Tag: Sobre minha Faculdade

Oi gente, tudo bem? Muito frio na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina chuviscou alguns dias, agora o céu está limpo, porém bem friozinho, momento perfeito para tomar uma xícara bem quente de chá hummm adoro chá de maçã com canela .

Deixando o friozinho de lado, vamos ao post de hoje? Faz um tempinho que vi algumas blogueiras respondendo a tag “Sobre minha Faculdade“, nunca encontrava as perguntas, porque elas faziam somente em vídeo, esta semana enfim consegui a lista de perguntas. Como algumas leitoras também perguntam sobre meus estudos, decidi unir minha vontade com a curiosidade e fazer um post bem legal pra vocês.
 Vamos às perguntas?
.
1- Qual seu curso de graduação?
Estudo Administração de Empresas, estou no 3º ano.
.
2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
Na faculdade em que estudo são oito períodos, estou no 5º.
.
3- Porque você escolheu esse curso? 
Primeiro porque amo a área financeira, tudo relacionado a bolsa de valores, cotação do dólar, economia mundial, mercado de ações, além de fluxo de caixa, balanços, sou apaixonada por uma calculadora HP12C haha.
.
4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Sim. Para quem está começando o salário não é muito atrativo, pois além da faculdade são necessários cursos na área (RH, Finanças, entre outras), além de idiomas é claro, depende também o departamento da empresa em que você vai trabalhar.
.
5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Haha O primeiro dia de aula foi assustador, pois foi aula de Matemática Financeira, acreditam, em plena segunda-feira. A sala estava cheia, quase 60 alunos, me senti um peixinho fora d’água. Uma dica? Mantenham a calma, respirem fundo, olhem para o lado, tentem conversar com outros alunos, que o frio na barriga logo passa haha.
.
6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Ainda não comecei a fazer, pois o TCC é somente no 7º período, mas pretendo abordar a questão do atendimento ao cliente nas pequenas, médias e grandes empresas. O atendimento como forma de marketing.
.
UP Date: já comecei a fazer o TCC, a área que escolhi é Marketing Digital, pois já trabalho nessa área e também devido ao blog.
.
7- Você se considera uma boa aluna (o)?
Hummm deixa eu ver, nas matérias que mais me identifico e adoro, minhas notas são altas, já em outras menos legais meu rendimento é menor, mas nunca tirei notas menores que 7,0. Acho que sou uma boa aluna sim 🙂.
.
8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Sim, eu adoro o curso que faço e com certeza não trocaria. Em alguns momentos penso que o curso poderia ter uma grade acadêmica mais rica, com matérias mais interessantes para o nosso dia a dia, fora isso, estou feliz sim.
.
9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Sim, a querida calculadora HP12C que comprei no 1º período ainda, para a aula de Matemática Financeira. Todo semestre temos alguma aula em que precisamos usá-la, seja Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Contabilidade, entre outras.
.
10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Desde que entrei nesta faculdade os trotes são proibidos, o que os veteranos podem “obrigar” os alunos a fazerem é pedágio para pagar o churrasco, coleta de roupas e comida para crianças carentes, e claro aquela velha “sujeirinha” né, por que ninguém volta pra casa limpo no primeiro dia haha.
.
11- Seu curso tem muita matemática?
Sim, em quase todos os períodos.
.
12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Como a faculdade é por períodos, eu sempre estudo com alunos diferentes, sejam alunos que reprovaram em alguma matéria, alunos vindos de outras universidades, ou mesmo alunos que fazem grades diferentes, mas no geral a desistência é bem menor que em outros cursos.
.
13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
O curso de Administração de Empresas tem muita matemática e gestão de pessoas, então precisa gostar muito para levar o curso adiante.
Além da formação profissional, este curso possibilita formação pessoal, o aluno cresce muito como pessoa durante toda a faculdade.
É um curso bem amplo, você aprende de tudo um pouco: Direito, Psicologia, Contabilidade, Sociologia, Filosofia, enfim, realmente é um curso que prepara bem para o mercado de trabalho.
Acredito que independente do curso que faça, todas as pessoas deveriam fazer Administração de Empresas em algum momento, pois é muito gratificante.
.
14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Por mais difíceis que sejam algumas matérias eu sempre passei em todas. Aqui na minha faculdade a média é 6,0, não considero tão difícil assim. Gosto de anotar tudo o que o professor fala na sala de aula, eu aprendo melhor do que lendo os xérox depois.  Ah, exercícios também são ótimos, treinar, treinar e treinar, ainda mais quando são cálculos.
.
15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Sou suspeita em falar alguma coisa, pois é um dos melhores cursos na minha humilde opinião 
O curso é bem amplo, abrange várias áreas, o que possibilita você escolher trabalhar em qualquer seguimento, seja num banco, numa empresa privada, na bolsa de valores, prestar concurso, o leque de opções é grande.
Com relação ao salário, só a faculdade em si não é suficiente para “ganhar bem”, é preciso fazer cursos na área para se especializar, ter curso de idiomas, além de MBA e Pós Gradução. (No meu caso, vou fazer MBA na área de Finanças).
A dica mais importante: independente do curso que você escolha, faça com o coração. Nenhuma carreira sobrevive se não houver amor e dedicação.
..
Caso queiram conhecer um pouco mais sobre a grade curricular, clique aqui.
.
♥ ♥ 
.
Então é isso gente linda, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre mim e sobre a Administração. Alguma de vocês já respondeu essa tag? Se sim, deixa o link do post para eu ler, ok?.
Beijos,
Érika
Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+
Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

17 Comments

  1. Diário de uma universitária: Apresentação, o que é um relações públicas? ◂ Blog Quatro Luas 14/04/2016 at 10:55

    […] e contar sobre o curso de Relações Públicas. Vamos lá? (Perguntas retiradas de uma TAG do blog Quero ser […]

  2. Quero ser Alice 21/02/2015 at 16:09

    Oi Ana Beatriz Leiroz eu também não conseguiria ver sangue, nunca me imaginei em outra área que não fosse os números. E ter a calculadora HP do lado é o que me faz feliz <3 Sua mãe realmente foi uma lutadora, se formar, cuidar de duas filhas pequenas, com certeza não deve ter sido fácil. Estou ansiosa pela minha formatura e já me preparando para o MBA. Espero que você consiga se formar em Medicina, se é o que você gosta, será feliz com certeza. Beijos :*

  3. Carla Alves 16/05/2014 at 05:26

    Me formei em Agosto de 2013 por um simples motivo Quero abrir meu próprio negócio! hahah
    Nunca gostei da parte financeira e até hoje me embanano com os números!

    Apesar de ainda querer cursar umas 3 faculdades, Administração me marcou muito.

    http://umfavodegarota.blogspot.com.br/

    beijocas

  4. Quero ser Alice 15/05/2014 at 18:51

    Isso mesmo, faltam 3 períodos. Ano que vem é hora do TCC, ai que frio na barriga haha bjos Fran ^.^

  5. Quero ser Alice 15/05/2014 at 18:49

    Acredita que ainda não parei pra pensar nisso rs Sempre pensei em ser executiva, ou prestar concurso para trabalhar num banco, gosto dessa área 🙂 beijos Babi ^.^

  6. Thaís Heitor 15/05/2014 at 04:22

    Adorei a tag!
    se eu fosse fazer alguma faculdade também faria administração!
    Boa sorte na sua facul!
    beijão!
    http://www.blogcaprichoebeleza.com/

  7. Lana Moreira 15/05/2014 at 03:42

    Nada como estudar e ter uma carreira . Parabéns por ser a diferença!

  8. Elaine Silva 15/05/2014 at 03:38

    Eu faço administração estou no primeiro semestre e por enquanto estou gostando e como meu sonho sempre foi me especializar em economia, advinha que matéria eu mais gosto? isto mesmo economia adoro, no futuro pretendo montar minha própria empresa e aplicar tudo que estou aprendendo.
    Bjs
    Quantagordice.blogspot.com.br

  9. Salada de Frutas 15/05/2014 at 01:14

    Amei o periodo da minha faculdade… como era periodo integral, nao trabalhava… entao tive o privilegio de aproveitar muito os meus 5 anos de faculdade!! Aproveite muito a sua!! Parabens pelo curso!
    Beijos
    Giuli
    http://www.salada-frutas.com.br

  10. Babi Bernardo 15/05/2014 at 00:55

    Eu sou uma das leitoras q já perguntou sobre a sua facul 🙂 vc já pensou em trabalhar com Compras de Moda? 🙂 bjs

  11. Carol Romano Andrade 14/05/2014 at 23:36

    A faculdade foram os melhores anos da minha vida, aproveite cada segundo a sua.
    bjs

  12. Kali Baldo 14/05/2014 at 20:29

    Gente acho o maximo as tags.. essa então…. se eu for falar das minhas formaçoes academicas…. vai ser coisa de doidoooo… kkkkkkkkkkkk amei a tag!!!!

  13. Kalliane Santos 14/05/2014 at 19:47

    Legal a tag,é legal por que da para saber mais da pessoa e do cursos.O seu não seria legal para mim,nunca gostei dessa área .Quero fazer comunicação ou jornalismo.
    http://kallisantos.blogspot.com.br/

  14. Patricia Quental 14/05/2014 at 18:41

    Muito legal essa TAG, é bom conhecer sobre a experiencia e sobre um curso acadêmico.
    Cursei alguns semestres de Ciências Sociais mas não pude prosseguir.
    Beijão
    http://www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

  15. Francielle Loch 14/05/2014 at 16:28

    Olá!!! Acabei de me formar em tecnólogo de RH, e também amo a área em que atuo! É tão bom ver pessoas satisfeitas com seu trabalho/faculdade!!! Boa sorte nos próximos 3 períodos (acho que é isso né?) Beijão! http://www.supermaquiada.com.br

  16. Bruna de Paula 14/05/2014 at 01:42

    Eu sou formada em Administração e posso dizer que é uma carreira que tem muitas oportunidades, mesmo tendo a concorrência grande, pois é o curso de ensino superior que mais forma pessoas no Brasil.
    Mesmo gostando da área Administrativa, de Vendas e Marketing onde possuo experiência profissional, estou pensando seriamente a fazer Letras por ser o meu sonho de infância em ser professora.

  17. Ana Beatriz Leiroz 13/05/2014 at 15:24

    Nossa, quanta coisa! Assim que eu nasci minha mãe começou a faculdade dela de Administração (ela tinha 22/23 anos) e eu, como era pequenininha, ia a algumas aulas com ela. Cresci vendo-a com a calculadora (que mais tarde euzinha quebrei), mexendo com gente, lidando com nota fiscal etc. Ela sempre trabalhou com comercio e isso a motivou a entrar no curso. Eu brinco com ela: "Nuuuuunca eu faria administração, não é pra mim e isso não veio por genética" porque eu quero fazer medicina, sou técnica em análises clínicas e só da minha mãe pensar em sangue reclama. E quando eu contava: "Mãe, hoje teve aula de corte histológico. Foi legal porque eu cortei um rim!!" ela me olhava como se eu fosse uma psicopata.
    Acho que o diferencial da ADM está sim nos cursos pelo que acompanho o mercado. Você precisa ter uma MBA, um bom trato e entendimento de pessoas (às vezes isso e mais importante do que conhecimento das finanças em si) e muito quem indique. Minha mãe hoje administra uma empresa e o salário é meio baixo, mesmo com anos de formada. Mas muito porque ela se acomodou por conta de mim e da minha irmã: trocar o certo pelo duvidoso com duas filhas pra criar não é fácil. É uma área bem ampla porque toda empresa necessita de um administrador. Eu tenho muito orgulho da minha mãezinha, porque conheço a profissional que ela é mesmo com todas as dificuldades.

    Gostei muito do texto, ele elucida muitas dúvidas que as pessoas sempre tem sobre os cursos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.