5 dicas importantes para escrever boas resenhas

Desde muito tempo as pessoas têm necessidade de expressar suas opiniões, seja por meio da fotografia, desenhos ou escrita. Sempre que vamos conversar com alguém contando um fato ou descrevendo algo, estamos utilizando como princípio as palavras. No mundo dos blogs isso não é diferente, desde blogs literários, geeks, de beleza, todos em algum momento tiveram ou terão que escrever resenha sobre um produto, seja ele livro, série, filme, batom, ou mesmo experiências que tiveram ao conhecer um lugar.

No entanto muitas pessoas sentem uma certa dificuldade em expressar suas ideias, pensam de uma forma, porém no momento de escrever sai completamente diferente, isso é normal, por isso necessita de treino. Nunca seremos perfeitos, mas isso não impede que possamos treinar e melhorar dia a dia. É importante lembrar que precisamos gostar daquilo sobre o qual escrevemos, procurar ter afinidade, não escrever somente porque todos estão. Percebi com o blog que os leitores gostam muito mais quando falo das coisas que gosto de verdade e de forma sincera. Esse é um dos motivos pelo qual mudei o foco do blog, não me sentia a vontade com outros temas. Sendo assim, a pedido de uma leitora decidi trazer nesse post 5 dicas importantes para escrever boas resenhas, dicas as quais costumo seguir quando escrevo resenhas, vem conferir!

5 dicas importantes para escrever boas resenhas

Você gosta de escrever?

Algumas pessoas já nascem com o dom da escrita, tanto é que muitas delas se tornam brilhantes escritoras, tais como Harlan Coben, J.K. Rowling, Nicholas Sparks, entre outros. Outras no entanto precisam praticar e desenvolver ao longo do tempo. Para escrever bem é preciso ter amor as palavras, gostar de transmitir informações através de pequenos textos, resenhas, ou simples comentários. Acredito que o amor à escrita é semelhante ao amor pela leitura, é algo que precisa ser natural, precisamos encontrar aquilo sobre o qual gostamos de escrever. Eu por exemplo amo escrever sobre viagens, pontos turísticos, sobre sentimentos (apesar de não expor muito aqui no blog), sobre fotografia, sobre livros que li, filmes que assisti, séries que acompanho, acredito também que precisa ser algo que venha de dentro, por isso é importante gostarmos do assunto.

Conhece sobre o que irá escrever?

É fato que nunca iremos conhecer 100% sobre tudo o que queremos escrever, mas tentar conhecer é muito importante, não somente por nós mesmos, mas por aqueles que irão ler nossos textos. Pense da seguinte forma: como irei escrever uma resenha sobre um livro se nem ao menos ter lido? Isso se aplica a um batom, uma base, um loja, etc. É importante escrever sobre coisas que conhecemos, sobre nossas reais experiências e não “copiar” as opiniões que encontramos ao acaso.

Escreva de forma sincera

Na minha opinião esse é um dos passos mais importantes. Em vários grupos que participo no facebook sempre vejo blogueiras e leitores comentando sobre a falta de “sinceridade” que percebem ao ler uma resenha. Seja porque a blogueira está sendo paga para escrever, ou porque está querendo agradar alguma marca. Se um produto não foi bom o suficiente, ou não te agradou, não é justo com os leitores dizer que amou não é mesmo? Se a experiência foi negativa e você não quer comentar sobre, talvez seja melhor não escrever sobre e tentar experimentar outro produto da marca, quem sabe seja melhor numa segunda experiência.

Criatividade e pontos importantes

Outra questão que vejo é que muitas pessoas falam somente o “óbvio” sobre algum produto, porém para conquistar novos e mais leitores é preciso desenvolver mais a criatividade, escrevendo de forma criativa, abordando informações importantes e que os leitores realmente queiram saber. Escrever de maneira simples, de forma clara, porém de maneira a informar bem os leitores. O que mais te chamou a atenção no livro? Ou no filme? Ou num lugar que você visitou? Passe esse sentimento para o papel, para que assim as pessoas possam sentir de verdade como foi sua experiência.

Revisão

Muitas vezes ao escrever um texto reviso cerca de três vezes e mesmo assim corro o risco de encontrar algum pequeno erro, seja de concordância, de português, ou esquecimento de alguma palavra. Por isso a revisão também é um dos pontos mais importantes a serem verificados quando se trata de resenhas. Qualquer frase ou palavra fora do contexto pode confundir os leitores e fazê-los compreender de forma diferente ou não compreender o que tentamos explicar. Sempre que termino um texto leio em voz alta, isso me faz perceber a sequência das frases e se está fazendo sentido. Além disso sempre peço para alguém ler, isso é importante porque uma pessoa de “fora” não tem os mesmos vícios de escrita que nós, então é mais fácil encontrar erros.

♥ ♥ ♥

Essas são algumas das dicas que costumo seguir para fazer resenhas aqui para o blog. Nunca tinha pensado em fazer um post sobre isso, então agradeço imensamente a participação da leitora Fernanda Marília que sugeriu o tema. Espero que de alguma forma esse post ajude.

E vocês, quais dicas seguem na hora de escrever uma resenha? O que consideram mais importante?

Ótima semana pra vocês!

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Loading Facebook Comments ...

113 Comments

  1. Avatar
    Mariana Fialho 03/08/2016 at 13:32

    Suas dicas são muito boas! Eu sigo todas, embora saiba que sempre dá pra melhorar. Esses dias estava relendo resenhas antigas e vi o quanto eu melhorei em alguns meses. Tudo porque resolvi procurar dicas para aprimorar minha escrita.
    Acho que de tudo o mais importante é a sinceridade. O último livro que recebi da parceria não atendeu minhas expectativas, e a princípio fiquei sem graça de escrever dizendo que não gostei. Mas vi que não podia e nem saberia fazer uma resenha que não fosse sincera. E então fluiu. Escrevi puramente as minhas impressões.
    A revisão também é realmente importante. Eu sempre releio umas duas vezes, além de pedir para a minha irmã ler também. Sempre sai um erro de digitação ou qualquer outro detalhe.

    Beijos! :*

  2. Avatar
    Blog Quero ser Miranda 29/07/2016 at 20:41

    Adorei as dicas, realmente a sinceridade e as revisões antes de postar são muito importantes. Uma pena que eu tenho uma pequea "vergonha" de mostrar o post e pedir pra alguém ler hahahah Espero um dia sair disso. Beijão

    querosermiranda.blogspot.com.br

  3. Avatar
    Beatriz Lopes Gomes 29/06/2016 at 21:23

    E como ajudou Érika, adorei as dicas e vou começar a prestar mais atenção em algumas delas!!! Eu costumo pensar se é de utilidade do leitor…

    Beijos e sucesso,
    http://www.falandoemturismo.com

  4. Avatar
    Natasha Chanoski 29/06/2016 at 13:08

    Essas dicas são perciosas! Principalmente a hora de revisar… sempre encontramos erros e coisas ambiguas.

    XOXO

  5. Avatar
    Larissa Felix 06/06/2016 at 00:59

    Gostei muito das dicas, irá ajudar muita gente.

  6. Avatar
    Carol Peres 09/05/2016 at 13:30

    Ótimas dicas!

    Eu não costumo fazer resenhas no meu blog, mas eu curto a ideia de dar sua opinião sobre algum produto, série ou filme e pretendo fazer mais! Então suas dicas me ajudarão bastante!

    Adorei seu blog! Beijinhos

  7. Avatar
    Ana Paula Silva Crispim 08/05/2016 at 00:28

    Isto ai garota, resenhar não é só querer e sim tem que saber, informar se de produto, valeu pelas dicas. Abraços

  8. Avatar
    Sarah Rayssa 18/04/2016 at 04:14

    Olá linda!

    Amei suas dicas, estão anotadas pra quando eu fizer alguma resenha sobre algo!
    Sobre as dicas, eu fico realmente muito chateada, como você disse, quando a pessoa não é sincera no que escreve, dá pra sentir na escrita, fica muito claro. Sem falar de erros ortográficos e a falta de criatividade, são coisas bem chatas e que não prendem na leitura.

    Adoro o seu blog :33 Super fofo!
    Beijinhos :33
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

  9. Avatar
    Isabelle Felicio 17/04/2016 at 15:04

    Eu realmente não gosto de blogs que mantém uma escrita como uma conversa no celular, não sei, isso me irrita, então acho que conta como uma dica. Mas reler o texto é realmente importante, isso acaba trazendo mais ideias e eliminando algo que não ficou tão legal.

  10. Avatar
    Valéria de França 17/04/2016 at 17:43

    Falou em resenha, falou comigo kkk! Eu vejo muitas resenhas em blogs que é simplesmente a sinopse que tem no livro e eu fico "ué?". Eu escrevo resenhas e eu me dedico muito na leitura, realmente coloco minhas opiniões e sensações… Sempre gostei de escrever e suas dicas realmente são fundamentais para quem quer fazer resenhas reais! Parabéns :*

  11. Avatar
    Laura Nolasco 17/04/2016 at 12:51

    Ótimas dicas! É tão decepcionante ir ler uma resenha e encontrar.. o óbvio!
    Isso quando não é só o que vem escrito na embalagem e tals… decepcionante!
    Beijos,
    http://www.ameninadajanela.com

  12. Avatar
    Alexia Martins 17/04/2016 at 14:52

    Amo escrever textos lá no Blog então muito obrigada por suas dicas, são realmente muito importante para os amantes de textos rsrs ^^
    Bjss <3

    http://www.lekamundi.blogspot.com

  13. Avatar
    Herick Henrique 17/04/2016 at 02:01

    Adoreeeeeei seu post! Já vou sair espalhando por aí!

    http://www.somenteonecessario.com

  14. Avatar
    Deborah Wolfgang 16/04/2016 at 16:30

    Quando cheguei aqui pensei que veria um texto sobre a estrutura que uma resenha deve seguir, mas gostei mais do que encontrei! Essa coisa da falta de sinceridade é triste mesmo. Seria tão bom se as pessoas que fazem isso entendessem que os leitores não são burros, sabe? rs Agora, quanto a reler o texto inúmeras vezes pra ver não tem erro, nisso aí somo iguais! hahaha

  15. Avatar
    Juliana Araújo 16/04/2016 at 16:14

    Ótimas dicas! E só pra realçar, você escreve super bem.
    Eu percebi que a maioria dos Blogs literários ou qualquer outro que faça resenhas de produtos possui donos que sabem escrever bem, porque amam escrever. E claro, pra uma pessoa resenhar algo precisa ter conhecimento do mesmo, como a pessoa faz uma resenha de algo sem ter conhecimento? Não dá pra convencer ninguém, rs.
    Abraços

    http://www.juhlihipy.com

  16. Avatar
    Maria Eduarda Veloso Rosa 16/04/2016 at 14:56

    Adorei o post!Essas dicas irão ajudar e muito!Não gosto quando alguns blogs falam o que é óbvio na resenha,porque queremos saber algo interessante,e nãoa glo que já sabemos.E é muito importante ser sincera,porque se a pessoa não gostou é melhor nem escrever,e tem certas coisas que nem precisam de resenha.Adorei as dicas!Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

  17. Avatar
    Thamyres Gambim 16/04/2016 at 09:10

    Adorei as dicas e acho que o principal é saber sobre o que está escrevendo e ser sincero. Isso é a base para fazer uma boa resenha.

