Bate papo: inspiração para escrever novos posts

Oi gente, tudo bem com vocês?

Comentei várias vezes aqui no blog que participo de grupos lá no facebook e ultimamente tenho lido bastante sobre “falta de criatividade” na hora de escrever posts. Confesso que pra mim é mais fácil faltar tempo, do que ideias. Por isso pensei que seria interessante trazer algumas dicas que eu uso diariamente para evitar o “branco” na hora de escrever. O post de hoje será “Bate papo: inspiração para escrever novos posts“.
batepapo1, Bate papo: inspiração para escrever novos posts, Viagens, Ler, Séries, Livros

1. Tenha uma agenda

Mas porque ter uma agenda Érika? Por vários motivos: ideias vem e vão, se você não anotá-las, dificilmente vai lembrar de novo; pode surgir um assunto bem legal no lugar mais improvável, e se você não tiver onde anotar, simplesmente vai esquecer; uma agenda é pequena, pode ser levada a qualquer lugar, escola, faculdade, trabalho, todos os dias você sai de casa, vê pessoas, conhece lugares, experimenta comidas diferentes, tudo isso pode virar conteúdo na sua agenda e porque não um post?

2. Séries

Sim, assista séries, porém aquelas que sejam diferentes, que sejam bem escritas, que seja possível fazer resenha sobre algum episódio, sobre a trilha sonora, curiosidades sobre alguns atores (uma coisa bem legal que faço junto com meu namorado quando assistimos filme/série e encontramos algum ator que conhecemos é lembrar de todos os trabalhos dele, ex: lembrar que o ator de House já fez Stuart Little; que o ator de Sobrenatural fez o filme A casa de cêra; que a médica de House hoje faz Onde upon a time…), dê preferência para séries que ainda não foram comentadas, senão seu post será apenas mais um, o que com certeza você não quer, concorda?

3. Leia

Ler sempre é bom, aumenta o vocabulário, melhora a escrita e faz surgir novas ideias. Mas o que podemos ler? Livros (seja suspense, drama, romance, policial), no Brasil há várias editoras, e uma infinidade de títulos, basta encontrar aquele que mais se aproxima do seu perfil. Blogs, ler outros blogs também ajuda na criatividade; não estou falando de copiar o post do coleguinha, mas se inspirar, seja respondendo uma tag, abrindo uma nova categoria no blog, descobrindo novos projetos, tudo isso irá colaborar e com certeza surgirá novas ideias.

4. Blogagem coletiva

Blogagem coletiva é um projeto no qual todo mês é escolhido um tema e todos os participantes escrevem sobre ele, há alguns grupos no facebook que fazem este projeto. Assim, você conhece novas blogueiras, faz amizades e a partir desses projetos surgem assuntos diferentes e você encontra temas para criar seus posts.

5. Projetos fotográficos

Sou apaixonada por fotografia e este é um dos projetos que mais gosto. Neste projeto você pode participar no facebook, twitter, instagram e ainda postar no blog. Se você se indentificar com projeto neste formato, pode procurar por outros temas. Aqui estão alguns que conheço e participo quando tenho um tempinho: Desafio primeira, 7on7, Desafio Lens, DDM_365, 365photodaybr, 365photoproject, você pode contar sobre todos eles no seu blog, com certeza seus leitores vão curtir acompanhar seus clicks. Incrível para quem gosta de fotografar.

6. Book Tour

Faz pouco tempo que conheci este projeto, ele consiste em formar um grupo de blogueiros (as) que tem como objetivo ler um mesmo livro e depois fazer resenha em seus blogs. É interessante pelo fato de que cada leitor tem uma visão diferente sobre o livro, depois que ele passou pela casa de todos, você pode conferir todas as resenhas, muito legal concorda?

7. Cinema

Tem coisa melhor do que ir ao cinema e além de comer pipoca, assistir filmes, poder contar tudinho para seus leitores? Apesar de eu ser bem seletiva quando o assunto é filme, sempre tem um título que se destaca, ou que não seja clichê e as pessoas ainda não viram. O que acha de você assistir e escrever sobre ele? Caso não goste de cinema (o que considero impossível), você pode ir à locadora, assistir pela internet, assinar o Netflix, tem filmes muito bons que merecem ser vistos.

8. Aplicativos

Quem não curte baixar vários aplicativos, testar e ver se são bons? Seja para edição de fotos, dieta, tomar água, aprender algum idioma, toda experiência é válida quando se trata de criar posts e mostrar coisas que você realmente usa no dia a dia e qual sua opinião. Um dos mais legais que baixei nos últimos tempos é o que nos lembra de tomar água, você sabia que é saudável tomar mais de 2 litros de água por dia?

9. Wishlist

Quem não tem uma lista de desejos enorme com coisinhas de papelaria, sonhos a realizar, roupas que quer comprar, itens de decoração, coisas que quer fazer durante o ano e assim por diante? O que acha de compartilhar seus desejos com os leitores? Essa é uma ótima opção de post e com certeza o público que segue seu blog vai gostar muito.

10. Música

Depois de séries, filmes e fotografia, não poderia faltar música não é gente? Você pode criar playlist para treino na academia, para estudar, ler um livro, para um dia de chuva, o que acha de compartilhar seu gosto musical com seus leitores? Lembram daquele projeto fotográfico uma foto por semana (52 weeks challenge)? Pois é, agora é possível você escolher um álbum que gosta por semana e escrever sobre ele no blog, não é o máximo?

Bom pessoal, essas foram algumas dicas para ajudar quem quer criar posts diferentes e criativos e sofrem quando as ideias somem. Vou deixar aqui embaixo os links dos projetos que comentei durante o post. Espero que tenham gostado e que elas ajudem.

E vocês têm alguma técnica para aumentar a criatividade? O que fazem de diferente? Conta pra gente!

Rotaroots | Desafio Lens | DDM_365 | 365photodaybr | Blogs que interagem | Desafio Primeira

Obs: para os projetos #ddm_365 e #365photodaybr é necessário buscar pela “#” no instagram ok? 😉

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Flickr  G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

35 Comments

  1. Lary Zorzenone 18/02/2015 at 04:20

    Oi Erika

    Eu sigo todas essas dicas e as minhas próprias, mas ainda assim tem dias que as palavras simplesmente insistem em não se organizarem de modo a fazer sentido. Eu sempre leio vários blogs que tenham conteúdos diversificados, porque sempre encontro algo que acaba me inspirando: uma lista, uma TAG, uma frase ou até mesmo uma imagem. Aprendi a aceitar os dias de branco e a aproveitar os dias de extrema criatividade.

    Beijos

    Vidas em Preto e
    Branco

  2. Fabiele Penco 28/01/2015 at 16:11

    Oi Érika tdb? Eu conheci teu blog esta semana pelo cel, mas não dava pra ver muito, esperei pra ter um tempinho e vim aqui na net. Amei cada cantinho daqui e as ideias acimas citadas. Muitas das vezes estou sem inspiração pra postar e vc deu ótimas dicas 😉
    Obrigada bjs

  3. Juliana Rovere 28/01/2015 at 14:38

    Graças a Deus não tenho esse problema,mas acabo de descobrir através da lista que é porque faço tudo que está nela.
    ótima dica, realmente tbm vejo muita gente “nervosa”
    Beijos

  4. Carina Almeida 28/01/2015 at 13:40

    Amei o post..de vez em quando também fico sem tempo pra postar..e quando baixa o bichinho da falta de criatividade..eu quero morreeeeer…. amei suas dicas..bjoss

  5. Sabrina N Miranda 28/01/2015 at 13:29

    Eu sempre ando com minha agenda pra todos os lados, sempre que lembro de uma coisa para postar no blog anoto. E tenho um app de bloco de notas no celular também, pra aqueles momentos que não tem como levar a agenda

