Nova Petrópolis

5 lugares para conhecer em Nova Petrópolis

Oi gente, como vocês estão? Primeiro queria agradecer por estarem gostando tanto dos posts sobre a viagem. É incrível poder compartilhar aqui no blog. Uma das cidades que fez parte do roteiro foi Nova Petrópolis. É um cantinho simpático que fica próximo de Gramado.

Nova Petrópolis é uma cidade pequena, semelhante São Francisco de Paula, tem em média 21.500 habitantes. Passamos por ela a primeira vez quando fizemos o trajeto São Miguel das MissõesGramado. Inclusive ficamos alguns dias em Caxias do Sul, quem lembra dessa trip? Um dos maiores trajetos que já fizemos numa mesma viagem. Foram mais de 3.000 Km.

Mas, assim como São Francisco de Paula, nunca tínhamos parado para conhecer, visitar os pontos turísticos e ficar mais tempo. Sempre que vamos para a serra ficamos em Gramado, decidimos então fazer algo diferente. Explorar novos lugares. Nada melhor do que aquela região que tem várias cidades uma pertinho da outra.

Conhecendo Nova Petrópolis

Num primeiro momento o que chama atenção é a avenida principal que corta a cidade. É por ela que chegamos em Gramado, por um lado, ou Caxias do Sul, pelo outro. Já fizemos os dois trajetos. Nessa avenida tem diversas construções típicas, temos a sensação de estarmos naquelas vilas na Áustria ou Alemanha.

Nova Petrópolis é uma cidade acolhedora, assim como muitas na serra gaúcha. Aquela sensação de estar no interior e todo mundo se conhecer. Esse sentimento sempre me faz lembrar do Paraná. Pode passar o tempo que for, mas quando nos aproximamos de Londrina, me sinto em casa. Confesso que descobrir os encantos do Rio Grande do Sul foi um caminho sem volta, a cada viagem descobrimos algo novo.

Engraçado como isso é mais comum do que imaginamos. As vezes não conhecemos todos os lugares na cidade onde moramos, já perceberam isso? Aí um dia passamos por um bairro ou uma rua que nunca vimos antes e descobrimos um café charmoso, uma lojinha de decoração, ou mesmo uma paisagem diferente e acaba sendo nosso lugar favorito. Esse exercício é muito bom, ainda mais se você curte fotografar tanto quanto eu.

Um dos lugares que mais gostei de visitar em Nova Petrópolis foi a Praça das Flores. Que cantinho mais convidativo. É possível sentar num banco, tomar sorvete e ler um livro. Tem programa mais divertido? Quer conhecer mais a cidade? Vem ver 🙂

Praça das flores

Como o próprio nome já diz é uma praça. Tem plaquinhas nos canteiros sinalizando diversos locais, tem bancos para sentar, uma pontezinha bem fotogênica, flores de todas as espécies por todo lado, algumas lojinhas para comprar lembrancinhas da cidade (ímã, bolsinha, camiseta, chaveiro) e um monumento bem grande do lado direito.

Como estava muito calor quando fomos, aproveitamos para tomar sorvete, ver as lojinhas e ficar conversando nos bancos. A prefeitura organizou diversas atividades para o Verão 2022 de Nova Petrópolis, então tinha um palco montado na praça onde acontecem algumas apresentações. Mais uma forma de conhecer a cultura local, achei bem legal.

Labirinto verde

O Labirinto faz parte da Praça das Flores e fica do lado direito próximo ao monumento (que esqueci o nome #sorry). Tem um portão de ferro que lembra muito os jardins europeus (só não pelo tamanho porque é pequeno). Mas rende fotos lindíssimas, principalmente com drone. Fiquei pensando em ensaios de noivos ou casais, as fotos teriam um toque especial.

Moinho Rasche

Um dos lugares que fez sucesso nos stories foi a visita ao museu Moinho Rasche. Não sei vocês, mas eu AMO conhecer a história dos lugares. Ainda mais quando foram colonizados por alemães, italianos, etc. É uma experiência muito enriquecedora. A família Rasche transformou a antiga fábrica em museu. Incrível não?

O prédio conta com 3/4 andares. Todas as máquinas usadas na produção de farinha foram conservadas. Há placas explicando a função de cada uma delas. O passeio é autoguiado. Conforme avançamos descobrimos o que era feito em cada andar. Conhecemos também um pouco mais sobre a família Rasche e os prêmios que receberam aos longo dos anos. É realmente uma viagem ao passado não apenas daquela família, como de Nova Petrópolis. Já visitei diversos museus mas sempre saio admirada. Cada passeio uma nova descoberta.

Parque do panelão

Quem é seguidor antigo lembra de quando visitamos O salto do Yucumã. Aquele pedaço de floresta parece bastante alguns episódios de Os melhores contos de Grimm (principalmente “As moedas caídas do céu”). O Parque do panelão me fez sentir da mesma forma. Vocês não têm ideia, mas ensaios fotográficos ali ficariam incríveis!

Há quedas d’água, bastante pedra e muitas, muitas árvores! Passamos por uma pontezinha para chegar. No caminho já ouvimos o barulhinho de água. No dia em que fomos tinha vários casais fazendo “churrasco”, algumas famílias com crianças, e muitos carros estacionados perto da represa. Assim como a cachoeira, é melhor ir de manhã para aproveitar melhor. As fotos não fazem juz ao quanto o lugar parece cenário de filme.

cidade Zaandam

Por último, mas não menos importante, um lugar que tinha visto no instagram e foi amor à primeira vista. Tenho muita curiosidade países como a Suécia, Irlanda, Escócia, e a Holanda faz parte dessa lista. Quando soube que a Cidade Zaandam é um pedacinho da Holanda em Nova Petrópolis fiquei bem curiosa para conhecer pessoalmente. Num primeiro momento o que chama a atenção é todo aquele colorido.

“A Cidade Zaandam, nasceu em homenagem a cidade do Rio Zaan, um pequeno rio na província no noroeste da Holanda, uma linda cidade próxima a Amsterdam.” (Cidade Zaandam)

No local encontramos restaurantes, o Empório Zaandam que vende produtos de origem holandesa, além de uma linda área externa. Se você, assim como meu namorado, gosta de experimentar cervejas diferentes esse é o lugar! Além disso, na entrada tem um mural com a agenda de eventos. Tem muita coisa legal acontecendo o ano inteiro.

Nesse espaço você encontra Padaria e Confeitaria, Café Colonial Holandês (lembrei do livro Apenas um ano), Restaurante Cidade Zaandam, Restaurante Moinho, Bar Cidade Zaandam, Espaço kids (que eu adorei, quase quis ficar lá haha), e se gostar de tudo isso, ainda pode realizar o seu evento lá. Um sonho concordam?

“Peter é um pequeno herói na Holanda e um exemplo em todo o mundo. A coragem de Peter ajudou a salvar uma vida da tragédia ao voltar de uma visita a um amigo, quando passava pelo canal e percebeu como as chuvas tinham feito subir o nível da água, batendo forte contra o dique. Pensar no próximo é sempre um ato de grandeza, aqui e na Holanda”! (Zaandam)

Onde comer em Nova Petrópolis?

Depois de todos os lugares que conhecemos é hora de descansar um pouquinho e comer. Meu namorado ficou encantado com o Restaurante Colina Verde. Então fomos até lá conhecer. Amamos a experiência. Sabe aquele lugar que serve todos os pratos ao mesmo tempo ao estilo café colonial? É desse jeito. Teve sopa de capaletti. Pratos típicos. Molhos que eu nunca tinha experimentado (mas adorei!).

Mas o que me ganhou foi o strudel de maçã. É uma delícia. Se deixasse comeria todos os dias. Teve pãezinhos para acompanhar. Frango com maçã (nunca tinha comido e adorei). E as sobremesas? Tem várias para escolher. Também podemos tomar um café após o almoço (como se estivéssemos numa novela haha). O ambiente é decorado de maneira primorosa. E o atendimento? Fomos atendidos por funcionários com roupas típicas o que achei bem diferente. Fomos muito bem tratados. A equipe é cordial e atenta a todas as mesas.

Agora, o que mais gostei foi a vista. Na parte do estacionamento tem alguns bancos para sentar e apreciar a natureza. É uma tranquilidade. Só ouvimos os passarinhos. É tão alto que conseguimos ver ao longe algumas montanhas. Toda a experiência valeu a pena. Depois fui pesquisar e descobri que o Restaurante Colina Verde já apareceu em diversos programas de TV, inclusive ganhou muitos prêmios.

Sobre nossa experiência

Ao final do dia fomos ao Parque Aldeia do Imigrante, mas decidimos fazer o passeio numa outra oportunidade. Pelo mapa que recebemos há muito o que visitar, então iremos precisar de um dia inteiro. Também ficou para a próxima viagem as Esculturas de Pedra (que alguém tinha me indicado no instagram).

Quando estávamos passeando pelo interior descobrimos o roteiro Malakoff com três níveis de dificuldade: 7, 13 e 22 Km mais ou menos, até chegar no cume da montanha. Como meu namorado gosta de aventura começamos pelo primeiro roteiro, mas acabamos no perdendo e descobrindo depois que já estávamos no segundo caminho (risos). Ele disse “já que estamos aqui vamos terminar”. Topei!

Chegamos num trecho que estava em obras e achei muito perigoso passar, ainda mais por não saber quanto tempo ainda faltava (detalhe: estávamos sem wi-fi), então decidimos voltar. Era impossível passar de carro sem o frio na barriga de cair do penhasco (sou um tantinho exagerada haha). Andamos quase 1 hora de carro pelo interior, passando de vez em quando por “vilarejos”, até que chegamos ao final do roteiro. Já com internet pesquisamos o mapa e descobrimos que fizemos 70% do trajeto. Se não fosse a obra teríamos terminado \o/

Dicas legais

  • Baixe o mapa da cidade off-line (alguns lugares não têm internet, isso ajuda muito)
  • No verão é muito quente então sempre leve uma garrafinha de água
  • Passear pelo interior requer disposição, use um calçado confortável
  • Muitos pontos turísticos são grátis, como o Moinho Rasche (vale a pena conhecê-los)
  • Tem Florybal em Nova Petrópolis (ótima opção de presente para os amigos)
  • Na Praça das Flores tem uma lojinha que vende lembrancinhas da cidade
  • Quando for à Nova Petrópolis experimente o café colonial holandês do Zaandam

O que achamos de Nova Petrópolis

Resumindo a cidade é bem simpática, acolhedora, cheia de coisas legais para fazer. Só é preciso ter disposição e gostar de explorar lugares diferentes. E se quiser fazer trilha como nós use um calçado confortável. Ah, e leve a câmera para fotografar tudinho. Afinal, gostamos de guardar recordações não é mesmo?

Agora me conta, conhece Nova Petrópolis? Qual desses lugares que mostrei você tem curiosidade de visitar? Curte fazer trilha como nós? Qual a viagem mais inesquecível ou surpreendente você já fez? Antes de ir deixe um comentário 🙂

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

17 Comentários

  1. Nossa, Erika… sempre me encanto com suas viagens. Suas fotos são incríveis, e nos transporta quase que literalmente para os seus passeios.
    Essa primeira foto me deu uma sensação boa, vendo as verdes montanhas. Parece muito com “minha casa”, Minas Gerais. Apesar de amar o Paraná, eu sofro em ter saído de novo de BH.
    Se um dia eu conseguir ter a oportunidade de viajar para essas cidades lindas que vc publica por aqui, eu vou correr pra pegar todas as dicas.

  2. Que cidade incrível. Já vi que tem mt do sul que eu preciso conhecer. Amei esse museu. A praça verde tbm e linda..
    Amo espacios que contam História.
    Fiquei interesada nos locais pra comer tbm. Jajaja

  3. Olá, tudo bem?

    Parece ser um daqueles passeios únicos, que você vai amar cada momento. Eu amei demais todas essas dicas do que fazer, especialmente pelo fato da maioria dos pontos turísticos serem gratuitos. Essas comidas me deixaram com água na boca e essas dicas em geral foram ótimas. Amei!

  4. Eu não sabia que tinham tantos lugares por lá para visitar, achei todos lindos e da para passar muito bem o tempo. Adorei o post!

  5. Eu estive em Gramado no início do ano e passei por Nova Petrópolis. Infelizmente não parei na cidade mas queria ter conhecido!

  6. Misericórdia, tanto lugar lido que acho melhor eu mudar para Nova Petropolis, iria feliz da vida, a única coisa que não me identifiquei foi a parte de onde comer porque sou crudivegana, mas a proposta de mudar continua de pé hehehehhehe…

  7. O Sul é maravilhoso, organizado e atraente. Esse local ainda não tive o prazer de conhecer, mas já está em minha lista nas futuras programações, pois achei lindo cada lugar que indicou, estou fascinado por Nova Petropólis.

  8. Sempre ouço falar em Gramado, que ainda não visitei, mas pouco ouvimos sobre as redondezas. Achei Nova Petropolis muito acolhedora, linda demais em cada detalhe. O labirinto e o strudel de maçã me encheram os olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *