24 de abril de 2017

Oi gente, tudo bem? O post de hoje é sobre um assunto que muitas blogueiras querem colocar em prática mas as vezes acham complicado – SEO. Para que um blog seja relevante é preciso ter bom conteúdo, não apenas se preocupar com o que escreve mas como escreve. O Google é o maior indexador de conteúdo, quer dizer que quando alguém buscar por um assunto e seu blog for relevante ele aparecerá na primeira página ocupando os principais resultados (posição 1 a 10). De acordo com minha professora a partir da posição 11 já perde importância pois é mais difícil os leitores clicarem.

Essa indexação não depende do assunto ou nicho do seu blog (moda, livros, esmaltes, viagens, etc.) e sim da aplicação das regrinhas de SEO como meta-descrição, palavra-chave, nome das imagens, quantidade de palavras, H1, texto alternativo, etc. O TCC que estou fazendo na faculdade envolve redes sociais, conteúdo para web, grau de relevância, técnicas de otimização de conteúdo e como disponibilizá-lo aos leitores. Esse trabalho tem exigido muita leitura, cursos e prática para aprender como deixar o conteúdo cada vez mais atrativo e próximo da posição 1. Sempre surgem dúvidas em vários grupos que participo, pensando nisso decidi trazer algumas das dicas que aprendi na faculdade, espero que gostem!

5 dicas fáceis para melhorar o SEO do seu blog
PALAVRA-CHAVE

Muitas pessoas acreditam que repetir a palavra-chave pelo texto já é considerado relevante, no entanto se o Google verificar que o conteúdo é “pobre” ele irá desconsiderar. Para otimização de SEO a palavra-chave deve aparecer no título, no primeiro parágrafo e conforme precisar durante o texto.

Dica: usar a palavra-chave como nome para as fotos 🙂

SEO

TELA INICIAL DA FERRAMENTA YOAST SEO

IMAGENS

É verdade que as vezes dá preguiça renomear as imagens que vamos usar no blog concorda? Aí colocamos algum nome aleatório, ou deixamos como ela fica na câmera Ex: IMG_2171 ou ainda usamos nomes que nada tenham a ver com o texto.

Você já viu que na tela inicial do Google tem a opção “pesquisar por imagens”? Pois é, se o assunto do texto for dica de viagem para um lugar específico, e deixarmos as imagens com o nome dessa cidade será muito mais fácil ele aparecer na busca.

Exemplos: morretes.jpg, morretes.png, dica-seo.jpg, dicas-seo.png, etc…

QUANTIDADE DE PALAVRAS

Já vi algumas blogueiras dizendo que sentem dificuldade em escrever grandes textos, ou fazem um post com um parágrafo somente chamando a atenção para um novo vídeo, isso não é relevante para o Google. Mas porque? Um texto para ser considerado importante precisa ter no mínimo 300 palavras, aqui no blog costumo usar entre 300 e 500.

Por isso é tão importante definir o nicho que queremos alcançar, saber sobre o que gostamos realmente de escrever e se isso vai gerar valor para os leitores. As vezes algumas blogueiras escolhem determinado assunto só porque “está na moda”, porque todos estão falando sobre, ou ainda porque tem mais chance do blog crescer. E com o tempo acabam desanimando e não conseguem produzir conteúdo de qualidade. Por isso encontramos tantos posts com dois parágrafos, posts somente com imagens e uma linha de texto, ou ainda um parágrafo e uma imagem.

Quando vamos escrever sobre determinado assunto é preciso já ter conhecimento ou então pesquisar, tirar dúvidas, para conseguir criar um texto onde o leitor ao terminar de ler possa dizer “poxa não sabia disso”, ou “que post completo”, ou ainda “sempre que precisar de informações sobre isso voltarei aqui”.

SEO

1- PALAVRA-CHAVE NO TÍTULO | 2-PALAVRA-CHAVE NO LINK | 3-PALAVRA-CHAVE NA META-DESCRIÇÃO

H1

Muitos blogs que sigo são literários (resenha de livros) ou então de textos, o que acontece? O texto é corrido feito somente com parágrafos. Posts assim são mais difíceis de serem indexados pelo Google. É interessante no decorrer do texto usar subtítulos para fazer listas, dividir o assunto em tópicos, etc. Se o texto é uma resenha de produto pode ser dividido em “o que a marca diz”, “benefícios”, “o que achei”, “onde comprar”, e outros tópicos que considere importantes.

USE FERRAMENTA DE APOIO

Seguir as regrinhas de SEO é quase tão complicado como dirigir haha (na minha opinião) é preciso pensar em vários detalhes ao mesmo tempo e ainda corremos o risco de esquecer de colocar o cinto de segurança 🙂

Para evitar esquecimento e deixar o blog cada vez mais alinhado é possível usar ferramentas que ajudem na organização do texto, dando dicas e mostrando o que precisa ser alterado. Ex: Yoast SEO (para wordpress) No blogger várias opções podem ser feitas manualmente, sem uso de ferramenta.

Com o Yoast SEO é possível analisar várias informações como tamanho do título (deve ficar entre 40/70 caracteres), palavra-chave no primeiro parágrafo, se as imagens possuem ALT, se o texto possui link de saída, se a meta-descrição possui palavra-chave, se o tamanho é suficiente, etc. Esses itens são classificados em cores (vermelho, amarelo, verde), conforme alteramos o texto, vai mudando a cor e atualizando, assim sabemos que o texto está melhor.

SEO

EX: O POST ACIMA TEM 627 PALAVRAS

Essas foram as 5 dicas para melhorar o SEO do seu blog. Espero que o post de hoje possa ter ajudado quem estava com dúvida. É importante lembrar que as regras de SEO podem ser usadas nas duas plataformas: blogger e wordpress 😉 Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. PS: se quiserem posso fazer a parte 2 trazendo mais dicas 😉

Um abraço
Érika

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Lary Zorzenone

    Lary Zorzenone

    11 de outubro de 2017

    Dicas bem boas. Eu tinha muita preguiça de renomear minhas imagens, mas ai percebi que eu pesquiso muito por imagens ao invés de textos, então renomeio tudo. Tento usar sempre as palavras chave ao longo do texto e isso realmente ajuda.

    Vidas em Preto e Branco

  2. Renata Borges

    Renata Borges

    11 de outubro de 2017

    Oi Érika! Passeando aqui no seu blog vi esse post e vim conferir, porque, absolutamente tudo que envolve SEO, para mim, é mistério! eheheh A primeira dica eu já amei, vou deixar de preguiça e colocar nomes decentes nas minhas fotos! kkkk O App pro WP vou baixar, acho que vai super ajudar a eu me atender aos detalhes, como você recomendou. Acho que a única parte que não terei dificuldades é com tamanho dos textos, você sabe como eu adoro falar e falar, ou seria escrever e escrever?! rs
    Obrigada pelas dicas de ouro! <3
    xoxo

  3. Gustavo Mendes

    Gustavo Mendes

    11 de outubro de 2017

    Olá.
    Post mega útil este, me ajudou bastante. Venho tentando melhorar o SEO do meu blog, e confesso que não sabia que o número de palavras pode influenciar. Uma ótima dica também foi a das imagens, pois conheço muitos blogueiros que não renomeiam suas fotos.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

  4. Sabrina Sampaio

    Sabrina Sampaio

    11 de outubro de 2017

    Esse da imagem eu não sabia, vou começar a por as palavras chaves lá também então. Ótimas dicas.
    Agenda Aleatória

  5. Victória Villaça Felet

    Victória Villaça Felet

    11 de outubro de 2017

    As dicas foram ótimas! Eu já sabia a respeito de algumas que você citou, mas outras são novidade. O post está super claro e completo.

    Beijos,
    http://victoriafelet.blogspot.com.br

  6. Helanaohara

    Helanaohara

    11 de outubro de 2017

    Suas dicas são ótimas e de grande valia.
    Uma das colaboradoras do meu blog já queria que eu usasse alguma ferramenta para o blog aparece mais no Google, mas eu não sei usar isso 🙁
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

  7. Jac Bagis

    Jac Bagis

    11 de outubro de 2017

    Adorei as dicas! Eu não sabia sobre as fotos, geralmente salvo todas as minhas fotos como blog, já vou mudar esse conceito. Espero que, ao colocar em prática, eu melhore o meu seo

  8. Avatar

    Andressa Brandão

    10 de maio de 2017

    Essas discas são sempre úteis ^^

  9. Avatar

    Heloisa Lofrano

    10 de maio de 2017

    Mais um post muito útil!! Ajudou bastante. Obrigada

  10. Avatar

    Mariana Menezes

    5 de maio de 2017

    Aai que dicas ótimas! SEO é uma coisa sempre a ser estudada e melhorada, ainda estou aprendendo mas já melhorei muito <3

    • Avatar

      Quero ser Alice

      11 de maio de 2017

      ajuda muito mesmo… é só praticar que dá tudo certo, se tiver dúvida, é só perguntar 😉

  11. Avatar

    Ingrid Caroline

    1 de maio de 2017

    Amei as dicas!

  12. Avatar

    Lorena da Rocha

    1 de maio de 2017

    AAAAAh, exatamente o que eu tava precisando saber…

  13. Avatar

    Madame Brasil

    30 de abril de 2017

    Ótimas dicas!

  14. Avatar

    Michelly Silva

    27 de abril de 2017

    Eu ainda tenho dificuldade nessa parte. Mais achei interessante! vou conferir

  15. Avatar

    Camila Tuan

    27 de abril de 2017

    Regis Thiago

  16. Avatar

    Camila Tuan

    27 de abril de 2017

    Up

  17. Avatar

    Bianca Aguiar

    26 de abril de 2017

    Ficou ótimo! Ja faz um tempinho que eu estou procurando posts sobre SEO ♡♡♡

  18. Avatar

    Cidália Milani

    26 de abril de 2017

    Ótimas dicas!!