregador e outros acessórios com a bolsinha que usamos no dia a dia a primeira coisa que vêm à mente é o peso. Realmente a câmera é mais pesada. Além é claro de ocupar mais espaço.

O celular por outro lado é pequeno, leve, cabe em qualquer lugarzinho e é fácil de carregar. Muitos profissionais têm preferido usar mais o celular ainda mais quando o assunto são os aplicativos de edição.

Fotografar Celular
Aplicativos de edição

Quando o assunto são aplicativos o celular é ainda mais viável. Ao fotografar com a câmera é necessário transferir para o computador, baixar um software de edição e só então usá-las.

Com o celular todos os aplicativos estão a um toque. É possível usar filtros, recortar, fazer montagens, tudo no próprio aparelho. Hoje grande parte dos softwares de edição tem versão mobile o que facilita e muito a vida dos usuários. Alguns dos aplicativos mais usados por fotógrafos: Lightroom, Photoshop, VSCOCam, Snapseed e Camera+.

Fotografar Celular
Redes sociais

Qual usuário não quer postar aquela foto da viagem dos sonhos? Ou da colação de grau? Ou ainda daquela festa importante? As redes sociais versão mobile tornaram isso possível e prático. Não é preciso esperar até chegar em casa, ou ter um computador, ou então wi-fi. O celular é multi-tarefas e permite fazer tudo ao mesmo tempo. Redes sociais como o Instagram permitem upload em tempo real.

Intuição

Além desses motivos o celular é intuitivo. Na própria tela do celular é possível editar a imagem. A câmera dos celulares mais modernos já contam com ferramentas que antes eram exclusivas de uma DSLR como ISO, white balance, auto-foco, abertura e desfoque.

O Motorola G6 por exemplo tem os dois modos manual e automático. Então se o usuário entende um pouco mais de fotografia pode configurar todas essas opções e ter um resultado ainda mais profissional.

Fotografar Celular
Locais fechados

Quem gosta de visitar museus, bibliotecas, teatros tanto quanto eu já se deparou com aquelas plaquinhas “proibido câmera fotográfica” ou “proibido uso de flash”. Já imaginou ir à biblioteca de Lisboa, assistir uma peça da Broadway ou visitar o Museu de Arte Moderna de NY e não poder entrar com sua câmera? Ou no show do seu artista favorito e deixar a câmera em casa?

Com o celular não é preciso se preocupar. Apenas desative o flash e fotografe com cuidado tudo que acha incrível. Além de aproveitar a viagem terá lindas recordações. Lembrando que em museus o flash agride as obras de arte por esse motivo há plaquinhas em todas as salas 😉

Fotografar Celular

Bom, esses são alguns dos motivos que me animam usar mais o celular do que a câmera. Ainda citaria ele ser mais leve, ser melhor de posicionar nas mãos, ser possível outros ângulos e ter as fotografias a qualquer momento.

Se você está buscando um celular para melhorar suas fotografias ou começar a fotografar/praticar a loja Mais Barato Store tem vários modelos de celular Samsung. E o melhor com preço bem amigo 🙂

Fotografar Celular

Samsung Galaxy S6 | Samsung Galaxy S7 | Samsung Galaxy A5

E vocês, preferem câmera fotográfica ou celular? Por quais motivos? Qual modelo de celular vocês usam? Compartilha com a gente suas preferências 🙂

Ah, o que estão achando dos últimos posts? Estou buscando trazer conteúdos além das resenhas de livros espero de coração que gostem. Analisei os posts mais acessados de junho e percebi que os leitores têm gostado bastante das tags já pediram lá no instagram também. Então em breve responderei novas tags pra vocês 😉

Todas as fotografias desse post são autorais. A primeira foi feita com celular em Itajaí. A segunda, terceira e quinta foram feitas com a Canon T3i. A quarta com celular em Balneário Camboriú. A quarta é a única editada, todas as outras estão sem edição!

Leia também: O que não pode faltar na minha necessaire?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

5 Comments

  1. Avatar
    Gabriela 08/07/2019 at 17:44

    todas as minhas fotos são com celular. Se soubermos mexer nas funcionalidades dele, saem lindas obras de arte! haha adorei o post, super informativo 🙂

  2. Avatar
    Joyce 07/07/2019 at 16:52

    Olá adorei seu post sobre fotografias.
    Estou pensando em fazer o curso no próximo mês. Eu praticamente tenho usado o meu celular para fotografar quase tudo.
    Meu celular é o motog 7 plus e minha câmera que uso só para fotos de viagens é Sony.
    Adorei as fotos, parabéns, e as dicas também, acho o celular mais prático também. Bjusss.

  3. Avatar
    Debora Sapphire 07/07/2019 at 16:21

    Achei super relevante e interessante essa publicação. Além de super informativa. Gostei muito de ler aqui. Enfim, eu prefiro fotografar com o celular quando é possível instalar um bom aplicativo e obter a melhor qualidade da foto. Caso contrário, eu recorro a ajuda da câmera Samsung. Porque o celular que eu uso é bem simples mesmo. E que dá para fazer apenas o essencial. O modelo dele é bem simples e antigo, se comparado aos novos lançamentos no mercado tecnológico. Um LG Prime tela 5. Android 5, acho. Enfim, é bem simples. Mas, já me ajuda muito.

  4. Avatar
    Carol Cavalcanti 07/07/2019 at 14:21

    Uso o celular para praticamente tudo! É extremamente prático e está sempre comigo, então raramente perco os momentos que quero registrar.
    Quanto à edição, eu até tenho no computador um programa de edição, mas acabo usando mais o do celular mesmo, acho que por hábito.
    Pretendo adquirir uma câmera em breve, mas pensando principalmente na gravação de vídeos. Para fotos, o celular tem me atendido bem.
    Amei suas dicas e considerações. Super apoio que traga assuntos diferentes para o blog!
    Beijos

  5. Avatar
    Hanna Carolina Lins de Paiva 06/07/2019 at 16:30

    Oi Erika, tudo bem? Eu sou doida para ter uma câmera profissional, ou semi, por causa do preço. Mesmo assim, ainda não consegui realizar esse sonho. Enquanto isso, fotografo com meu celular mesmo. O meu é até um dos que você citou, o Galaxy S6. Eu amo a câmera dele, tem uma qualidade muito boa e que me atende muitíssimo bem. S2
    Bjks!

Loading Facebook Comments ...