Existe realmente a profissão dos sonhos?

Oi gente, tudo bem? Como está o clima na cidade de vocês? Frio ou calor? Por aqui o tempo continua indeciso. Mesmo assim seguimos adiantando as obras. Quando contei sobre o curso de Design de Interiores houveram muitos questionamentos, é comum termos dúvidas sobre mudar de profissão.

Acredito que a maioria das pessoas sente-se insegura só de pensar na mudança de área, de profissão, ou mesmo na ideia de começar tudo do “zero”. Mudar completamente é como caminhar rumo ao desconhecido. Dá um frio na barriga, hesitamos, mas acredito que a possibilidade de tornar nossos projetos realidade nos impulsiona.

Profissão
Meus empregos

Quando olho para trás é interessante perceber com quantas profissões já tive contato. Quando adolescente fui babá, já trabalhei em casa de família, em padaria, lanchonete, escritório de contabilidade, loja de móveis, shopping, call center, TI, marketing, mídias sociais… Muita experiência para uma pessoa só concordam?

Nunca tive medo de trabalhar, aprender coisas novas, ou sair da minha zona de conforto. Quando fui promovida no meu emprego anterior precisei mudar de cidade três vezes e foi uma das melhores experiências que já tive. Quem me conhece sabe o quanto AMO me mudar, conhecer outras pessoas, outra cultura e claro fotografar tudo.

Decoração
Meus cursos na faculdade

Quando o assunto é faculdade também “passeei” bastante pelos cursos. Tinha uns 8 anos já sonhava em trabalhar num escritório. No colegial pensei que seria contadora (sempre gostei muito de números apesar de minhas notas serem melhores em redação e literatura). Quando fui fazer cursinho pré-vestibular pela primeira vez não tinha ideia de qual curso escolher.

Minha mãe sempre disse que pelo meu poder de argumentação seria uma boa advogada. Mas confesso que nunca cheguei a cogitar isso. Então enquanto fazia cursinho fui lendo sobre alguns cursos. Não consigo me lembrar porque escolhi Filosofia. Mas pra minha sorte ou não (risos) passei no primeiro vestibular. Comecei a estudar Sócrates, Platão, e muitos outros pensadores. Em pouco tempo descobri que não queria aquilo.

Prestando vestibular

Prestei vestibular novamente dessa vez para Economia. Surpresa. Passei novamente. Já disse o quanto AMO estudar não? Aprendo muito rápido. Até que estava gostando do curso. Meu sonho era conhecer a BOVESPA. A matéria sobre investimentos, bolsa de valores, ações, era uma das minhas favoritas depois é claro de contabilidade.

Engraçado que mesmo gostando de números não cogitei fazer faculdade de Ciências Contábeis. Talvez porque não queria ver “somente” aquilo, buscava um curso mais amplo compreendem? Bom… por motivos pessoais precisei me mudar de cidade e lá se foi a faculdade de Economia. Não tinha o mesmo curso então precisei prestar vestibular novamente. Sim, é quase uma novela mexicana haha A usurpadora perde perto do meu enredo 🙂

Ciência da Computação

Passei em Ciência da Computação. Abriu um universo de possibilidades e áreas de atuação. Suporte técnico. Assistência. Escolas. TI. Enfim, trabalhei com tudo isso. Minha bagagem profissional aumentou muito. Fui promovida. Mudei de cidade novamente. E o curso ficou trancado. Como não sabia quando ia voltar adivinhem… fui fazer Administração. Não me perguntem porque haha

Me mudei para Santa Catarina. Agora com uma ideia do que queria me matriculei em Administração novamente. Não digo que é o MELHOR curso do mundo mas me identifiquei dessa vez principalmente em matemática financeira. Nunca tinha visto aquilo na vida e aprendi do dia pra noite. Até eu ficava impressionada de fazer provas de 4/5 páginas e tirar 9,0 10,0 e as vezes sem usar a calculadora HP.

Um novo rumo

Esse ano com o isolamento social descobri um novo amor… a decoração. Meu namorado e eu decidimos mudar umas coisinhas no apartamento. Mas como sou um pouquinho exagerada o que era para durar um mês acabou se tornando três haha Papel de parede. Pintura. Alguns móveis novos. Reforma. O mais interessante do processo é poder colocar em prática um pouco do que aprendi no curso de Design de Interiores. Combinação de cores, de materiais, quais plantas escolher, disposição dos móveis, como ganhar mais espaço, etc. O resultado? Um cantinho muito aconchegante. O mais legal é depois de tudo pronto ele olhar e dizer “gostei hein”. Só por isso já vale a pena 🙂

Somos em três irmãs mas elas não gostam de estudar tanto quanto eu (risos). A mais nova mora no Canadá e está construindo a vida lá. A do meio é casada, tem uma filha e já começou cursar Pedagogia. No entanto, talvez por influência da minha mãe adivinhem… começou a cursar Direito. Acreditam? Ela está gostando do curso pelos menos é o que ela comenta. Já até pensou em abrir um escritório. Então acredito que ela se encontrou nessa profissão.

Foi pensando nela que quando conheci a Mave Joalheria achei o presente ideal: um anel de formatura. Tem símbolo melhor que represente a profissão? Um detalhe minha irmã ama joias. Um presente como esse ela guardaria para sempre. Os anéis são de ouro 18k e tem vários modelos um mais bonito do que o outro.

anéis de formatura de diversos cursos Arquitetura, Pedagogia, Enfermagem, Administração, Medicina, Psicologia. Além de brincos, pingentes, pulseiras (AMO), correntes, acessórios e muito mais. Vocês já conheciam a Mave Joalheria?

Agora me contem, como foi a trajetória profissional de vocês? Fizeram apenas uma faculdade? Ou nenhuma? Já pensaram em mudar de profissão? Comenta aqui 😉

Leia também: Como saber o momento para mudar de carreira

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

17 Comments

  1. Avatar
    Karina RODRIGUES 19/10/2020 at 09:42

    Oie Erika! Ótimo o seu post. Eu acredito q a profissão dos sonhos é aquela que te realiza no momento, mas que nunca é tarde pra se reinventar (nem existe limite para isso). Confuso, ne?! Mas acho que é mais ou menos o que vc fez na sua trajetória. Eu tbm tive algumas idas e vindas e nao me arrependo de nenhuma. Em atuação profissional, tive vaaarios empregos diferentes. E na faculdade cursei psicologia até o 5° período antes de trocar pra biologia e me formar. Mas pra minha surpresa, atuo agora bem satisfeita na área da farmácia e instrumentação hospitalar. É a vida, neh!
    Bjos

  2. Avatar
    Debora Sapphire 18/10/2020 at 22:12

    Muito necessário esse post! Além de reflexivo e inspirador. Eu também tive contato com diversas profissões ao longo dos anos. Porém, nunca senti insegurança ou algo parecido por mudar de área e seguir outros rumos e explorar novos ares, impulsionada pela chance de realizar projetos tão sonhados. Porque, apesar do contato com diversas profissões, eu levava apenas como algo provisório, sabe? Só pra começar. Entretanto, só houve uma que eu realmente passei a considerar seguir não só uma profissão, mas quis construir uma carreira também. Enfim, já pulei em muitos cursos universitários até me encontrar. Hehe E já mudei de profissão após algumas oportunidades e comecei novamente.

  3. Avatar
    Leticia Rodrigues 18/10/2020 at 22:03

    Não sei se existe profissão dos sonhos mas acredito que exista aquela em que nos realizamos. Amei conhecer sua trajetória, você realmente testou de quase tudo um pouco em cursos e trabalhos kkkk.

  4. Avatar
    Ana Claudia Soriano de Angelo 18/10/2020 at 21:32

    Oiii! Tudo bem? Aqui em Nova Friburgo continua frio!
    Bom, já transitei um cadinho também! Comecei cedo, sabe?
    Trabalhei em loja, fiz trabalhos artesanais em casa, dei aulas particulares, inclusive de inglês. Em escola, já fui quase uma faz-tudo. Hoje tenho duas matrículas na Prefeitura Municipal como professora de Ensino Fundamental I, mas tenho atuado como gestora de creche desde 2013.
    De 2018 pra cá, me assumi uma influenciadora digital e vejo como meu segundo trabalho, além de também estar escrevendo. Com o Café com Leitura me encontrei no que mais amo e queria muito ter me formado, mas por questões financeiras na adolescência não consegui: comunicação. Bjs

  5. Avatar
    Val 18/10/2020 at 08:43

    Ei, uma verdadeira odisseia digna de Ulysses a sua trajetória com cursos e empregos. O bom disso que vc carrega uma bagagem de possibilidades, sabe se virar no tempo bom ou ruim e fico feliz que tenha se encontrado no novo curso. Minha irmã sonha em fazer Design algum dia… Pena que o dia a dia e os filhos a impedem de muita coisa…
    Tschüss 😘

  6. Avatar
    Lenny 17/10/2020 at 11:35

    Acho que devemos saber acompanhar as mudanças,mas não desistir do nossos sonhos de conquistar o que gostamos de fazer.Meu marido é um advogado, ele também é professor de inglês, mas ele deixou tudo para trabalhar no Japão, ele trocou tudoe passou a ser comerciante.

  7. Avatar
    Cidália 16/10/2020 at 18:00

    Admiro pessoas como você, Érika, que estão abertas às mudanças, que não tem medo de enfrentar novos desafios. Tive apenas uma profissão até a aposentadoria. Fiz apenas uma faculdade.
    PS: Ainda não conhecia a Mave joalheria, vou dar uma olhada no site.

