5 dicas pra quem está pensando em viajar

Oi pessoal, tudo bem? Quem já leu o post anterior sobre a retrospectiva de 2017? Está cheio de boas recordações espero que gostem 🙂 Em janeiro o blog será todo dedicado a viagens, férias e muitas dicas. Então conforme prometido hoje começamos com 5 dicas pra quem está pensando em viajar.

Muitos acreditam que viajar é apenas comprar passagem, entrar no avião e chegar no lugar. Porém para fazer uma viagem legal, sem gastar muito, e aproveitar tudo o que temos direito é preciso antes de tudo se organizar. Quanto mais formos organizados mais conseguiremos economizar e nos divertir.

Dicas Viajar
Palmas – PR

Diversas pessoas comentam que não viajam porque é caro, porque o roteiro “dos sonhos” é somente pra quem pode, ou ainda que viajar dá muito trabalho. Em parte dá trabalho sim, mas apenas pra deixar tudo em ordem. Depois que aprende fica bem mais fácil 🙂

Pensando nisso separei algumas dicas que meu namorado e eu sempre usamos antes das nossas viagens, espero que possa ajudar e despertar o interesse em quem está pensando em fazer uma viagem inesquecível.

Escolher o roteiro

Quando morava no Paraná e vinha passar as férias em SC só ficava na praia torrando o dia inteiro haha Não passeava, conhecia lugares, e muito menos fotografava (acreditam?). Depois que comecei o blog percebi a necessidade de criar posts com conteúdo, que trouxessem informação e ajudasse o leitor de alguma forma. Foi assim que comecei preparar roteiros. Escolher pra onde vamos é a parte mais importante, porque todo o resto depende disso. Quanto dinheiro juntar, quanta roupa levar, onde se hospedar, onde se divertir, etc. Já parou pra pensar quantas cidades existem entre o seu destino e onde você mora? Indo de carro é possível traçar um roteiro escolhendo cidades históricas, que tenham pontos turísticos legais, com igrejas fotogênicas, e ainda lugares para conhecer a gastronomia. Por exemplo, saindo de Itajaí até São Francisco do Sul (cidade histórica) passamos pelas cidades de Penha, Piçarras, Barra Velha, Joinville e Araquari. Se você não conhece nenhuma delas é uma boa oportunidade de incluí-las no roteiro concordam? Ao invés de conhecer apenas uma cidade volta retorna pra casa tendo visitado seis. O que torna a viagem bem mais interessante e divertida 😉

Dicas Viajar
Roteiro by Google
Juntar a grana

Essa é a parte delicada e que precisa de mais atenção. Porém ela depende muito do roteiro que for escolhido. Se você quer ir para a Disney por exemplo, precisa começar a pesquisar passagens de avião, hotéis e lugares para se divertir. Se esse é seu objetivo de verdade precisa trabalhar pra isso. Após escolher o roteiro veja quanto dinheiro será necessário (lembrando que mais é sempre melhor). Agora é só começar juntar, pode ser num cofrinho específico para viagem, numa poupança, ou mesmo em casa, o importante é guardar uma quantia “x” por mês até o dia da viagem. Se você acha difícil economizar pode abrir mão de algo como ir menos vezes ao shopping, comer em casa ao invés do McDonalds, comprar roupas apenas se necessário, aquele cafezinho na rua, e outras coisinhas que aparecem no dia a dia. Você vai perceber o quanto consegue economizar e estará mais perto do seu objetivo.

Arrumar as malas

Quem curte arrumar as malas? Não sei vocês mas eu acho bem divertido haha Primeiro porque me dá um friozinho na barriga, segundo porque é naquele momento que tenho certeza que a viagem vai dar certo e terceiro já começo a mentalizar todas as coisas boas que podem acontecer. É muita energia positiva no ar. Tem pessoas que levam duas, três malas, mas nós aqui levamos apenas o necessário. Mas o que seria o necessário? É o seguinte: se vamos ficar três dias montamos quatro looks (já contando com sapatos, roupa íntima, acessórios, etc.), sempre com um de reserva. Coloque as peças em cima da cama e monte as combinações gostou? Põe na mala. Não curtiu? Monta outro look. Outra dica: sempre leve roupa para ocasiões diferentes de acordo com o roteiro escolhido (ex: look casual, look arrumadinho e outro mais chique). Por isso é tão importante pesquisar sobre o roteiro antes de viajar. Você vai poder passear durante o dia com look fresquinho e à noite pode ir jantar mais arrumada 😉

BAIXE O PLANNER NO FINAL DO POST 😉

Dicas Viajar

Onde se hospedar

Acredito que hospedagem é quase como gosto pra comida as pessoas são diferentes e possuem expectativas diferentes. Meu namorado por exemplo não dorme sem ar condicionado (risos). Eu já valorizo hotéis que tenham café da manhã (e que seja gostoso -melhor ainda se for colonial ). Então sempre que viajamos buscamos um meio termo entre o que ambos queremos. Quando eu viajava sozinha o mais importante pra mim era o hotel ficar perto dos pontos turísticos assim conseguia visitar tudo a pé. Agora com tantos apps e o celular na mão o tempo todo é bem mais fácil pesquisar e encontrar boas opções. Na nossa última viagem usamos bastante o Google. É possível encontrar todos os hotéis de uma cidade (com fotos reais), verificar a avaliação dos usuários e também fazer comparação de preços. Dica extra: se você usar o Trivago você paga menos pela diária do que se reservar direto no balcão do hotel 😉

Pontos turísticos

Por último mas não menos importante a principal razão por eu AMAR viajar. Amo respirar história, saber como viviam os antigos, quais seus costumes, o que gostavam de comer, etc. Pesquisar e criar uma lista com as coisas mais legais pra fazer numa cidade é a melhor parte de programar uma viagem. Você pode escolher Museus, Galerias de Arte, Monumentos históricos, feirinhas livres, lugares que servem comida típica, passatempo na natureza (cachoeira, rapel, rafting, etc.), e outras opções de acordo com cada região. É importante ainda pesquisar os horários de funcionamento, valor do ingresso, e se é possível fotografar. Usamos o TripAdvisor para saber mais sobre cada ponto turístico e também ler as avaliações de outros turistas. Valeu muito a pena. No meio do caminho tinha um restaurante que faz degustação de queijos e vinhos no almoço (você também pode comprar e levar pra casa) porém estava fechado quando fomos, nós e outro casal “perdemos” a oportunidade. Se tivéssemos visto o horário antes teríamos aproveitado 🙂

Dicas Viajar
Lauro Müller – SC

Bom pessoal, essas foram algumas as dicas que usamos quando vamos viajar. Economiza tempo, dinheiro, e surpresas no trajeto. Curtiram? E vocês têm alguma dica especial? Deixe nos comentários 😉 Se quiser saber mais sobre o assunto e por onde andamos é só clicar na Categoria Viagens.

Para ajudar ainda mais na sua próxima viagem criei esse Planner em A4 para imprimir bem simples e fácil de usar, para baixar é só clicar neste link.

Um abraço, Érika 

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

9 Comments

  1. Mellyssa 16/01/2018 at 22:13

    Amei o planner!!!! Dicas muito boas! Minha primeira viagem esse ano é para Califórnia e já vou usar algumas delas, acho que o principal é sempre o que fazer nas viagens por que tem muita coisa que pode acabar sendo paga, tem quer ter um planejamento muito bem trabalhado mesmo! Ótimo post!

  2. Paloma Marcarini 09/01/2018 at 17:06

    Adorei os lugares. Achei as fotos lindas e não parece ser no Brasil. Gostaria muito de ir!

  3. Luly Lage 08/01/2018 at 22:47

    TOCA AQUI, CLUBINHO DAS APAIXONADAS POR FAZER MALA! Nossa, eu amo tanto que começo muitos dias antes e fico revisando enquanto o tempo passa só pelo prazer de saber se tá tudo bem, hahahhaa.
    É claro que, mesmo com planejamento, viajar é um gasto que não cabe no orçamento de todo mundo, mas eu descobri nos últimos dois anos que me dando um motivo forte consigo me organizar pra fazer umas, de vez em quando. Sei lá, acho que ninguém precisa comer em restaurante 5 estrelas ou visitar todos os pontos turísticos do mundo pra valer a pena, né? Tem coisa legal pra todo lado, todo gosto, toda hora!

  4. Isabelle Felicio 08/01/2018 at 12:17

    Quanta dica incrível ❤ Quero muito viajar, mas acho que essa meta vai ter que esperar até 2019. Amo conhecer lugares, mas também amo ficar torrando na praia haha Eu não preciso nem fechar os olhos para me visualizar nos lugares que eu mais quero ir. Ah, e amei o planner, ficou uma gracinha e dá pra anotar tudo de mais importante. Já quero 💜

  5. Viviane 08/01/2018 at 00:39

    Eu e minhas amigas estamos querendo viajar depois da formatura e pra gente a pior parte bem sendo montar o roteiro. Eita coisinha complicada, viu? Outra coisa muito difícil é a parte de juntar a grana haha bem que poderia dar em árvore 😀

    Beijos!
    http://www.memorizeis.com

  6. Luisa Lopes 07/01/2018 at 13:16

    Planejar uma viagem é sempre um trabalho…
    Vou viajar agora dia 24.01 e a cada dia que passa, aparece alguma outra coisa que eu preciso organizar… Fiz até um arquivo no word com todas as informações – tudo organizadinho.
    Vou baixar seu planejador também, com certeza vai me ajudar.

    http://www.degradeinvisivel.com.br

  7. Jonas Henrique 07/01/2018 at 13:15

    Ótimo post! Creio que cada um, realizando o planejamento adequado pode realizar a viagem de seus sonhos.

  8. Luana Souza 07/01/2018 at 01:30

    Antes de mais nada, vamos enaltecer as suas fotos, Érika: que preciosidades! A segunda me fez pensar numa daquelas estradas frias dos EUA.
    Ok, agora, quanto ao post, eu sempre acabo me planejando bastante quando viajo, embora não faça isso com muita frequência. Obviamente eu pretendo mudar essa minha realidade depois que eu me formar e, pode ter certeza, eu serei a pessoa mais neurótica do mundo haha. Vou pesquisar pontos turísticos, aplicativos, fazer roteiro… tudo!
    Enfim, adorei ler o seu post. Você sempre fala de coisas muito legais por aqui… e, ah!, esse planner ficou um amor! <3 espero que você consiga vir para cá pra gente poder se encontrar e conversar (embora eu tenha certeza que vou morrer de vergonha!) 🙂
    Beijos, florzinha! :*

  9. Joana D'arc 05/01/2018 at 19:41

    Oi!!
    Parabéns pelo post 😀 suas dicas são maravilhosas. E viajar é otimo!!
    Bjo

Deixe um comentário