5 dicas para ser mais produtiva + bônus

Oi gente, tudo bem? O sol chegou aqui em Santa Catarina tem feito dias bem bonitos até sem nuvens em alguns deles. E na cidade de vocês como está? Participando de vários grupos lá no facebook sempre vejo muitas pessoas questionando como ser mais produtiva, como fazer o tempo render mais, ter mais disposição e cumprir as metas diárias. Pensando nisso criei esse post com as 5 dicas para ser mais produtiva que venho aplicando diariamente e tem dado muito certo.

Se você trabalha numa empresa, estuda, trabalha remoto ou realiza suas atividades home office precisa cumprir prazos, entregas, finalizar projetos e tudo isso requer controle, organização, e o mais importante disciplina. Muitas pessoas querem ser mais produtivas porém não sabem por onde começar nesse post vou dar algumas dicas espero que possa ajudar 😉

5 dicas

Se organize

Antes de iniciar qualquer coisa, qualquer projeto, é preciso organização. Sua área de trabalho precisa transmitir tranquilidade, coerência e estar de acordo com seus objetivos. Deixe na sua mesa apenas o material necessário para o trabalho qualquer outro objeto que possa distrai-lo deve ser evitado. Tenha porta-canetas, bloco de anotações, caixa onde guardar papéis importantes e uma lixeira para jogar fora o que não precisa mais e evitar o acúmulo de tralha. Um ambiente limpo e organizado envia para o cérebro a mensagem de que tudo está ok.

Compre uma agenda

Tudo o que é importante deve ser anotado. “Ah, mas sou bom de memória”. Não importa. Tudo precisa ser registrado. Primeiro quando escrevemos estamos mentalizando o que queremos fazer, estamos condicionando nossa mente de que aquilo precisa ser feito, mais importante inconscientemente ela irá nos obrigar a cumprir você sentirá uma cobrança interna. Segundo você terá controle do que você feito ou não e ao final da semana, do mês ou do ano poderá medir se foi realmente produtivo e o que poderá melhorar. Crie o hábito de anotar tudo na sua agenda de preferência no dia anterior ou no início da semana isso faz muita diferença.

Defina metas

Quem vive sem metas? Passar de ano. Prestar vestibular. Conseguir um emprego. Um aumento de salário. Mais seguidores nas redes sociais. Independente de quais sejam todos temos metas e elas precisam ser definidas. Lembram da frase “se você não sabe pra onde está indo qualquer caminho serve”? Pois é, ausência de metas significa que não chegaremos a lugar nenhum. É importante definir metas a curto e longo prazo. E mais uma vez anotá-las. Se você hoje tem 200 seguidores e espera chegar nos 500 em “x” meses vai trabalhar pra isso. Se conseguir alcançar antes do prazo definirá nova meta mas caso não consiga é preciso reavaliar suas táticas e mudar se achar necessário.

Tenha foco

Atualmente é fácil perder o foco. Redes sociais. Video game. Celular. Sempre que ouvimos uma notifcação corremos pra ver do que se trata. Quando definimos uma meta é preciso ter claro em nossa mente que ela deve ser cumprida até o final e para isso acontecer precisamos ter foco. Algumas dicas para diminuir as distrações são deixar o celular no modo vibrador, desativar as notificações do whats, definir um horário para checar o celular e depois colocá-lo de volta na bolsa, deixar no navegador abertas somente abas relacionadas ao trabalho, etc. Quanto menos distração você tiver mais conseguirá manter o foco e mais atividades serão realizadas.

Controle as redes sociais

É fato que as redes sociais com suas timelines infinitas consomem grande parte do nosso tempo sem nem percebermos. Seja no trabalho, em casa, ou mesmo numa lanchonete com amigos. No instagram a aba “explorar” é infinita e as inspirações duram até amanhecer. Você já parou pra pensar quantas coisas legais poderia fazer se saísse um pouco da frente do computador? Ou deixasse o celular de lado? Precisamos mantê-las atualizadas? Sim, claro. Mas precisamos ver o pôr-do-sol, tomar um banho de chuva, estudar mais para melhorar as notas, passar mais tempo com a família, viajar… Uma infinidade de coisas que poderia fazer porém sempre usamos a mesma desculpa “não tenho tempo”.

⭐Bônus⭐

Acorde mais cedo

Já fiz diversos cursos, assisti palestras, e algo em comum mencionado por todos os palestrantes é isso “levantar meia hora/uma hora mais cedo”. Podemos pensar que não é nada demais porém faz uma grande diferença. Acordando mais cedo você pode praticar exercícios, meditar, preparar seu café, rever as metas diária, tomar um pouco de sol, enfim uma hora a mais para fazer o que quiser. Ao final do dia perceberá o quanto foi produtivo e quanto seu trabalho rendeu. Quem gosta de acordar atrasado, pular da cama correndo sem tempo de se preparar para o dia que vai começar?

Bom pessoal essas foram algumas dicas que tento praticar diariamente e que traz bastante resultado. Num curso de coach que fiz ela disse que o ser humando precisa de 4 semanas para criar um novo hábito a partir de então se torna rotina. Então é isso devemos praticar até se tornar algo normal.

Espero que tenham gostado do post de hoje e se tiverem alguma sugestão, dica ou pergunta é só deixar nos comentários.

Leia também: 5 coisas que aprendi na High stakes week com Gabriel Goffi (link)

Até o próximo post, Érika 🙂

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

5 Comments

  1. Luana Souza 21/11/2017 at 14:41

    Oi, florzinha *-*
    Ano que vem eu estou planejando me organizar bem para equilibrar a faculdade e minha vida pessoal. Já comprei um planner e estou ansiosa para usá-lo. Ah, estou tentando acordar mais cedo e realmente é mais produtivo o dia quando isso acontece!
    Adoro seus posts nesse estilo. Ah, e também adorei as fotos! São suas? De toda forma, combinaram perfeitamente com o post <3 xoxo

  2. Priscila Sawa 17/11/2017 at 17:31

    Dicas muito úteis, principalmente quando a procrastinação bate na porta querendo atrapalhar a rotina. Realmente acordar cedo faz muita diferença, eu mesma consigo manter a confeitaria e casa organizadas, e ainda arranjar um tempo para ir ao cinema, sair para comer ou ver uma série. Super importante evitar bagunça na mesa, isso foi algo que aprendi ao decorrer dos anos de facul, como estudei a distância tudo me distraía, rs. Amei o post, beijos.

  3. Giovanna Barbieri 15/11/2017 at 20:57

    Essas dicas caíram como uma luva para mim!
    Ando meio preguiçosa….
    Beijos

  4. Larissa Dutra 15/11/2017 at 13:48

    Olá, tudo bem? Nossa, achei demais estas dicas!!! Eu confesso que sou beeem desorganizada, então geralmente fico perdida no que tenho que fazer e tal. Já salvei seu post e irei tentar seguir as dicas!

  5. Vitória Bruscato 15/11/2017 at 10:22

    Oi Erika! Desde que seu blog mudou, eu não tive a oportunidade de entrar aqui. Mesmo estando pelo celular, amei a nova identidade dele! Estou precisando de muito foco mesmo para realizar minhas tarefas, vou usar todas as suas dicas! E adorei a ideia de acordar mais cedo. Eu nunca havia pensado nisso! Beijão

Deixe um comentário