  8. Avatar
    KARINA VALESKA PADILHA ALVES 16/10/2020 at 15:14

    Acho que a gente sempre fica indecisa o que queremos da nossa vida e com o tempo a gente descobre o q realmente a gente gosta, acontece com todo mundo, meu irmao é engenheiro e a 7 anos foi demitido , ñ arrumava emprego p ganhar o q ganhava abriu uma empresa e sabe o q ela descobriu que o q ele mais gosta de fazer é ser engenheiro, ele ñ estava procurando emprego a 3 meses uma firma ligou p ele e chamou ele para trabalhar e agora ele falou sou um homem realizado nasci para ser engenheiro, a felicidade está nas pequenas coisas vc pode fazer de um tudo, mas o importante é fazer aquilo que você mais gosta de fazer.. Felicidades e muito sucesso na sua profissao como design de interiores, muito linda sua profissao … Bjs e sucesso!

  9. Avatar
    tania m 16/10/2020 at 00:21

    oi amiga,eu terminei tarde os meus estudos,pois me casei muito nova.Porém sempre tive uma paixão pelas artes manuais,desde nova fiz cursos de bichos de pelucia,biscuit,bordado,tricô,croche,tear e costura,por enquanto,quanto aos estudo comecei a estudar História na faculdade, mas como a pandemia,minhas filhas precisaram de um apoio finaceiro então,tranquei e espero retornar ano que vem.Concordo com você ,em sempre estar em busca de se realizar profissionalmente.Adorei conhecer mais um pouco dessas conquistas,sucesso.

  10. Avatar
    Rúbia Kenes 15/10/2020 at 20:51

    Aqui na minha cidade ontem estava calor, hoje já está um pouco friozinho, querida eu não cheguei acabar a faculdade, veio os filhos, já trabalhei em varias áreas, fui decoradora muitos anos uns 45 anos e depois quis ser promotora de uma agencia, amei todas, hoje eu só sou artesã, tem muitas pessoas que tem sonho de ter uma profissão dos sonhos, hoje em dia tem que corre a traz, não conhecia o site, é muito bom saber que tem lugar onde se adquire um anel muito sonhado de formatura, parabéns pelo post, beijinhosssssss

  11. Avatar
    Emi Tavares 14/10/2020 at 19:21

    Oiê, aqui na minha cidade altera entre o calor extremo e o dia de menos calor haha
    Conhecendo agora esse site, pra quem ama joias é um presente e tanto!
    Minha trajetória profissional ainda é curta, já trabalhei como jovem aprendiz no setor de RH, anos depois trabalhei um tempo com marketing de redes sociais, bem na época que eu estava cursando Turismo. Atualmente estou querendo entrar pra faculdade de Design, um dia quero me tornar Designer de Interfaces. Acho que a profissão dos sonhos é sempre aquela que queremos no momento, não precisa ser apenas uma pra sempre. Na vida vivemos diversas experiências que nos fazem ir para caminhos que nem imaginamos e acabemos descobrindo novos gostos, novos sonhos.
    Abraços!

  12. Avatar
    Lucimar da Silva Moreira 14/10/2020 at 16:47

    Por aqui está calor, muitas pessoas tem a profissão dos sonhos, muitas vezes é preciso trabalhar outras áreas, mais não devemos nunca desistir da profissão que queremos, sempre trabalhei como babá, agora parei um pouco. Não conhecia o site mais é sempre bom temos um lugar pra adquirir aquele sonhado anel de formatura, bjs.

  13. Avatar
    Ingrid 14/10/2020 at 09:00

    Eu sou Arquiteta e Urbanista, mas o meu maior sonho é ganhar dinheiro e ser reconhecida nas redes sociais.

  14. Avatar
    Monique Larentis 12/10/2020 at 16:47

    Acho que nesse isolamento você se encontrou, porque dá para ver o quanto você está adorando dcoração, e eu estou amando te acompanhar 🙂

  15. Avatar
    Ana Caroline Santos 11/10/2020 at 16:35

    Olá, tudo bem? Eu ainda estou construindo minha carreira profissional, estou para terminar minha primeira faculdade agora, mas não pretendo parar por aqui. Assim como você, gosto demais de estudar e isso me motiva. Não sei como será o amanhã, mas a força de vontade de sempre crescer e aprender está aqui. Amei!
    Beijos

  16. Avatar
    Joana Darc 11/10/2020 at 14:14

    Oi! Eu acho lindo anel de formatura, mas não tenho nenhum. Vou dar uma olhada no site…

  17. Avatar
    maisa rodrigues 11/10/2020 at 10:23

    Aqui o tempo tbm está doido hehe.
    Eu nunca trabalhei, mas não foi por falta de querer. Vivo entregando currículo, mas como não tenho especialização em nada ninguém me chama. Eu cheguei a iniciar um curso de informática básica/pacote office em 2016, mas no pacote do curso dizia que eu teria que fazer o inglês lá tbm, e quando chegou na hora do inglês eu não pude continuar pagando, dai desisti… (inclusive até hj tá correndo juros lá)
    Um dia, quem sabe, vou ter bastante experiência profissional assim tbm.