5 de julho de 2021

Hoje vamos falar de ‘Você’, o livro que deu origem a série homônima de grande sucesso na Netflix. O livro da autora Caroline Kepnes foi considerado um best-seller pelo The New York Times e chegou ao Brasil em 2018 pela Editora Rocco.

Personagens que prendem a atenção

Em ‘Você’ conhecemos Joe Goldberg, que administra uma livraria no East Village e é um homem jovem e solitário, com traumas de infância. Desde o primeiro capítulo podemos ver que ele pode ser muito perturbado e fazer coisas que nos parecem horrendas, mas para ele são naturais.

Guinevere Beck é uma estudante de mestrado e aspirante a escritora. Muito bonita e charmosa, mas também um tanto egocêntrica e manipuladora. Todos a chamam de Beck. Além disso, Beck também não se importa em se exibir, seja nas redes sociais ou em sua casa com grandes janelas sem cortinas.

Caroline Kepnes

Um ponto muito importante em ‘Você’ é a narrativa, diria que esse é um dos principais motivos de não conseguirmos largar o livro. Vemos a história pelos olhos do Joe, mas ele não fala diretamente com o leitor. Em vez disso, ele fala com a Beck, ou melhor, fala consigo mesmo, mas como se ela estivesse ouvindo. Então, todos os pensamentos dele começam com: “você faz isso e eu a amo por isso”, “você faz aquilo e me deixa louco”…

Isso torna a leitura muito interessante, realmente fez com que me sentisse conectada com a história. Em algumas vezes eu chegava a concordar com os pensamentos dele e julgava a Beck por suas atitudes, mas então uma luz se
acendia e eu pensava “opa, ele é confiável? Só estou vendo o ponto de vista dele!”.

Tudo para alcançar um objetivo: Você

Joe se interessa por Beck assim que a vê, a primeira linha do livro já começa descrevendo tudo o que o deixa encantado. Mas, ao contrário de alguém normal, ele não espera que as coisas sigam seu ritmo normal. Ele parte para a ação, fazendo tudo o que for preciso para que ela veja que ele é perfeito para ela, mesmo que ele não seja.

Para isso ele a encontra nas redes sociais, descobre detalhes sobre ela, suas amigas, seus hábitos, gostos, lugares que frequenta e chega a encontrar seu endereço.

Assim como na série, esse é um alerta: o quanto nós abrimos nossas vidas nas redes sociais? Toda essa exposição é segura? O que Joe faz para encontrar informações sobre Beck é algo que alguém poderia fazer facilmente na vida real, e isso é assustador.

De posse dessas informações se torna fácil os dois se esbarrarem “por acidente” e ela perceber que ele é muito interessante…

Você

Como Joe acompanha todos os passos de Beck, ele entra de cabeça em sua vida e sabe quando está agradando e quando tem que mudar algo. Isso inclui resolver problemas com ex-namorados e amigas dela que não estão no “time do Joe”.

Assim, a cada dia ele alimentava essa obsessão e a certeza de que era o homem da vida dela. Ela só precisava parar de tomar decisões erradas…

Pela descrição até aqui você já deve estar desconfiando que todo esse amor/obsessão não poderiam acabar bem, né? Não vou dar spoilers aqui, mas essa história não termina em felizes para sempre.

Você Caroline Kepnes
Joe é o homem dos sonhos?

Na época do lançamento de ‘Você’ na Netflix surgiu essa discussão: muita gente estava elogiando o Joe dizendo que era ótimo ter alguém se esforçando tanto para conquistar uma mulher e etc.

Lembro que na época fiquei pensando que era loucura romantizar as ações de um stalker. Mas agora com a leitura percebo uma grande diferença: na série só vemos as ações dele (um homem apaixonado), no livro não vi nenhuma possibilidade de romantizar porque estamos dentro da mente desse sociopata.

Joe é nosso anti-herói em ‘Você’, ao acompanhar suas reações e pensamentos, o leitor pode ficar confuso e até chegar a torcer para que algo dê certo na vida dele, mesmo sabendo que ele não é um cara tão legal.

Não temos como não pensar que sabendo tanto da vida da Beck e, de certa forma, controlando os acontecimentos, ele poderia ser tão pior, mas escolheu se tornar o homem dos sonhos dela.

Mas também não podemos ignorar tudo o que ele faz para se tornar o homem dos sonhos dela, os crimes que comete, a invasão de privacidade, manipulação, mentiras sem fim e a forma como trata a Beck no final. Não, ele não é o homem dos sonhos, na verdade, seria assustador ter alguém tão obcecado assim nos perseguindo e sabendo tudo sobre nós.

Você
Você é uma leitura rápida e instigante

Esse é um livro fácil de ler, apesar de não ter tantos diálogos, no entanto, se você está acostumado com suspenses, acredito que vá gostar. No começo as coisas não acontecem muito rápido, mas é interessante acompanhar os pensamentos e ações de um stalker obcecado.

Também tem algumas passagens hot e a autora se saiu bem na descrição dessas cenas, não são o foco principal, mas apareceram nas horas certas e bem convincentes.

Acredito que o principal pensamento aqui seja: tenha cuidado com o quanto você abre sua vida e deixa suas informações disponíveis. Nunca se sabe quando estaremos de boa em uma livraria e, do nada, chamamos a atenção de alguém entre os corredores. Pode ser bom, mas vai que dá errado… #brinks

Por último, gostaria de destacar a quantidade de citações e referências que temos em ‘Você’. Temos de tudo: livros, filmes e músicas, sendo que algumas nem são escancaradas e você só vai perceber se tiver visto antes! Amo quando os autores fazem isso.

Você

Curiosidades

  • ‘Você” é o primeiro livro de uma série, o segundo livro se chama ‘Corpos ocultos‘ e também foi publicado pela Editora Rocco aqui no Brasil. Mas não para por aí: a autora já está escrevendo o terceiro livro!
  • Assisti primeiro a série na Netflix (tem resenha lá no blog, se quiser dar uma olhada), um tempo depois li O colecionador, de John Fowles e, na resenha desse livro apontei o quanto a história do livro me lembrava a série Você. Agora, lendo o livro, reforço o quanto as histórias são parecidas, até na forma de narrativa! Pesquisei, mas não encontrei nada sobre a autora ter confirmado a inspiração. Mas se você já leu ou assistiu as duas histórias deve ter percebido a semelhança.

Informações sobre Você

Titulo: Você
Autora: Caroline Kepnes
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Rocco
Ano: 2018
Páginas: 384
Disponível na Amazon

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Beijos, Carol 🙂

Carol Cavalcanti
Post escrito por Carol Cavalcanti

Apaixonada por palavras, histórias e papel. Amo falar sobre criatividade, coisas que me inspiram e boas conversas que sempre rendem novas histórias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Letícia

    13 de julho de 2021

    Eu adoro a série e morro de curiosidade de ler o livro., mas nunca comecei de fato. Então é mais nítido? Adorei saber. A real é que não consegui romantizar em nenhum momento, mas tenho amigas que fizeram bem isso que você falou. Fiquei assustada, porque acho bizarro como ele invade a privacidade dela.

  2. Avatar

    Delmara Silva

    13 de julho de 2021

    Joe é um narrador não confiável que convence em muitos momentos. Eu assisti a primeira temporada da adaptação e me vi envolvida por sua narrativa, mesmo assim me vi questionando recorrentemente seus pontos de vista, principalmente no que diz respeito a Becky. Felizmente eu não cheguei a romantizar suas ações, muito pelo contrário, considero ele o que de fato é, um homem insano e perigosos. Quero ler os livros e ver se minhas impressões iniciais se mantém.

    Beijos!

  3. Avatar

    Maria Luíza Lelis

    12 de julho de 2021

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não tive coragem de ler esse livro porque eu já sou uma pessoa que morre de medo de expor informações na internet. Então, acho que o livro iria me deixar ainda mais tensa com isso. Mas que bom que foi uma leitura tão instigante e que fluiu bem. Achei legal ter referências a outros livros, séries e músicas; para mim, isso torna a leitura ainda mais interessante.
    Beijos

  4. Avatar

    Luna

    12 de julho de 2021

    Olá, Carol!

    Lembrar da série me causa arrepios! Eu assisti a primeira temporada e fiquei revoltada com o final. Torci tanto para que tudo fosse diferente! Senti um ódio tão grande deste monstro do Joe! Realmente lembrar faz eu me sentir mal. Decidi que de modo algum vou assistir a segunda temporada.

    Ler o livro também não está nos meus planos. E lendo a sua resenha vi o quanto a adaptação foi fiel à história. O Joe que você apresenta na resenha é exatamente aquele que conhecemos na série, mas imagino que é muito mais assustador e repulsivo estar na mente dele através do livro. É algo que ainda não tenho estômago forte o suficiente para aguentar, embora goste muito de suspenses.

    Infelizmente, é uma perigosa verdade que as pessoas compartilham demais de si mesmas nas redes sociais. Eu penso muito nisso e evito até ter redes sociais próprias (só tenho as do blog, meu facebook e Instagram não são pessoais, mas sim relacionados exclusivamente ao universo dos livros). Eu é que não vou facilitar nunca a tentativa de uma pessoa mal intencionada de querer saber sobre minha vida. Eu sou muito receosa em relação à internet.

  5. Avatar

    Patrícia Camargo da Silva

    12 de julho de 2021

    Já quero muito ler, amei demais viu! 💛

  6. Avatar

    CRIS

    12 de julho de 2021

    Oi Carol!
    Não assisti esse primeiro filma apesar de ser bem falado, fiquei em dúvidas talvez por me contarem algumas coisas referentes ao enredo, mas agora lendo sua resenha fiquei curiosa para conhecer mais dos personagens e saber o que está na cabeça desse stalker Joe, será que Beck não percebe nada? São tantas suposições que vou ter que ler para saber kkk. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

  7. Avatar

    Gisele

    12 de julho de 2021

    Oi Erika, tudo bem ?
    Não sabia que tinha sido baseado em um livro, mas confesso que o garoto solitário me causa arrepios rsrs.
    Eu assisti uns dois episódios e achei perturbador, não consegui seguir adiante e nem sei se algum dia irei continuar a assistir.
    No entanto, é uma série muito inteligente ao nos mostrar a mente perturbada de alguém. É muito bem feita e muito bem construida, eu normalmente gosto de séries assim bem estruturadas, mas essa de fato não consegui.
    Beijos

  8. Avatar

    Camille

    12 de julho de 2021

    Oi, Carol!
    Eu não sabia nem que já tinha um segundo livro, também não assisti a série, ma sum amigo meu psicanalista elogia horrores por conta da construção. E concordo contigo, é muito difícil romantizar esse tipo de relacionamento stalker, embora muita gente acabe fazendo isso. Adorei seus comentários e relações entre série e livro.

  9. Avatar

    Lilian Farias

    12 de julho de 2021

    Olá!
    Não assisti a série na Netflix, mas pelo que pude entender, posso estar enganada, o livro é melhor, mais marcante, principalmente para o personagem Joe, para compreendê-lo melhor

  10. Avatar

    Alice Martins

    11 de julho de 2021

    Olá Carol, tudo bem?

    Esse é um livro que tenho muita vontade de ler, mas sempre vou adiando essa experiência, até porquue as amigas que leram não gostaram tanto assim, aí me deixa meio sem saber o que fazer. Eu vi a série e gostei demais. Também fiquei assustada com as pessoas romantizando o Joe na época, foi meio assustador. “O Colecionador” tenho na estante e tô doida pra ler. Gostei bastante do seu post!

    Beijos!

  11. Avatar

    Carol Nery

    11 de julho de 2021

    Hey, Erika. Espero que esteja tudo bem contigo e com os seus…
    Eu resenhei Você há uns anos. Gostei muito da sua resenha sobre esse livro. Bastante esclarecedora. Também resenhei Corpos Ocultos. E vi as duas temporadas.
    Não são bem o meu tipo de leitura. Mas, como você disse… É bem instigante a gente lê rápido.

  12. Avatar

    Valéria

    11 de julho de 2021

    Eu nem vi a série, e não fazia ideia qur tinha livro da história. Minha irmã assistiu e achou bem punk essa coisa da obsessão dele pela Personagem.
    O colecionador eu já li. Igualmente bizarro, eu gosto daquele livro mas não vi a adaptação dele ainda..
    Parabéns pela postagem, quando der, vou conferir na Netflix, se gostar, corro pro livro
    Tschüss

  13. Avatar

    Letícia Rodrigues

    11 de julho de 2021

    Lembro que quando o livro lançou eu fiquei louca pra ler e depois veio a série e eu comecei mas não engatei e com o tempo esqueci kkkk, mas adoro a premissa é bem algo que adoro ler sobre esses temas mais psicológicos.

  14. Avatar

    Debora Sapphire

    11 de julho de 2021

    Curioso como a história traz uma estudante de mestrado aspirante a escritora, bonita e charmosa, porém é egocêntrica e manipuladora. Além de fazer referências de tudo, como livros, filmes e músicas, sendo algumas feitas bem descaradamente. Ótimo que seja um livro fácil de ler, apesar dessa questão dos diálogos.

  15. Avatar

    Caroline Silva

    10 de julho de 2021

    Não conhecia a serie, vou procurar no Netflix. Gosto de leituras assim, rápidas de um fim de semana 🙂

  16. Avatar

    Ivi Campos

    10 de julho de 2021

    Eu comecei a ver a série mas não consegui prosseguir porque achei tudo muito estranho e fora da realidade, além de ser pesado em vários aspectos, por isso nunca me interessei pelo livor, mas confesso que ainda tenho uma certa curiosidade pela obra original.
    Beijos

  17. Avatar

    Cidália

    9 de julho de 2021

    Olá, Érika!
    Não assisti ainda a série “Você”. Fiquei interessada pela trama e ao ler a resenha do livro, estou querendo assistir. Também não li, O Colecionador. Vou anotar essas indicações de leitura, gosto muito de suspense. Que legal que já tem o segundo livro da série e que o terceiro já está sendo escrito.
    PS: Às vezes penso nas informações deixadas nas redes sociais e isso me amedronta.

    Bjs!

  18. Avatar

    Maísa Rodriguês da Silva

    9 de julho de 2021

    Nunca assisti a séria, por isso não sabia que tinha um livro. Nunca assisti pq eu vi tanta foto desse rapaz por todo lado que peguei um certo nojinho kkkk

  19. Avatar

    Izabela (Mundo Viajante)

    9 de julho de 2021

    Ola Carol, tudo bem?

    Assisti a série no Netflix, mas não sabia que era inspirara em um livro.

    Admito que a narrativa é envolvente e chega a ser perturbadora, mas é tão atual nos dias de hoje que vale a pena acompanhar a obra. Depois da sua resenha, talvez eu compre o livro, abraços 🤗

  20. Avatar

    Joana Darc

    9 de julho de 2021

    Oi
    Eu não li o livro e também não assisti a série, só li algumas resenhas sobre. Mas a série serve de reflexão para nossa sociedade, que vemos todos os dias mulheres que vivem relacionamentos abusivos.

  21. Avatar

    Yvens Castro

    8 de julho de 2021

    Olá, Carol! Tudo bem?

    Eu ainda não li o livro e vou ser sincero, apesar da vontade eu não tenho nenhuma previsão de ler “Você”. Quanto a série, essa eu assisti com a namorada e adoramos. Gostei da sua resenha e também de conferir as curiosidades, mas também gostei de saber que é uma leitura fácil e deve ser rápida. Abraços!

  22. Avatar

    Minda

    8 de julho de 2021

    Por incrível que pareça não assisti nem a série ainda, por algum motivo que eu não entendo não me sinto empolgada pela série, eu não sabia que a série era baseada num livro. Nesse final de semana vou reservar um tempo para a série, se gostar talvez compre o livro, confesso que curto mais os livros do que as séries … Valeu pela dica!

  23. Avatar

    Andrea

    8 de julho de 2021

    Não conhecia nem a série nem o livro, mas pela tua resenha ele é muito interessante, adoro estes livros que te instigam a virar a próxima página para saber o que acontece, e como fã de suspense já vou colocar na minha lista de futuras leituras.

  24. Avatar

    Open Kloset By Karina

    8 de julho de 2021

    Olá querida, tudo bem?
    Eu vi a série e amei o livro também.
    Bjs Karina 🙂

  25. Avatar

    Bianca Ribeiro

    7 de julho de 2021

    Oi Érika!

    Nossa eu tentei ler o livro 3 vezes e não deu certo, acabei desistindo HAHAHAHA
    Eu ainda não vi a série, mas vi algumas pessoas falando que a série é bem legal, quero ver se eu consigo assistir ela em breve! Adorei saber sua opinião sobre a leitura, mas não sei se vou tentar novamente HAHAHAHA

  26. Avatar

    SIl

    7 de julho de 2021

    OOi
    Eu sempre fugi desse livro e da série por causa do hype, mas eu fiquei muito curiosa para ler o livro e ver como é esse personagem. Acho que nunca li o ponto de vista de um “vilão” como ele e parece ser uma leitura que nos deixa confusa e pensativa nessa questão de concordar com ele.

  27. Avatar

    Lenny

    6 de julho de 2021

    Este livro é uma história de um romance afiado. “Você” se não me engano foi renovado para uma segunda temporada?
    O interessante que a história tem uma conspiração maior por trás dela.

  28. Avatar

    Renata Escuta Essa

    6 de julho de 2021

    Oi
    Eu vi a série, a primeira e a segunda temporada e gostei muito!
    O livro fiquei de comprar e ainda não comprei, mas está na minha lista!

  29. Avatar

    Joice

    6 de julho de 2021

    Uouuu quero esse livro agoraaa! Ainda não assisti a série, mas com certeza é a próxima programação para o final de semana.

  30. Avatar

    Relíquias da Lara

    6 de julho de 2021

    Eu assisti à série e gostei demais de toda a narrativa. Eu fiquei me perguntando na época, quando eu via os comentários, como o povo podia achar o Joe um homem perfeito… ele tá longe e muito longe de ser o homem ideal. Ele é um baita de um sociopata…deus me defenda de encontrar um ser humano desses na minha vida. kkkkkkk

  31. Avatar

    Lucimar da Silva Moreira

    5 de julho de 2021

    É um livro que vai deixar o leitor grudado na história, é verdade nunca podemos abrir a nossa vida abertamente, isso pode ser perigoso, gostei muito da indicação, bjs