9 de dezembro de 2014

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Esta é minha última semana de aula e apesar de estudar bastante, tenho tido muitas ideias para posts, acreditam que na minha agenda já tem assunto até fevereiro? haha Assim que entrar de férias vou começar a postar todos os dias, espero que vocês gostem!

Após explicações, vamos ao post de hoje? Não sei se vocês acompanham muito alguns grupos lá no facebook, mas nas últimas semanas o assunto mais comentado é “erros de português em post”.

post, Bate papo: erros de português

Apesar de não comentar em todos os blogs que visito (pela falta de tempo), sempre leio o post inteiro e realmente pessoal os erros estão cada vez mais frequentes. Por isso pensei em criar alguns posts aqui no blog e contribuir com dicas que talvez ajudem a diminuir os erros e assim melhorar os posts. Vou compartilhar com vocês o que eu mesma faço desde que comecei com meu blog, caso não saibam, desde que entrei na blogosfera, este já é meu terceiro blog.

1. Leia de tudo
Como já disse em um post antigo, faço faculdade de Administração, então ler é quase que obrigação, mas não é ler qualquer coisa, como tirinhas, quadrinhos ou piadas. É necessário jornais, revistas, algumas publicações on line, várias revistas impressas tem essa opção. O fato de ler todos os dias ajuda você a ver como as palavras são realmente escritas, em quais ocasiões usá-las, e trazer novas ideias o que é melhor.

2. Leia livros diferentes
Tem pessoas que são ecléticas para música, eu sou para livros, leio romance adolescente, suspense, policial, poesias, alguns “infantis” como o Pequeno Príncipe e livros mais complexos como por exemplo de Filosofia e Sociologia. Aí vocês me perguntam “por que ler tantos assuntos diferentes”? Porque estimula o cérebro e você não fica condicionado. Além do mais, cada autor tem uma linguagem própria, e fazendo esse exercício melhora seu vocabulário.

3. Use a internet a seu favor
A cada três posts que vejo no facebook, dois possuem erros de português, mas não é dessa ajuda que estou falando. Na internet você pode encontrar o dicionário Aurélio on line e ver o significado de alguma palavra, além de conferir como ela realmente é escrita. Outra dica super importante é com relação aqueles posts que repetem a mesma palavra 200x, o nosso português é tão rico, não tem necessidade disso vocês concordam? Uma boa opção é usar sinônimos, assim você explica o mesmo pensamento, não repetindo palavras, além de deixar seu post mais rico.

4. Revise seu texto
Por último, mas não menos importante: leia seu post pelo menos três vezes antes de publicar. Algumas vezes escrevemos com pressa, ou queremos contar uma novidade e aí não percebemos os erros. Outra opção que também é legal, você pode pedir para outra pessoa ler seu texto, conferir as concordâncias, plural, verbos, e se mesmo assim não estiver segura, leia novamente, é bem melhor demorar mais tempo para publicar, do que perder leitores por causa disso não é mesmo?

5. Links úteis
Vou compartilhar com vocês alguns dos sites que acesso e que me ajudam a melhorar, espero que acessem, gostem e que seja útil pra vocês. Para saber mais, é só clicar:.

Administradores | Revista Exame | Sinônimos | Dicionário | Brasil Escola

Qual a opinião de vocês sobre isso? Concordam que alguns posts realmente precisam melhorar?

Querem tirar alguma dúvida de como melhorar seus posts? Basta deixar nos comentários, no próximo post responderei.

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Rodrigues Adriana

    25 de agosto de 2019

    Não sei se é porque sempre li muito, mas sempre que estou lendo, mesmo que rapidamente, e noto um errinho, meu olhar volta, para ver se é aquilo mesmo. É meio que automático. E volta e meia até desabafo no FB que “assassinaram a gramática, ôôooo”. Se for amiga, discretamente dou a dica in off, e se for minha amiga, que me dê a dica in off também,. porque todo mundo pode errar, mas corrigir é preciso, sem neuras, nem escândalos, sem Shame…

    Claro, que muitas vezes nota-se que foi um erro material (digitação), mas há erros que são visíveis, que é desconhecimento mesmo, como o emprego errado de um verbo, a troca do singular e plural, emprego de palavras com sentido errado… Tem de tudo. Tem que ter cuidado.

    Acho o fim quando alguém ainda diz que “se escreve assim, porque é internetês”, “linguagem das redes sociais”… É fácil saber quando é gíria ou uma gracinha, e quando é erro mesmo. Muitas vezes o post tem bom conteúdo, mas a linguagem é sofrível. Uma pena, pois mostra potencial, mas não deve seguir adiante.

    A leitura diária ajuda a reconhecer as palavras, mas estudar o português se aprende as técnicas e regrinhas e claro, que é melhor, e não só para o blog, mas para a blogger e sua vida, como um todo.

    Geralmente, quem lê bastante, escreve bem, fala bem, entende/interpreta melhor… Importante para a vida inteira.

    Penso que na dúvida, melhor reler o texto, ver no dicionário as palavras em dúvida, do que escrever errado nos posts, até porque as marcas e as seguidoras estão vendo o post, a resenha, as notas nas redes sociais, o nível de conhecimento e atenção da blogger…
    Muitas assessorias mandam os links e/ou impressos para as marcas clientes – imagine mandar com erros? Editar? HUm… chato isso.

    Minha crítica é positiva, assim, como o post, que alerta apra o assunto e eu engrosso o caldo, dizendo que tem que estudar a língua sim. A vida exige isso ao cubo, desde o falar com as pessoas até o escrever.

    Gostei do post.
    BJ

  2. Avatar

    Patrícia Quental

    25 de agosto de 2019

    Faltou voltar pra revisar a parte de deixar o post mais ‘rico’ saiu um ‘risco’… hahahaha
    Brincadeiras a parte eu concordo muito com você, apesar da linguagem pra blogs ser um pouco mais eclética e as vezes necessitarmos usar a repetição de palavras para melhor indexação do post junto ao google eu concordo contigo alguns erros gritantes poderiam ser evitados com bons hábitos de leitura e um conhecimento mínimo da língua. O que deveria ser obrigação para quem quer trabalhar com comunicação não é mesmo?
    Gostei muito do teu post, enriquecedor e bem ao ponto.
    Beijão

  3. Avatar

    Marilia Quesada

    25 de agosto de 2019

    Eu acredito que sim tem alguns erros de português em posts de blogs que acompanho, alguns a gente vê que são erros mesmo e alguns a gente percebe que é foi um erro de digitação ou revisão, enfim, a questão é sempre revisar né?

  4. Avatar

    Claudia Higa

    25 de agosto de 2019

    Também não ligo quando acontece de ver letra trocada ou faltando pois sabemos da correria de cada uma, a maioria não vive de blog mas erros de português está cada vez mais comum. Um bom corretor ortográfico ajudaria demais. vejo também muitas pessoas simples donas de blog então não fique com esse mesmo pensamento quando visito o blog dessa pessoa, pois se vê que a pessoa é humilde, simples e talvez tenha o blog até por um Hobbies…eu acabo aceitando um blog ou outro.

  5. Avatar

    Taynara Barros

    25 de agosto de 2019

    Esse teu post falou muita coisa importante. Eu costumo visitar vários blogs novos, mas pode ter certeza de que eu não volto se tiver erros de português. Me dá uma aflição tão grande, pq é a nossa própria língua, na qual a gente deveria ter um domínio básico. Ainda bem que existem pessoas como você que querem passar a diante dicas boas 😀

    Beijos, Tay

  6. Avatar

    Carol Torres

    26 de dezembro de 2014

    Muito bom o post!
    com toda certeza acontece com muitas de nos, mas nem sempre é por não saber escrever o certo, mas é sempre bom da uma olhadinha antes mesmo quando a correria não nos permite.. beijinhos flor gostei do post!

  7. Avatar

    Patricia Quental

    17 de dezembro de 2014

    Faltou voltar pra revisar a parte de deixar o post mais 'rico' saiu um 'risco'… hahahaha
    Brincadeiras a parte eu concordo muito com você, apesar da linguagem pra blogs ser um pouco mais eclética e as vezes necessitarmos usar a repetição de palavras para melhor indexação do post junto ao google eu concordo contigo alguns erros gritantes poderiam ser evitados com bons hábitos de leitura e um conhecimento minimo da lingua. O que deveria ser obrigação para quem quer trabalhar com comunicação não é mesmo?
    Gostei muito do teu post, enriquecedor e bem ao ponto.
    Beijão
    http://www.doce-feito-pimenta.blogspot.com

  8. Avatar

    Layse

    17 de dezembro de 2014

    Realmente erros de português são os mais frequentes em posts de blogs, tudo bem que uns passa despercebidos mas outros…………. Seu post ficou show! Parabéns, as dicas são ótimas

  9. Avatar

    Rodrigues Adriana

    16 de dezembro de 2014

    Não sei se é porque sempre li muito, mas sempre que estou lendo, mesmo que rapidamente, e noto um errinho, meu olhar volta, para ver se é aquilo mesmo. É meio que automático. E volta e meia até desabafo no FB que "assassinaram a gramática, ôôooo". Se for amiga, discretamente dou a dica in off, e se for minha amiga, que me dê a dica in off também,. porque todo mundo pode errar, mas corrigir é preciso, sem neuras, nem escândalos, sem Shame…

    Claro, que muitas vezes nota-se que foi um erro material (digitação), mas há erros que são visíveis, que é desconhecimento mesmo, como o emprego errado de um verbo, a troca do singular e plural, emprego de palavras com sentido errado… Tem de tudo. Tem que ter cuidado.

    Acho o fim quando alguém ainda diz que "se escreve assim, porque é internetês", "linguagem das redes sociais"… É fácil saber quando é gíria ou uma gracinha, e quando é erro mesmo. Muitas vezes o post tem bom conteúdo, mas a linguagem é sofrível. Uma pena, pois mostra potencial, mas não deve seguir adiante.

    A leitura diária ajuda a reconhecer as palavras, mas estudar o português se aprende as técnicas e regrinhas e claro, que é melhor, e não só para o blog, mas para a blogger e sua vida, como um todo.

    Geralmente, quem lê bastante, escreve bem, fala bem, entende/interpreta melhor… Importante para a vida inteira.

    Penso que na dúvida, melhor reler o texto, ver no dicionário as palavras em dúvida, do que escrever errado nos posts, até porque as marcas e as seguidoras estão vendo o post, a resenha, as notas nas redes sociais, o nível de conhecimento e atenção da blogger…
    Muitas assessorias mandam os links e/ou impressos para as marcas clientes – imagine mandar com erros? Editar? HUm… chato isso.

    Minha crítica é positiva, assim, como o post, que alerta apra o assunto e eu engrosso o caldo, dizendo que tem que estudar a língua sim. A vida exige isso ao cubo, desde o falar com as pessoas até o escrever.

    Gostei do post.
    BJ

  10. Avatar

    Andreia Sales

    16 de dezembro de 2014

    Super bem vindo seu post. As vezes na correria do dia a dia esquecemos de revisar nossos posts.
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com

  11. Avatar

    Jadma Mesquita

    16 de dezembro de 2014

    Adorei a dicaa flor.
    Muitas vezes escrevemos e esquecemos de revisar. Acho que daí parte a maior parte dos erros.

    Beijosss

    http://www.momentorosa.com

  12. Avatar

    Marina Reis

    15 de dezembro de 2014

    Letras trocadas as vezes isso acontece comigo,mais sempre que termino post eu leio 3 ou 4 vezes pra não cometer esse erro.
    E adorei as dicas,é bom evitar esse tipo de erro,as pessoas não perdoam mesmo,eu tomo maior cuidado com isso.
    Belo post
    ótimas dicas.

  13. Avatar

    kalliane Santos

    15 de dezembro de 2014

    As vezes é tão comum que o escritor se passa do erro,quando escrevemos para outras pessoas temos que nos auto policiar.Estar sempre de olho e claro buscar melhorar sempre.

    Como você mesma citou,por que não usar a internet a favor? É muito simples e está ali para isso.

    Tirar dúvidas e ajudar no aprimoramento.

    Super válido o post.

    http://kallisantos.blogspot.com.br

  14. Avatar

    Mandy

    12 de dezembro de 2014

    Oi, amei seu blog, o layout é tão lindo, organizado. Sua fotos são ótimas, sua escrita é muito boa. Parabéns.
    Sobre o post, adorei as dicas sobre os erros de português. Às vezes o erro acontece por descuido, mas muitas vezes as pessoas escrevem como se não importasse a língua culta.
    Beijinhos 🙂
    amhoffmann.blogspot.com.br

  15. Avatar

    Anna Lê

    12 de dezembro de 2014

    Ameeeeeei esse post !

    Tem muita gente precisando desse chacoalhão.

    Realmente, a coisa tá bem feia viu. E o pior é que a gente não pode nem corrigir… eu pelo menos não o faço… pq senão capaz que a pessoa vai te odiar pro resto da vida :/

    Eu chego a ficar até com pena as vezes, mas aí entra bem o que você disse né ? Pelo amor de Deus, é só ler gente ! Não tem como escrever bem se você não lê !

    Meus parabéns por esse post.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

  16. Avatar

    Hellen Dominique

    12 de dezembro de 2014

    Isso é realmente muito importante! Entro em muitos blogs, alguns até literários, e vejo mil erros em um período, o que, obviamente, é além da conta. Isso é triste e precisa ser revisto. 🙁

    Blog: http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCh4anKvrcHrzPnVv3XMhTig

  17. Avatar

    Babi Bernardo

    12 de dezembro de 2014

    Oi, Erika!
    Tudo bem?
    Concordo com você. Tem muita gente que escreve como fala.
    Como sou uma das editoras do Satisfashion sempre fico atenta aos posts para ver se não erro gramatical ou de concordância.
    Não que ninguém precise ser professor de português, mas tem que ter um bom vocabulário, pois atendemos um vasto público que confiam em nosso trabalho.
    Bjs!

  18. Avatar

    Marilia Alves

    12 de dezembro de 2014

    Eu acredito que sim tem alguns erros de português em posts de blogs que acompanho, alguns a gente vê que são erros mesmo e alguns a gente percebe que é foi um erro de digitação ou revisão, enfim, a questão é sempre revisar né?

  19. Avatar

    Claudia Higa

    12 de dezembro de 2014

    Também não ligo quando acontece de ver letra trocada ou faltando pois sabemos da correria de cada uma, a maioria não vive de blog mas erros de português está cada vez mais comum. Um bom corretor ortográfico ajudaria demais. vejo também muitas pessoas simples donas de blog então não fique com esse mesmo pensamento quando visito o blog dessa pessoa, pois se vê que a pessoa é humilde, simples e talvez tenha o blog até por um Hobbies…eu acabo aceitando um blog ou outro.

  20. Avatar

    Andy Lima

    12 de dezembro de 2014

    Realmente, erros de escrita me desanimam muito a ler um blog, as vezes se a pessoa comeu uma letra ou outra ainda vai, mas quando ela escreve de forma errada mesmo me desanima, eu reviso meus textos e mesmo assim as vezes escapas algumas palavras faltando alguma letra ou com alguma invertida, peço para o meu namorado olhar e conferir pra mim, eu digo que ler é o melhor remédio para escrever bem, porque assim você grava as grafia correta da palavra na cabeça e não erra mais, esse post foi bem útil, você falou de maneira educada o que muita gente pensa e as vezes não sabem como expor, adorei seu blog, se quiser conhecer o meu, lá eu faço resenhas de livros, dicas literárias e etc: http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

  21. Avatar

    Taynara Barros

    12 de dezembro de 2014

    Esse teu post falou muita coisa importante. Eu costumo visitar vários blogs novos, mas pode ter certeza de que eu não volto se tiver erros de português. Me dá uma aflição tão grande, pq é a nossa própria lingua, na qual a gente deveria ter um dominio básico. Ainda bem que existem pessoas como você que querem passar a diante dicas boas 😀

    Beijos, Tay
    http://www.colocandosalto.com

  22. Avatar

    Giovanna Barbieri

    11 de dezembro de 2014

    O site sinônimos é vida!

    Concordo plenamente que é cada vez mais frequente vermos erros de português nos blogs por aí… Mas vou te falar, tem uns que eu faço questão de entrar só para dar risada dos erros!

    Claro que as vezes rola um erro, até de digitação. Se é alguém que eu tenha no Facebook, chamo inbox e aviso!

    Beijos

    Little Bit of Glamour

  23. Avatar

    Bruna de Paula

    11 de dezembro de 2014

    Além dos erros de português, há os de digitação e diagramação que deixam o visual do post péssimo.

    Com certeza ler ajuda na hora da escrita, mas em relação ao vocábulo, eu acredito que deve ser adequado ao público do blog, pois se usar palavras fora do cotidiano haverá leitores que desistiram de ler o post.

    Adorei as dicas!

    BlogMake-Lovers| FanPage | Twitter

  24. Avatar

    Nayh

    11 de dezembro de 2014

    Acho muito chato ler um post com vários erros.
    Cansa e, dependendo do assunto, eu acabo desistindo na metade.

    Sabe uma dica legal que você pode acrescentar no post?
    Ler o que você está escrevendo em voz alta. Dá para perceber se algo fica estranho ou não desse jeito e ajuda muito. 🙂

  25. Avatar

    Jaque Paloma

    11 de dezembro de 2014

    Ótimas dicas Érika!

    Tomara que ajude muita gente!

    Beijos

  26. Avatar

    Bela Hanajima

    11 de dezembro de 2014

    Eu vejo tantos erros de português e me pergunto se algumas pessoas usam o google pra tirar dúvidas… hahaha
    Adorei o post.