Resenha: Vick – Anne Amorim

Oi gente, tudo bem? Essa resenha está um pouquinho atrasada mas antes tarde do que nunca concordam? Desde o início desse ano somos parceiros da Editora PL e recebemos várias obras entre elas Vick da Anne Amorim (Julie Lopo). Se você gosta de romance, suspense e um enredo que prende a atenção até o fim continue lendo a resenha.

Pela sinopse já é possível perceber que a vida de Vick (o nome da personagem é o mesmo do livro) não é tão fácil assim e por algum motivo (que desconhecemos a princípio) ela quer fugir. Porém será mais complicado do que imaginamos.

Sabe aquele livro que você termina de ler e fica olhando para o horizonte tentando voltar à realidade? Pois é, Vick é exatamente assim. E você já vai compreender o motivo.

Atenção! Esse livro contém cenas de violência e +18.

Vick
A história

Vick está prestes a fazer 18 anos e não tem a mínima ideia quem seja. No início pensamos ser amnésia mas durante a leitura descobrimos o que realmente aconteceu. Não lembra da família, da sua casa, dos amigos, simplesmente nada. Ela mora com Ivan mas a situação é insuportável então pensa em fugir. E é aí que começa toda a aventura.

Não conhecia o meu passado, e meu presente era horrível. Porém, o meu futuro era incerto.❞

Vick

Desde criança Vick mora com Ivan e seu pai Joaquim porém não tem recordações de nada antes disso. Nem ao menos os considera parte da sua família. Aos 12 anos ela é obrigada tomar banho junto com Ivan e masturbá-lo. Sim, com apenas 12 anos. Quando tem sua primeira menstruação Ivan diz que ela está pronta, que já é uma mulher e pode ser dele. Vick então é estuprada por Ivan e isso é só o começo do pesadelo.

Vick vive em cárcere privado não podendo ir à escola, ter amigos, ou mesmo sair para passear. Serve apenas para satisfazer os desejos de Ivan e Joaquim. Ano após ano a situação só piora. Ela apanha, sofre abusos, agressões verbais e diversas vezes se questiona se há uma família em algum lugar que pensa nela.

Prometo a você ser sempre a menina que vai te obrigar a levantar de madrugada para dançar na chuva, a menina que dá risada com as coisas mais simples, prometo ser a mulher que te sustenta, a mulher que te ama e a mulher que te completa.❞

Ela tenta fugir mas é capturada e isso torna sua vida pior. Apanha, fica de castigo e precisa “se desculpar” com favores sexuais. É tratada como objeto sexual e muitas vezes é estuprada pelos dois ao mesmo tempo. Ivan acredita que Vick é sua abelhinha e não deixará que ela fuja. Mas precisa dividi-la com seu pai.

Quem já assistiu alguns episódios de Criminal Minds tem ideia de como funciona a mente de um psicopata ou pedófilo. Nos diálogos de Ivan é possível ver claramente o quanto ele é doente. Acredita fielmente que o que sente por Vick é amor.

Vick

Prestes a fazer 18 anos decide fugir a qualquer custo. Então muda sua estratégia ao invés de ser arredia fica mais amigável, não resiste quando Ivan vai ao seu quarto e começa juntar dinheiro. Finalmente consegue escapar! (quer saber como ela conseguiu? Só lendo o livro 😉 )

Após fugir anda durante muito tempo pela estrada até um caminhoneiro dar carona. Ela para num posto de gasolina para comer e é nesse momento que conhece Frederico. Que pela descrição da autora parece ser a pessoa mais terna do mundo. Sabe aquele senhor que temos vontade de abraçar? Ele é assim.

Frederico oferece carona à Vick e ambos vão para Felicidade (tem nome mais bonito para uma cidade?). Lá ela consegue emprego num restaurante, faz amigos e conhece Will. Aos poucos sente que está segura em sua nova vida e que Ivan jamais vai descobrir onde procura-la. Até perceber que está sendo observada…

Me apaixonei por você naquela hora, me senti inteiro novamente e eu sabia que não poderia fazer nada para me manter afastado.❞

Minhas impressões

A linguagem usada pela autora é bastante forte. Diferente de uma série/filme que estamos vendo a cena, quando uma cena é descrita precisamos cria-la em nossa mente e talvez isso nos cause mais choque. Imaginar o cativeiro, as agressões e tudo o Vick sofre nas mãos do Ivan dá um nó na garganta.

Os temas abordados como violência, estupro, sequestro estão presentes durante toda a narrativa então é preciso ter sangue frio para continuar a leitura. Por outro lado, há também lindas histórias de amizade, de amor e duas famílias incríveis que dá até vontade de conhecer.

Vick é narrado em 1ª pessoa o que nos permite sofrer, chorar, mas também torcer para que tudo dê certo no final. E que final!

– Eu tenho fantasmas Will, tenho medo, inseguranças,
mas não quero que elas atrapalhem nós dois. Não sei o que estou sentindo,
porque é muito diferente, só sei que não quero te perder.❞

Vick

A edição tem 178 páginas uma leitura rápida para alguns, mas devido aos temas demora um pouco mais para ser concluída. As folhas são amarelas o que torna a leitura mais agradável. E a capa faz jus à história dando aquela sensação de “prisão” que acompanhamos durante todo o enredo.

Esse foi o primeiro livro com cenas hot que li. Uma experiência diferente porém válida como sempre digo. Quem me acompanha a mais tempo sabe que meu gênero favorito é suspense. Acompanhar o processo de fuga e analisar o perfil psicológico do Ivan foram os pontos mais altos do livro.

Um dia, há dezoito anos, conheci uma menina linda de cabelinhos ruivos que me conquistou. Quando nós a perdemos, abriu um buraco no meu coração que não era preenchido por nada e nem ninguém.❞

As vezes é difícil transformar em palavras tudo aquilo que sentimos lendo uma obra. Vick é um livro forte, intenso e rende muitos tópicos para discussão. Só posso dizer uma coisa: LEIAM! Vale muito a pena conhecer Vick e Will. Obrigada Editora PL 🙂

Vocês já conheciam o livro? Tiveram experiência lendo histórias semelhantes? Para saber mais informações sobre os lançamentos da Editora PL siga pelo instagram @editora.pl. Ah, e não esquece de deixar seu comentário hein =^.^=

Leia também: Resenha É do babado Evelyn Regly

Até o próximo post! Érika 

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ G+

Posts Similares

12 Comentários

  1. Bem pesada a história né, estupr0, cárcere privado.. mas são temas necessários serem discutidos e até me atraem nas obras de ficção. Poxa, seu primeiro livro com cenas hot, e os 50 tons rs

  2. Olá, tudo bem? Gosto bastante de histórias que nos fazem pensar, debater e que são fortes. Não conhecia o autor, nem seu livro, mas fiquei bem curiosa por causa da sua resenha. Cenas de violências muito forte me assustam um pouco, porém tenho curiosidade suficiente sobre a temática para tentar ler. Adorei a resenha!
    Beijos,

  3. Oi Erika.
    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha a história é bem forte. Estou bem curiosa para lê-lo justamente por causa dos temas abordados. Vou adicionar na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica. Quero muito lê-lo.

    Bjos

  4. Oi Erika tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, pela sua resenha deu para perceber que é bem polêmico, uma mente doentia relacionado a estupro, e mexendo com o psicológico, nossa vou me preparar pois quero ler e saber o final do livro, fiquei curiosa, parabéns pela resenha foi bem objetiva e me instigou muito a ler, obrigado pela dica, bjs!

  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei muito interessante a história, apesar de não ser um estilo que leio com frequência. Adorei a indicação!

  6. Oi Érika!
    Eu mal comecei a ler a resenha e já senti que seria uma leitura que eu iria querer experimentar, tenho uma coisa que gosto muito de histórias com apenas uma palavra a lhes nomear. Gosto de livros que abordem temas marcantes assim e a narrativa em primeira pessoa, como você destacou, deixa tudo diferente, aproxima muito o leitor do drama que está se passando.
    Adorei a estética desse livro e, claro, arrasou na resenha! <3
    xoxo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *