5 Things – Favoritos de Janeiro
Oi gente, tudo bem? Após um longo, longo inverno sentei em frente ao computador para escrever e contar um pouquinho do que aconteceu nos últimos meses. Confesso que sinto falta de trazer mais posts como esse, listar os favoritos é uma maneira de recordar as coisas boas que aconteceram. Então nada melhor do que voltar com o 5 things!
Às vezes é tudo tão corrido, tão acelerado, que é preciso parar um segundo e perceber para onde estamos indo. Acredito que as redes sociais têm uma certa influência sobre a maneira como levamos a nossa vida. Estamos sempre correndo, com pressa, nos sentindo atrasados, como se precisássemos chegar pontualmente em algum lugar, mas sem sabemos exatamente onde.
Então, no início do ano quando me reuni comigo mesma para escrever as metas de 2026, a primeira delas foi passar menos tempo online e mais tempo realizando sonhos. Tirar do papel e pôr em prática tudo aquilo que venho sonhando a meses ou até mesmo anos. Um dos sonhos que realizei recentemente foi ter franja. Pode parecer meio bobo, mas quando eu era criança tinha o cabelo cacheado e minha mãe nunca me deixou cortar porque não ficaria legal. Agora, já adulta, fiz progressiva e finalmente escolhi um corte que combina com franjinha. O que me deixou feliz demais 🙂
Estou aprendendo ukulele
Sempre gostei muito de música, lembro de ouvir quando tinha uns 4/5 anos e ainda morava com os meus avós. Eles tinham um toca-discos e me recordo de ter alguns vinis, um deles rosa e outro azul. Na adolescência quando estudei num convento tive algumas aulas de piano, e fiquei com vontade de aprender mais. A música sempre esteve presente na minha vida e isso me incentivou a comprar um ukulele. Meus dedos são meio estranhos e às vezes pressiono duas cordas ao mesmo tempo, mas estou me esforçando. Sigo assistindo alguns vídeos no Youtube e tendo aulas. Quem sabe um dia poste um vídeo tocando (risos). Estava treinando Borboletas do Victor & Leo, será que vai ficar bom?!

Comprei uma bicicleta
Quem assiste os stories sabe que AMO andar de bicicleta, faço um pouco mais de 15 km quase todos os dias (menos quando chove). A que tinha antes era bem antiga, precisava trocar os pneus, arrumar o freio, além de algumas partes estarem com ferrugem. Fiquei um tempo namorando alguns modelos pela internet, até que encontrei uma completa do jeito que eu precisava. Ela tem amortecedor então é bem macia para fazer grandes percursos. É um pouco maior do que a anterior e foi difícil me adaptar porque sou baixinha (risos). Ainda estou aprendendo mas gostando muito da experiência. Tenho o sonho de participar de uma maratona, mas pra isso é preciso ter bastante preparo físico, então estou me esforçando. Não tanto quando poderia porque às vezes tenho preguiça hahaha Faço musculação também, então aumenta a resistência. Espero trazer novidades em breve aqui no blog.



Conheci Jaraguá do Sul
Tem coisa melhor do que viajar para o interior? Ter contato com a natureza, ouvir os pássaros de pertinho, andar na grama com os pés descalços, ver o pôr-do-sol de um jeito diferente, além de fotografar cantinhos incríveis. Um colega meu se mudou para Jaraguá do Sul e sempre convidava para ir lá conhecer e eu sempre adiava. No final do ano sem pensar muito pegamos a estrada e fomos. A cidade estava bem tranquila por causa do feriado, então conseguimos ver bastante coisa. Um dos lugares que mais amei foi o Parque Malwee, tem um lago, um labirinto, diversas trilhas, restaurante, e quiosques para fazer churrasco e almoçar. Fiquei encantada!







Ah, tem pedalinho em formato de diversos carros, achei bem criativo. E também aquela queda d’água que lembra o Ibirapuera em São Paulo. É um lugar que você pode ficar o dia inteiro sentada na grama lendo, ouvindo música, tomando sorvete, fotografando ou fazendo trilha. Acredito que as crianças devem se divertir bastante. Depois subimos uma montanha de onde é possível ver a cidade inteira lá de cima, vimos a formação de nuvens de chuva, e as cidades vizinhas. Foi surreal! Alguns atletas fazem esse percurso de bicicleta ou correndo, encontramos alguns no meio do caminho. É preciso ter muito fôlego para conseguir porque o trajeto é longo. Mas a vista vale o esforço, concordam?






Bom, depois de contar um pouquinho como foram os últimos meses vamos ver os destaques do 5 Things?
1 mangá
Em 2024 fui parceira da Editora JBC e conheci diversos mangás. Isso me fez gostar de Blue Box, Suzume, Ranma, Skip & Loafer, Amor Imaturo, Orange, Ela e o seu gato, Solanin, e o mais recente Anohana (que apareceu como indicação pra mim na Amazon). O mangá conta a história de seis amigos que se conhecem desde a infância, mas após um incidente eles se afastam. Agora, já adolescentes, eles precisam deixar as mágoas e ressentimentos de lado e descobrir qual o desejo de Menma e realizá-lo. Acontece que a garota é um fantasma e somente Jintan consegue vê-la. Como ele vai convencer os outros de que a amiga que conheceram na infância está de volta por algum assunto inacabado? A história é dividida em três volumes e hoje terminei de ler o segundo. Descobri também que no Crunchyroll tem o anime, ansiosa para assistir após terminar de leitura.



1 série
Assisti muitas séries nos últimos meses, principalmente coreanas (meu novo passatempo). Vi A Lição (amei demais!), Uma dose diária de sol (me fez chorar muito), Um amor de cinema (fofinha), Eu não sou um robô, Uma Seul desconhecida (amei!), Blue Period, Os assassinatos de Are, e All her fault. Quem já me acompanha sabe o quanto gosto de suspense/thriller, fazia um tempo que uma série do gênero não me prendia tanto como Dele & Dela (His & Hers). Vi muitas indicações nas redes sociais e fui assistir sem grandes expectativas e fui surpreendida!



Logo no primeiro episódio a polícia recebe uma ligação anônima avisando sobre um corpo encontrado na floresta. Se você assistiu Dublin Murders ou Deadwind, sabe que o mistério só aumenta após essa notícia. O detetive Jack Harper, responsável pelo caso, é ninguém menos do que o amante da vítima. Possível suspeito? Com certeza! Além disso, sua ex-esposa que é jornalista, retorna para à pequena cidade após um ano desaparecida. Coincidência? Talvez. E esse é apenas o primeiro episódio. O desfecho é mais do que inesperado. Assistam! Ah, tem o livro publicado pela Darkside.


1 viagem
Como uma boa virginiana AMO viajar! Fazia um tempinho que estava com planos de ir à Curitiba, e não é que deu certo? O Paraná tem o meu coração, mas Curitiba e Londrina são muito especiais pra mim. Sempre que volto é como reencontrar um pedacinho de mim mesma. Aquela menina cheia de sonhos, inocência e planos para um futuro distante. Respirar um ar diferente, olhar para um novo céu, passear por ruas floridas e cheia de cores foi como me ter de volta. Estou sendo muito filosófica né? (risos)




É isso que geralmente acontece no meu aniversário, fico muito pensativa haha Teve tanta coisa incrível acontecendo por lá, pena não poder ficar mais tempo para aproveitar o Festival da Primavera. Fui ao Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque Alemão, Parque Tanguá, Ópera de Arame, assisti uma peça de teatro, uma apresentação de dança, vi um pôr-do-sol inesquecível, e conheci a roda gigante que é tão fotogênica. Fui numa livraria, num sebo, e o mais legal numa loja de discos que amei! Nem preciso dizer que trouxe alguns pra casa né?! Curitiba estava toda colorida ♡



Telaranha / Ruas de Curitiba



Parque Barigui / Festival da Primavera


Praça do Japão / Parque Tanguá



1 aprendizado
Tenho preenchido bastante esse meu lado artístico. Quando eu era criança fui mais estimulada a ler e escrever, tanto que português e redação eram as minhas matérias favoritas. Mas esse ano assistindo alguns vídeos no Tiktok, conheci o Markito (do Aquarela Zen) e fiquei animada para aprender algo novo. Peguei algumas folhas de papel sulfite, tintas e pincéis antigos e tentei fazer os exercícios. Não imaginei que isso fosse me fazer tão bem. Comecei a fazer um curso de aquarela. Aprendi sobre o círculo cromático, mistura de cores, qualidade do papel, tipos de pincel, como usar caneta nanquim, que a caneta Bic é à prova d’água, que pra ter um tom mais claro basta acrescentar mais água, até qual borracha usar para apagar sem rasgar o papel.



Fiz alguns desenhos e consegui imaginar transformá-los em quadrinhos. Desenhei meu primeiro cacto, um casal de gatinhos, e uma plantação de lavanda (que adorei). Ainda tenho a mão forte e preciso ser mais delicada, mas estou me esforçando. Ah, quase ia esquecendo ilustrei uma paisagem e me senti uma artista (é composta do céu, mar, e alguns pássaros). Achei que representa a minha alma, sempre buscando a beleza em todos os lugares. Fazia tempo que algo não me despertava esse frio na barriga, uma empolgação com novidade e euforia tudo junto e ao mesmo tempo. Tenho me dedicado às aulas do curso, tutoriais no Youtube, e muitas inspirações no Pinterest, tem sido incrível!



1 presente
Com certeza um dos presentes que mais gostei foi o toca-discos, que me permitiu em seguida comprar o vinil da Taylor Swift \o/ Como disse antes aprendi a gostar de discos com os meus avós, então meu maior sonho era ter um em casa. Abrir a caixinha, colocá-lo na estante e depois ouvir o disco todinho foi uma das melhores sensações da vida. Depois disso comecei a visitar algumas feiras aqui em Itajaí e nas cidades vizinhas. Aprendi como limpar, guardar, quais discos vale a pena comprar, e de bônus fiz algumas amizades. Encontrei um vinil do Green Day e já ouvi três vezes!



Em Balneário Camboriú tem feira todo sábado próximo ao Shopping Atlântico. Foi lá que encontrei discos do Michael Jackson, Madonna, The Smiths, A-Ha, The Cure, e muitos outros. Se deixar volto lá toda semana e não é exagero (risos). Entre os que mais gosto de ter na minha coleção estão Midnights (Taylor Swift), The Queen is Dead (The Smiths), Dookie (Green Day), Standing on a Beach (The Cure), Top Model Internacional (trilha da novela), e Flashdance (trilha sonora do filme). Ainda tenho vários na minha wishlist, mas preciso ter paciência hahaha




Então é isso gente, gostaram dos favoritos de janeiro? Esse foi um pequeno resumo do que aconteceu. Espero que tenham curtido esse formato de post. Agora me contem, quais foram os seus favoritos? Deixe um comentário!
☆ Leia aqui o 5 Things do mês anterior ☆
Até o próximo 5 Things, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ TikTok