Turismo de aventura: conheça o Salto do Yucumã

Oi pessoal, tudo bem por aí? Aqui em Santa Catarina vai tudo bem. Um dia chove, no outro faz sol, o tempo anda indeciso. Estou tão animada por compartilhar tantas experiências aqui no blog espero de verdade que estejam curtindo essa vibe mais tranquila sobre viagens. Hoje o assunto é Turismo de aventura e vou contar um pouco sobre o Salto do Yucumã.

Acredito que muitos já devem ter visto a beleza das Cataratas do Iguaçu nem que seja apenas pela TV ou fotos na internet. Pois é, o Salto do Yucumã é igualmente incrível. Possui quase 2 quilômetros de extensão de queda d’água, numa altura que chega a 20 metros. Sim, é muito alto.

O Salto do Yucumã está numa área de preservação ambiental dentro do Parque Estadual do Turvo, que é considerado o maior do Rio Grande do Sul. A área é protegida pelo governo devido a diversidade de plantas e animais desde 1954.

Salto do Yucumã

O Parque

O Parque Estadual do Turvo está localizado na cidade de Derrubadas no Rio Grande do Sul. A cidade é bem pequena tem em média 4.000 habitantes, possui ar de interior. Ótimo lugar pra quem está buscando tranquilidade nas férias.

A preservação da fauna e flora do Parque é levada a sério por diversas organizações. Primeiro porque muitos animais que habitam a área estão ameaçados de extinsão. Segundo porque muitos biólogos fazem estudos mais detalhados das árvores e plantas.

Algo que me chamou atenção é que o Parque recebe anualmente muitas excursões dos colégios da região. A equipe explica todo o funcionamento do Parque, quais animais vivem na mata, além da importância de continuar a preservação.

Salto do Yucumã

Os animais

O Parque é banhado pelo rio Uruguai por isso é possível encontrar diversos tipos de peixe como o dourado, grumatã, bracanjuva e cascudo-preto. Na mata fechada ainda podemos encontrar rãs, cobras, aves de diversas espécies, onça-pintada, anta, e um bicho que vimos no meio do caminho e não conseguimos identificar (fotografei mas a imagem ficou desfocada #sorry).

Salto do Yucumã

A floresta

Postei lá no instagram essa foto dizendo que tinha encontrado “minha floresta”. Quando você assiste muitas séries ou lê muito começa imaginar como seria encontrar aqueles cenários na vida real. Já viram Once upon a time ou Grimm? É bem parecido em alguns trechos. São quase 15 quilômetros de mata fechada. Pode ir de carro ou moto.

Salto do Yucumã

O Parque possui 3 trilhas: Trilha das Lagoas (percurso possui 1300 metros e leva 1 hora), Trilha das Onças (percurso possui 1500 metros e leval 1 hora e 30 minutos) e Trilha do Yucumã (percurso possui 1000 metros e leva 30 minutos), se tiver disposição pode fazer todas no mesmo dia 😉 Ah, se for mais corajoso que eu pode fazer as trilhas a pé (risos).

Salto do Yucumã

O Salto

O que dizer de tamanha beleza? É quase como nadar no mar. Nos sentimos tão pequenos, tão insignificantes, e percebemos a grandeza do universo. O lugar é simplesmente incrível. Meu namorado já tinha ido 3 vezes se não me engano e sempre comentava comigo. Mas confesso que não imaginava que ficaria sem palavras ao chegar lá.

Salto do Yucumã

De um lado é Rio Grande do Sul (Brasil), do outro lado (onde aparecem as árvores) é a cidade de El Soberbio na província de Misiones (Argentina). O Rio corta os dois países. O Parque fica aberto o dia inteiro então é possível ir de manhã e aproveitar bastante com a família, amigos, além é claro de registrar tudo.

Salto do Yucumã

Dicas

* não pode ouvir som alto;
* não pode levar bebida alcoólica;
* use roupas confortáveis;
* vá com tempo disponível;
* vá de coração aberto pra conhecer tudo;
* desça do carro (é melhor para fotografar);
* os animais se assustam com o barulho do carro então clique rápido (risos).

Salto do Yucumã

Mais informações

Lugar: Parque Estadual do Turvo
Endereço: Derrubas-RS
Horário: 8:00 – 16:30 (4ª a domingo)
Ingresso: R$ 15,99 (a partir de 25/01 R$ 16,50)

Salto do Yucumã

DICA EXTRA: se você curte rafiting, passeio à cavalo, passeio de barco e mais contato com a natureza do lado da Argentina tem estrutura turística e é possível fazer essas atividades. Do lado brasileiro a exploração do meio ambiente é proibida.

Salto do YucumãSalto do Yucumã

Por hoje é isso pessoal, curtiram nosso passeio? Quer mais dicas? É só continuar nos acompanhando.

Leia também: Respondendo a Tag: wanderlust!

Quem aí já conhecia o Salto do Yucumã? Conta sua experiência nos comentários 😉

Até o próximo post! Érika 

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

5 Comments

  1. Fernanda 25/01/2018 at 11:54

    Olá Erika,
    Que lugar incrível, confesso que não conhecia!! No Brasil temos muitos lugares lindos para serem visitados, anotei aqui para quando sair novamente de férias. Estou precisando passar uns dias neste lugar, relaxar.. Ando tão triste neste começo de ano..
    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

  2. Blue 25/01/2018 at 00:06

    Oiii, aqui no Rio de janeiro tem dias que chove demais (porém continua megaaaa abafado) e tem dias que o sol esta 46°, por aqui esta tudo muito quente hahaha <3
    Mulher que lugar lindo, confesso que só de ver suas fotos já imaginei varias fotinhos e sem contar que me encantei *-*

  3. Thalia Mirelly 24/01/2018 at 20:20

    Olá!
    Que lugar incrível!Adoro lugares que envolvem natureza,trilhas,animais e turismo.E poder ver e conhecer tudo de perto deve ser uma sensação maravilhosa e única.Gosto de ir para esses lugares para pensar e repensar sobre meus atos e minha vida.
    Infelizmente moro bem longe,mas quero conhecer um dia lugares turisticos diferentes do Brasil.
    Beijos

  4. Renata 24/01/2018 at 16:50

    Nossa, Érika! Eu não sei do resto do povo, mas eu estou a-man-do essa vibe viagens aqui do Corujinha!
    E que lugar maravilhoso! Preciso confessar que não conhecia, e poxa, só pelas fotos eu já amaria visitar, e você descreveu com tanto amor (e ainda citou OUAT e Grimm ahahah) que é impossível eu não me imaginar passeando lá! Sempre que se fala em divisa de fronteiras eu fico imaginando o local e tô encantada, essa deve ser das fronteiras mais lindas que existem, só pode! <3 <3 <3
    xoxo

  5. Luly Lage 24/01/2018 at 00:08

    Érika, cê tá querendo me matar de vontade, mulher? Nesse calorão todo eu (que nem gostava dessas coisas) tô bem querendo uma aguinha pra me refrescar… E HAJA ÁGUA NESSE CASO! Vale a pena demais, acho que eu ia ficar parada olhando sem acreditar que uma beleza dessas é obra da dona Mãe Natureza!
    Acho que é coisa de mineiro, tudo meio “jeca” aqui perto do centrão, mas eu adoro isso de ver a fronteira de um país pro outro. Sei que é algo “inventado”, mas acho lindo mesmo assim!

Deixe um comentário