  6. Thelma Priscilla Domingues 28/01/2015 at 11:38

    Nossa achei que era só eu que ficava sem inspiração rsrsrs…
    A gente fica um tempo assim mesmo… Gostei das dicas… vai facilitar bastante…
    Concerteza vou coloca-las em prática
    adorei
    bjs

  7. Mlle Beatriz 28/01/2015 at 00:22

    adorei, eu andava sem ideias até que de um tempo pra ca passei a fazer quase tudo que disse, hoje não vivo sem caneta e papel para anotações , adorei conhecer seu blog , uum beijo <3

  8. Suzi Gomes 28/01/2015 at 00:15

    Adorei as dicas ^^ eu tenho umas 5 agendas kkk anoto algumas coisas mas a maioria eu anoto no word msm, leio bastante, eu iniciei um projeto de blogagem coletiva participa tbm, acho muito legal para os blogs interagirem mais.
    Vai ser fotografia, sempre mudando os temas <3 Ah eu ja fiz posts indicando apps que uso, parei um pouco de testar rsrs beijos

  9. Carolina Mello 28/01/2015 at 00:14

    Acho que todo mundo passa por isso pelo menos uma vez na vida na blogosfera haha, vc deu ótimas dicas, com certeza vou aproveitar quando eu estiver sem inspiração rs bjos linda ,3

  10. Angela Ferreira da Silva 28/01/2015 at 00:06

    Nossa quanta ideia bacana pra explorar , adorei e vou começar arrumando a agenda pra anotar tudinho .

    Beijos!!

  11. Renata Ap Paula S 27/01/2015 at 23:07

    Adorei as dicas flor. também vou seguir algumas sugestoes beijos

  12. Olivia Fernando 27/01/2015 at 22:45

    otimas dicas para escrever novos posts, eu as vezes fico sem nada em mente, ai vou olhando novamente e vejo os que dao para fazer de novo, por enquanto esta dando certo porque não tem como eu andar com uma agenda então faço assim… mas as dicas valeu muito

  13. Caroline Costa 27/01/2015 at 22:45

    Que dicas boa flor Amei!!
    É sempre bom aquela ajudinha par nos inspirar, me inspirei viu hehe

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://www.vamospapear.com/

  14. Barbara Vieira 27/01/2015 at 22:17

    Adorei as dicas e vc citou exatamente os assuntos do meu blog, que são música, cinema e séries de tv. Eu tenho um bloquinho onde anoto tudo que pretendo postar no blog e quando to com tempo livre, pego e vou montando os posts no word, fiz até uma pasta no note pra ir colocando os posts, depois só jogo no blog. Fica até mais fácil pra mim 🙂
    Eu adorei essa coisa de blogagem coletiva, no grupo do facebook que participo estamos querendo iniciar essa blogagem coletiva.
    Enfim… ótimo post lindona, certeza q vai ajudar muitas blogueiras por ae!
    Bjoooo

  15. Mariana Machado 27/01/2015 at 16:29

    Ótimas dicas. Infelizmente também me falta mais tempo do que ideias. Gostei dos desafios de foto que você sugeriu. Vou testar.

    Beijinhos

    http://tamodado.blogspot.com

  16. Fernanda 27/01/2015 at 04:55

    Ótimas dicas vão ser bem úteis para mim, porque tem dias que falta inspirações e é horrivel! Já favoritei esse post.

    Beijos!
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

  17. Danie Sobral 27/01/2015 at 00:19

    Eu tenho uma agenda, na verdade, é um documento do word onde eu anoto todos os posts que eu pretendo fazer. Posts, vídeos, tutoriais… Tem de tudo, mas as vezes eu me esqueço até mesmo de olhar esse documento kkkkkk’

    http://www.agindodiferente.com/

  18. Raquel Machado 27/01/2015 at 00:06

    Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Sai da minha lente. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para “raquel.machado2014@yahoo.com.br”. Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

  19. Vanessa pereira 26/01/2015 at 23:49

    Gostei muito das dicas 😀
    Anotar o que nos surge é, para mim, o mais importante. Porque encontramos sempre inspiração em tanto lugar.
    E sites como o we heart it e pinterest ainda ajudam mais <3
    Beijocas*

  20. Andressa | Nerdices 26/01/2015 at 23:49

    Utilidade pública esse post. Algumas dessas dicas eu já pratico e realmente ajudam bastante. Pra mim também falta é tempo rs

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

  21. Franci Lourenço 26/01/2015 at 17:34

    Que lindo seu blog!! Vc escreve muito bem e vou seguir a sua lista vc super me inspirou com o seu post! Arrasou lindona!! Eu adoraria participar de blogagem coletiva queria até fazer parcerias entre blogs pois acho muito importante essa união!!!

    big bjo!!

    http://www.divaemaquiada.com.br/

  22. Pâmela 26/01/2015 at 16:32

    Ótimas dicas, mas às vezes nem essas me salvam.. haha
    Eu gostei do Book tour, mas só funcionaria se morasse perto de alguma das blogueiras.. rsrs

    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com

  23. auzilene 26/01/2015 at 16:21

    Ua, você escreve muito bem, e suas dicas são maravilhosas, vou seguir todas.

    http://smile-revista.blogspot.com.br/

  24. Carolina Lemelle 26/01/2015 at 00:34

    Você realmente falou tudo! hahaha Todas as dicas que precisamos, pra nunca ter um bloqueio… mas eu sou assim como você, é mais fácil faltar tempo 🙁 Adorei o post, muito bem produzido!
    Beijos
    http://www.carolinalemelle.com

  25. Dose de Ilusão 25/01/2015 at 18:17

    Muito boa as dicas tenho certeza que vai ajudar muitas meninas. Os meus posts surge com coisas que eu gosto de ver, então, sempre eu ando com uma agenda ou caderneta mesmo.
    Beijinhos!
    http://www.dosedeilusao.com

  26. Francieli Perez 25/01/2015 at 15:32

    Blogagem coletiva é bem legal! Não conhecia esse book tour, fiquei com vontade de participar haha
    fashionemcores.com

  27. July Vieira 24/01/2015 at 23:42

    Boas sugestões. Acho que as blogagens coletivas e as tags ajudam bastante quando falta inspiração. Valeu!
    http://bloglampadaacesa.blogspot.com.br/

  28. Jéssica Bertolino 24/01/2015 at 16:24

    Amei as dicas. ♥

    Prazer, Jéssica

  29. Andreia Sales 24/01/2015 at 12:45

    Adorei as dicas. É sempre bom se organizar e ver todas as possibilidades para matérias no blog.
    Haja inspiração.
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com

  30. Carla Wolf 24/01/2015 at 12:21

    Eu não tenho muitos bloqueios que nem você eu tenho falta de tempo também haha
    Curti as dicas! Principalmente dos grupos!

    http://www.vestindoideias.com

  31. Jadma Mesquita 24/01/2015 at 12:13

    Adorei as dicass!

    Estou começando a usar Agenda, haha.

    Eu não tinha :/

    As outras dicas dá para aplicar apesar de não escrever muito sobre livro, rs.

    Beijoss

    Momento Rosa.Com

    Curta a FanPage!

    Canal YouTube

  32. Tutty Hellmeister 24/01/2015 at 05:59

    Eu tenho mais bloqueio para escrever livros. Também tenho uma agenda que está sempre comigo.

    http://heytutty.blogspot.com.br

  33. Eliane Lacerda 23/01/2015 at 22:50

    Adorei suas sugestões ,muito obrigada,amiga!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

  34. Clayciele Oliveira 23/01/2015 at 22:33

    é horrível quando a ideia some =( bloqueio não é legal… Ando sempre com um caderninho na bolsa, e tento me inspirar no dia a dia

    http://saidaminhalente.com/

  35. Marina Pereira 23/01/2015 at 19:58

    É muito bom mesmo ter uma agenda sempre disponível! Assim você deixa todas as suas ideias já pré-organizadas! Facilita muito na hora de postar!

    Beijo!

    Marina
    espelhoepassarela.com

Deixe um comentário