Nova Veneza

Nova Veneza um pedacinho da Itália em Santa Catarina

Oi gente, tudo bem? Um pouquinho sumida daqui por motivos de… estou de férias! Quem acompanha o blog a mais tempo sabe que amamos viajar. Um dos lugares escolhidos esse ano foi Nova Veneza, uma cidade muito simpática colonizada por italianos.

É muito bom se desligar, descansar e recuperar as energias para mais um ano concordam? Pegar a estrada, ouvir música, desacelerar e colocar as ideias em ordem. O que dizer de aproveitar a paisagem e fotografar cada cantinho lindo? Nova Veneza é uma cidade que vale a pena!

O jeito italiano de ser

Quando estudei num convento em Curitiba para ser freira conheci muitas meninas que eram descendentes de italianos. O jeito alegre de conversar, a inspiração para cozinhar e nos fazer experimentar pratos deliciosos. Assim são os italianos.

Assim como, em São Paulo, tem o Bairro da Liberdade, região japonesa da cidade, em Curitiba tem o Bairro Santa Felicidade, conhecido pela cultura italiana. Se você nunca foi à Curitiba coloque no seu próximo roteiro.

Voltando à Veneza. Eu e meu namorado temos uma tradição: quando conhecemos um lugar pela primeira vez somos bem turistas. Ou seja, fazemos uma lista com todos os pontos turísticos daquele lugar. Da segunda vez em diante buscamos coisas diferentes e indicações dos moradores. Já conhecemos lugares incríveis seguindo essa dica.

Nossa primeira vez em Nova Veneza

Como foi nossa primeira vez em Veneza estava ansiosa para ver de perto a Gôndola Veneziana. Se você já viu alguma foto pela internet também teria curiosidade para ir até lá. Chegamos cedinho em Nova Veneza (sete da manhã se não me engano). O céu azul, sem nenhuma nuvem. Os pássaros ainda estavam despertando. Foi uma boa primeira impressão. Aroma de uma manhã de verão.

A beleza da cidade tem início no pórtico. Não sei vocês, mas eu amo saber como é a entrada de cada cidade. Tanto a que diz “bem-vindo”, quanto a que diz “volte sempre”. Algumas cidades são mais fotogênicas e possuem pórticos diferentes. Não é o máximo?!? Gramado é uma dessas cidades.

Quando nos aproximamos de Nova Veneza já vemos próximo ao pórtico Pierrot e Colombina, dando as boas-vindas aos visitantes. A entrada da cidade é uma das mais bonitas que já vi. Tem inclusive um caldeirão que me fez pensar em bruxas, castelos, reis e rainhas. Bem ao estilo Os melhores contos de Grimm. Incrível não?

Quem são Pierrot e Colombina

São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século 16. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. (Revista Super Interessante)

Sempre ouvi falar sobre a Gôndola Veneziana e morria de vontade conhecê-la de perto. Fui surpreendida! O lugar é muito mais bonito do que imaginei. E para ajudar o céu estava daquele jeito… um azul simplesmente perfeito.

A Gôndola fica numa área muito simpática próximo a prefeitura. Logo em frente tem uma rua de comércio com várias portinhas onde funcionam restaurantes, venda de produtos coloniais e uma lojinha de souvenirs. Foi lá que encontrei ímãs de geladeira da Colombina e da Gôndola que representam a cidade.

A simpatia dos moradores

O rapaz dessa loja foi muito simpático e atencioso. Além de nos mostrar alguns folders, explicou como funcionam as apresentações nos finais de semana. Diversos artistas caracterizados como personagens do carnaval italiano passeiam pelas ruas da cidade cantando, dançando e mostrando um pouco da cultura daquele país.

Guardei todas as dicas para uma próxima viagem. Porque vocês sabem… não dá para fazer tudo numa só concordam? (risos)

Fizemos um passeio pelo centro a pé. Visitamos o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, a Paróquia São Marcos, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, a Gôndola Veneziana e a Ponte dos Namorados. Depois de carro fomos ver outros lugares mais distantes.

Conhecendo a Bodega do Zeca

Um lugar que queria muito visitar é a Casa de Pedra, porém estava fechado e só abre aos finais de semana. Mas consegui fotografar mesmo a distância. Também conhecemos a Bodega do Zeca (@bodegadozeca). Vocês não têm noção do quanto o restaurante é charmoso. Muito fotogênico. Confesso que num primeiro momento pensei que era uma casa comum, até que a proprietária me convidou para entrar e me contou tudo sobre o lugar. Um projeto dela e do irmão que é Chef.

O restaurante tem várias opções de pratos, de terça a sábado à noite a lá carte e pratos do dia. Aos domingos no almoço tem rodízio de massas e espeto corrido. Eu AMO nhoque, ravioli, lasanha, tem risoto também. Então precisa reservar vários dias da viagem para ficar em Nova Veneza e experimentar pizzas, peixes, massas, e toda a culinária italiana. Se dependesse de mim viveria viajando haha

Outra coisa que amei na cidade foi as ruas de pedras lascadas me lembrou bastante o centro histórico de Paranaguá. Outra cidade do Paraná que visitei e fiz diversos passeios a pé. Meu namorado gosta de passear no conforto do carro já eu amo andar por ruazinhas simpáticas e fotografar cada cantinho. Quem também é assim?

Nova Veneza é uma cidade encantadora. Amamos nossa primeira impressão. Um dos cantinhos que gostaria de fotografar novamente é a Ponte dos Namorados. Tem um muro com cadeados que lembra o de Paris, e também um balanço que rende fotos lindíssimas. Quando vier à Santa Catarina reserve alguns dias para visitar esse cantinho italiano.

Agora me conta você também gosta de viajar? Que lugar se tornou inesquecível? Conhece Nova Veneza ou já passou por Santa Catarina?

Beijos, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

9 Comentários

  1. Que lugar lindo! A Itália inspira muito né, aqui no RJ na serra tem espaços assim também, mas nem se compara com essa cidade Nova Veneza, que linda! Também estou de férias e viajei pelo Rio mesmo na região dos lagos 😉

  2. Já visitei SC e amei apesar de que choveu o tempo todo e o passeio meio que atrapalhou um pouco. Mas esse lugar eu não conhecia, que imagens lindas, da próxima vez quero conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *