Os melhores filmes dos anos 80

Oi gente, como vocês estão? Espero que bem. Essa semana por aqui o sol deu lugar a dias bem frios. Tive até que comprar outro cobertor acreditam? Então, vamos aproveitar o final de semana para ficar debaixo das cobertas vendo alguns filmes? Se for dos anos 80 melhor ainda concordam? 🙂

Quem acompanha o blog a algum tempo ou stories lá no instagram @corujageek sabe que sou fã das produções dos anos 80. Isso inclui fotografia analógica, séries, músicas e claro filmes. É quase impossível alguém me pedir dica de filme e não ter algum antigo na lista.

ferris bueller's day off

Um dos diretores que sou mais fã é sem dúvidas John Hughes. Você pode não conhecê-lo por nome mas com certeza já assistiu vários filmes dele. Um dos mais conhecidos? Esqueceram de mim. Isso mesmo. Outro que gosto muito é A malandrinha. Além desses, outros muitos fizeram sucesso como Mulher nota 1000, A garota de rosa shocking, Dennis o pimentinha, Alguém muito especial, Beethoven (um dos favoritos da minha mãe), 101 dálmatas, Encontro de amor (Jennifer Lopes) e Milagre na rua 34.

Outro diretor que admiro é Robert Zemeckis. Também conhecido por diversos sucessos de bilheteria dos anos 80. Entre eles Forrest Gump, Náufrago, De volta para o futuro, A casa de cêra e A casa monstro (conhecem esse?), O expresso polar, Os fantasmas de Scrooge (aquele conto de Natal) e Navio fantasma. Com tantas produções inesquecíveis fica difícil escolher somente alguns para indicar mas tentarei no decorrer do post. Se ainda não assistiram façam uma lista com as dicas de hoje.

Os goonies (1985)

Sempre que lembro dos anos 80 esse filme me vem à mente. Ele é incrível. Fala sobre aventura, amizade, mapa do tesouro e ainda traz Cyndi Lauper na trilha sonora. Tem como ser melhor? Sim. No ano passado descobri que a Darkside lançou o livro. Mesmo sendo de 2013 vale a pena pesquisar mais sobre esses garotos que irão em busca do tesouro do pirata Willy Caolho.

Os Goonies
Curtindo a vida adoidado (1986)

Esse sem dúvida é um clássico. Quem nunca quis matar aula? Quem nunca quis se divertir com os amigos num dia de sol? As poucas vezes que matei aula no colegial ficava na biblioteca lendo (risos). Aproveitava o tempo para ler aqueles livros que não podiam ser levados para casa. No colégio de vocês também era assim? Outro aspecto que gosto é a trilha sonora. The Beatles ao fundo com Twist and shout faz qualquer um dançar no meio da sala.

Curtindo a vida adoidado
A história sem fim (1984)

Esse é um dos meus queridinhos. Motivo? Já imaginou começar a ler um livro e de repente fazer parte da história? Já pensou ser personagem das histórias que tanto gosta? É isso que acontece quando Bastian encontra um livro “diferente” e conhece a história de Fantasia. Um lugar que precisa ser salvo da escuridão. Somente um humano poderá ajudar Atreyu e a Imperatriz. A trilha sonora merece destaque pela música Never Ending Story (Limahl) 🙂

A história sem fim
Dirty Dancing (1987)

Se você gostou da Jennifer Grey (irmã de Ferris Bueller) em Curtindo a vida adoidado vai adorar revê-la nesse outro clássico dos anos 80. Que traz no elenco ninguém menos que Patrick Swayze (Ghost). Baby vai passar as férias de verão num resort com seus pais e lá conhece Johnny um lindo e charmoso professor de dança. A história traz os temas julgar sem conhecer, preconceito social, e como podemos fazer diferença em qualquer ambiente. A melhor música? I’ve had the time of my life (Bill Medley). PS: quando fiz ginástica rítmica dançamos essa música. Mais um motivo para ser inesquecível.

Dirty Dancing
Flashdance (1983)

Se você assim como eu gosta de histórias inspiradoras precisa conhecer Alex Owens (Jennifer Beals). Ela trabalha numa usina de aço durante o dia e à noite dança num bar. Seu sonho é ser dançarina profissional. Porém quando vai fazer audição percebe que as outras candidatas podem estar melhor preparadas do que ela. Seu chefe e sua mentora a incentivam e mostram o quanto é talentosa. Alex então se dedica noite e dia. Música inesquecível? What a Feeling da Irene Cara.

Flashdance
Em algum lugar do passado (1980)

Quem é fã de Outlander e viagem no tempo? \o/ Bem antes de imaginarmos Jamie e Claire muitos diretores já traziam histórias de arrancar suspiros. Esse filme é uma delas. O que faria se seu grande amor vivesse em outro século? E ainda, aparecesse de maneira misteriosa pedindo que voltasse no tempo? Surreal? Essa é a história de Elise e Richard. Por meio de hipnose ele tentará voltar no tempo e conhecer Elise. Será possível? A fotografia do filme é simplesmente incrível. O elenco traz Christopher Reeve (Richard) primeiro ator que conheci como Super man 🙂

Em algum lugar do passado
Gatinhas e gatões (1984)

Primeira coisa sobre o filme: é do John Hughes. Só por isso já vale a pena. Segunda acredito que a “tradução” poderia ter sido diferente. O original é Sixteen Candles, ou seja, faz referência ao aniversário de Samantha (nossa protagonista). Fora esse detalhe, é aquela comédia romântica que gostamos de assistir na Sessão da tarde. Amores, desilusões, todo aquele drama adolescente que já vivemos. Música marcante? If You Were Here

Gatinhas e Gatões
Namorada de aluguel (1987)

Já quis ser popular no colégio? Esse é o sonho de muitos adolescentes. Quando eu estava no colegial era “nerd“. Participava de recitais, competições de poesia, coral, e até jogos escolares as vezes (já contei aqui que jogava basquete, handebol e vôlei). Sempre bem engajada. Um ano até participei da organização de votos para o grêmio estudantil. Inclusive um dos meus amigos ganhou a eleição. Hoje ele é vereador. Acho que estava no sangue concordam? Já o protagonista da nossa história vai tentar ser popular namorando a menina mais bonita do colégio. Será que isso vai dar certo?

Namorada de aluguel
Quase igual aos outros (1985)

Faz um tempinho que assisti mas continua na lista de favoritos. Terry submete seu artigo para o estágio de verão porém não é aprovada. Tudo indica que foi vítima de machismo. Sua ideia? Se passar por um rapaz e submeter o artigo novamente para provar sua teoria. Porém, ela terá que equilibrar seu namoro com a nova vida. Será que o relacionamento sobrevive? Será que alguém vai descobrir sua verdadeira identidade? Nem preciso dizer que essa troca de papéis será muito divertida e rende boas risadas. Atenção especial para a trilha sonora muito anos 80.

Quase igual aos outros
O clube dos cinco (1985)

Por último mas não menos importante… Quem nunca ouviu falar desse filme? Quando estava no colegial lembro de ter ficado de castigo apenas uma vez. Porém, o “castigo” era ficar na biblioteca. Tem coisa melhor do que ficar a manhã toda lendo? haha Nesse filme além do castigo os alunos terão que escrever uma redação sobre o que pensam de si mesmos. Durante a história percebemos o quanto as pessoas são diferentes mas ao mesmo tempo tão iguais. Será que vale a pena mudar para agradar as pessoas? Atenção especial para a música Don’t you forget about me. Que já apareceu também no filme A mentira (com Emma Stone). Aliás, esse filme faz muitas referências aos anos 80 🙂

O clube dos cinco

A lista de filmes dos anos 80 é infinita. Se quiserem no futuro posso fazer a segunda parte o que acham? Me pediram para fazer também uma lista com os melhores dos anos 90 e 2000. O que acham?

Agora me contem, curtem filmes do gênero? Qual seu preferido? Qual você sempre sugere quando alguém pede indicação? Já assistiu algum dessa lista? Vocês prestam atenção na trilha sonora?

Leia também: 5 filmes de John Hughes que você precisa assistir

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

28 Comments

  1. Avatar
    Luana Souza 08/07/2020 at 02:56

    Dessa lista eu só assisti Curtindo a Vida Adoidado, e é um dos meus filmes favoritos da vida <3 inclusive, escrevemos uma crítica sobre ele na faculdade para a disciplina de psicologia da personalidade II.
    Os outros eu já ouvi falar, mas ainda não tive oportunidade de assistir. De toda forma, eu sigo sendo fã de filme antigo, filme velho, esses que vieram antes dos anos 2000: Labirinto (meu filme favorito da vida), De Volta Para o Futuro, O que terá acontecido a Baby Jane, O Homem que Caiu na Terra… tem muitos <3

  2. Avatar
    Kauan de Morais 07/07/2020 at 13:08

    Oi! Você acredita que eu nunca assisti nenhum desses filmes? Mesmo sabendo da importância que alguns tem para a cultura pop, como Curtindo a Vida Adoidado. Talvez seu post tenha sido o primeiro passo preu corrigir esta falha de carater kkkk

  3. Avatar
    Dayhara Ribeiro Martins 05/07/2020 at 19:22

    Olá! Primeiro preciso elogiar o seu post, acho que ele venceu totalmente na categoria de inovador hahaha. Eu raramente vejo filme então mesmo sendo histórias antigas, me sinto perdida, mas adorei as suas dicas e espero assistir pelo menos uma delas assim que possível.

  4. Avatar
    Ana Caroline Santos 05/07/2020 at 16:45

    Olá, tudo bem? Entendo a questão de comprar um cobertor pois agora vemos que o inverno chegou de vez no país (até que enfim haha). Admito que não sou muito fã de filmes dos anos 80, diferentemente dos filmes dos anos 90, mas isso não quer dizer que não posso me arriscar em alguns títulos não é mesmo?! Amei as dicas e com certeza tentarei ficar de olho em algum. Amei!
    Beijos

  5. Avatar
    Ivi Campos 04/07/2020 at 09:45

    Faltou De Volta Para o Futuro, mas sua lista está maravilhosa e dela eu ainda não assisti De Volta Para o Passado e tenho quase certeza que vou amar!!! Faz uma dessa dos anos 90 também??? Porfaaaaaaaaaaa

  6. Avatar
    Paty 03/07/2020 at 14:10

    Achei que não ia conhecer nenhum pq sou uma pessoa q n assiste filmes, quem diria os antigos hahaha mas conheço Flashdance. Fiquei curiosa para assistir esse primeiro, parece com uma pegada de filmes que eu curto.

  7. Avatar
    Matheus Gouvêa 03/07/2020 at 13:36

    Esses filmes trazem uma nostalgia (e olha que nasci em 2001). Toda a fotografia vintage é simplesmente tocante e todo mundo que ama fotografar também ama esse estilo. Todos os filmes são incríveis mas pra mim nenhum filme consegue vencer 101 dálmatas

  8. Avatar
    Elder Koldney 03/07/2020 at 10:29

    Oi Erika.
    Eu amo esse tipo de post porque acabo ganhando várias indicações de coisas pra ver, principalmente porque sou uma vergonha em filmes mais antigos, porque se eu for fazer um balanço não vi muitos deles. Desses eu só assisti Curtindo a vida Adoidado e Dirty Dancing, inclusive como esquecer a cena icônica ao som de The Time of My Life?
    Já vou anotar todas as suas dicas 😉
    Abraço.

  9. Avatar
    Larissa Dutra 02/07/2020 at 15:57

    Olá, tudo bem? Ah, que bacana essa postagem! Acho que não assisti a nenhum dos filmes citados, o que me fez pensar que preciso urgentemente atualizar minha lista de filmes mais antigos que eu para assistir, hahaha. Adorei o post!

  10. Avatar
    Laura Nolasco 01/07/2020 at 23:01

    Aaah, adoro também!
    Não assisti todos, mas a maioria já e gosto muito de todos.
    É engraçado que dirty dancing e Flashdance me lembram muito tardes de domingo com minha mãe assistindo filmes… ela adora os dois!
    Adorei o post!
    Beijos

  11. Avatar
    Luly Lage 01/07/2020 at 21:50

    Eu amo tantos dos filmes que você só citou no início do post se ficar falando de um por um vou ficar até amanhã comentando… Cada pérola maravilhosa, né? Dá pra passar o dia todo assistindo cada um deles sem cansar.

    Da sua lista… “Oficial”, por assim dizer, meu favorito é Dirty Dancing. AMO a evolução da Baby, e do Johnny também. Acho os dois um casal desses que sempre será marante no cinema. Também adoro Curtindo A Vida Adoidado e quero muuuuito assistir Os Goonies! Acredita que até hoje não vi? Eu sei, um absurdo, hahaha.
    Já Clube do Cinco foi uma grande decepção, porém estamos aqui pra enaltecer, né? Fica aqui então o enaltecimento geral por uma década incrível da cultura pop!

  12. Avatar
    Karina RODRIGUES 29/06/2020 at 12:35

    Eitaaa, que eu adoro um filme dos anos 80, viu! Dos 90 tbm, pra não ser injusta. Mas já vi todos da sua lista e gosto muito. Acho q tive um pouco de influência dos meus pais que são meio viciados nesses filmes tbm. E sobre O Clube dos Cinco, qndo eu li o nome ja comecei a escutar o “Dont you…forget about me” na minha cabeça! Hahahaha

  13. Avatar
    MAISA GONCALVES DE CARVALHO 28/06/2020 at 22:22

    Que delícia de resenha… amei, minha época, né? Nossa, Cristopher Reeve, meu eterno Superman! Tantos filmes que trazem uma doçura, acima de tudo! Senti falta de Labirinto, a magia do tempo – foi quando me apaixonei pelo David Bowie! Amei, nostalgia sem fim!

  14. Avatar
    Yasmine Evaristo 28/06/2020 at 21:37

    Gostei da lista, pois adoro essas produções. Mas tenho que dizer que “Gatinhas e Gatões” é um filme péssimo que envelheceu mal e é daqueles que deveriam ser ignorados. Revi já pouco tempo e ele junta o que há de pior dentre indução ao estupro, assédio sexual e moral e xenofobia contra pessoas amarelas. Fiquei bem triste de rever e perceber que o filme carrega tanto preconceito em si. Uma pena.

  15. Avatar
    Ana Claudia Soriano de Angelo 28/06/2020 at 20:35

    Nossa, nostálgico, porém essencial. Vieram flashes na minha mente. Minha infância e transição para a adolescência! Gosto de Flashdance, dos que citou, Dirty Dancing, mas o que mais amo, de fato, um ícone pra mim, “Curtindo a Vida Adoiado”.

  16. Avatar
    Debora Sapphire 28/06/2020 at 19:33

    Digamos que eu tive uma experiência de viagem e tanto para os anos 80 agora, através desse post incrível! Realmente, eu não reconheci muitos dos diretores pelo nome, porém alguns desses filmes eu reconheci logo de cara. Mas, o único que eu assisti foi A História Sem Fim. Adorava ver, sempre que possível. Bem, eu sou péssima com noções de datas rs’, então não sei se o que vou citar está na ordem cronológica aí dos anos 80, talvez 90. Mas, gosto muito dos filmes de De Volta Para o Futuro e o início de Exterminador do Futuro, com os filmes mais antigos. Eu vejo muito.

  17. Avatar
    Alice Martins 28/06/2020 at 15:21

    Olá Érika,
    Pelo seu post acabei percebendo que vi pouquíssimos filmes da década de 80, acho que o fato de ter nascido no final de 90, quase 2000, contribui para isso. O único que vi foi Dirty Dancing, mas é um filme que tenho um carinho muito especial. Gatinhas e Gatões quero ver desde que foi citado em “Para todos os garotos que já amei”. Vou adorar lista de filmes de 90 e 2000. Já anotei as dicas desses e espero ver em breve. Arrasou no post!

    Beijos!

  18. Avatar
    Leticia Rodrigues 28/06/2020 at 14:17

    Dessa sua lista acho que só três nunca vi ou não me recordo: Gatinhas e Gatões, Quase igual aos outros e Em algum lugar do passado, os outros eu me recordo vagamente ou perfeitamente, tipo Os goonies kkk <3 amoo

  19. Avatar
    Graziela Costa 28/06/2020 at 12:47

    Minha lista <3 Assisti inúmeras vezes esses filmes e senti falta de dois amores meus: Labirinto e Conte Comigo. Amei esse post, faz mais Erika que viagem gostosa você me proporcionou.

  20. Avatar
    Valéria 28/06/2020 at 12:42

    Aaah, eu amo a minha década 😍🖤
    Os Goonies é disparado meu preferido da lista. Nossa, clube dos cinco é maravilhoso. Dirty dancing tbm é ótimo, nas ainda prefiro Flashdance.
    E Conta comigo? Nossa, choro só em lembrar, que filme lindo.
    Por incrível que pareça não assisti ainda A história sem fim kkkkkk mas tenho vontade.
    Adorei a postagem.
    Tschüss 😘

  21. Avatar
    Lilian Farias 28/06/2020 at 09:21

    Eu assisti todos esses filmes e amei todos, o que mais me marcou e ainda assito com frequência pelo seu teor biocêntrico, é Flashdance, a música, poesia e a mensagem se complementam com perfeição de modo a deixar o filme atemporal.

  22. Avatar
    Joyce 28/06/2020 at 07:48

    Nossa que post gostoso de ler, voltei ao passando lendo. Olha, já assisti quase todos citados, lembro que assistia várias vezes, mas o Curtindo a Vida Adoidado, esse filme foi demais. Lembro do final do filme quando ele diz : tá fazendo o que ainda aí? Vai lavar os pratos. É hilário rs,rs. Bjs e bom domingo.

  23. Avatar
    Joana Darc 27/06/2020 at 14:40

    Oi! Que legal 🙂 só filmes maravilhosos, já assisti todos, amo A história sem fim 😍

  24. Avatar
    Emeline Huk 27/06/2020 at 13:20

    Que nostalgia amo todos esses filmes, amei o post, belo trabalho 🙂

  25. Avatar
    Hanna Carolina 27/06/2020 at 12:54

    Ahhhh! Anos 80/90 são os meus favoritos de filmes a la Sessão da Tarde! S2 Como não amar os filmes com trilhas sonoras dançantes e histórias de tirar o fôlego e nos divertir tanto? Eu sou fã da trilogia ‘De volta para o futuro’ e assisto o tempo todo, mesmo já sabendo as falas de cor! kkkkk Com relação à sua lista, eu amo Dirty dance’ e ‘Curtindo a vida adoidado’.
    Bjks!

  26. Avatar
    tania m 26/06/2020 at 20:47

    Nossa cada filme incrível! Quantas recordações. Flashdance é uma delícia, vi inúmeras vezes! Mas os Goonies para mim foi o melhor, sempre, adoro aventura e essa molecada aprontou pra valer. A trilha sonora também era ótima. Eram filmes feitos para entreter mesmo, sem apelos, fantásticos. Amei esse post, li e reli. bjus 🙂

  27. Avatar
    Renata 26/06/2020 at 17:43

    Olha, vou ser super sincera com você, quando eu vou assistir um filme e vejo que é muito antigo acabo tendo um preconceito, que acabei de perceber que é bem besta por sinal, já que parece que o roteiro desses filmes são bem mais interessantes que os de hoje, já coloquei esses na minha listinha pra assistir na quarentena. Fiquei doida para assistir Quase igual aos outros. Valeu pela dica ein!

  28. Avatar
    Luiza teodoro 26/06/2020 at 16:52

    Eu não era nascida mas amo cada um destes filmes …❤️