É preciso gostar de escrever para ser blogueira?

Semana passada vi três posts em grupos do facebook, um deles abordava se um blogueiro deve gostar ou não de escrever, o outro era sobre um vídeo recente do youtuber Felipe Neto (link aqui) sobre o poder de influência que tem as pessoas que estão na mídia, e por último o vídeo do Porta dos fundos (link aqui), que também aborda a qualidade do conteúdo produzido, não somente por blogueiros, mas jornalistas e demais influenciadores de opinião.

Seja escrevendo textos em seus blogs ou gravando vídeos, a principal responsabilidade deveria ser produzir conteúdo de qualidade, independente do assunto abordado.

É preciso gostar de escrever para ser blogueira

Eu por exemplo, não tenho afinidade com moda, look do dia ou maquiagem, acredito que não combina com meu perfil, por outro lado, um dos meus hobbys desde adolescente é a fotografia, sou fotógrafa amadora, e tenho buscado praticar cada vez mais. Neste assunto tenho liberdade para compartilhar minha experiência, as fotos que faço, os cursos, a evolução do meu olhar, e alguns erros que cometi no aprendizado.

Acredito que blogar é isso, se identificar com algo que goste bastante e se sentir à vontade falando sobre isso, que goste também de pesquisar, ler, buscar informações e assim criar posts bem estruturados, com conteúdo e que tragam conhecimento a quem está lendo.

Todos os dias visitamos vários blogs onde o blogueiro reúne algumas imagens, põe um título e acredita que isso é um post, eu passo por esse conteúdo e não encontro o que isso pode me agregar de valor.

A característica principal do blogueiro é blogar, ou seja, escrever sobre algo, como alguém se denomina blogueiro e não gosta de escrever? Como alguém é blogueiro e não usa seu tempo para se aprofundar nos assuntos que gosta?

O volume de informações nos dias de hoje é bem grande, e muitas são até descartáveis, as vezes as pessoas escrevem algo para ter seu momento de fama, sem se preocupar com o que realmente está sendo escrito. É preciso ter uma preocupação maior com o conteúdo de nossos blogs, de forma a não ser mais um no meio da multidão.

É preciso pensar “o que escrevo é realmente útil”? É necessário? Está agregando valor aos leitores? Ou é somente para ganhar cliques? Precisamos ser autênticos, originais, mostrar um diferencial, de maneira a levar informações relevantes aos leitores.

Se fizermos um bom trabalho, os acessos virão com o tempo, isso é certeza. Nossa preocupação maior deve ser com relação a imagem que as pessoas têm de nós, de que maneira você quer que as pessoas te vejam?

Sei que nunca me aprofundei nas minhas opiniões aqui no blog, no entanto dessa vez me senti inclinada a compartilhar com vocês a forma que penso, pois esse comportamento afeta ambos, blogueiros e leitores. De um lado, leitores que buscam conteúdo diversificado, de outro, blogueiros que reclamam de acessos, comentários, e interação. De que maneira podemos melhorar isso? Acredito que melhorar nosso conteúdo é um primeiro passo.

Por mais conteúdo de autoria própria, inédito e informações relevantes a quem nos lê!

E vocês, gostam de ler? O que fazem para sempre ter conteúdo de qualidade? Deixe sua opinião!

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Loading Facebook Comments ...

82 Comments

  1. Avatar
    Gaby Martins 07/06/2016 at 01:10

    Olá Érika, tudo bem?
    Parabéns pelo post, concordo com o que disse. ♥ Sempre procurei ser eu mesma em tudo o que escrevo, gosto de abordar assuntos que mexeram comigo e compartilhar minhas próprias experiências no blog. Escrever é algo que amo há anos e espero ter oportunidade de continuar a fazer o que amo. Nunca liguei para números em meu blog, fico feliz por receber opiniões sinceras a respeito do post. E o que realmente me chateia é ver pessoas que leem uma ou duas linhas e enviam qualquer bobagem esperando retorno.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

  2. Avatar
    Isadora Mariano 06/06/2016 at 21:39

    Concordo, mas também acho relativo. Um post que eu acredito não agregar conteúdo, pode interessar muito à outra pessoa. Mas claro, há situações que a falta de interesse e de esforço por parte do “blogueiro” são evidentes. O que eu quero dizer é que é mais importante postarmos coisas que gostaríamos de ler, do que insistir em tentar agradar a todos. E sempre procurarmos blogs que nos identificamos 🙂
    Beijos
    http://www.purpurinaacida.com

  3. Avatar
    Mari Bitencourt 06/06/2016 at 23:43

    Sempre gostei de ler, e de escrever, no meu blog eu escrevo sobre maternidade, conto o que passei depois de ser mãe, estou adorando escrever, acredito que é muito importante gostar do que faz.

  4. Avatar
    Karoline Krahl 03/06/2016 at 17:29

    "Por mais conteúdo de autoria própria, inédito e informações relevantes a quem nos lê!" Sério, melhor apelo da blogosfera! Eu amo escrever e escrevo com todo meu coração. Vejo minha missão com o blog como a de levar amor pras pessoas. Eu falo sobre amor e sobre vida, então o mínimo é levar amor e cor pra vida dos meus leitores ♥

  5. Avatar
    Carolina Delacroix 03/06/2016 at 15:42

    Eu acredito que se a pessoa quer ter um blog ela realmente tem que gostar de escrever agora se ela não gosta e se identifica mais com vídeos é melhor ser só youtuber, se gosta mais de fotos não gosta de escrever e nem de vídeos pode ter um instablog. rs

    Mas se quer ser blogueiro é melhor que goste de escrever sim!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com

  6. Avatar
    Roberta Ferreira da Costa 02/06/2016 at 20:50

    Não só gostar de escrever, mas também ler é muito importante, como vc disse, é preciso se aprofundar no assunto que vc quer abordar. Eu por exemplo, jamais vou falar de moda, se é uma coisa que eu não tenho nenhum conhecimento. Só sei que uso roupas 😀 e algumas denominadas "blogueiras de moda" acha que a única coisa que existe é o bendito "look do dia". Sei que moda é muito mais que isso. Por isso ler é uma parte fundamental.

    http://www.episodiodehoje.com.br

  7. Avatar
    Simone Benvindo 02/06/2016 at 14:08

    Acredito que é necessário dedicação em tudo o que fazermos, tem que ter compromisso e amor. A recompensa só vem com um trabalho bem feito. Beijos
    Charme-se

  8. Avatar
    Larissa Fernandes 02/06/2016 at 00:22

    Olá, tudo bem? Não acho que necessariamente precisa gostar de escrever, acho que a precisa saber expressar bem a sua opinião em relação ao assunto abordado, porque não adianta nada você escrever 20 linhas e não saber explicar o seu ponto de vista, entende?
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

  9. Avatar
    Paac Rodrigues 01/06/2016 at 20:26

    o blogueiro tem que gostar de escrever pra ter blog, é o principal, mas acho que cada escreve o que quer quando quer, se é por fama ou por gostar, acho que vai de cada um, não nos cabe certos julgamentos.

  10. Avatar
    Taíla Quadros 01/06/2016 at 16:00

    Oi Érika,
    Concordo com você. O principal na hora de ter o blog é gostar do assnto que estamos tratando e não apenas querer seguir a onda. A gente sempre tem algo de bom para falar do que nos fascina.
    beijos

  11. Avatar
    Monalisa Marques 31/05/2016 at 14:48

    Não consigo imaginar que o blog de alguém que não goste de escrever possa fazer algum sucesso. A não ser que ele não tenha a pretensão de se tornar suuuuper conhecido, e tal. Gostei muito do seu post! 🙂

  12. Avatar
    Monalisa Marques 31/05/2016 at 14:48

    Não consigo imaginar que o blog de alguém que não goste de escrever possa fazer algum sucesso. A não ser que ele não tenha a pretensão de se tornar suuuuper conhecido, e tal. Gostei muito do seu post! 🙂

  13. Avatar
    Livros da Beta 31/05/2016 at 10:27

    Olá!! Concordo com você, precisamos gostar do tema tratado em nossos blogs para que o assunto possa fluir. Então, acredito que seja imprescindível gostar de escrever e se aprofundar sobre o tema. Quando me refiro a “gostar de escrever”, isso vai bem além da temática escolhida… muitos textos, apesar de bem embasados, apresentam erros gritantes referentes à língua portuguesa, o que acabam por empobrece-lo um pouco.

    bjss

    http://www.livrosdabeta.blogspot.com.br

  14. Avatar
    Giovanna Barbieri 30/05/2016 at 10:59

    Erika, particularmente acho que para que se tenha um blog tem sim que gostar, ou pelo menos saber escrever! Tem uns blogs por aí que dá até desgosto de ver, com erros de português esdrúxulos… O pessoal não sabe a diferença de “mas” e “mais”, estão comendo o último “r” de palavras como curtir, dormir… Não tá fácil!
    Mas como a blogosfera é livre e cria um blog quem quer, quem sou eu na fila do pão, não é mesmo? Hahaha
    Beijos

  15. Avatar
    Thay Minda 30/05/2016 at 07:19

    Totalmente certa, a nossa principal preocupação deve ser com a qualidade do nosso conteudo! Acho até que fui eu mesma que levantei a questão do gostar de escrever no grupo Daydream( se não foi perdoe). Acho que o principal e fundamental para um blogueiro é a escrita porque é assim que nos comunicamos <3

  16. Avatar
    Lorena Caribé 30/05/2016 at 05:56

    Acho importante fazer bem o trabalho ao qual você se propõe. Se você escolhe ter um blog e sabe que precisa estar escrevendo, você precisa se dedicar, buscar melhorar sempre, seja a escrita, as imagens que usa, a forma de divulgação e principalmente estar compartilhando um conteúdo verdadeiro e original. É importante compartilhar algo que conhecemos e nos identificamos. Sobre o reconhecimento, com certeza, será uma consequência dos nossos esforços. Amei seu post, bjooo

  17. Avatar
    Sabrina Galdino 30/05/2016 at 03:47

    Olá Érika! Primeiramente curti seu blog e esse post está sensacional!
    O mínimo que a pessoa tem que ter é esse amor pela escrita, pela leitura e saber o que colocar, pesquisar antes. Assim preparando um conteúdo caprichado e útil, diferente dos que os leitores estão acostumados a ver, conseguindo aos poucos mantendo essa qualidade que tudos buscam.
    A blogosfera precisa buscar coisas novas e diferentes para abordar e se aprofundar! E nessa, me incluo também!
    Se tem a qualidade de post, ótimo, mantém! Do contrário a própria pessoa tem que ver o que está errado e buscar a melhorar. Nem sempre o que eu curto e abordo no post, as pessoas vão gostar, cada um se identifica com um assunto. Tenho dois blogs com objetivos diferentes e amo os temas que abordo!

  18. Avatar
    Ana Paula Silva Crispim 30/05/2016 at 02:06

    Parabéns pelo artigo, concordo com você hoje com a onda de ser blogueiros e youtuber, esquecem da qualidade e querem só quantidade, mas fico chateada quando uns só com quantidade são reconhecidos. Blogar é muito mais que imagens e umas palavras soltas.
    É preciso conteúdo e conhecimento.

  19. Avatar
    Nilda de Souza 29/05/2016 at 22:08

    Para mim é inimaginável blogar sem gostar de escrever. Principalmente os blogueiros literários. Eu escrevo sobre livros que leio e, para isso, é preciso gostar muito das duas atividades, pois se não é assim, não teria sentido algum. Sim, é preciso estudar para falar de livros. É isso que faço.
    É legal você abordar. Faz a gente pesar sobre tudo isso. O que precisamos melhorar.

    Beijos!

  20. Avatar
    Betânia Duarte 29/05/2016 at 16:07

    Eu não sou daquelas pessoas que no tempo livre escreve textos e pratica a escrita mas adoro postar. Adoro o processo de ter uma ideia, ir atrás de informação, procurar imagens, fazer edições e escrever algo relacionado ao que eu tanto pesquisei. Não tenho um amor por escrever mas gosto bastante de escrever sobre coisas expecíficas. Não sei se fez sentido, hahah
    Mas acho bem importante para uma blogueira buscar ter conteúdo em seu blog e deixar sempre sua ideia bem clara, vejo alguns blogs que tem apenas algumas imagens soltas e isso chateia tanto :/
    Beijo!

    http://sorriso-espontaneo.blogspot.com.br/

  21. Avatar
    Keila Mariano Apelido Carrie Madson 29/05/2016 at 09:12

    E como precisa… de idéias e muitas idéias!
    E sempre falarmos sobre assuntos que temos afinidades.

  22. Avatar
    Tahis Aguiar 28/05/2016 at 19:37

    Oi Érika!
    Muito bom seu texto, mas acredito que tudo que é dito ou escrito é de alguma forma válido, pode não ser pra mim ou pra você, mas é valido para outras pessoas. Claro que tem que fazer uma pesquisa, saber o que está se falando e ser autentico. Hoje em dia é muita informação, mas todas tem seu devido valor. Eu adoro escrever sobre livros que leio, dar a minha opinião sobre eles, é um assunto que tem em vários blogs, mas eu goso de escrever e não to esperando ficar famosa hahaha..só quero conversar sobre livros rs' parabéns pelo texto e por expor a sua opinião.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

  23. Avatar
    Leituras Compartilhadas 28/05/2016 at 18:30

    Achei o seu post extremamente relevante no contexto atual. Penso que se preocupar com uma boa pesquisa, com o capricho no uso da língua e com a honestidade em relação às informações divulgadas em um blog deveriam ser as prinipais preocupações de um blogueiro. E o texto, claro! Um texto bem escrito e bem estruturado é tudo em um blog.

    Tatiana

  24. Avatar
    Rafael Jose Mourão 28/05/2016 at 17:00

    Penso que além dessas coisas que você tão bem disse, seriam necessárias outras mais, pois nem tudo que nos é favorável, não parece ser igual ao que muitos pensam ou querem ler e isso para aqueles que são educados é só uma simples discordância de ponto de vista, conceitos, etc
    Mas tem aqueles mal educado, em que lendo criticam e até tentam difamar você, em resumo é assim (penso eu)
    Não é preciso você saber escrever direito para outros entenderem, mas é preciso entenderem direito o que você procurou escrever
    Gostei do seu post

    Beijos
    Rafael

  25. Avatar
    Sara Miranda 28/05/2016 at 15:46

    Concordo plenamente com você! Para ser blogueira (o), no minimo tem que gostar de escrever e ler também, pois assim vai ter inspiração e conhecido do que vai escrever. E realmente, a gente tem que falar sobre o que gosta e não apenas por views, tem que fazer pelo prazer de escrever sobre os assuntos que gosta. Amei demais o seu post, parabéns!
    Beijão

  26. Avatar
    Andreia Faria 28/05/2016 at 14:29

    Também acredito que devemos melhorar sempre. Acho que o importante é saber do que está escrevendo,
    Conhecer o assunto abordado, ter conhecimento daquilo que está escrevendo. Não adianta escrever algo de que não goste ou não conhece.
    Acredito que unindo o gostar de escrever com conhecer bem o assunto, o resultado é um ótimo post
    O que gosto dos blogs é essa diversidade de assuntos. Gosto de ler, mas geralmente procuro assuntos que me interessam, que tem a ver comigo e com meus gostos.
    Bjs!

  27. Avatar
    Raquel Cavasini 27/05/2016 at 22:25

    Olá, adorei o post. Acredito que para entrar nesse universo no mínimo a pessoa tem que saber e gostar de escrever, pois gostando já é difícil ter inspiração, pois tem dias que você não sabe o que escrever…te dá aquele bloqueio…imagina quem não gosta então.

    Abraços

  28. Avatar
    Tais Pezzi Lopes 27/05/2016 at 23:41

    Demorei um bocado pra reagir e poder comentar teu post. Sinceramente concordo contigo e acabei de perceber uma baita "desimportância" no meu blog. Apesar de não pensar em números (mesmo gostando muito de fazer interações de blogs) pois escrevo porque me faz bem e porque gosto, no meu blog não há muito (ou nada) de autoral, de inédito ou com informação relevante…
    Mexeu comigo… mas acho que foi de um jeito bom. Gosto muito de fazer posts divertidos mas que não são lá muito difíceis de escrever ou elaborar. Escrevo alguns relatos pessoais por conta da minha depressão… mas não dá pra escrever muito sobre isso, nem me faz bem.
    Cheguei à conclusão de que preciso repensá-lo…
    Valeu pelo puxão de orelha (na diplomacia… hahahaha), de coração.

    Um beijo.

  29. Avatar
    Andressa Silva 27/05/2016 at 21:58

    Acredito que, sim. É preciso gostar de escrever. Ler também é fundamental para quem gosta de blogar. Primeiro porque ajuda na criatividade na hora de escrever um post e segundo porque nos ajuda muito, principalmente na escrita, na ortografia. Concordo que não vale de nada escrever algo só por causa de números. Fica chato ler um post quando você percebe que a pessoa nem se quer pesquisou para estar falando sobre aquilo. No geral, amei o post. ❤️

  30. Avatar
    Andressa Silva 27/05/2016 at 21:52

    Ler é fundamental para quem gosta de escrever. Primeiro porque ajuda na criatividade na hora de escrever um posto e segundo porque nos ajuda muito, principalmente na escrita, na ortografia. Concordo que não vale de nada escrever algo só por causa de números. Fica chato ler um post quando você percebe que a pessoa nem se quer pesquisou para estar falando sobre aquilo. No geral, amei o post. ❤️

  31. Avatar
    Maryanne Simplício 27/05/2016 at 16:08

    O principal ponto é gostar de ler e escrever. Mesmo que o blog seja sobre assuntos comuns que milhares de blogueiros também escrevam, cada pessoa é única, ou seja, há varias pessoas escrevendo sobre um único assunto de formas diferentes, pois pensam diferente e possuem pontos de vista diferente. Sendo assim é possível escrever conteúdos “comuns” diferenciados, autênticos.

    Parabéns pela publicação e principalmente pelo excelente blog!

    Beijos :*

  32. Avatar
    Plataforma Viajante 27/05/2016 at 18:11

    Sou da opinião de que sim, blogueiros precisam gostar de escrever. Principalmente, precisam gostar de aprender. Seja gramática, seja temas do seu nicho, ou de outros. É um processo de contínuo aprendizado. Não dá para ficar para trás.

    http://www.plataformaviajante.com.br

  33. Avatar
    Jéssica Melo 27/05/2016 at 14:35

    Olá Érika, adorei seu post e concordo com os pontos levantados, os blogueiros em geral tem que gostar do assunto, pesquisar sobre ele, para poder escrever e trazer informações e dicas úteis que assim atraiam leitores que também se identifiquem com aquele assunto.

    Visite “Meu Mundo, Meu Estilo”

  34. Avatar
    Kelly Mathies 27/05/2016 at 17:28

    É preciso saber, com toda certeza. Quem está nesse meio precisa ter informações de sobra para compartilhar com quem lê. Tudo é completamente válido, desde que feito com um pouquinho de integridade. Não basta apenas jogar um conteúdo bacana se não tem um toque pessoal. E concordo quanto a gostar de ler também, porque querendo ou não, a nossa imaginação fica mil mezes melhor quando lemos com frequencia <3 Amei o post.

  35. Avatar
    alice aguiar 27/05/2016 at 14:08

    oi ^^
    pow eu acho gostar de escrever um item principal, mas tem gente que não tem esse gosto, mas se esforça pra trazer um bom conteúdo para as pessoas e isso é importante. o lance é gostar de algo e se esforçar pra fazer algo legal. http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

  36. Avatar
    Jully Coutii 27/05/2016 at 12:47

    Post muito legal!
    Pois para ser blogueiros tem q saber o q está escrevendo ñ digo apenas pelo erro de português isso se converta mais conhecimento demora pata se adquirir!
    Bom adorei o post!
    Bjus

  37. Avatar
    Rodrigo Costa 27/05/2016 at 00:53

    Que post bacana! Resumindo posso dizer que criei o blog porque PRINCIPALMENTE gosto de escrever. Amo fazer resenhas, análises, indicações(o texto, óbvio) e com certeza amo ler. Há posts que visito que parece que foi feito por obrigação, pra ter view, tipo, só pra não passar em branco. É triste isso.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

  38. Avatar
    Thaísa Tavares 27/05/2016 at 01:56

    Oie, tudo bem? Título polêmico o seu né? kkkk Acho que blogueira/o tem que gostar de escrever sim e não só gostar, tem que dominar o assunto que for falar.

  39. Avatar
    Lê Lendo Lido 26/05/2016 at 20:37

    Oii
    Olha menina… ser blogueira não é fácil! Acredito que o erro de algumas pessoas esteja em achar que tudo é fácil e que não há trabalho. Muito pelo contrário, ser blogueiro/vlogueiro é uma profissão.
    Acho importante ter um norte a seguir e fazer um conteúdo bom com amor e carinho, se não, sabiamente não alcançará ninguém!
    Bjus

  40. Avatar
    Déborah Araújo 26/05/2016 at 14:27

    Oie!
    Acredito que para você ser blogueiro é importante gostar de ler, mas mais ainda de pesquisar e aprender para poder passar para os seus leitores.
    Eu sou bem eclética.
    Se dependesse dos meus gostos meu blog seria uma bagunça de assuntos, mas optei por abordar mais sobre livros, séries, coisas mais nerds mesmo.
    Para isso leio outros blog, sigo editoras e vejo vídeos no Youtube acho que isso ajuda muito a pensar em conteúdo, mas não para fazer igual e sim aumentar a propagação de alguma dica.

    Lisossomos

  41. Avatar
    Catharina Mattavelli 26/05/2016 at 14:25

    Oie
    é bem interessante o post e a pergunta, aliás, um ótimo tema para ser debatido, tenho o blog há três anos e sempre gostei muito de escrever e vi como isso me ajudou com o passar do tempo, ás vezes tenho menso inspiração outras vezes tenho mais, porém, escrever sempre foi o que mais gosto de fazer além de ler

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  42. Avatar
    Alana Zoz 26/05/2016 at 12:52

    Concordo que devemos falar sobre os assuntos que temos afinidade.
    Do que adianta falar de algo que não entendemos? O nosso público não vai compreender

  43. Avatar
    Tyci Okabayashi 26/05/2016 at 02:44

    Acredito que para estar neste meio e permanecer é preciso gostar muito de escrever e isso eu falo por minhas próprias atitudes perante ao blog que tenho e o canal no youtube. Acredito que tudo que fazemos com vontade e dedicação da certo e eu vejo muito isso acontecer comigo comecei o blog já faz 1 ano e hoje me dedico mais ao canal no YouTube do que a ele. Hoje já não tenho mais aquela vontade toda de escrever, não sei se devido ao trabalho, faculdade, gravação e tantas outras funções que tenho e me sinto saturada, mas senti que tinha que optar por priorizar algo e acabei deixando o blog de lado, pois pensei que se fosse para escrever por escrever sairia um horror então eu escrevo quando tenho aquele desejo mesmo e acho que é isso, devemos fazer quando estamos bem e quando isso nos faz bem também. Beijos

  44. Avatar
    Alessandra Vieira 26/05/2016 at 00:46

    Acho muito importante que o blogueiro goste de escrever, tanto pelo fato de que se for feito apenas por obrigação se torna algo chato, quanto se não gostar e por consequência não escrever não vai ser um blog.

    Mesmo os blogs de moda precisam de algo escrito, imagens soltas não passam a mensagem completa do post. Não é preciso ser um graaaaande escritor, mas conseguir montar as ideias, estabelecer uma ordem e conseguir se expressar através da escrita são fundamentais para manter um blog.

  45. Avatar
    Westfall Livros 26/05/2016 at 00:11

    Hey, amei o post, realmente um blogueiro tem que se identificar com aquilo que ele escreve, se empenhar e pesquisar, ler, produzir um conteúdo no mínimo decente para que seus leitores possa apreciar e atrair mais leitores o crescimento vem cm o tempo se um blogueiro se empenhar em seu conteúdo…
    beijoca…
    https://westfalllivros.blogspot.com

  46. Avatar
    Fabrica Dos Convites 25/05/2016 at 23:17

    Eu também acho que para ser blogueira é preciso sim saber escrever, afinal, como vou passar o que quero falar se não gostar de escrever? Outro ponto que concordo é que é preciso falar sobre o que gosta e não sobre o que está em alta. Assim como você não saberia falar sobre moda,e afins. Até gosto de ler de vez em quando algo sobre o assunto, mas não é uma coisa que buscaria diariamente, então como vou falar sobre isso? Fazer o que gosta é essencial em qualquer área.
    Bjs!

  47. Avatar
    Alessandra Ramos 25/05/2016 at 18:53

    Oi, Erika!! Quanto tempo!!
    Nossa, este assunto tende a render ótima discussão. O que vejo hoje é uma ‘ambição’ em ser blogueira, intrigante. Meninas que querem porque querem a fama de blogueira. Venho de uma época (2004) que era mais do que isso…acostumei com conteúdo e interação. Hoje é tudo automático, bem como você disse: reunem fotos, colocam títulos, escrevem com erros grotescos de ortografia e concordancia, e temos que ‘engolir’ a atribuição ‘POST’. Acho que seja qual for a afinidade que tenhamos, seja qual for o conteúdo ou assunto abordado, na minha opinião, devemos fazer com dedicação e atenção. Nesta busca frenética por numeros (seguidores, likes, etc), essencial compromisso e originalidade. Tudo é válido, porém o blogueiro(a) precisa se identificar, dominar e sentir prazer em publicar, opinar, e isto se refletir no que escreve… Adorei seu post…
    Amo fotografia, mas não domino. Sucesso em tudo o que fizer querida! Beijos
    Alê
    ♥ Blog: Diva Todo Dia ♥ Instagram: @aleehcruz_

  48. Avatar
    Tábata Rodrigues 25/05/2016 at 19:16

    Eu acho que deve gostar sim, um texto bem escrito, uma resenha bem feita, fazem toda diferença, infelizmente com o crescimento desse universo mtas pessoas se dizem blogueiras e postam qualquer coisa, resenhas mal escritas onde o que mais se tem é a fala da empresa do que a própria opnião do produto. é triste essa realidade, então é mais que obrigação gostar de escrever. beeijos

  49. Avatar
    Renata Re Ventura 25/05/2016 at 18:39

    Parabéns estou te aplaudindo de pé agora com seu post. Eu amo blogar e concordo não é só reunir imagens e falar o post de hoje é minha unha.
    Tem que dedicar, tem que ler e ler muito.
    Uau. falou tudo s vou ver os dois links que deixou daqui a pouco.
    Bjos do motive to be pretty

  50. Avatar
    Bruna Espinosa 25/05/2016 at 12:41

    Eu gosto de ler e sempre que vou escrever algo tenho que estar inspirada ou de bom humor, acho que quando não estamos bem, aquilo que estamos falando não tem sentido e não passamos uma energia boa com o texto, não sei se entende?! hsuahsuha² também tem a parte de conhecer o assunto que está falando, igual você disse gosto de fotografia, então tudo que falar do assunto será com convicção, esse é um ponto muito importante e por último acho que nada melhor que escrever por prazer, é a melhor coisa. Belo texto, amei. Beijos

  51. Avatar
    Maria Valéria 25/05/2016 at 11:06

    eu sempre procuro olhar blogs que tenham um diferencial nas postagens, nos videos e afins… acho que é necessário escrever bem,sim… fazer com que o leitor voltte regularmente pra apreciar seu trabalho… bela postagem…

  52. Avatar
    Luana Souza 24/05/2016 at 20:36

    Tão verdadeiro isso que você disse <3 estou vendo muitos "blogueiros" falando de tal assunto porque está na ~moda~, várias pessoas que preferem falar de algo que não gostam por dinheiro ou acessos; fora os diversos youtubers que lançam livros praticamente sem conteúdo :p
    Acho que o principal para SER blogueiro é ser verdadeiro nos assuntos, falar de coisas que goste <3 eu não falo de nada relacionado à moda e maquiagem porque não gosto, não me identifico e não é porque está super em alta falar sobre isso que eu vou fazer post sobre.
    Sério, eu adorei seu texto, assim como adoro seu blog (:
    Beijos.
    http://memorialices.blogspot.com.br/

  53. Avatar
    Luciana Helena Cisi 24/05/2016 at 23:29

    Oi, Érika. Eu acredito que para ser um blogueiro, é necessário gostar de escrever. Desta forma, mesmo que a pessoa não tenha muita afinidade com certos assuntos, ela consegue desolver uma idéia. Mas, uma pessoa que tenha afinidade com várias coisas, mas não gosta de escrever, não consegue desenvolver um bom post e acaba se desanimando com o tempo.
    Beijos

    http://www.baudasresenhas.com.br

  54. Avatar
    Rafaela Arnoldi 24/05/2016 at 23:18

    Oi Erika, vejo uma crescente de blogs que visam somente um lifestyle e perdem a mão no verdadeiro significado. Você tem que amar, tem que estudar e a qualidade da informação é sempre uma premissa para se ser blogueira. No meu, trato de moda, e vejo tanto conteúdo vazio, que não traz nada além de repetição, e tento ir na contramão de tudo isso.

    Nem sempre é fácil, as pessoas querem consumir status e lifestyle, mas, faço por amor e a cada comentário vejo que estou no caminho certo!

    Por conta de pessoas como você, ainda acredito nisto tudo e – principalmente – que reconhecimento é consequência do trabalho bem feito! <3

  55. Avatar
    Adriana Oliveira Lemos 24/05/2016 at 22:15

    Não dá para resumir o fato de ser bloguira apenas a saber ou gostar de escrever.
    Para mim ser bloguira define apenas uma forma de viver e compartilhar com outras pessoas o que gosto de fazer.
    Beijos!

  56. Avatar
    Diana Vasconcelos 24/05/2016 at 22:01

    Olá Érika!

    Tudo bem? Eu tenho um ponto de vista um pouco diferente! Tudo o que nós publicamos é válido e consistente para tipos de leitores, onde pode ser interessante para uns e desiteressante para outros. Sou blogueira e trabalho na area de Moda e Beleza e muitas das vezes leio blogs sobre literatura ou assuntos de Games. Tudo é conhecimento e aprendizado!

    Amei a sua opinião.

    Um Grande Beijo

  57. Avatar
    Sadhia Hage 24/05/2016 at 21:49

    eu amo ler e escrever ..mas vejo que tem muita gente despreparada na internet.seu texto é excelente bjus

  58. Avatar
    Aline Callai 24/05/2016 at 20:56

    Concordo com você! Acho que o requisito básico de um blogueiro é gostar de ler e escrever. Realmente se vê muito conteúdo ruim na blogosfera e acho que isso pode até dar views por um tempo, mas cada vez os leitores também estão mais exigentes e procurando um conteúdo de qualidade. Eu por exemplo tenho o blog porque amo escrever, mas nunca teria um canal porque sou um desastre em falar! haha
    Adorei seu post <3
    Beijos

  59. Avatar
    Juliana Lopes 24/05/2016 at 19:31

    bom eu acho que fazer o que gosta e importante porq vc vai saber escrever melhor sobre o assunto,eu tambem nao ligo a quantidade de visitas ou comentarios ,o importante e que fasso uma coisa que gosto,eu acho que e isso,,, amei seu post flor muito sucesso, sempre amo fotografia tambem,so preciso comprar uma boa camera pois a minha nao e muito boa ,,,bjsss ju

  60. Avatar
    Jaqueline Fernandes 24/05/2016 at 14:58

    Para ser blogueiro tem que gostar sim de escrever, mas também tem que se ter responsabilidade com o tipo de conteúdo que se produz, como, porque entre outras coisas.
    Belo post, disse muito.

    Bjs

    http://www.jackiesworld.com.br

  61. Avatar
    Monique Baptista Bittencourt 24/05/2016 at 17:11

    Acho que blogueiro tem que gostar de escrever, para passar melhor sobre o assunto que posta, não ligo para número de acessos, faço realmente o que gosta e por isso compartilho, se der views tudo bem, então vou tentar fazer mais sobre o assunto. O importante é fazer o que gosta.

  62. Avatar
    Ilda Soares Becker 24/05/2016 at 16:42

    Oiii
    Fou ser bem sincera..tenho um pouco de dificudade em escrever…mas acho que tudo é abito, tem que querer e gostar. Pois é essencial saber escrever para ser uma blogueira de sucesso. bjos

  63. Avatar
    suzzychiu 24/05/2016 at 13:04

    Oioi! Tudo bem?
    Eu vou falar por mim, sou blogueira, amooo falar de livros e todo esse universo literario.
    Eu nao gosto de tudo que escrevo, nem sempre estamos em um dia bom.
    Mas eu adoro escrever, ainda sou mais da leitura do que da escrita, mas estou melhorando mto e acho que o blog me ajudou a melhorar a parte criativa da minha vida.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  64. Avatar
    Morgana Brunner 24/05/2016 at 13:02

    Oiii linda, tudo bem?
    Acredito que realmente tanto para qualquer tipo de blog, entre moda, literários, filmes, essas coisas. O blogueiro tem que gostar de escrever e ler muito porque é necessário ter criatividade para escrever tantas postagens e ter ideias.
    Beijinhos

  65. Avatar
    Livros a Janela da Imaginação 24/05/2016 at 12:46

    Na minha humilde opinião para pessoa que tem um blog literário ela tem que gostar de escrever, criar conteúdo é algo muito difícil, fazer alguém se interessar por aquilo que você escreve, e ainda ter o trabalho de pesquisar e ir afundo nas informações. Quem não gosta de escrever é nítido na falta de informações que vejo em alguns blogs.

  66. Avatar
    Leslie Leite 24/05/2016 at 15:15

    Conteúdo pra mim é fundamental, tanto em relação ao que eu escrevo, quanto ao que eu leio em outros blogs, como leitora, a falta de conteúdo me faz sair do blog em questão e nunca mais voltar kk.
    É interessante que a partir do momento em que você escreve sobre algo que gosta, acabando gostando de escrever. Por exemplo, eu detestava escrever textos na escola, mas eu amo escrever no meu blog, por que escrevo sobre coisas que gosto, assim como vc gosta de fotografia e evita looks e maquiagens. Quem quer ser blogueira não precisa gostar de escrever sobre tudo, mas precisa achar o nicho que mais gosta para escrever sobre isso, então escrever se tornará prazeroso.

    Concordo plenamente com vc, precisamos blogar sobre coisas que vão agregar conhecimento a quem lê. O problema é quando a gente faz um post com ótimo conteúdo e ninguém lê ou apenas surgem comentários de pessoas que não leram o post ou leram pela metade, acho isso horrivel e desanimador.
    Ameei participar desse debate em relação ao seu post.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

  67. Avatar
    Suelen Santos 24/05/2016 at 14:56

    Acho que o primeiro passo para ser blogueiro é sim gostar de escrever e acima de tudo de ler.
    Um blog com muita leitura e poucas imagens ilustrando o assunto fica monótono e da mesma forma só fotos não funciona.
    Já tem muitos blogs por ai, acho que o legal é cada um imprimir a sua identidade no seu blog. Não apenas copiar informações de outros sites e jogar lá, sem nem ao menos revisar. Bjos

  68. Avatar
    Andrea Jesus 24/05/2016 at 12:07

    Eu tbm acho q post com fotos sem descrição um saco.
    Esse blog nunca sera reconhecido pq pro google reconhecer precisa no minimo ter 300 palavras.
    Agora eu acho que pra ser blogueiro precisa gostar de escrever sim.
    Primeiro se identificar com o que ira postar.
    Pq se não gosta de escrever fica dificil fluir algo pra fora.

  69. Avatar
    Luciane Santos 24/05/2016 at 09:50

    Eu amo escrever desde que aprendi, meu sonho era ter um livro publicado. Mais tenho observado que com o passar dos tempos(sou blogueira desde 2009) que o público para blogs tem mudado. Muitos não tem tempo para parar em frente ao pc e ler, e muitos também não gosto. Costumo dizer e já ouvi muitos falarem que uma imagem vale mais que mil palavras, eu não critico quem coloca somente 2 linhas e o resto com imagens. Cada um tem sua forma de se expressar e trabalhar. existe público para os diversos segmentos. Concordo também com vc que blogueiro além de gostar de escrever tem que saber bem o português, esse foi o tema de uma das palestras em eventos que participei no último final de semana. Que sejamos mais tolerantes(inclusive eu) com aqueles que achamos que seus trabalhos sejam diferentes dos nossos.

  70. Avatar
    Cilene Alba 24/05/2016 at 06:05

    É difícil pensar em alguém que é blogueiro e não gosta de escrever, ler e pesquisar. Que tipo de informação vai passar? Se vê muita preocupação com acesso e tem muita coisa compartilhada de forma irresponsável por aí, é preciso lembrar que do outro lado tem alguém que vai ler, ver e aquilo pode interferir na sua vida.
    http://quadrofeminino.com/

  71. Avatar
    celia 23/05/2016 at 22:05

    Então menina,eu tbm penso como vc,agente tem que dominar um assunto,mas tbm não me impede de fazer um post que eu ñ domine.Mas acho que mesmo que mudamos o percurso de nosso blog de vez em quando devemos valtar as nossas origem,ou seja voltar a escrever,falar do tema que dominamos.
    E apesar de ñ ser escritora e nem poetisa,as vezes arrisco em escrever acrósticos,ou poesias,pois é o que mais gosto de fazer. já participei de concursos de poesias,ganhei em primeiro lugar,tbm já fiquei em segundo,e tbm já desistir no meio do caminho,eu preferir sair,porque me conheço.
    Amei sua opinião, e tbm como vc sou fotógrafa,fiz cursos,mas no dia de buscar o certificado não fui,e até hoje deixei pra lá. Valeu amiga,pelo seu lindo post.
    Bjsss

  72. Avatar
    Mika Caetano 23/05/2016 at 22:03

    Olá! Que post interessante! Eu nunca havia pensado dessa forma, mas acredito que a partir do momento que decidimos escrever sobre algo, é preciso saber que aquilo que iremos retratar com palavras pode mudar vidas, comportamentos e pessoas. Por isso, apesar de não gostar muito de escrever, eu amo o que faço. O Blog para mim nasceu justamente disso. De mostrar as pessoas e compartilhar com elas meu amor por livros, amando escrever ou não.
    Um beijo grande!
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

  73. Avatar
    Renata Arruda 23/05/2016 at 21:42

    Amei o seu texto, você disse tudo. Um dos motivos que criei o blog foi justamente ter uma necessidade de escrever sobre tudo. Beijão

    http://feminilidades.com.br

  74. Avatar
    Joana D'arc 23/05/2016 at 21:45

    Oi!!!
    Sempre gostei de escrever e antes de me tornar Blogueira já era escritora. Sempre leio e pesquiso sobre tudo para dar conteúdo aos meus leitores. Temos que nos reciclar sempre para se tornar um Blogueiro ou ter sucesso em qualquer área da vida tem sim que gostar de escrever e amar aprender sempre. Faz parte da vida
    Bjo

  75. Avatar
    Adriana Rosa Silva 23/05/2016 at 21:40

    Concordo com você para blogar é bom falar sobre o que gosta e tem afinidade,
    pois assim as coisas fluem, e nada melhor do que falar do que gostamos,
    muitas vezes eu preciso fazer muitas pesquisas para primorar as ideias.

  76. Avatar
    Suzi Gomes 23/05/2016 at 21:22

    Bom vou falar por mim kk não sou muito boa em tudo que escrevo, mais eu amo escrever tanto é que vídeos não me interessam muito, gosto mais de ler os blogs, procurar informação,procuro publicar minhas opniões sempre sinceras, indicar coisas que realmente conheço, ando escrevendo pouco no blog, por falta de tempo e tbm pq não estou afim kkkk não gosto de escrever obrigada, fico feliz de ver que todo dia eu postando ou não tem gente lendo o que posto, sempre chega algum e-mail com pergunta sobre um post e eu fico meio abobada pensando "caraca a pessoa leu e quer saber mais'' eu acho que criei o blog mais por hobbie msm, não foi para aparecer ou ganhar dinheiro, mas percebo que muita gente está fazendo blog só para ter status, ter parcerias e o conteúdo mesmo vai ficando bem ruim, muita propaganda sabe, pouca informação … gostei da sua opinião, bjos!

  77. Avatar
    Ana Gabriela 23/05/2016 at 17:39

    Eu comecei a blogar porque gostava de escrever. Eu fazia mil e um textos e queria compartilhar em algum lugar, criei o Bela Psicose. Juntei outra paixão minha que é ler e hoje eu tenho um blog literário / textos. É exatamente isso que faz um blogueiro, suas paixões e seus hobbys, como você disse!
    http://www.belapsicose.com

  78. Avatar
    Monica Angel 23/05/2016 at 20:12

    Acho q tudo faz parte sim do universo de uma blogueira. Uma coisa não caminha muito bem sem a outra e há mesmo uma interligação entre gostar de escrever, saber escrever e passar conteúdo enriquecedor a todos sobre o assunto proposto. Sou nova por aqui e com certeza muito tenho a aprender e melhorar mas a minha idéia inicial é falar principalmente sobre minha área que engloba beleza, mais precisamente Maquiagem. Coincidentemente ontem vi uma blogueira falando sobre o assunto "ser blogueira" .Mesmo chegando agora já deu pra perceber que a idéia de que vida de blogueira é fácil já foi por terra abaixo kkkkk Valorizando muito todas vcs mulheres inteligentes e acima de tudo guerreiras com o poder de se reiventar a todo minuto.

  79. Avatar
    Lucimar Da Silva Moreira 23/05/2016 at 19:41

    Eu penso que pra ser uma blogueira é preciso gostar de escrever, se não gostar como que vai ser uma blogueira, se o trabalho da blogueira é escrever, se ela não gostar como que vai ser o post dela, vai ser de qualquer jeito. Quem escreve tem que ter respeito pelos leitores, não pode escrever de qualquer jeito, eu gosto de ler, sempre antes de escrever um post pesquiso muito, procuro sempre por uma imagem que fale do assunto, a escrito de um blog é essencial, bjs.

  80. Avatar
    Leila Ferreira de Carvalho 23/05/2016 at 19:36

    Eu também concordo com você!

    Comecei meu blog pra compartilhar aquilo que aprendi na faculdade de letras e mais de uma vez precisei sentar e estudar pra escrever um conteúdo de qualidade. E essa é a melhor parte de bloggar, é ser curioso, investigar, aprender e compartilhar esse conhecimento com as outras pessoas.

    http://oficinapoenopapel.com.br/

  81. Avatar
    Gessica Carvalho 23/05/2016 at 19:18

    Eu concordo com você. Não julgo aqueles que mais colocam fotos do que texto, mas concordo com a parte em que para ser blogueiro precisa gostar de escrever.
    Se a pessoa não gosta de escrever, mas ainda assim gostaria de mostrar algo interessante de alguma outra forma, existem diversas redes sociais para diversos gostos, não precisa ser necessariamente um blog.

    http://www.lazcult.com

  82. Avatar
    Vivianne Sophie 23/05/2016 at 16:08

    Olá,

    Bom eu acredito que gostar de escrever talvez seja um dos requisitos sim,até porque quando as pessoas criam blogs necessariamente é para expressar sua opinião sobre determinado assunto, logo, gostar de escrever talvez ajude sim. O conhecimento da língua portuguesa também é imprescindível, sendo assim acredito que gostar de escrever influencia sim haha.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

Deixe um comentário