  18. Avatar
    Gesiane Ramos 16/04/2016 at 03:14

    Amei as dicas, costumo revisar bastante meus textos.

  19. Avatar
    Bellymaniacas 15/04/2016 at 22:32

    Dicas valiosissimas, principalmente essa parte de conhecer de fato sobre o que se quer escrever,

  20. Avatar
    Jessica Bottari 15/04/2016 at 20:36

    Adorei as dicas. Como escrevo resenhas, irei aplicar algumas no meu blog. Foi como você disse, nunca seremos perfeitas, mas precisamos melhorar sempre!

  21. Avatar
    Karoline Krahl 15/04/2016 at 17:18

    Dicas muitas boas!! Principalmente em resenhas, onde o blogueiro tem uma parceria com a marca do produto, escrever com sinceridade é fundalmental, não adianta agradar o parceiro e desagradar os leitores.

  22. Avatar
    Kauan Di Morais 25/02/2016 at 23:39

    Oeee! Sempre busquei usar esses quesitos desde que comecei, tento falar o que eu gostaria de ouvir caso fosse eu o interessado no livro,eu o leitor ou espectador. O lance dos erros de grafia realmente complica, às vezes a gente comete uns erros tão bobos numas palavras tão simples sem nem perceber,dá vontade de cometer uns harakiri. Abraço!

  23. Avatar
    Tissiane Balbino 24/02/2016 at 20:18

    Ótimas dicas Érika!!! É sempre muito importante ter conhecimento sobre aquilo que está escrevendo

    Bj
    Tissi

  24. Avatar
    Fernanda Oliveira Vietri 24/02/2016 at 00:22

    Que texto amorzinho! Adorei suas dicas e achei todas elas super válidas. Especialmente a que fala a respeito da sinceridade na hora de escrever uma resenha; não dá pra sair dizendo que amou um livro sem ter amado. Não dá pra tentar fazer resenha para agradar todo mundo. É sempre bom ler um texto sincero <3

  25. Avatar
    Mila Cris VthSotis 22/02/2016 at 11:51

    Oi Érika, obrigada pelas dicas e cada dia precisamos estar mais abertos para novas palavras e novos conceitos de pensamento e é isso que nos torna melhores, ficando sempre abertos para novos aprendizados mesmo que não nos agrade de início sempre devemos dar uma chance para despertar o nosso conhecimento. Forte abraço e obrigada!

  26. Avatar
    Andrea Fundo Falso 21/02/2016 at 21:50

    Olá!!
    Adorei seu blog! Lindo e clean! Da gosto!
    Dicas muito importantes!! É sempre bom seguir um cronograma e saber se expressar bem!

    Bjus

  27. Avatar
    Paulo Souza 21/02/2016 at 15:05

    Olá,
    Como blogueiro tenho que reconhecer que as dicas foram fenomenais.
    Querendo ou não, todos da blogsfera usam estas primicias para escrever uma resenha de qualidade, você está de parabéns.
    Abraços

  28. Avatar
    Monalisa Marques 21/02/2016 at 14:33

    To aqui aplaudindo de pé o seu post! Porque olha, o tanto de resenha ruim que eu vejo por aí… E o tanto de resenha que se confunde com resumo… Nossa, me dá nos nervos! Eu penso "cadê a aula de redação? Não ensinaram o que é uma resenha na escola?" Hahahaha
    Beijo grande!

  29. Avatar
    Mayla Henrique 20/02/2016 at 23:43

    Oie,

    As melhores dicas! Antigamente eu não gostava nem de escrever e nem de ler muito, felizmente isso mudou, mas algo que eu percebi é que eu só consigo escrever quando estou inspirada de alguma forma, nem sempre quando eu termino de ler o livro eu quero falar dele eu sinto que ainda não estou preparada! Eu espero aquelas emoções inicias passarem e a ficha cair, como muitos dizem, aí eu vou lá sento e começo a escrever, e apago coisas, volto a escrever até eu perceber que é aquilo que eu quero falar! Exemplo disse é um filme que eu assisti há mais de um mês e ainda não me vi escrevendo algo sobre ele! Eu tento, mas não sai nada!

    Mayla

  30. Avatar
    Marina Garcia 20/02/2016 at 14:45

    Muito bom o post, adorei as dicas, já que eu as uso seguidamente.
    Sobre a escrita, após o passar do tempo venho optando por ler as vezes algum livro mais teórico para aprender sobre as muitas construções de livros, para entender melhor e poder passar isso para o leitor, claro que se uma maneira mais informal de fácil entendimento, sem enrolação.

  31. Avatar
    Roberta Gouvêa 20/02/2016 at 04:18

    Olá, tudo bem?
    Dicas perfeitas! Quando leio resenhas bem escritas, coesas, onde o escritor se expressou perfeitamente, eu me apaixono! Adoro quando percebo que quem escreveu sabe sobre o que está falando, se está failiarizado com o assunto. O que mais me irrita, no entanto, é quando a pessoa só repete o que já tem na sinopse. Poxa, se eu procuro resenhas é porque já conheço o produto/livro e quero MAIS informaçõe, né?
    Beijos <3

  32. Avatar
    Alessandra Vieira 20/02/2016 at 01:21

    Muito bom seu post, concordo com tudo que você expôs, mesmo que as vezes eu deixo passar algumas coisas pela revisão e só vou notar depois que foi publicado!

  33. Avatar
    Larissa Fernandes 20/02/2016 at 00:12

    Olá tudo bem?
    Super concordei comeu texto, acho que as vezes é muito difícil expor a ideia que temos em nossa mente para o papel, por isto entendo quando vejo algumas resenhas incoerentes.
    Gostei muito das suas dicas!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

  34. Avatar
    Rodrigo Costa 19/02/2016 at 15:29

    Nossa,que post legal! Adorei as dicas. São preciosas tanto para quem tá começando como para quem já escreve. Ótima iniciativa. Parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

  35. Avatar
    Jessica Luise 18/02/2016 at 22:05

    Oi
    Adorei o post! Sempre é bom ler esse tipo de dica pra melhorar a escrita. Tem muitas pessoas por aí precisando ler este post! Gasto um tempão na revisão dos textos mas as vezes ainda me sinto insegura.

    Beijos

    Blog Relicário de Papel

    relicariodepapel.wordpress.com

  36. Avatar
    Sofia Trindade 18/02/2016 at 22:51

    As dicas são boas.
    Sinceridade em resenhas para mim são tudo. Não consigo ler algo ruim e dizer que é bom.
    Uma dica importante: Não contar todo o enredo na resenha. Tem blog que exagera demais e eu nem leio porque conta tudo mesmo.
    bjs, bjs

  37. Avatar
    Nuccia De Cicco 18/02/2016 at 19:49

    Uma postagem extremamente importante! Já vi muitos blogs que fazem resenhas de um parágrafo, com muitos erros de português. E outros que fizeram textos imensos, impecáveis na gramática, mas sem conteúdo algum, totalmente superficiais…! Suas dicas estão ótimas e esta postagem deveria ganhar o mundo!… bjs!

  38. Avatar
    Vanessa Martins 18/02/2016 at 21:44

    Parabéns pelo texto.
    Gosto muito dessas dicas.
    Sempre reviso meus textos antes de publicar!
    Adoro a escrever e o que mais complica é quando tenho bloqueios. hehehe!

  39. Avatar
    Jéssica Melo 18/02/2016 at 18:01

    Olá, adorei suas dicas, sempre reviso meu textos antes de publica-los e tento ser 100% honestas nas minhas resenhas *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

  40. Avatar
    Eu Insisto 18/02/2016 at 18:23

    Fiz um podcast justamente sobre isso, algumas pessoas se perdem ao escrever resenha pq querem falar de coisas que não sabem, entendem ou leram. Adorei o post, é simples e direto ao ponto ^^
    ps: sinceridade acima de tudo <3

  41. Avatar
    Hayanne Deise Lins 18/02/2016 at 16:12

    Amei as dicas!
    Realmente, escrever não é algo que se aprende do dia para a noite, é necessário um bom tempo para aperfeiçoar as técnicas e se sentir mais à vontade com as letras. O post ficou muito bom, agradeço a sua disponibilidade para nos ensinar um pouco do seu talento. 😀

    Bjs
    http://www.sentido–literario.com

  42. Avatar
    leticia 18/02/2016 at 14:30

    Oi, Erika
    Gostei muito das dicas. Conhecer sobre o que vai escrever deve ser essencial, sem dúvidas, e gostar, claro, mais ainda. Os pontos importantes também é bom para se ter um bom texto, sem contar que facilita. Também reviso muito meu texto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  43. Avatar
    Livros a Janela da Imaginação 18/02/2016 at 10:21

    Adorei as dicas, e são valiosas para ter uma boa resenha, eu me preocupo bastante com isso, e as vezes até demoro a resenhar até chegar em uma conclusão convincente e boa! Bjkas

  44. Avatar
    Ensaiando 18/02/2016 at 10:52

    Dicas mais do que bacanas! Muitos autores já nascem com esse dom, mas é legal lembrar que todos precisam treinar muito também. Escrevo por inúmeras razões e ter dicas assim por perto é sempre bom. Parabéns pelo post!

    Carolina Gama

  45. Avatar
    Leitora Voraz 18/02/2016 at 06:56

    Oi Érika, sua linda, tudo bem
    Achei muito generoso da sua parte ajudar as pessoas com suas dicas. Eu não sei falar muito sobre o assunto, pois não sou escritora, mas gostei de uma dica que você falou, sabe, eu acho que para chegar ao ponto de criar um blog, tem que ser sobre um assunto que a pessoa goste, pois não pode ser trabalho, obrigação, tem que ser paixão. A não ser que a pessoa realmente queira ter um blog como algo profissional, o que seria diferente. Gostei da sua postagem, poderia fazer uma coluna sobre dicas variadas, já que gosta de tantas coisas, eu gostaria de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  46. Avatar
    Shairane 18/02/2016 at 00:28

    Ótimas dicas, sempre é muito importante revisar bem o texto antes de postar.
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com

  47. Avatar
    Mariana Siqueira 18/02/2016 at 02:02

    Oi Érika,
    As pessoas me perguntam muito isso, pedem dicas, mas eu não conseguiria formular um texto genial como o seu. Pra mim, escrever simplesmente flui. Quando perguntarem, vou indicar seu blog, com certeza.

    Acho que o principal para qualquer coisa dar certo é gostar do que faz e não fazê-lo por dinheiro ou fama. Existem milhares, milhões de blogs e esse número só aumenta, mas acho que o mais importante tem se perdido.

    Antes, escrevíamos nos blogs diários pessoais e por mais que as coisas mudem, eu continuo pensando dessa forma. É um diário, uma extensão de mim e vou dar o meu melhor para que as pessoas se identifiquem e sintam que estou sendo sincera.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://sobreamorelivros.blogspot.com

  48. Avatar
    João Victor 18/02/2016 at 01:36

    Oi, Erika
    Excelentes dicas.
    Realmente sinceridade é tudo numa resenha. E a revisão, claro. Às vezes leio uns textos por aí que chegam a me dar nervoso de tantos erros que eu encontro. Logicamente não sou nenhum mestre em gramática, mas algumas coisas básicas acho que todos deveriam saber kkk
    Enfim, e tentar trazer uma coisa diferente sempre é bom também. Tenho pensado muito nisso.

    Beijo,
    João Victor – De cabeça para baixo | All POP Stuff

  49. Avatar
    Suzi Gomes 17/02/2016 at 22:48

    Oie Erika, gostei do texto e acho que estou no caminho com as resenhas kkk
    eu procuro por detalhes principalmente em produtos, penso no que eu gostaria de saber se estivesse lendo o post. òtimas dicas, bj

  50. Avatar
    Fernanda Gonçalves 17/02/2016 at 20:51

    Oi!
    Adorei as dicas. Já salvei o link do post aqui nos meus favoritos. Com certeza vou prestar mais atenção nos detalhes quando for escrever outra resenha =D

    Bjs!

  51. Avatar
    Nilda de souza 17/02/2016 at 12:51

    Você destacou pontos importantes. Mas acredito que a boa escrita só vem com a experiência de muitos e muitos textos. Não se engane esses escritores que você listou também têm muito trabalho com seus textos. Até mesmo os gênios da literatura tiveram. Não podemos esperar que uma menina de 12 anos, que tem um blog, escreva tão bem quanto uma pessoa de 40 anos, que passou a vida todo exercitando a escrita. Já que falta a essa menina experiência e conhecimento de mundo.
    É estudar e escrever muito para só assim obter qualidade.

    Beijos!

  52. Avatar
    Maria Valéria 17/02/2016 at 12:31

    achei as dicas válidas porque tem cada texto com erros grotescos que me doem os olhos… ok que eu tbm erro, mas sempre procuro revisar e leio em voz alta tbm, pra ver se não ficou nada confuso…
    e eu tbm detesto ler resenhas que o blogueiro claramente não curtiu o livro, mas por ser de parceria falam o contrário por medo de não agradar…

  53. Avatar
    Andrea Jesus 17/02/2016 at 13:39

    Amei o post erica, temos que escrever sempre com uma escrita e de forma clara que os leitores entenda. bjs

  54. Avatar
    Minda Silva 17/02/2016 at 11:36

    É bem por aí mesmo Erika, e tuas dicas são ótimas, tento sempre colocar meu coração junto com experiência e logicamente a razão quando vou escrever algo, mas não é tão fácil assim … mas como dizem por aí, vivendo e sempre aprendendo … Valeu pelas dicas!

    Bjos
    Minda =D

  55. Avatar
    Thalita Endo 17/02/2016 at 11:28

    Oi Erika, tudo bem?
    Adorei as suas dicas, uma boa resenha é muito importante!! Realmente fazer uma boa resenha não é facil e vou guardar as suas dicas aqui! Obrigada

    Beijos!

  56. Avatar
    Silvana Maria 17/02/2016 at 12:41

    Olá querida sempre que vou escrever algo e tenho duvida procuro internet ela é otima aliada nessas horas, afinal de contas um texto de qualidade cativa muitas pessoas,.

  57. Avatar
    Brenna Damaceno 17/02/2016 at 12:24

    Oi, adorei as dicas, e realmente, a pessoa tem que gostar do que esta escrevendo pra escrever e ter conhecimento no assunto.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

  58. Avatar
    Janaina Tavares 17/02/2016 at 12:11

    Oi!
    Amei seu texto e acredito que tem muita gente precisando de umas dicas sobre como escrever bem, rsrs. Especialmente a parte de revisão, pq errinhos de português não dá, né?
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

  59. Avatar
    Olivia Fernando 17/02/2016 at 11:52

    otimas as dicas
    eu adorei e com certeza vou melhorar as minhas resenhas com suas dicas
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

  60. Avatar
    Aléxia Macêdo 17/02/2016 at 11:48

    Sua dicas são muito válidas!! Realmente é muito dificil isso de tirar as coisas da cabeça e levar pro papel ou computador, rs. Quando olho minhas resenhas de 2013, quando comecei com o blog, nem acredito que é a mesma pessoa escrevendo. E concordo em genero, número e grau com tudo que foi dito. Principalmente sobre o fato de que o treino é o que melhora não só a escrita, mas também a sua facilidade para encontrar as palavaras certas. Adorei!

  61. Avatar
    Tyci Okabayashi 17/02/2016 at 10:33

    Saber escrever é algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo, mas dentre os fatos citados por você, acredito que se tratando de produtos, dicas de livros ou filmes, o que vale mais é a sinceridade do autor do texto em falar sobre. Eu vejo muitos filmes e leio livros por indicações e pelas resenhas que acabo vendo. É claro que enfatizei a sinceridade, pois acho o começo de tudo para uma boa resenha, pois tenho que saber o que vou falar e que pontos eu gostei e que pontos não gostei. Saber escrever e fazer uma revisão no final é preciso, mas saber o que falar é a base né. Bjs

  62. Avatar
    Lana Moreira 17/02/2016 at 03:19

    Adorei as dicas sempre quando escrevo procuro ler em voz alta para me policiar de possiveis erros que possa acontecer, mas além de cuidar disso … ser sincera é fundamental para uma escrita coerente. Beijos

  63. Avatar
    Raquel Cavasini 17/02/2016 at 01:07

    Olá, adorei as dicas…

    Gosto de escrever, mas confesso que as vezes tenho um bloqueio que acaba com meu ânimo 🙁
    Eu nunca li nada que realmente eu tenha odiado…mesmo eu não gostando do tema ou gênero do livro eu procuro avaliar todos os aspectos, com a qualidade da escrita, diagramação, personagens, etc…

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

  64. Avatar
    Suellen Carvalho 17/02/2016 at 00:22

    amei as dicas, sempre procuro saber se estou fazendo tudo da maneira certa, enfim sempre estou atras de dicas, e amei as suas. beijao

  65. Avatar
    Maria Babona Marta Gomis 16/02/2016 at 23:30

    que dicas ótimas!!! principalmente em ser sincera na escrita, acho importantíssimo

  66. Avatar
    Suzzy L Chiu 16/02/2016 at 21:07

    Hello! Tudo bem?

    Boas dicas!
    Eu gosto mais de ler do que escrever, mas ao expor minha opniniao em palavras me faz refletir mais.
    Sinceridade eu acho q sempre em primeiro lugar, no meu blog tem varios livros que li e nao curtir e falei oq me incomodou, so pq nao deu certo pra mim, nao significa que o mundo inteiro vai odiar ne?
    E escrever é treino, eu leio as minhas primeiras resenhas e tenho vontade de chorar, hahhaa
    Bom post!
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI – https://livrosesushi.wordpress.com

  67. Avatar
    Augusto Oliver 16/02/2016 at 23:01

    Muito boa – e instrutiva- essa postagem. As vezes tenho um pouco de dificuldade, acaba que se meu envolvimento com o livro for bom a resenha sai bacana, as coisas fluem na hora de escrever, mas quanto gosto "mais ou menos", ai fica mais dificil de expressar sem parecer ofensivo.

  68. Avatar
    Jeeh Sena 16/02/2016 at 22:47

    ótimas dicas, eu venho melhorando minha escrita no blog, e sempre procuro melhorar a cada dia, sei que ainda falta muito pra mim, mas já dei uma boa melhorada.
    um beijo

  69. Avatar
    Catrine Vieira 16/02/2016 at 20:38

    Oooi, ameeei o post! Arrasou!
    Ótimas dicas, na minha opinião a sinceridade é um dos pontos mais importantes.
    Beijoos!
    http://www.estantemineira.blogspot.com

  70. Avatar
    Thaísa Tavares 16/02/2016 at 22:05

    Ameis suas dicas e concordo com todas, principalmente sobre conhecer aquilo sobre o que você está escrevendo e revisar também, é muito importante.

  71. Avatar
    Jaqueline Fernandes 16/02/2016 at 18:52

    Ótimas dicas, tenho visto cada coisa por aí que é difícil, viu…
    Tomara que muitas veja esse post.

    Bjs

    http://www.jackiesworld.com.br

  72. Avatar
    Ana Paula 16/02/2016 at 17:59

    Menina sabe qual a pergunta principal?
    VOCÊ CONHECE SOBRE O QUE ESTÁ FALANDO?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Vejo cada bobagem escrita, de pessoas que se fazem de PHD..
    É mto engraçado.
    Amei o post!
    bj

  73. Avatar
    Jeane Carneiro 16/02/2016 at 17:23

    Gostei do post e concordo com você.
    Ao longo do tempo tenho aprendido e mudado muita coisa.
    Bjão Erika

  74. Avatar
    Marina Reis 16/02/2016 at 17:14

    Dicas preciosas.
    Eu costumo seguir bem suas dicas principalmente a revisão as vezes até me canso de tanto ler meus textos kkkkkkk.
    também não leio outras resenhas de produtos ou livros que estou cogitando resenhar, acho que ver outras resenhas pode me influenciar de alguma forma então evito.
    Eu amei todas as suas dicas.
    Beijos

  75. Avatar
    Melaine Negreli 16/02/2016 at 18:28

    adorei a postagem,é sempre bom dicas que nos ajuda a crescer,parabens adorei a dica

  76. Avatar
    Célia Lima 16/02/2016 at 18:08

    Para mim o importante na resenha é sempre falar a verdade.
    Principalmente se for sobre produtos de cabelo e maquiagens.
    amei seu post,que ele sirva para as resenhadoras blogsféricas kkkk bjsss

  77. Avatar
    Mulher Virtuosa By Vany 16/02/2016 at 15:56

    Amei as dicas! Todas são importantes, mas para mim , escrever com sinceridade é uma prioridade! Gostar de escrever é um quesito para toda blogueira!

    Blog Mulher Virtuosa By Vany

  78. Avatar
    Camila Bernardini 16/02/2016 at 17:29

    Oi.flor! Adorei seu post e até salvei o linck para ler mais vezes. Também acho fundamental que haja conhecimento naquilo sobre o que vamos falar e em sinceridade também.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

  79. Avatar
    Maria Ulhôa 16/02/2016 at 17:07

    Ótimas dicas, realmente devemos escrever do que dominamos, e do que gostamos, revisar ter cuidado é sempre importante, parabéns pela postagens.

    Beijos
    http://www.mariaulhoa.com

  80. Avatar
    Kamila Villarreal 16/02/2016 at 16:53

    Olá!

    Adorei as dicas! Eu sempre reviso meu texto antes de postar, justamente para evitar ambiguidades no post. Você deveria mostrar essa resenha a algumas blogueiras que acham que escrevem super bem, quando na verdade, fazem textos mais rasos que o Cantareira. Parabéns pelo texto!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

  81. Avatar
    Carolina Leal 16/02/2016 at 14:46

    Adorei as dicas!!! ♥
    Ser sincera nas resenhas é sempre a melhor opção, e outra coisa é sempre falar apenas do que realmente gostar!
    Beijos

  82. Avatar
    Ana Paula Lima Miranda 16/02/2016 at 14:42

    Oiii!

    Eu adooreeei essas dicas!
    Eu acho que tem muitos blogueiros novos que precisam “aprender” e os demais – me incluindo – precisam sempre estar se aprimorando. Ler minhas resenhas antigas e as de hoje, nossa uma diferença enorme!

    Parabéns pelo post!

    Beijinhos

  83. Avatar
    Luana Midorie 16/02/2016 at 13:58

    Adorei as dicas e sim pra ter uma boa escrita é bom praticar e ler bastante mesmo

    Beijos
    http://www.blogluanamidorie.com

  84. Avatar
    Rafael Jose Mourão 16/02/2016 at 15:02

    Ótimas dicas, pois devemos saber um pouco mais para poder fazer um trabalho ainda e cade vez melhor
    Obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

  85. Avatar
    Morgana Brunner 16/02/2016 at 12:36

    Oiii, tudo bem?
    Adorei as dicas que você deu, tenho sérios problemas sobre a revisão, fico lendo milhares de vezes o mesmo texto e acabo me confundindo.
    Beijão

  86. Avatar
    Juliana Felix 16/02/2016 at 14:23

    Gente eu sempre quis fazer resenha de livros, mas sinto que não sei passar o que entendo, e por isso criei o blog para falar de maquiagem, saúde entre outras coisas que tenho mais facilidade de conseguir passar a informação e sei que a pessoa irá entender o que quero passar. Beijos!

  87. Avatar
    Erica Reis 16/02/2016 at 13:18

    Adorei as dicas, vejo tantas resenhas por aí que me deixam irritadas rsrs quando se trata de make não tem foto, quando é de livro a pessoa só copia o que a editora disse…poxa se querem fazer resenha no mínimo não podem ter preguiça de escrever 🙂

  88. Avatar
    Millena Verônica Winchester 16/02/2016 at 12:55

    Pra mim é horrivel quando tem erros por isso sempre reviso ne rsrs
    Rapaz escrever é o que mais faço e quando é resenha de livro tenho que me segurar pra nao dar uma de spoiler

  89. Avatar
    Joanna Amaro 16/02/2016 at 12:05

    Adorei as dicas e já vou usar algumas delas, principalmente a de revisão de texto que confesso não era muito de fazer e estou começando a ampliar isso. Eu conheci a escrita quando passei por um momento ruim da minha vida e escrevia para fugir da realidade e para criticar o real. Nunca tinha visto alguém dar dicas assim e achei bem inovador e bacana, vejo algumas resenhas mal desenvolvidas e as vezes as minhas próprias ficam quando eu falo de um livro que não gostei :3

  90. Avatar
    Mara Souza 16/02/2016 at 11:56

    Dicas maravilhosas, a gente tem que pensar bem analizar udo antes de sair falando e fazendo resenha né.. gostei muito do post,sem duvidas super útil

  91. Avatar
    Books And Carpe Diem 16/02/2016 at 11:30

    Adorei suas dicas, muitas e claro já conhecia, e tento ao máximo seguir ao pé da letra, cada um com o seu tempo de aprender não e mesmo? Espero não só eu mais todos os blogueiros sempre melhorarem dia apos dia, e os escritores também.

    Beijos

  92. Avatar
    Joana D'arc 16/02/2016 at 10:56

    oi!
    Adorei as dicas, são muito importantes 😀 ainda mais para quem escreve. È sempe bom aprender algo.
    bjo

  93. Avatar
    Monique Baptista Bittencourt 16/02/2016 at 10:27

    Que dicas maravilhosas e essenciais, vale o share! <3

  94. Avatar
    Saga Literária 16/02/2016 at 09:13

    Olá,

    gostei muito da sua publicação, as dicas de fato elucidam e ajudam um pouco na hora de escrever as resenhas. Adorei seu blog, visual limpo e organizado. Se possível siga/inscreva no meu blog. http://www.sagaliteraria.com.br

  95. Avatar
    Saga Literária 16/02/2016 at 09:11

    Olá,

    achei muito legal sua publicação, o fato de conhecer sobre o que vai escrever, mesmo levando em consideração que nunca sabemos 100%, é necessário pesquisar e tentar aproximar-se dos 100%. http://www.sagaliteraria.com.br

  96. Avatar
    Ana Carolina Kaiser 16/02/2016 at 03:38

    Érika, adorei as suas dicas para escrever resenhas. Eu estou meio fora de prática, parei por um bom tempo após a faculdade de escrever e ler livros e, com a volta do blog, precisei ver uma forma que me agradasse passar minhas informações. Gosto de falar de forma bem pessoal, como se estivesse falando com uma amiga frente a frente. Me sinto segura. rs. Sobre a revisão, escrevo geralmente com antecedência de uma semana e no dia antes de publicar eu reviso o texto e muitas vezes acabo reescrevendo. rs. As ideias e pensamentos mudam, não é? Parabéns pela postagem. Bjs

  97. Avatar
    hellenmiguel 16/02/2016 at 00:35

    Ótimas dicas. Realmente muitas pessoas tem dificuldades.
    Excelente post.
    Necessaire da Kika
    bjs

  98. Avatar
    Lilian Farias 16/02/2016 at 01:33

    Oi. Curti o texto, conhecer sobre o que vai escrever, você pegou num ponto forte e que eu concordo, não precisamos saber 100%, mas às vezes parece que alguns blogueiros faltaram as auals de literatura do Ensino médio ou têm preguiça de pesquisar e isso é cansativo e tosco para o leitor atento. Suas dicas foram ótimas, onde eu assino? Você disse tudo e com excelência, espero ver mais por aqui, pois é necessário.

  99. Avatar
    Giovanna Barbieri 15/02/2016 at 23:03

    Erika, essas dicas são preciosíssimas!
    Quando falo sobre um produto, procuro testar ele várias vezes antes de dar a minha opinião… Vejo gente recebendo produto em um dia e resenhando no outro, aí não tem como confiar, né!?
    Beijos

    Blog|Canal

  100. Avatar
    Alessandra Ramos 15/02/2016 at 22:13

    Erika, adorei seu post!!!
    Procuro ser bem verdadeira nas resenhas, claro que sem ser grosseira, acho que é essencial. Demoro muito elaborando, e vejo que tem pessoas, blogueiras que ‘embrulham e mandam’, e sinceramente, a credibilidade deste tipo de resenha pra mim cai no ato.
    Agora adorei você ter tocado na questão da Revisão. Leio cada coisa por aí, e fico me perguntando se a pessoa lê o que escreveu, se tem este cuidado…
    Achei suas dicas preciosas, perfeito o post!!!
    Beijos,
    Alê
    http://www.divatododia.com.br

  101. Avatar
    Renata 15/02/2016 at 22:09

    Adorei o post, ótimas dicas! Beijos!

  102. Avatar
    Aline Magalhães 15/02/2016 at 23:39

    Vou te falar que fico chateada com textos cheios de erros. Parece desleixo por parte de quem escreveu.
    Adorei as dicas Érika. Foi muito pertinente.

    Beijinhos

  103. Avatar
    Elisângela Anjos 15/02/2016 at 23:33

    O meu grande erro é nao revisar varias vezes, obrigada pelas dicas.

  104. Avatar
    Quebrei a Regra 15/02/2016 at 21:03

    Érika achei bem legal vou dar esse dicas, são bem legais e úteis.

    Bjus

    Jaque

    http://www.quebreiaregra.com.br

  105. Avatar
    Iara Netto 15/02/2016 at 20:28

    Quando leio uma resenha, procuro ler em vários blogs, pois sempre tem um diferencial e isso que me anima a ler vários blogs, pois temos visões diferentes do mesmo assunto. Não gosto muito de resenhas muito longas, que falam muito, pois acho que se soubermos muito vamos perdendo o interesse, a curiosidade , isso em relação a livros.
    Em relação a produtos, acho que tem que ser o mais bem explicado possível, para passarmos a maior confiança no produto.
    besitos

    http://www.blogmeamarro.com

  106. Avatar
    Luciane Santos 15/02/2016 at 20:15

    oi
    eu super concordo com todas as dicas que vc compartilhou aqui. vejo muitas resenhas por aí que nada tem haver com o tema escolhido e acabo ficando frustrada.

  107. Avatar
    Dulcinéia Do Alex Alex da Dulcinéia 15/02/2016 at 21:59

    Adorei as dicas!
    Eu comecei a escrever resenhas a pouco tempo e como tudo o que faço no meu blog, eu gosto de fazer bem feito porque meus leitores sempre merecem o melhor de mim 🙂
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

  108. Avatar
    Bianca Silva 15/02/2016 at 20:38

    Adorei, é se todo mundo seguisse esses dicas só teriamos resenhas boas e sinceras ♥

  109. Avatar
    Sadhia Hage 15/02/2016 at 19:50

    gostei muito de saber estas dicas querida são muito importantes mesmo
    bjus

  110. Avatar
    Mayara Dias 15/02/2016 at 19:39

    Resenha boa é resenha sincera!
    Adorei as dicas!!
    Beijos,
    http://www.espacomayaradias.blogspot.com.br

  111. Avatar
    Helanaohara 15/02/2016 at 17:33

    Amei suas dicas, gostar de escrever e ser sincero já é um caminho mais que andando para a coisa ir para frente.
    Mas acredito que os blogueiros podem resumir bem menos o conteúdo do livro e explorar mais a opinião. 90% das resenhas que leio é a pessoa contanto a história do livro 🙁 Precisam destacar mais a opinião da obra, o que acharam dos personagem, se a narrativa é boa. Fico confusa sério, já que muitos blogueiros são universitários e não sabem escrever resenhas.
    Embora as minhas sejam simples e práticas sempre exploro o que acho da obra, já que a sinopse é um bom resumo dela.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

  112. Avatar
    Lucimar Da Silva Moreira 15/02/2016 at 18:48

    Érika quando vou esrever algo lá no blog eu quebro a cabeça, pois a gente não pode escrever de qualquer maneira seja sobre qualquer assunto, pois o que você escrever as pessoas vão ler, mas o que gostei mais do post aqui e que é importante, é que a gente tem que escrever com sinceridade, principalmente se for uma resenha de uma parceria a blogueira tem que falar a verdade sobre aquele produto, pois se a blogueira falar mentiras e o leitor adquirir aquele produto e achar ruim aí como é que fica. Clara que cada um tem a opinião pra alguns pode ser que seja bom e pra outros pode ser seja ruim. Gostei das informações aqui do post, beijos.

  113. Avatar
    Thaís Regina 15/02/2016 at 18:11

    Oi Érika,

    Nossa, como eu fico nos nervos quando vejo uma resenha (principalmente produtos de beleza) em que identifico que é pura publicidade e não a real opinião da blogueira ou youtuber ali. Fica um descrédito, sabe? Eu gosto de resenhas, principalmente de livros, que vão além de falar da história. Falem do autor, alguma curiosidade, etc.

    Beijos!
    http://www.janeladesorrisos.com

Deixe um comentário