São Chico

8 lugares para conhecer em São Francisco de Paula

Oi gente, tudo bem? No início de fevereiro fizemos uma viagem pelo interior de Santa Catarina e serra gaúcha. Amamos conhecer São Francisco de Paula, um lugar pitoresco que abriga pessoas simpáticas e mantém viva a cultura campeira do Rio Grande do Sul. Essa é uma das cidades que fizeram parte do nosso roteiro com destino a Gramado.

Nas viagens anteriores sempre passamos por fora de São Francisco de Paula, mas dessa vez quando pesquisei pontos turísticos descobri o Lago São Bernardo. Quem me acompanha a mais tempo sabe o quanto A-M-A-M-O-S lagos, então nem pensamos duas vezes para colocar na nossa lista.

São Francisco de Paula é uma cidade pequena, com cerca de 20.000 habitantes. Num primeiro momento me fez lembrar de Porecatu (no Paraná). É possível conhecer vários lugares a pé. Então se você gosta de caminhar como eu vai se divertir um pouquinho.

Conhecendo o Lago São Bernardo

Chegamos na cidade já era noite, mesmo assim meu namorado quis ir ao lago antes de deixar nossas coisas no hotel. Confesso que não imaginei que fosse tão grande. Sim, é maior do que o Lago Negro. Precisa ter bastante disposição para dar uma volta completa em torno dele.

O que mais chamou nossa atenção foi ter uma ilha no meio do lago. E lá ficam diversos patos. Eles saem de tempos em tempos para a margem do lago para comer farelos de pão e milho que as pessoas jogam enquanto estão correndo ou passeando com a família.

Por falar em família, nossa primeira impressão da cidade foi muito boa justamente por isso. Quando chegamos no Lago São Bernardo tinha várias famílias reunidas conversando, outras caminhando, bem como cidade pequena que todos se conhecem, sabe? Foi uma sensação tão boa que meu namorado e eu ficamos bastante tempo sentados só ouvindo os bichinhos andando perto de nós.

Meu encanto por lagos começou em Londrina, quando conheci o Lago Igapó. Depois vieram a Lagoa do Violão (Torres-RS), Lago Negro (Gramado-RS), Parque do Lago (Canela-RS), Parque Barigui (Curitiba-PR), e Lagoa Itatiaia (Campo Grande-MS). Nossa lista cresceu bastante 🙂

Onde se hospedar em São Francisco de Paula?

Começou a escurecer então fomos buscar um hotel. Eu já tinha visto algumas opções na internet, mas como sempre deixei para fazer as reservas de última hora (risos). Uma vez, em Gramado, fiz a mesma coisa e ficamos sem hotel, acreditam? Todos os hotéis da cidade estavam lotados, e dois que sempre ficamos hospedados não tinham mais vagas. Resultado: pagamos mais caro! Mas essa história fica para um outro post…

Pesquisamos pelo GPS e encontramos a Pousada São Chico Ecovillage. Em todos esses anos viajando já tivemos diversas experiências, mas esse lugar nos surpreendeu. Primeiro pela quantidade de natureza. Parece distante de tudo, mas é próximo ao centro da cidade. É tão silencioso, que às vezes pensávamos que só nós estávamos hospedados (risos).

A pousada tem várias modalidades. Cabanas. Quartos com vista para a piscina. Quartos com vista para o jardim. Foi esse último que escolhemos. A cama é bem espaçosa e macia. Tem frigobar. TV. E uma varanda para o jardim quando saímos do quarto. Sério! Dá vontade de se hospedar a semana inteira.

Eles servem café da manhã somente aos finais de semana, mas pelas fotos que vimos no site é tudo uma delícia. Já queremos nos hospedar novamente por mais tempo. As janelas do quarto têm aquela parte de maneira que podemos fechar e deixar tudo escuro. É muito aconchegante e tranquilo para dormir.

Quando acordamos no dia seguinte, só ouvíamos os pássaros. Passeamos pelo jardim, fizemos meditação, tiramos algumas fotos. Tudo isso antes das 8:00 da manhã. Depois fomos para o centro da cidade procurar um lugar simpático para tomar café da manhã.

Onde comer em São Chico?

Como já disse em posts anteriores, sempre que viajamos procuramos lugares diferentes para comer. Meu namorado adora pubs. Não pela música, mas pela comida haha Quando conhecemos o Le Spot em Gramado foi amor à primeira vista. É um pub pequeno no centro da cidade, mas a comida é uma delícia. O atendimento também é muito bom. Os atendentes são bem simpáticos.

Voltando a São Francisco… procurando pela internet vimos o Doce Café pela fachada já gostamos. Vocês vão entender pelas fotos. A cafeteria fica na avenida central e chama atenção pela Torre Eiffel gigante. Além dos deliciosos bolos, salgados, e café, eles ainda têm produtos coloniais como doce de leite, geléia de morango, café torrado e azeite com aromas diferentes.

Quando chegamos uma cliente estava sentada numa das mesas lendo um livro, me senti naquelas ruazinhas de Paris, como a Lou em “Como eu era antes de você”. As mesas tinham vasos de flores e poltronas com almofadas. Tem dúvida de que minha vontade era passar a tarde inteira lendo um livro ali naquele cantinho? Um dos cafés mais simpáticos que já conheci. O atendimento também é muito bom!

Café da manhã na cafeteria “Doce Café”

Petiscaria nossa casa

Depois de passear o dia inteiro fomos procurar um lugar para jantar. Outra coisa que meu namorado adora é a torre de chopp, então como estávamos de férias quis acompanhá-lo. Eu não bebo com frequência, mas gosto de vinho. Em alguns dos lugares que visitamos tinha chopp de vinho, é muito bom já experimentaram?

Foi procurando um lugar assim que chegamos à Petiscaria Nossa Casa. O lugar nos encantou pela fachada. Parece uma casa comum, mas é decorada de um jeitinho tão agradável que é impossível você não se sentir à vontade. Pedimos uma tábua de frios. Teve entrada. Conversamos bastante antes do nosso pedido chegar. No meio do jantar chegou um grupo de amigos e sentou ao lado da nossa mesa e já fez amizade com a gente (creio que perceberam que éramos turistas haha).

Ficamos na área externa porque estava mais fresquinho, no entanto, o interior é muito bem decorado, um charme. Vale a pena ir outras vezes e ficar lá dentro, ainda mais nos dias mais frios em que podemos pedir uma sopa. Vocês gostam de sopa, caldos, no inverno?

Que lugar não pode faltar na listinha?

Por último e talvez o mais importante, a Miragem. Uma livraria com 5 andares que rende uma visita ao passado de São Francisco de Paula, quando a cidade era bem pequena e não tinha as preocupações da vida moderna. Num tempo em que as pessoas sentavam nas calçadas, tomavam chimarrão e “proseavam” a noite toda.

Inclusive esse é um dos comentários da autora de Miragem, livro que anos depois inspirou o nome da livraria, como a própria autora me contou. O que achei o máximo, porque amo conhecer a história por trás dos lugares.

Além dos lançamentos que acompanhamos pelas redes sociais, é possível viajar ao passado da literatura francesa, por exemplo. Há edições antigas em exposição, mas não podemos pegá-las, creio que seja para conservação.

O que mais me chamou atenção foi a exposição de quadros. A proprietária conseguiu reunir tanta cultura num mesmo ambiente que é admirável. Livros, jornais, revistas, fotografias. Valorizar os artistas locais, a história da cidade, e as pessoas que de alguma forma contribuíram para São Francisco de Paula se tornar o que é hoje. Uma experiência sem igual.

Miragem Livraria

Na nossa lista de pontos turísticos tínhamos colocado o Museu do automóvel, arte e História, mas descobrimos que não existe mais (uma pena). Então partimos para os lugares radicais haha

Depois de todo esse passeio cultural meu namorado pensou em fazer trilha (haja disposição). Nós já fizemos algumas em Bombinhas, Gramado, Canela, Londrina, Derrubadas, e sempre conseguimos terminar o trajeto (risos). Exaustos, com calor, sede, mas sempre fomos até o final.

Então, dessa vez fomos em busca de cachoeiras. O GPS mostrava 2 km, mas parece que andamos uns 10 por causa do chão de terra. Indo para o interior tem o caminho das cachoeiras, onde encontramos três lugares: Parque 8 Cachoeiras, Reserva Ecológica Terra do Sempre, e uma última que esqueci o nome (essa era realmente 10 km do centro da cidade). As duas primeiras o ingresso é R$ 30,00 por pessoa. Já a última é R$ 20,00, podendo ficar o dia inteiro.

A arquitetura da cidade

Não ficamos nesse último porque era muito longe e talvez anoitecesse antes da gente voltar. Detalhe: não tem sinal de celular, então se perder não é opção haha Descobrimos que o melhor é ir bem cedinho e ficar até umas 16h, aí é tranquilo pra voltar. Não pelo meu namorado, mas por mim, porque não gosto muito de estar no meio da floresta de noite. Alguém mais pensa assim?

Também visitamos algumas igrejas. Amo perceber como a arquitetura muda de uma construção para outra. Minha família é católica, a do meu namorado é adventista, mas sempre visitamos outras igrejas. Ele também gosta do trabalho arquitetônico. É como na literatura, tem influência direta do que estamos vivendo como sociedade. Quem lembra quando estudávamos o Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Modernismo, etc.? Durante um tempo fui fascinada pelo universo Barroco. Até lembrei do meu ex-professor Nelson. Aprendi a gostar ainda mais de literatura.

Para terminar o passeio visitamos alguns pontos turísticos a céu aberto como o Pórtico, o Monumento aos tropeiros, o Relógio (igual ao de Gramado), e a Cuia. É um passeio e tanto. Uma cidade simpática que vale a pena estar no roteiro.

Agora me diz, ficou com vontade de fazer as malas e conhecer São Francisco de Paula? Recém chegamos de viagem e já estamos pensando em voltar. Amo arrumar as malas. Qual lugar da lista você mais gostou? Antes de ir deixe seu comentário 🙂

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

17 Comentários

  1. Eu amo lagos, amo caminhar aos arredores. Já comecei amando seu post por causa disso! Ótimas dicas de hospedagem e café da manhã. Eu sou apaixonado por cafeterias. Agora, certamente, o lugar que eu mais adoraria conhecer seria essa livraria. Mais do que cafeterias, livrarias são meus lugares favoritos de visitar (junto com teatros).
    A arquitetura da cidade também é muito linda. Seu post deixou demais com vontade de conhecer!

  2. Aaah que cidade linda. Qjeria muito poder visitar. Fiquei bajando nas fotos da biblioteca,. Mas confesso qje essa posada e os locais pra comer.me deixaram mto empolgada
    Quem sabe um dia eu consiga visitar essa cidade..
    Sopa eu como mesmo quando não é inverno jajajaj
    Tschuss

  3. Que lugar lindo e apaixonante!! Este lago é um local bem romantico mesmo. Amei as suas fotografias e os chalés
    Doce café ja parece um bom point para viagem romantica.

  4. Oi Erika, tudo bem? Primeiro, que fofo que ficou seu cantinho novo. Achei muito charmoso S2
    Com relação à viagem, essa cidade é mesmo um sonho. Nem preciso dizer que me apaixonei pela biblioteca de 5 andares, haha. Deve ser mesmo uma volta no tempo. E eu compartilho da sua paixão por lagos, e da sua lista eu conheço apenas o Lago Negro, que realmente é muito lindo. A cidade onde vocês ficaram parece uma casinha de boneca, é mesmo muito linda. E, sinceramente, eu seria igual seu namorado e ia querer explorar tudo que pudesse! haha
    Bjks!

  5. Que fotos lindas, e que lugarzinho aconchegante. Eu quero muito conhecer melhor RS. Agora que voltei pro Sul, essa empreitada fica mais fácil. Preciso só esperar o baby dar uma crescidinha… Viajar com 3 filhos é osso! hahahaa
    Mas, adoro sempre acompanhar suas dicas de viagens, os pontos turísticos, o que fazer… tudo! Seus passeios são sempre muito organizados e deixa a gente com muita vontade de estar ali também.
    Abração

  6. Sou gaúcha mais ainda não conheço são Francisco de Paula , amei as dicas , assim que der vou conhecer esse encanto no Rio grande do sul.

  7. Olá Érika!
    Que delícia de passeio deve ter sido!! As fotos ficaram lindas e me deixaram com vontade de conhecer essa cidade que parece um paraíso. E que pousada mais encantadora!!
    Bjs!

  8. Parece um lugar tão acolhedor, família, típico de interior mesmo 😍 quero muito conhecer! Obrigada por compartilhar mais sobre lá 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *