4 de agosto de 2016

Oi gente, tudo bem? Primeiro gostaria de agradecer todos os leitores que acompanharam o post de ontem, fiquei muito feliz com o feedback de vocês, como sabem o leitor é a principal razão para o blog existir concordam? Quem ainda não viu/leu o post é Respondendo a tag: Viciada em Netflix, se você tem assinatura pode responder as perguntinhas também.

Vamos ao post de hoje 4/31 uhulll! Sempre que faço um post sobre fotografia, ou mostro as minhas fotos para alguém quase sempre escuto a expressão “mas também com essa câmera…”, muitos outros fotógrafos ouvem a mesma coisa, inclusive a Sharon Eve fez um vídeo um tempo atrás e disse que ela ouve muito isso. É difícil de acreditar, mas a fotografia é feita pela pessoa atrás da câmera e não ela sozinha rs

Por exemplo, se uma pessoa leiga no assunto pegar na mão uma 5D Mark III, mesmo que a câmera seja profissional, ela não conseguirá fotografar. Porque? Ela é complexa, isso exige compreensão do manual, das configurações, função de cada botão, e assim por diante, por isso defendemos que para fotos incríveis são necessários muitos fatores, vou mostrar alguns deles hoje.

fotografia12

Iluminação

Acredito que a iluminação é um dos itens mais importantes no momento de fotografar, é preciso cuidar tanto para a imagem não ficar muito escura ou clara demais, cada ambiente exige uma configuração distinta, então é preciso entender como funciona cada equipamento, seja ele celular ou câmera. Os melhores horários para fotografar na minha opinião é de manhã quando sol ainda está fraquinho, ou então próximo ao pôr do sol (o que chamamos de golden hour) as imagens ficam menos chapadas e muitas vezes não precisam de edição. Se for fotografar objetos pequenos em casa é bom ter uma softbox, ela é bem prática de usar, é pequena e pode ser levada a qualquer ambiente.

foto_exemplo2

Fonte: Lomogracinha

Distância

Quando falamos em distância, pensamos logo em usar o zoom para objetos que estejam longe, no entanto para que a fotografia fique com boa qualidade o bom mesmo é se aproximar o máximo possível (eu sou muito tímida para fotografar as pessoas as vezes prefiro usar o zoom, mas já vi que as fotos não ficam boas 🙁 ). Conheça o que será fotografado, suas características, o melhor ângulo, tente posições diferentes, e só use o zoom como última opção. Se quiser saber a diferença na prática, faça um teste com sua câmera/celular, fotografe o mesmo objeto com/sem zoom, e depois coloque no computador e analise as duas, como muda de uma pra outra.

721975741

Fonte: Tecmundo

Composição

A composição de uma foto está ligada ao sucesso de mostrá-la a alguém e essa pessoa saber exatamente o que você quis retratar, como por exemplo um sorriso, um olhar, uma característica de um ponto turístico, etc. É importante analisar todos os elementos antes de fotografar, um exercício que pratico é criar a imagem primeiro na mente e somente depois clicar, isso ajuda bastante. Uma foto precisa ser harmônica, com todos os objetos enquadrados, e evitar cortar partes do corpo sem necessidade.

Regra-dos-terços

Fonte: Photos

Foco

O foco pode ser entendido de duas formas: ênfase no que está sendo fotografado e atenção para a foto não ficar tremida. Antes de fotografar é preciso definir o que você quer mostrar, qual a mensagem quer transmitir, se a intenção é mostrar a cor do esmalte por exemplo, você não precisa fotografar a pessoa de corpo inteiro, basta se aproximar e fotografar somente as mãos/unhas. Fotos tremidas e borradas perdem o encanto, antes de clicar é preciso ver se o objeto está bem focado, caso seja difícil, use um tripé e programe a câmera.

resize-img

Fonte: Tubgit

Prática

Acredito que a perfeição é alcançada se há treino, se você quer melhorar a qualidade de suas fotos, treine o olhar todos os dias, fotografe tudo o que encontrar, seja uma flor, paisagem, prédios, pessoas, eventos, solte a criatividade e pratique. É como tocar um instrumento musical, ninguém nasce tocando numa banda de rock não é mesmo? Uma dica bem legal é criar uma pasta no computador para salvar suas fotos por data e assim ir acompanhando sua evolução, quanto mais fotografamos mais detalhes percebemos e nos ajuda fazer diferente depois.

pratica-fotografica

Saída fotográfica (meu namorado e eu)

Dica extra: deixe como padrão a maior resolução na câmera, assim você poderá usar suas fotos em qualquer lugar (redes sociais, blog, etc). Se fizer a foto muito pequena com certeza ela ficará distorcida/embaçada quando colocar num post. Aqui para o blog tento usar maiores que 800×600 já que a largura da coluna de postagem é 700px.

Então gente essas foram algumas dicas sobre fotografia que trouxe para compartilhar aqui no blog, sei que alguns leitores ainda tem dúvidas, mas vou tentar trazer mais posts assim ok? E lembrem-se quem faz a fotografia somos nós e não o equipamento 😉

Se quiserem saber mais alguma coisa, é só deixar nos comentários.

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+13626531_1060054690716643_4508728657203943681_n

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Menina Borboleta

    9 de agosto de 2016

    Perfeito! Mas, para falar a verdade eu adoro dar zoom nas fotos, mesmo que eu queira pegar uma grande área, aí eu vou beeeem longe pra dar um bom zoom <3

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

  2. Avatar

    Nana Araujo

    7 de agosto de 2016

    Ótimo post!
    Por enquanto minhas fotos são todas do celular e to penando com fotos amadoras (como por exemplo das unhas) acabo deixando de qualquer jeito por que não saem boas. Acho que um suporte me ajudaria, to pensando em como fazer hahaha
    Adorei as dicas!
    Beijos

  3. Avatar

    Clayciele Oliveira

    7 de agosto de 2016

    E eu nem gosto de encontrar publicações com essas dicas né? <3

    http://www.saidaminhalente.com

  4. Avatar

    Dud’s

    7 de agosto de 2016

    Post muito bom e completo! Adorei as dicas, principalmente as de iluminação. Parece fácil, mas não é, e faz toda a diferença na foto 😉

    http://www.redbehavior.com

  5. Avatar

    Misty Knight

    6 de agosto de 2016

    Sempre tenho bastante dificuldade em tirar boas fotos hoje percebi que erro em muita coisa que para mim n fazia diferença, exemplo: Zoom. Parabéns pelo post. Ajudou muito

  6. Avatar

    Sarah Rayssa

    5 de agosto de 2016

    Suas dicas sempre arrasam né xD AMEI DEMAIS! Algumas diquinhas eu já conhecia hhehe, como por exemplo a iluminação e a composição. E sobre a prática, fiquei relacionando sobre desenhar (que eu amo), tudo é exercício né, realmente… ninguém nasce sabendo nada e isso aí! ^^Adorei o post, super organizadinho e didático! Beijinhos com amor :33

  7. Avatar

    Juliana Araújo

    5 de agosto de 2016

    Dicas ótimas! A iluminação é um ponto chave e tanto para a qualidade! Algumas fotos minha não ficam tão legai por conta disso. Conheci a softbox há pouco e ela realmente é muito útil! O zoom na hora de tirar foto é um estrago, acho ele mais útil pra observar certos detalhes depois que se tira a foto. Gostei de saber sobre a composição, porque nunca tinha lido nada a respeito antes! O foco é um recurso muito útil, o meu celular tem um foco muito bom e me sinto uma profissional usando ele às veze,s haha. E o post ficou super completo, parabéns!

    http://www.juhlihipy.com

  8. Avatar

    Andressa Silva

    5 de agosto de 2016

    Gostei muito das dicas. É sempre muito bacana conhecer mais sobre este assunto. Ficarei bem contente se voltar a trazer este tema para suas postagens. ❤ Ah, e super concordo que quem faz a fotografia somos nós.

  9. Avatar

    Eduarda Rozemberg

    5 de agosto de 2016

    Hey!
    Simplesmente amei suas dicas, embora eu realmente não tenha jeito nenhum com fotos, principalmente porque minha paciência não é tão boa pra praticar. Enfim, foram todas muito úteis, vou tentar usá-las na próxima vez que for tirar fotos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

  10. Avatar

    Bianca Pacheco

    5 de agosto de 2016

    Adorei as dicas! São ótimas! <3 Esse negócio da grade ajuda muito, e faz uma baita diferença nas fotos! *-*
    Beijoos
    http://labirintodesonhos.com/

  11. Avatar

    Luana Souza

    4 de agosto de 2016

    Antes de tudo, fico feliz que o BEDA esteja dando certo 🙂

    Sobre as dicas, é muito legal fazer posts assim, principalmente para mostrar que dá pra fazer fotos legais, mesmo sem uma câmera extremamente cara.

    Eu sempre tento usar uma iluminação natural e chegar bem perto do que quero fotografar para não usar muito o zoo. Antes eu também tinha vergonha de fotografar na frente dos outros, mas hoje eu quase nem ligo 🙂

    Adorei o post, Érika ❤️ Beijos.

  12. Avatar

    Ana Carolina Domingues

    4 de agosto de 2016

    Adorei o post, as dicas estão ótimas. Ainda tenho dificuldade na composição, mas continuo praticando, um dia irei melhorar o enquadramento das fotos

  13. Avatar

    Clara Pamponet

    4 de agosto de 2016

    Erika do céu! Eu amo fotografar, essas dicas são valiosas! Eu aprendi a fotografar na marra mesmo viu? E no final de maio tive um mini curso de fotografia que me ajudou pra caramba! Amei teu post e as fotos que estão nele!
    Beijos,
    http://www.hitsdomomento.com

  14. Avatar

    Diovana Cougo de Vargas

    4 de agosto de 2016

    Amei as dicas, com certeza aplicarei elas nas minhas próximas fotografias <3
    Iluminação é tudo né? Minha casa é muito escura, então sempre tento fotografar na rua hahahha, post maravilhoso. Sobre o enquadramento, eu não manjo muito bem, então bem importante a dica sobre isso!

    Beijos,
    http://pinguimtagarela.blogspot.com/

  15. Avatar

    Sthefani Monteiro

    4 de agosto de 2016

    Adorei as dicas, hoje cada vez mais as pessoas estão tentando melhorar a qualidade das fotos porque é uma porta que se abre na internet. Iluminação é essencial, porque assim depois a foto não precisa de muita edição, e sempre importante verificar o foco e enquadramento <3

  16. Avatar

    Liz Chollet

    4 de agosto de 2016

    Ai que maravilha ver post sobre fotografia!! Amo amo foto,como voce sabe, e acho dms ver alguen mais incentivar e ajudar! Ótimas dicas super essenciais

  17. Avatar

    Ciana Andrade

    4 de agosto de 2016

    Gostei muito das dicas! Gostaria de sugerir que fizesse um post sobre fotos porém tirando de celular, o que podemos fazer para melhorar a imagem. Acho que algumas dicas que teu posso aproveitar mas gostaria de algo específico para celular. Se puder fazer eu agradeço pois é o único recurso que possuo. bjs
    http://www.pilateandosonhos.com

  18. Avatar

    Barbara Bueno

    4 de agosto de 2016

    Sempre procuro ter uma boa iluminação .A minha casa é bem escura e não gosto muito de usar o flash ( acho que o estrago a foto).
    E concordo com você , ter uma boa câmera ajuda ( e muito) para conseguir uma boa foro , porém não adianta nada se ela estiver na mão de um péssimo fotógrafo.

    http://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

  19. Avatar

    Yanna Bassi

    4 de agosto de 2016

    Amei os post, essas dicas são ótimas e muito importantes para uma boa foto. Comecei a aprender mais sobre fotografia e estou amando!

    Beijoos
    http://www.yannakarim.com.br/