V Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha apresenta Kiwi

Oi gente, tudo bem com vocês? Primeiro gostaria de agradecer imensamente todos os comentários positivos sobre a mudança do blog no post anterior. Espero continuar trazendo conteúdos legais, interessantes e que vocês acompanhem tudinho ok? Na semana passada aconteceu aqui em Itajaí o V Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha responsável por trazer diversas atrações entre elas a peça Kiwi de Lucianno Maza.

Quando morei em Londrina comecei gostar de peças de teatro, então acompanhava a programação de todos os lugares e sempre que tinha apresentações ia assistir. Não sei vocês mas pra mim o teatro é um lugar tão mágico, algumas peças me fazem imergir na história. Talvez seja pela proximidade com os atores é tão diferente do cinema. Em alguns momentos nos sentimos parte da história. Hoje vou contar um pouquinho como foi assistir Kiwi.Kiwi

O enredo

Na época dos Jogos Olímpicos moradores de um bairro são obrigados a abandonar suas casas pois o local será demolido. Os tios de uma menina de quase 12 anos a abandonam na rua à sua própria sorte. Perdida ela vaga pela cidade até encontrar um grupo de jovens que cuidam uns dos outros como se fosse uma grande família. A história mostra como esses jovens que vivem nas ruas têm sentimentos, como amadurecem precocemente e os perigos que enfrentam no dia a dia.

Os personagens

Um dos detalhes mais curiosos da peça é como os personagens são chamados: Uva, Lichia, Batata, Aipo, Manga, quando entra um novo membro no grupo é batizado com nome de fruta ou legume. Nossa protagonista é batizada como Kiwi. Para garantir proteção os jovens “se casam” uns com os outros e andam em pares. Kiwi então se casa com Lichia.Kiwi

Os atores

Apesar da história possuir vários personagens ela é apresentada pelos atores Rita Batata (Kiwi) e Lucas Lentini (Lichia). Em meio a risos, lágrimas, momentos de medo e companheirismo ambos trazem à tona questões sociais e nos mostram que o assunto é mais atual do que nunca. Mesmo sendo a primeira peça deles que assisti já considero o trabalho incrível. Conforme Kiwi e Lichia narram os acontecimentos, dialogam e trocam experiências nos sentimos parte dessa história.

A crítica

A peça tem 60 minutos mas quando percebi já estava batendo palmas no final. Ela nos faz refletir sobre questões sociais, a política brasileira, a desigualdade de classes, o grande paradoxo entre construções milionárias e o dinheiro que deveria ser usado para melhorar a educação, saúde, transporte e tantos outros projetos que o país precisa. Paralelo a isso tem a prostituição infantil, menores infratores, uso de drogas e abuso de poder.KiwiEm meio a um carrossel de emoções e acontecimentos que mechem com nosso psicológico o final nos surpreende e traz um pouco de esperança em meio a tanto caos.

Kiwi nos faz sair da zona de conforto e refletir sobre nossas ações. O que estamos fazendo para que o país seja um lugar melhor para nossos filhos? O que fazemos quando tem eleições? Quem colocamos no poder? Reclamamos que o dinheiro não é bem investido mas o que fazemos para mudar essa realidade?

A peça Kiwi foi indicada a diversos prêmios

➡ Prêmio Aplauso Brasil Melhor Espetáculo – indicado para Melhor Iluminação / Melhor Trilha Sonora
➡ Prêmio São Paulo Incentivo ao Teatro – Melhor Atriz / indicado Melhor Figurino / Melhor  Espetáculo
➡ Prêmio Cenym de Teatro – pendente – Melhor Montagem / Melhor Atriz / Melhor Texto Adaptado

Kiwi

Esse ano Kiwi completa um ano e para comemorar reestreia em São Paulo a partir de novembro no Teatro Eva Herz. Se você for ou estiver na cidade vale a pena conferir.

Você vai ver… tudo vai ficar bem! (Lichia)

Os pássaros… os pássaros… O sol… o sol! (Kiwi/Lichia)

Direção e tradução: Lucianno Maza
Texto: Daniel Danis
Atores: Rita Batata e Lucas Lentini

Kiwi

Espero que tenham gostado da indicação de hoje. Se quiserem saber mais sobre a peça podem seguir a fan page de Kiwi no facebook. Vocês curtem ir ao tetro? Já conheciam a peça? Deixe seu comentário ele é muito importante pra nós 🙂

Um abraço ,
Érika

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Loading Facebook Comments ...

1 Comment

  1. Michele Lopez 02/11/2017 at 22:45

    Olá,
    Sempre gostei muito de teatro e quando possível estou assistindo às peças que rolam pela região onde moro.
    Ainda não tinha ouvido falar sobre Kiwi, mas achei bem interessante a forma que eles conseguem nos trazer diversas reflexões em âmbitos sociais e políticos de uma forma incrível. E é bom saber que o tempo passou rápido, sinal de que prendeu realmente sua atenção.

Deixe um comentário