Arrume a sua cama – William H. McRaven

Oie, como vocês estão? Sei que ando meio sumida daqui mas tenham paciência comigo please. Tenho estudado e trabalhado bastante e quase não consigo fotografar. Mesmo assim vim compartilhar minhas impressões sobre “Arrume a sua cama“, livro recebido em parceria com a Editora Planeta.

Arrumar a cama era minha primeira tarefa do dia, e executá-la bem era importante. Demonstrava disciplina.”

Sei que muitos leitores têm certo preconceito quando o assunto é “auto-ajuda” ou “desenvolvimento pessoal” mas acreditem esse livro traz lições riquíssimas. Sabe quando você termina de ler algo e precisa pôr em prática? Arrume a sua cama é desse jeito.

Arrume a sua cama

Quem me acompanha pelo instagram @corujageek tem visto que diariamente mostro minha cama arrumada. Quando era criança antes ainda de sentar à mesa para tomar café da manhã meu padrasto perguntava se tinha arrumado a cama. Talvez por considerar “obrigação” durante muito tempo não dei importância.

“Fracasso não é o fim de tudo.”

Porém, quando fui morar sozinha comecei a perceber o valor das pequenas tarefas. Arrumar a cama. Tirar a louça da mesa. Colocar a roupa suja no cesto. Pendurar a toalha para secar. Quando percebemos que a organização do ambiente depende exclusivamente de nós esse “que” de obrigação muda para RES-PON-SA-BI-LI-DA-DE. Acredito que quem já morou sozinho, em república ou dividiu apartamento com amigos sabe bem do que estou falando.

Um detalhe importante da narrativa é quanto ao horário de arrumar a cama. Não é 11h, 15h, ou perto de dormir. Deve ser nossa primeira tarefa do dia. Por que? Além de demonstrar disciplina traz a sensação de “tarefa cumprida”. Sabe o check-list que preenchemos ao final do dia? Pois é, esse é o primeiro check.

… usei meu fracasso anterior como motivação para trabalhar mais e ter melhor desempenho.”

Para William H. McRaven chegar ao fim do dia com pelo menos uma tarefa concluída é motivo de orgulho. Interessante essa colocação porque é exatamente assim que me sinto a cada “x” que marco na minha lista.

No decorrer do livro o autor traz 10 lições. Outra que me marcou bastante foi com relação a nunca julgarmos os outros. Seja pelo tamanho, força física, raça, cor, muitas vezes podemos ser surpreendidos pelo talento oculto daqueles que nos cercam.

Já se sentiu inseguro diante de um desafio? Emprego novo. Mudar de cidade. Novo relacionamento. Separação dos pais. Casamento. Gravidez. “Quem ousa vence” é um dos quotes mais marcantes. Se não tivermos coragem ninguém fará por nós. Veremos os anos passarem e nossos planos continuarem apenas no papel. É triste? Sim. Mas essa é realidade de muitas pessoas.

Temos dentro de nós a capacidade de prosseguir, não apenas para sobreviver, mas também para inspirar outras pessoas.”

Desistir não torna nada mais fácil“. Confesso que essa frase ainda ecoa dentro de mim. Um grande aprendizado. Me fez refletir sobre quantos planos, quantos sonhos, deixei para trás porque era “mais fácil” abrir mão ou seguir outro caminho. No entanto, é preciso conviver com nossas escolhas. Como diz a Lara Nesteruk todos querem o pódio, mas nem todos querem os dias de treinamento. Nem todos estão dispostos a “pagar o preço” para chegar lá.

Se eu pudesse escolher apenas uma lição para minha vida seria essa. É preciso ser forte, ter determinação e seguir em frente construindo a vida que queremos. Não aquela “mais ou menos” mas a que verdadeiramente sonhamos.

A vida será o que fizermos dela, e podemos fazê-la grandiosa.”

É um livro muito rico. Vale a pena cada capítulo. Espero que tenham a oportunidade de conhecê-lo. Agora me contem, vocês arrumam a cama quando acordam? Qual tarefa traz sensação de “dever cumprido” pra vocês?

Obrigada Editora Planeta pela parceria. Sem palavras para descrever o quanto aprendi com essa leitura. Muito o que colocar em prática nos próximos dias 🙂

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Posts Similares

20 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Confesso que normalmente não me interessaria por esse livro, não é muito meu estilo de leitura. Porém, sua resenha me deixou curiosa. Eu nunca fui uma pessoa muito organizada e tarefas domésticas não são meu forte, mas tenho sentido cada dia mais a importância de cumprir essas tarefas. E concordo com o autor que quando a gente consegue realizar pelo menos um objetivo no dia já traz uma sensação de orgulho.
    Que bom que foi uma leitura bom proveitosa para você e que te trouxe lições. Vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos

  2. Oiee, Erika! Sendo sincera, eu sou uma das pessoas com pé atrás qndo se refere a autoajuda… Talvez pq eu seja uma aquariana do contra, muito indisciplinada, ou somente tenha me faltado oportunidades. Mas achei a ideia do check list de atividades algo muito interessante e que ainda não tinha parado pra pensar. Nas pequenas atividades do cotidiano q fazem a diferença. Agora olha, eu ando deixando a desejar na arrumação da minha cama, viu!

  3. Oi Érika!
    Não sou muito de ler livros de auto ajuda, mas as vezes é necessário pois quando leio também fico estimulada a mudar certos hábitos ou consertar alguns erros, quando acordo a primeira coisa que faço é arrumar minha cama, minha mãe sempre me ensinou que uma cama arrumada é sinal de uma pessoa disposta e realizada, não sei se tem muito sentido mas cumpro rigorosamente. kkk
    Obrigado pela dica, quando tiver oportunidade lerei sim, parabéns pela resenha foi bem instrutiva, bjs!

  4. Uau!!! Eu já tinha visto a capa desse livro antes, mas confesso que ele não me chamou a atenção. Agora, depois de ler sua resenha, fiquei com muita vontade de conhecê-lo.

    Eu sempre arrumo minha cama logo depois de levantar. Se por algum motivo deixo de fazer, sinto que tudo está fora de lugar.

    Mas existem lições preciosas nesse livro que eu precisava começar a colocar em prática. Também deixei de fazer muitas coisas na minha vida por falta de coragem, por acreditar que era mais fácil desistir. E a verdade é que não é. Porque acabamos pagando um alto preço pela parte de nós que deixamos para trás.

  5. Oiii!

    Não sou fã desse tipo de leitura, mas é bom encontrar alguém que goste e coloque em prática. Eu sempre fui responsável nesse quesito de organização, aprendi vendo minha mãe arrumar casa e trouxe isso para meu lar. Agora casada, eu sempre mantenho tudo organizado e meu dia só começa realmente depois de organizar a casa e me organizar (tomar banho, trocar a roupa, arrumar o cabelo, etc…) todos os dias. São as rotinas que eu não deixo para tras.

    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos,

  6. Adorei a proposta do livro.
    A minha mãe sempre insiste para que arrumemos a cama, porque é uma forma de preservar e também de mostrar que as pequenas coisas fazem total diferença. Gostei muito do seu post! E adorei conhecer essa obra!

  7. Sensacional essa proposta do livro! Excelente que seja um livro muito rico e que vale cada capítulo, na sua opinião. Bem, eu não tenho o hábito de arrumar a cama quando eu acordo rsrs. Só que até fica organizada, porque tiro tudo de cima. Mas, costumo arrumar a cama quando eu vou dormir. Achei bem interessante essa sacada de psicologia e associação do livro. Muito instigante. Geralmente, não leio muitos livros de autoajuda. Porém, é ótimo encontrar um tão curioso como esse.

  8. Preconceituosa eu não sou não. Mas costume tenho zero de ler esse tipo de literatura. A faculdade de psicologia deixa a gente bem arredios para com esses livros, mas mesmo assim, se o assunto me interessar, não tem quem faça eu não ler. hahahaa
    Gostei das suas considerações. Principalmente quanto ao horário de arrumar a cama. Eu confesso que preciso melhorar BEM isso.
    Beijão

  9. Oi Érika, confesso que sou uma dos leitores que torcem o nariz quando se trata de ler autoajuda… kkk Mas reconheço que tem livros fantásticos, que eu gostaria de ler um dia. Essa de arrumar a cama logo que levanta é uma tarefa que não abro mão. Mas nunca coloquei na lista do dia, pois para mim é algo já meio que absorvido. Tipo, se eu não arrumar a cama, é porque ainda não acordei oficialmente, sabe? Acho que seguia algumas lições do livro o tempo todo e nem sabia… rs
    Bjks!
    – Mundinho da Hanna

  10. Excelente dica Erika ! É uma das coisas mais faladas por pessoas bem sucedidas é esse ritual do inicio da manhã, cama feita, dia organizado. Parece que quanto mais qualidade iniciamos nosso dia mais ele vai ser rico!

  11. Oioi!

    Confesso que nunca liguei muito para arrumar a cama. Nunca foi algo que minha mãe me cobrou, até porque sempre fiz muitas coisas na cama – ler, estudar, desenhar, ver séries -, então me parecia desperdício cobrir. No entanto, há alguns dias experimentei começar e notei que, como o autor coloca, isso dá uma sensação de ter riscado a primeira tarefa, então, por pior que seja o dia, ele não foi tão perdido assim.

    Adorei as partes que você pontuou do livro. Vou procurá-lo. Abs!

  12. Obrigado pela dica confesso que não é o meu género de livros mas este toda a gente devia de ler é muito importante por vezes são estes gestos por muito que pequenos fazem a diferença no nosso dia a dia 🙂

  13. Olá! Por anos eu venho subestimando livros de auto-ajuda, mas sabe que nessa pandemia me deu vontade de ler um ou outro? rs
    Gostei desse livro, acho a dica de arrumar a cama muito boa, principalmente um incentivo para lutar contra a procrastinação!
    bjos, Lucy

  14. Oi Érika, sua linda.
    Eu não sou o público alvo desse livro, confesso que prefiro os de ficção. Mas acho qualquer ajuda válida. E é um assunto legal para conversamos em uma roda de amigos. Sempre achei que pequenos afazeres como esse de arrumar a cama são válidos para nos deixar bem no dia-a-dia.
    bjs, cila.

  15. Adorei a indicação da leitura, eu confesso que tenho um pouco de preguiça para executar as pequenas tarefas, mas, é de extrema importância mesmo.
    Beijos, Giovanna.

  16. OIee minha linda! Eu adoro livros do gênero. Tenho diversos aqui para ler. Realmente eu também vejo valor e importância na conclusão de pequenas tarefas. Gosto de tudo organizadinho.
    Beijos, Paloma Viricio

  17. Oi! Eu adorei a sugestão de livro 😀 gosto de livros que nos trazem reflexões e aprendizados.. Já quero ler.

  18. É um livro bastante interessante, arrumar a cama é também a minha a primeira tarefa do dia, e é uma tarefa importante, pra começar o dia bem, gostei muito de conhecer o livro, é um livro bastante enriquecedor, com lições essenciais para a nossa vida, Erika bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *