Tag: Sobre minha Faculdade

Oi gente, tudo bem? Muito frio na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina chuviscou alguns dias, agora o céu está limpo, porém bem friozinho, momento perfeito para tomar uma xícara bem quente de chá hummm adoro chá de maçã com canela .

Deixando o friozinho de lado, vamos ao post de hoje? Faz um tempinho que vi algumas blogueiras respondendo a tag “Sobre minha Faculdade“, nunca encontrava as perguntas, porque elas faziam somente em vídeo, esta semana enfim consegui a lista de perguntas. Como algumas leitoras também perguntam sobre meus estudos, decidi unir minha vontade com a curiosidade e fazer um post bem legal pra vocês.
 Vamos às perguntas?
.
1- Qual seu curso de graduação?
Estudo Administração de Empresas, estou no 3º ano.
.
2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
Na faculdade em que estudo são oito períodos, estou no 5º.
.
3- Porque você escolheu esse curso? 
Primeiro porque amo a área financeira, tudo relacionado a bolsa de valores, cotação do dólar, economia mundial, mercado de ações, além de fluxo de caixa, balanços, sou apaixonada por uma calculadora HP12C haha.
.
4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Sim. Para quem está começando o salário não é muito atrativo, pois além da faculdade são necessários cursos na área (RH, Finanças, entre outras), além de idiomas é claro, depende também o departamento da empresa em que você vai trabalhar.
.
5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Haha O primeiro dia de aula foi assustador, pois foi aula de Matemática Financeira, acreditam, em plena segunda-feira. A sala estava cheia, quase 60 alunos, me senti um peixinho fora d’água. Uma dica? Mantenham a calma, respirem fundo, olhem para o lado, tentem conversar com outros alunos, que o frio na barriga logo passa haha.
.
6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Ainda não comecei a fazer, pois o TCC é somente no 7º período, mas pretendo abordar a questão do atendimento ao cliente nas pequenas, médias e grandes empresas. O atendimento como forma de marketing.
.
UP Date: já comecei a fazer o TCC, a área que escolhi é Marketing Digital, pois já trabalho nessa área e também devido ao blog.
.
7- Você se considera uma boa aluna (o)?
Hummm deixa eu ver, nas matérias que mais me identifico e adoro, minhas notas são altas, já em outras menos legais meu rendimento é menor, mas nunca tirei notas menores que 7,0. Acho que sou uma boa aluna sim 🙂.
.
8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Sim, eu adoro o curso que faço e com certeza não trocaria. Em alguns momentos penso que o curso poderia ter uma grade acadêmica mais rica, com matérias mais interessantes para o nosso dia a dia, fora isso, estou feliz sim.
.
9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Sim, a querida calculadora HP12C que comprei no 1º período ainda, para a aula de Matemática Financeira. Todo semestre temos alguma aula em que precisamos usá-la, seja Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Contabilidade, entre outras.
.
10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Desde que entrei nesta faculdade os trotes são proibidos, o que os veteranos podem “obrigar” os alunos a fazerem é pedágio para pagar o churrasco, coleta de roupas e comida para crianças carentes, e claro aquela velha “sujeirinha” né, por que ninguém volta pra casa limpo no primeiro dia haha.
.
11- Seu curso tem muita matemática?
Sim, em quase todos os períodos.
.
12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Como a faculdade é por períodos, eu sempre estudo com alunos diferentes, sejam alunos que reprovaram em alguma matéria, alunos vindos de outras universidades, ou mesmo alunos que fazem grades diferentes, mas no geral a desistência é bem menor que em outros cursos.
.
13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
O curso de Administração de Empresas tem muita matemática e gestão de pessoas, então precisa gostar muito para levar o curso adiante.
Além da formação profissional, este curso possibilita formação pessoal, o aluno cresce muito como pessoa durante toda a faculdade.
É um curso bem amplo, você aprende de tudo um pouco: Direito, Psicologia, Contabilidade, Sociologia, Filosofia, enfim, realmente é um curso que prepara bem para o mercado de trabalho.
Acredito que independente do curso que faça, todas as pessoas deveriam fazer Administração de Empresas em algum momento, pois é muito gratificante.
.
14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Por mais difíceis que sejam algumas matérias eu sempre passei em todas. Aqui na minha faculdade a média é 6,0, não considero tão difícil assim. Gosto de anotar tudo o que o professor fala na sala de aula, eu aprendo melhor do que lendo os xérox depois.  Ah, exercícios também são ótimos, treinar, treinar e treinar, ainda mais quando são cálculos.
.
15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Sou suspeita em falar alguma coisa, pois é um dos melhores cursos na minha humilde opinião 
O curso é bem amplo, abrange várias áreas, o que possibilita você escolher trabalhar em qualquer seguimento, seja num banco, numa empresa privada, na bolsa de valores, prestar concurso, o leque de opções é grande.
Com relação ao salário, só a faculdade em si não é suficiente para “ganhar bem”, é preciso fazer cursos na área para se especializar, ter curso de idiomas, além de MBA e Pós Gradução. (No meu caso, vou fazer MBA na área de Finanças).
A dica mais importante: independente do curso que você escolha, faça com o coração. Nenhuma carreira sobrevive se não houver amor e dedicação.
..
Caso queiram conhecer um pouco mais sobre a grade curricular, clique aqui.
.
♥ ♥ 
.
Então é isso gente linda, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre mim e sobre a Administração. Alguma de vocês já respondeu essa tag? Se sim, deixa o link do post para eu ler, ok?.
Beijos,
Érika
Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+
Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

17 Comments

  1. Diário de uma universitária: Apresentação, o que é um relações públicas? ◂ Blog Quatro Luas 14/04/2016 at 10:55

    […] e contar sobre o curso de Relações Públicas. Vamos lá? (Perguntas retiradas de uma TAG do blog Quero ser […]

  2. Quero ser Alice 21/02/2015 at 16:09

    Oi Ana Beatriz Leiroz eu também não conseguiria ver sangue, nunca me imaginei em outra área que não fosse os números. E ter a calculadora HP do lado é o que me faz feliz <3 Sua mãe realmente foi uma lutadora, se formar, cuidar de duas filhas pequenas, com certeza não deve ter sido fácil. Estou ansiosa pela minha formatura e já me preparando para o MBA. Espero que você consiga se formar em Medicina, se é o que você gosta, será feliz com certeza. Beijos :*

  3. Carla Alves 16/05/2014 at 05:26

    Me formei em Agosto de 2013 por um simples motivo Quero abrir meu próprio negócio! hahah
    Nunca gostei da parte financeira e até hoje me embanano com os números!

    Apesar de ainda querer cursar umas 3 faculdades, Administração me marcou muito.

    http://umfavodegarota.blogspot.com.br/

    beijocas

  4. Quero ser Alice 15/05/2014 at 18:51

    Isso mesmo, faltam 3 períodos. Ano que vem é hora do TCC, ai que frio na barriga haha bjos Fran ^.^

  5. Quero ser Alice 15/05/2014 at 18:49

    Acredita que ainda não parei pra pensar nisso rs Sempre pensei em ser executiva, ou prestar concurso para trabalhar num banco, gosto dessa área 🙂 beijos Babi ^.^

  6. Thaís Heitor 15/05/2014 at 04:22

    Adorei a tag!
    se eu fosse fazer alguma faculdade também faria administração!
    Boa sorte na sua facul!
    beijão!
    http://www.blogcaprichoebeleza.com/

  7. Lana Moreira 15/05/2014 at 03:42

    Nada como estudar e ter uma carreira . Parabéns por ser a diferença!

  8. Elaine Silva 15/05/2014 at 03:38

    Eu faço administração estou no primeiro semestre e por enquanto estou gostando e como meu sonho sempre foi me especializar em economia, advinha que matéria eu mais gosto? isto mesmo economia adoro, no futuro pretendo montar minha própria empresa e aplicar tudo que estou aprendendo.
    Bjs
    Quantagordice.blogspot.com.br

  9. Salada de Frutas 15/05/2014 at 01:14

    Amei o periodo da minha faculdade… como era periodo integral, nao trabalhava… entao tive o privilegio de aproveitar muito os meus 5 anos de faculdade!! Aproveite muito a sua!! Parabens pelo curso!
    Beijos
    Giuli
    http://www.salada-frutas.com.br

  10. Babi Bernardo 15/05/2014 at 00:55

    Eu sou uma das leitoras q já perguntou sobre a sua facul 🙂 vc já pensou em trabalhar com Compras de Moda? 🙂 bjs

  11. Carol Romano Andrade 14/05/2014 at 23:36

    A faculdade foram os melhores anos da minha vida, aproveite cada segundo a sua.
    bjs

  12. Kali Baldo 14/05/2014 at 20:29

    Gente acho o maximo as tags.. essa então…. se eu for falar das minhas formaçoes academicas…. vai ser coisa de doidoooo… kkkkkkkkkkkk amei a tag!!!!

  13. Kalliane Santos 14/05/2014 at 19:47

    Legal a tag,é legal por que da para saber mais da pessoa e do cursos.O seu não seria legal para mim,nunca gostei dessa área .Quero fazer comunicação ou jornalismo.
    http://kallisantos.blogspot.com.br/

  14. Patricia Quental 14/05/2014 at 18:41

    Muito legal essa TAG, é bom conhecer sobre a experiencia e sobre um curso acadêmico.
    Cursei alguns semestres de Ciências Sociais mas não pude prosseguir.
    Beijão
    http://www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

  15. Francielle Loch 14/05/2014 at 16:28

    Olá!!! Acabei de me formar em tecnólogo de RH, e também amo a área em que atuo! É tão bom ver pessoas satisfeitas com seu trabalho/faculdade!!! Boa sorte nos próximos 3 períodos (acho que é isso né?) Beijão! http://www.supermaquiada.com.br

  16. Bruna de Paula 14/05/2014 at 01:42

    Eu sou formada em Administração e posso dizer que é uma carreira que tem muitas oportunidades, mesmo tendo a concorrência grande, pois é o curso de ensino superior que mais forma pessoas no Brasil.
    Mesmo gostando da área Administrativa, de Vendas e Marketing onde possuo experiência profissional, estou pensando seriamente a fazer Letras por ser o meu sonho de infância em ser professora.

  17. Ana Beatriz Leiroz 13/05/2014 at 15:24

    Nossa, quanta coisa! Assim que eu nasci minha mãe começou a faculdade dela de Administração (ela tinha 22/23 anos) e eu, como era pequenininha, ia a algumas aulas com ela. Cresci vendo-a com a calculadora (que mais tarde euzinha quebrei), mexendo com gente, lidando com nota fiscal etc. Ela sempre trabalhou com comercio e isso a motivou a entrar no curso. Eu brinco com ela: "Nuuuuunca eu faria administração, não é pra mim e isso não veio por genética" porque eu quero fazer medicina, sou técnica em análises clínicas e só da minha mãe pensar em sangue reclama. E quando eu contava: "Mãe, hoje teve aula de corte histológico. Foi legal porque eu cortei um rim!!" ela me olhava como se eu fosse uma psicopata.
    Acho que o diferencial da ADM está sim nos cursos pelo que acompanho o mercado. Você precisa ter uma MBA, um bom trato e entendimento de pessoas (às vezes isso e mais importante do que conhecimento das finanças em si) e muito quem indique. Minha mãe hoje administra uma empresa e o salário é meio baixo, mesmo com anos de formada. Mas muito porque ela se acomodou por conta de mim e da minha irmã: trocar o certo pelo duvidoso com duas filhas pra criar não é fácil. É uma área bem ampla porque toda empresa necessita de um administrador. Eu tenho muito orgulho da minha mãezinha, porque conheço a profissional que ela é mesmo com todas as dificuldades.

    Gostei muito do texto, ele elucida muitas dúvidas que as pessoas sempre tem sobre os cursos.

Deixe um comentário