Itapiranga - SC

Itapiranga: 7 lugares para você conhecer

Oi gente, tudo bem? Quem segue o blog a mais tempo sabe que meu namorado é gaúcho, mas ele morou bastante tempo em Itapiranga, no oeste de Santa Catarina. Nessa viagem aproveitamos para visitar a cidade e ver alguns amigos dele.

Itapiranga é uma cidade tipicamente alemã, ao lado de cidades como Pomerode e Blumenau, tem uma das maiores Oktoberfest do país. Muitos moradores, inclusive, falam somente alemão. Ficamos hospedados num hotel e no café da manhã um casal sentado perto de nós só falava alemão e nos cumprimentaram assim. Numa confeitaria que gostamos muito de ir eles atendem os clientes de mais idade em alemão também. É muito comum ouvi-los conversando em outro idioma.

Itapiranga

Meu namorado conhece muitas pessoas que conversam em alemão e por terem parentes na Alemanha sempre viajam pra lá. Os pais de um amigo meu são alemães (alemães de verdade, que vieram da Alemanha na época da Segunda Guerra), e até hoje não falam muito português, na maior parte do tempo eles conversam em alemão.

Como sempre digo gosto muito de viajar para lugares legais, mas que também tenham uma característica cultural ou histórica. Exemplo disso são cidades como Nova Veneza (colonizada por italianos), São Miguel das Missões, São Francisco do Sul (primeiro porto do país), entre outras. É muito bom visitar museus, lugares históricos, e aprender mais sobre aquele lugar.

Marco das 3 fronteiras

Itapiranga tem uma localização privilegiada, a cidade é margeada pelo rio Uruguai o qual abrange Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Inclusive, tem o marco das 3 fronteiras onde é possível avistar a floresta argentina e do outro lado o Rio Grande do Sul. A sensação de perceber o quanto somos pequenos diante dessa imensidão de água é simplesmente incrível!

O lugar é um pouco afastado, mas vale muito a pena conhecer. Depois que você chega não quer mais ir embora. Tem muito verde, banquinhos para sentar e ler, mesas para comer, os visitantes podem levar comidinhas e passar um tempo com a família e/ou amigos. É bem agradável, ainda mais para levar crianças e deixá-las brincando na natureza. Já fomos num dia nublado, num dia bem ensolarado, e num dia de chuva, este último não aconselho porque o chão fica muito escorregadio e não dá para chegar no Marco a pé.

Viveiro de pássaros Reis

Se tem uma coisa que AMO é quando as cidades que visitamos têm Turismo Rural. Sabe aqueles passeios para o interior? Onde você pode pescar, andar a cavalo, acampar, experimentar ou comprar produtos coloniais, tomar banho de cachoeira, pois é, em Itapiranga tem um viveiro de pássaros incrível. Tem periquito, coelhos, um gatinho muito fotogênico, e os donos são bem simpáticos.

Quando eu era criança e morava no Rio de Janeiro tínhamos alguns coelhos em casa, sempre achei eles tão fofinhos. Era um branquinho de olhos vermelhos, um mesclado, e outro todo pretinho. Já tivemos pintinhos também. Aliás, desde criança na minha sempre teve algum bichinho. Coelho, pintinho, pássaros, gato, cachorro, minha irmã teve até um pastor alemão que foi deixava com a polícia para treinamento. Quando adulta eu montei um aquário e comprei alguns peixinhos, mas eles acabaram morrendo. Acho que prefiro cuidar das minhas plantinhas mesmo haha

A “entrada” no viveiro custava R$ 5,00 quando nós fomos. No início a visita é guiada, o responsável pelo lugar nos explica tudinho sobre os bichinhos que estão lá, e depois se você quiser fotografar como nós fizemos, eles nos deixam à vontade. Eu gostei bastante dos coelhos, já meu namorado ficou encantado pelos periquitos. As cores são lindas, cada penugem é diferente. É um passeio que vale a pena levar as crianças ♡

Gruta Rainha da Paz

Além de visitar igrejas e conhecer a arquitetura de cada uma delas, gosto também de grutas. A gruta Rainha da Paz em Itapiranga tem até uma trilha. Fica em meio a natureza, então você pode sentar, fazer suas orações, o lugar é bem silencioso.

Mirante Rio Uruguai

Esse é um dos lugares com a vista mais incrível que já conheci. Lá em cima conseguimos ver toda a extensão do Rio Uruguai, é simplesmente imenso. Vemos até onde os olhos alcançam. Dica: é muito melhor ir em dias de sol quando o céu está limpo, as fotos ficam mais bonitas. Além de conseguirmos ver tudo com mais detalhes. Fomos em dois dias diferentes, num deles estava chovendo e nem saimos do carro, o legal é que rendeu umas fotos bem diferentes.

Pórtico

Além de fotografar a estrada, o que mais gosto quando viajamos é observar o pórtico das cidades que encontramos pelo caminho. Já vi pórticos em forma de frutas, de garrafas de vinho, o de Nova Veneza tem até um caldeirão (tipo aqueles de bruxa) e o casal Pierrot e Colombina que dão as boas-vindas aos visitantes. Uma pena que nem sempre conseguimos parar em todas as cidades para fotografar, mas seria bem legal ver o quanto as cidades são diferentes.

Mirante Bela Vista

Quem assistiu os últimos stories lá no instagram @corujageek viu que postei a vista de toda a cidade, do Rio Uruguai, e da Igreja. Aquele é o Mirante Bela Vista, já sabemos que esse nome se justifica. O contraste do azul do céu, as nuvens branquinhas, o verde da floresta, o rio imenso, e a cidade, é simplesmente surreal de perfeito. Ver toda a cidade lá de cima me lembrou um pouco quando eu morava em Porecatu, no Paraná. Também construída num vale, do bairro onde eu morava era possível ver grande parte da cidade, e também a Igreja Matriz.

Santo Kanto Restobar

Para sair à noite nada como um pub familiar que serve comidas deliciosas, concorda? O Santo Kanto tem uma grande variedade de pratos. Porções de batata frita, mini pastel, dados de tapioca, nachos, guacamole, massas, risotos, além dos lanches como o burguer cowboy, burguer mexicano, burguer caramelizado, burguer vegetariano, saladas, muitas bebidas, e sobremesas que não podem faltar. Tem sorvete, petit gateau e pudim da mamãe.

Nós experimentamos o rodízio de risotos, um mais gostoso do que o outro. O meu favorito é o de frutos do mar. Da outra vez que fomos pedimos algumas porções, a batata frita rústica é uma delícia. Se deixasse pediria umas três vezes (risos). Os mini pastéis também são uma delícia. Sábado à noite é bem movimentado, além de casais, tem muitas famílias e música ao vivo, é um ambiente agradável, acolhedor, e deixa um gostinho de quero mais.

Outros lugares para visitar em Itapiranga

Itapiranga é uma cidade com muitos atrativos, além desses lugares, conheci a Igreja Matriz São Pedro Canísio, o Sítio do Tio Albano, a Barra do Macaco, a Cervejaria Lassberg (você pode comprar cervejas artesanais de diferentes sabores), o Pavilhão da Oktoberfest, o Sítio Vivenda Verde, e vários sítios onde é possível encontrar queijo, melado, e outros produtos coloniais.

Itapiranga
aqui foi realizada a 1ª Oktoberfest do Brasil (antes mesmo de Blumenau)

Ah, não posso esquecer da confeitaria no centro que tem um bolo mais gostoso do que o outro. Dessa vez peguei um de leite ninho, estava muito bom, quase peguei outro haha As meninas são bem simpáticas, vale a pena passar por lá quando estiver pelo oeste de Santa Catarina.

Bom pessoal, esta foi a minha experiência visitando Itapiranga nessas férias. Espero que tenham gostado. Se quiserem conferir mais fotos, lá no instagram tem um destaque sobre a viagem. Segue também @corujageek 🙂 Conta aqui nos comentários o que achou da dica de hoje!

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

11 Comentários

  1. Ótimas indicações de lugares para visitar adorei lugares lindos que certamente ficariam na memória . Quanto aos coelhinhos lindos né? principalmente para as crianças, quando eu era criança eu tinha dois. ❤️

  2. Eu tenho muita vontade de conhecer SC, fui a Floripa uma vez e amei apesar de que peguei todos os dias com chuva e não deu pra ver muita coisa, esse lugar aí, nossa, que lindo, um dia vou conhecer!

  3. Oiee Erica! Dicas maravilhosas e lugares extraordinários para ir. Aqui em casa tbm criava coelhos quando eu era criança. Mas realmente é horrível quando os bichinhos morrem.
    Beijos💚💜✨✨

  4. Oi! Eu adoro suas sugestões 🙂 São lugares lindos e maravilhosos, preciso levar a família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *