9 de fevereiro de 2015

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Como já comentei em vários posts, faço parte do grupo “Blogs que interagem“, entre os temas da blogagem coletiva de fevereiro está “5 Coisas que aprendi com o blog“. Não sei se já falei pra vocês, mas este é o meu terceiro blog, o primeiro não existe mais, o segundo mudei o nome, e agora temos o Quero ser Alice.

Em todo esse tempo escrevendo para o blog aprendi muitas coisas, conheci pessoas incríveis, fiz amizade com algumas blogueiras super fofas e confesso que amadureci bastante em vários sentidos. Como o post é específico, vou compartilhar com vocês o que aprendi nesses três/quatro anos de blogosfera.

IMG_2392, 5 coisas que aprendi com o blog

Fotografia

Fotografo desde que tinha 13 anos quando ganhei minha primeira câmera, porém nunca me preocupei com enquadramento, luz, composição e demais detalhes necessários para uma foto perfeita. No início do blog eu só usava imagens retiradas do google, e muitas vezes de baixa qualidade (sabe quando a imagem fica esticada?), meu namorado vivia “puxando” minha orelha, dizendo que ficava feio e precisava melhorar. Sério, antes eu não sabia o que era uma imagem com alta resolução (numa outra vida passada haha), então usava qualquer uma. Com o tempo comprei uma câmera semi profissional da Fuji e comecei a me arriscar fotografar para o blog, mas ainda sem me preocupar com os detalhes. Visitei muitos blogs, li sobre fotografia e decidi fazer cursos, depois comprei a DSLR que tenho agora, a Canon T3i, com ela as imagens melhoraram mais ainda. Foi uma evolução muito grande, não somente na fotografia, como para o blog também.

Programas de edição

Apesar de estudar Ciência da Computação, eu só entendia de programar, não usava programas como photoshop, fireworks e outros programas de edição que vocês conhecem. Aí, meu namorado começou a me ensinar como “cortar” as imagens e deixá-las na mesma largura do post, foi assim que ele me apresentou o fireworks. Com o tempo percebi que só este programa não supria o blog, então instalei o lightroom no meu notebook, para quem não conhece, com ele é possível alterar contraste, sombra, balanço de branco, realmente melhorar a qualidade da foto. Depois descobri que no photoshop é possível usar configurações já prontas (sabe aqueles efeitos bem legais?), então instalei ele também. Resumindo, hoje uso o fireworks, photoshop, lightroom, e às vezes o corel. Creio que não teria aprendido a usar nenhum deles se não fosse pelo blog.

Resenhas

Acreditem, em uma galáxia distante eu nem sabia o que era resenha de livros haha Desde os tempos do colégio eu lia um livro e fazia resumo para a professora, só isso. Mas, receber livro da editora, ler todinho e depois dar minha opinião, foi somente com o blog. O que mais gosto em resenhas é o fato dela poder ser crítica, no final você pode dar sua opinião e incentivar os leitores a conhecer o livro também. Outro fato de escrever resenhas é a infinidade de opiniões, pois ninguém tem o mesmo ponto de vista que você, isso não é incrível?

Escrever

Desde o colégio sempre fui apaixonada pelas palavras, tanto que minhas notas ficavam entre 9,0 e 10,0. Mas era no colégio, e além da professora ninguém mais lia minhas lições de casa. Quando estava no terceiro ano pensei em escrever um livro e até escrevi umas 30 páginas, mas nunca tive coragem de mostrar pra ninguém (timidez nível máximo). Quando comecei a escrever para o blog não me preocupava com parágrafos, coerência de pensamentos, e interação com os leitores. Isso foi surgindo com o tempo. Percebi que não escrevia somente pra mim, e que tinha pessoas reais lendo do outro lado, sendo assim, comecei a me policiar e evoluir meus textos.

Pesquisa/Análise

Vocês melhor do que ninguém sabem que não podemos acreditar em tudo o que lemos na internet não é mesmo? Antes, eu lia algo e tinha aquilo como verdade absoluta, não pesquisava em outro lugar, não conversava com mais pessoas, simplesmente pegava aquele pensamento e acreditava fielmente. Com o blog percebi que é complicado você agir dessa forma, afinal, qualquer pessoa pode inventar boatos, informações erradas, e assim causar um grande problema. É necessário ler bastante, estudar a opinião das pessoas, pesquisar em sites realmente confiáveis, e só então escrever algo a respeito. Imagina se você escreve um post e vem um leitor e comenta “mas não foi isso o que aconteceu” ou “você precisa saber mais para falar”, seria constrangedor não é mesmo? Por isso, aprendi a ler muito, pesquisar e analisar, e assim tenho posts com mais embasamento.

Bom pessoal, essas foram algumas coisas que aprendi sendo blogueira, e vocês, o que aprenderam? Conta pra gente!

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Flickr  G+

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Aline Callai

    26 de agosto de 2019

    Oi Erika! Obrigada pelas dicas, adorei o post, o meu blog é meio iniciante e adoro ler dicar para melhorá-lo. Também cuido bastante a questão da resolução das fotos e desde criança que também gostava de escrever resenhas. Concordo com você que principalmente temos que gostar e saber escrever. É tão legal ver a evolução dos nossos textos né?
    Beijos

  2. Avatar

    Mônica Souza

    26 de agosto de 2019

    Também aprendi bastante coisa com o blog, principalmente a editar vídeos, o que vai me ajudar muuuito fora do blog também, não é? É um aprendizado constante, cada dia uma coisa nova e por aí vai…
    Beijos

  3. Avatar

    Cilene Alba

    26 de agosto de 2019

    O blog realmente nos ensina muito, escrever, interagir, fotografar, pesquisar, editar, são algumas coisas que eu também estou sempre buscando aprimorar, afinal a cada dia aparecem mais novidades e nós sempre queremos o mostrar o melhor para os leitores. Como meu blog também tem moda e beleza, acabei aprendendo a fazer as unhas, me cuidar mais, arriscar no make, dar um up na autoestima, me conhecer melhor.

  4. Avatar

    Laila Lima

    26 de agosto de 2019

    É muito bom ver a nossa evolução né ?! Gostei muito, parabéns.
    beijos :*

  5. Avatar

    Barbara Vieira

    26 de agosto de 2019

    Oi Erika <3 amo seus posts, sempre contendo coisas incríveis pra gente ler e o melhor, bastante aprendizado também 🙂
    Concordo com vc, com o blog dá pra se ter ideia e querer aprender mais sobre fotografia pq verdade as vezes pegamos fotos do google e quando colocamos no post fica horrível. Eu tento sempre escolher as que ficam legal, mesmo porque nos assuntos do meu blog a maioria fica impossível eu mesma conseguir foto de minha autoria rss
    Resenha, escrita, pesquisa sobre os assuntos acho mega importante. Com o blog aprendi bastante de tudo oq vc citou entre outras coisas boas, entre elas saber respeitar os outros blogueiros e principalmente nossos leitores. Acho isso super importante <3
    Bjo lindona

  6. Avatar

    Aline Callai

    6 de junho de 2016

    Oi Erika! Obrigada pelas dicas, adorei o post, o meu blog é meio iniciante e adoro ler dicar para melhorá-lo. Também cuido bastante a questão da resolução das fotos e desde criança que também gostava de escrever resenhas. Concordo com você que principalmente temos que gostar e saber escrever. É tão legal ver a evolução dos nossos textos né?
    Beijos

  7. Avatar

    Mariana Araújo

    11 de fevereiro de 2015

    Muito legal esse post, bem completo e diz bastante sobre nós blogueiras. Acho que cada uma aprende algo diferente com o blog, mas com certeza esses pontos que você citou são fundamentais. Nunca me imaginei fazendo fotos e escrevendo, muito bacana.

    http://www.maribelezapura.com

  8. Avatar

    Andressa

    11 de fevereiro de 2015

    Adorei o post, o blog realmente nos leva a fazer coisas que nunca imaginamos, comigo foi o mesmo, tanto com fotografia, como edição, estou usando o lightroom agora, e tenho gostado bastante, nunca me imaginei falando sobre moda, e hoje em dia falo e posto looks do dia, são coisas que só fazemos devido a paixão pelo blog.
    lepetitblondie.blogspot.com.br

  9. Avatar

    Luh Barros

    10 de fevereiro de 2015

    Oi Érika tudo bem? Aprendi muito mexer em editores rs e em todas as outras que comentou e ainda é pouco né, porque sempre estamos em busca de aprendizados, tudo que possa nos favorecer, amei seu post.
    Bjs Luh
    http://www.blogsemprebelas.com

  10. Avatar

    Com Mãos de seda Midian Lima

    10 de fevereiro de 2015

    Realmente aprendemos muito com nossos blogs mesmo, ainda me pego com erros esdrúxulos, quando faço um tuor, mas confesso que meu tempo não ajuda muito principalmente no blog de biologia na qual nem tempo de postar tenho, mas vamos levando. Adorei o poster

  11. Avatar

    Olivia Fernando

    10 de fevereiro de 2015

    olha aprende muito, parabens, eu acho super legal quando a gente aprende sempre mais, o conhecimento é uma das unicas coisas que ninguem pode nos tirar, eu tbm aprendi muito com o blog
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

  12. Avatar

    Renata Ap Paula S

    10 de fevereiro de 2015

    Aprendi e estou aprendendo muito com o blog, meu blog já faz parte de mim, quando fico sem postar me sinto que esta faltando algo. gostei muito so post beijos

  13. Avatar

    Juliana Felix

    10 de fevereiro de 2015

    Adorei a forma que você elaborou o post, e realmente com o tempo vamos aprendendo a escrever, editar e etc. Confesso que sou desligada disso, mas de agora em diante vou tentar melhorar. Vou seguir suas dicas.
    Beijos!
    http://www.julianafelix.com

  14. Avatar

    Mônica Manuela Souza

    10 de fevereiro de 2015

    Também aprendi bastante coisa com o blog, principalmente a editar vídeos, o que vai me ajudar muuuito fora do blog também, não é? É um aprendizado constante, cada dia uma coisa nova e por aí vai…
    Beijos
    http://olhameucacheado.com.br

  15. Avatar

    Bruna de Paula

    10 de fevereiro de 2015

    Eu amei o seu post <3 realmente com o blog você aprende muita coisa e faz várias amizades.

    E estou a cada dia evoluindo e é algo que toda blogueira faz, evoluir no post, fotos e etc.

    BlogMake-Lovers| FanPage | Twitter

  16. Avatar

    Andreia Sales

    10 de fevereiro de 2015

    O blog realmente é uma ótima fonte de aprendizado
    A gente aprende a preparar o conteúdo, a planejar, a editar fotos.
    A se preocupar em fazer cada vez mais matérias interessantes.

    Bjks
    http://www.maevaidosa.com

  17. Avatar

    Cilene Alba

    10 de fevereiro de 2015

    O blog realmente nos ensina muito, escrever, interagir, fotografar, pesquisar, editar, são algumas coisas que eu também estou sempre buscando aprimorar, afinal a cada dia aparecem mais novidades e nós sempre queremos o mostrar o melhor para os leitores. Como meu blog também tem moda e beleza, acabei aprendendo a fazer as unhas, me cuidar mais, arriscar no make, dar um up na autoestima, me conhecer melhor.
    http://quadrofeminino.com/

  18. Avatar

    Giovanna Barbieri

    10 de fevereiro de 2015

    Aprendi muita coisa com o blog, mas edição definitivamente não foi uma delas! Sou bem lesada com isso! haha
    Beijos

    Little Bit of Glamour

  19. Avatar

    Laila Lima

    10 de fevereiro de 2015

    É muito bom ver a nossa evolução né ?! Gostei muito, parabéns.
    beijos :*

    lailanm.blogspot.com

  20. Avatar

    Carolina Mello

    10 de fevereiro de 2015

    Oi Erika tudo bom? Ai gostei muito desse post! Eu também aprendi muita coisa com o blog, como a gente não convive com os blogueiros e leitores aprendi a analisar eles, de tanto conviver com alguns blogueiros eu sei até o dia que ele não ta bem pela escrita haha da para saber muito das pessoas atraves do que elas escrevem nas entrelinhas ^^ beijos http://www.carolmello.com

  21. Avatar

    Mikaele Santos

    10 de fevereiro de 2015

    Post perfeito, com o blog aprendemos muitas coisas eu aprendi muito até hoje e creio que tenho muito a aprender ainda, o blog é um grande amigo é aquele que nos ensina, nos ajuda e nos faz crescer.
    O novo Layout é lindo Erika amei!!

  22. Avatar

    Thelma Priscilla Domingues

    10 de fevereiro de 2015

    Aprendi as mesmas coisas coisa s que você também rsrsr
    Acho que a maioria falaria isso
    Foi muito bom ter um blog
    A gente aprende coisas que nunca imaginava em aprender
    bjs

  23. Avatar

    jessica sena

    9 de fevereiro de 2015

    Oie erika, eu também aprendi tudo isso e venho aprendendo mais e mais e tentando aperfeiçoar a cada dia pra sempre fazer o melhor no meu blog lindo *-* rsrs
    beijocas
    jeeh sena

  24. Avatar

    Barbara Vieira

    9 de fevereiro de 2015

    Oi Erika <3 amo seus posts, sempre contendo coisas incríveis pra gente ler e o melhor, bastante aprendizado também 🙂
    Concordo com vc, com o blog dá pra se ter idéia e querer aprender mais sobre fotografia pq verdade as vezes pegamos fotos do google e quando colocamos no post fica horrivel. Eu tento sempre escolher as que ficam legal, mesmo porque nos assuntos do meu blog a maioria fica impossível eu mesma conseguir foto de minha autoria rss
    Resenha, escrita, pesquisa sobre os assuntos acho mega importante. Com o blog aprendi bastante de tudo oq vc citou entre outras coisas boas, entre elas saber respeitar os outros blogueiros e principalmente nossos leitores. Acho isso super importante <3
    Bjo lindona

  25. Avatar

    erikasl24

    9 de fevereiro de 2015

    pois é nós prendemos muito principalmente pesquisar…pra estar por dentro do que falar antes de escrever besteira hehe