Identidades Cruzadas

Identidades Cruzadas – a Sequência de O Menino do Bosque

Depois de conhecer Wilde no livro anterior, chega às livrarias a tão esperada história sobre o passado do Menino do Bosque. Saiba mais sobre Identidades Cruzadas, livro de Harlan Coben, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.

Mais de trinta anos depois de ter sido resgatado em uma floresta, Wilde está determinado a saber mais sobre seu passado e reencontrar sua família. Seu primeiro passo é se cadastrar em um banco de dados de DNA que, para sua sorte, encontra uma correspondência com um primo distante. Porém, esse parente próximo desaparece de uma maneira muito suspeita após mandar uma mensagem enigmática para Wilde.

Nosso protagonista está prestes a desistir de descobrir a verdade sobre o seu passado, mas seu senso de justiça o impede de se afastar do mistério em torno do desaparecimento do seu suposto primo.

A investigação inicial de Wilde revela não só a identidade de seu primo, um homem chamado Peter, mas também toda sua trágica história recente: ele venceu um reality show de casal, ganhou um bom prêmio em dinheiro, tinha a vida perfeita ao lado do amor da sua vida, quando tudo ruiu após a participação de sua esposa em um programa de TV ao vivo, em que um segredo chocante foi revelado e seus fãs se voltaram contra ele.

Quando Wilde contata a família de Peter a fim de conseguir mais informações, percebe que talvez tenha chegado tarde demais, já que a principal suspeita é de que ele tenha tirado a própria vida.

E o que começa como uma busca pelo passado, logo se transforma em uma corrida contra o tempo já que Wilde não acredita no suicídio de Peter e não vai descansar até encontrá-lo. Mas será que nosso protagonista está preparado para confrontar as verdades sobre uma vida completamente exposta ao mundo e as consequências que essas revelações terão para sua própria história?

O mais recente livro de Harlan Coben chega para matar a curiosidade dos leitores sobre o passado de Wilde, protagonista da obra O Menino do Bosque. Quem mais caiu no clickbait do título, levanta a mão! No primeiro livro em que Wilde aparece, ficamos sedentos a cada página, tentando descobrir como ele foi parar na floresta e quanto tempo ele precisou sobreviver sozinho.

Harlan Coben

E, para a surpresa de todos, o livro não traz uma resposta sequer sobre esse assunto! O Menino do Bosque, apesar do título e de seu protagonista, traz uma trama paralela e entrega poucos detalhes sobre o passado de Wilde, apenas o suficiente para deixar o leitor com um gostinho de quero mais e se apaixonar pelo personagem misterioso, de poucas palavras, que não tem muitas relações pessoais e ainda vive em uma casa no meio da floresta.

Como na maioria dos livros do autor, a personagem Hester Crimstein aparece, mas seu papel não é apenas o da advogada invencível, e sim de personagem principal cujo drama pessoal se relaciona muito com a história de Wilde. E se você não leu O Menino do Bosque, a leitura não é obrigatória já que em Identidades Cruzadas, Harlan Coben faz uma recapitulação dos fatos mais importantes para situar o leitor e apresentar Wilde para aqueles que ainda não o conhecem.

A história traz muitos elementos e discussões atuais. Para quem é fã do autor ou já leu alguns dos seus livros, não é nenhuma novidade o uso desses recursos narrativos em suas tramas, porém, em Identidades Cruzadas, Coben pode ter acertado em cheio, como também pode ter forçado a mão, dependendo da interpretação do leitor. A ideia de discutir sobre hate nas redes sociais, pessoas fazendo qualquer coisa pela fama e justiceiros da deep web, parece promissor.

E, por isso, acredito que a história pode agradar tanto quem é muito fã de Harlan Coben como ser uma boa oportunidade para quem quer conhecer a escrita do autor. Por outro lado, alguns elementos narrativos não funcionaram tão bem na minha leitura, ainda mais porque estou acostumada com Harlan Coben surpreendendo até as páginas finais do livro.

Em Identidades Cruzadas, temos várias revelações importantes sobre Wilde, tudo que o leitor mais se perguntou, porém, é narrado de forma tão apressada que ficam muitas pontas soltas, coisa que nunca acontece em outros livros do autor, nem mesmo aqueles que são partes de séries como Myron Bolitar. Pode ser que esses sejam indícios de que Wilde voltará como protagonista em obras futuras, já que novas perguntas foram surgindo ao longo da história e ainda precisam de explicações.

Estou ansiosa pelos próximos capítulos, porque eu preciso de mais respostas e tenho certeza de que não estou sozinha nessa!

Até a próxima, Dri [@leiturainsone]

FICHA TÉCNICA

Título: Identidades Cruzadas
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352
Adquira o seu exemplar 🙂

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *