Oi gente, tudo bem? Feliz demais que vocês estão gostando de acompanhar os posts sobre nossa viagem à serra gaúcha. Confesso que se tornou nosso cantinho favorito. Passear em Gramado, pelas ruas simpáticas e com folhinhas caindo nas calçadas, é a melhor parte das férias. A cada viagem descobrimos algo novo e isso é incrível!
Quando fomos da primeira vez tudo era novidade e queríamos experimentar tudo. Mas com o tempo vamos prestando atenção e vendo o que mais gostamos. Meu namorado, assim como eu, AMA viajar, porém ele tem alguns gostos diferentes de mim. Então, quando estamos organizando a viagem listamos lugares que atendam aos dois para que fique mais divertido e ambos aproveitem ao máximo.
Moramos no litoral mas nos encantamos pelo clima ameno da serra. Nos dias mais quentes escolhemos lugares fechados e com ar condicionado (risos). Mas, na maior parte do tempo, gostamos de fazer caminhadas pelo centro. É assim que descobrimos cantinhos inusitados como uma lojinha que fica nos fundos de uma galeria que vende salames e vinhos, outra lojinha que vende canecas bem divertidas, ou um bairro que tem um lago tranquilo cheio de gansos onde podemos sentar e apreciar o silêncio.
É bem comum as pessoas visitarem os pontos turísticos quando viajam para um lugar pela primeira vez, foi o que nós fizemos também. Mas a cada ano decidimos fazer algo inédito. Foi assim quando paramos em São Francisco de Paula e descobrimos o Lago São Bernardo, da outra vez que encontramos o Templo Budista Khadro Ling em Três Coroas e nos surpreendemos, quando encontramos uma mini cachoeira no meio da floresta pouco visitada, ou ainda quando vimos as pinturas rupestres em cavernas no meio do nada. São memórias que levamos dentro de nós.
Cada viagem é uma experiência única e isso nos enriquece de tal maneira que às vezes sinto dificuldade em transformar em palavras tudo o que sinto. Ver as ruínas em São Miguel das Missões é um exemplo. É algo tão grandioso, nos faz nos sentir tão pequenos… Outro lugar que me fez sentir a imensidão da natureza foi o Salto do Yucumã, que lugar mais bonito.
Quando vi o Lago Negro em Gramado pela primeira vez senti que era um dos lugares mais bonitos que já tinha conhecido. Vê-lo com neblina me fez lembrar as paisagens inesquecíveis da Europa. Alguns lugares são mais marcantes que outros, tanto que desejamos voltar sempre que possível. Por isso fiz essa lista, para mostrar alguns dos lugares que mais amamos em Gramado e que não pode faltar quando você estiver lá ♡
Lago Negro
O primeiro da lista não poderia ser outro, senão o lago. Além da vista simplesmente perfeita, o que fez com que eu me apaixonasse foi um picnic. Em nossa primeira viagem um casal estava sentado numa toalha vermelha e branca quadriculada, rodeado de biscoitinhos, geléia, queijo, e duas taças de vinho. Aquela foi uma das cenas mais românticas que já presenciei e me marcou muito. Por um momento desejei viver aquela experiência. E, desde então, fazer picnic tem sido um dos itens da nossa lista.
Não tanto pela comida ou bebida, mas pela sensação de tempo de qualidade. Se você já leu As 5 linguagens do amor vai entender sobre o que estou falando. Sentar com quem amamos e aproveitar uma refeição, conversar sem pressa de ir embora, ou conseguir prestar atenção no que o outro fala é algo que não tem preço. E foi justamente isso que me marcou naquela primeira viagem. Não apenas viajar por viajar, mas aprender a aproveitar cada momento. Viver o momento.
Bairro Ipê Amarelo
O Ipê Amarelo, assim como o Lago Negro, ficou guardadinho no meu coração nessa última viagem. Quem assistiu os stories percebeu que até vídeo eu gravei de tanto que gostei. É um bairro residencial semelhante um condomínio fechado, mas você pode entrar para passear. Tem um lago muito simpático, bancos, alguns gansos, parquinho para as crianças, até algumas casas à venda (caso você decida se mudar para Gramado).
E o silêncio? É surreal! Nem parece que é habitado. Uma casa mais charmosa do que a outra. Encontrei uma, juro, parecia muito com aquelas casinhas com porta colorida de Nothing Hill (quem lembra?!). Ficarei devendo o registro porque não fotografei para respeitar a privacidade do próximo. Em muitos bairros moram pessoas idosas e elas gostam de tranquilidade e silêncio. Então é melhor só admirar ♡
Pubs à noite
Esse é o cantinho favorito do meu namorado. Motivo: servem churrasco. Como ele é gaúcho é justificável (risos). Comemos em vários lugares mas esse com certeza se destacou. Pelo bom atendimento, pela vibe, e a comida é uma delícia.
Fun fact: fomos lá três anos seguidos e cada vez era um dono diferente, além do nome do lugar. Por incrível coincidência ou preferência dos clientes eles mantiveram o cardápio quase inalterado. Ou seja, meu namorado não precisou procurar outro lugar haha Quando fomos a primeira vez o nome era LeSpot, na segunda Downtown Pub, e semana passada quando fomos Cervejaria Felsen. Como vocês podem ver pelas fotos o nosso prato favorito quase não mudou, é bem bonito e estava muito bom 🙂
Pelas fotos vocês conseguem perceber que tudo é uma delícia, além da apresentação que nos deixa com água na boca. Nessa viagem mais recente o prato que pedimos veio com pão de alho. Consegue imaginar o cheirinho bom que estava? Não sei em outras cidades, mas em Londrina é um acompanhamento em todo churrasco. AMO! Então foi fácil eleger esse pub como nosso favorito.
Largo da Borges
Se você é daquelas pessoas que gostam de fazer caminhadas vendo vitrines, vai adorar esse lugar. Há quem pense que o objetivo é fazer comprar, no entanto, caminhar além de aguçar nosso olhar é terapêutico. Nesse cantinho você encontra loja de tênis, roupas, lanchonete, loja de brinquedos, uma loja da Mina (onde vende peças feitas de pedras como anéis, pulseiras, escapulários, e brincos), e o que mais gosto a Mania de Ler Bookstore.
A Mania de Ler é aquele lugar que todo leitor gostaria de ficar um tempo. É silencioso, tem livros de todas as editoras, e ainda tem lanchonete. Não é incrível?! Quando visitamos semana passada vimos o cartaz da Companhia das Letras sobre a promoção que eles divulgaram nos stories. Vários livros com 15% de desconto. Vimos também livros da Darkside, da Intrínseca, e alguns clássicos como “Crime e Castigo” e “Os irmãos Karamazov”, de Dostoiévski, que não podem faltar. Sentamos, tomamos um café, e aproveitei para ler algumas páginas de Garra, livro indicado pelo Eslen no Reservatório de Dopamina.
Um hábito que adquiri é comprar uma pulseira para “representar” cada viagem nossa, além dos ímãs de geladeira. Por falar nisso, creio que vamos começar a usar o outro lado (risos). Acho muito legal ter algo para guardar de recordação e lembrar desse momento especial. A primeira pulseira que comprei em Gramado foi uma de quartzo verde (não entendo muito de nomenclatura, mas acredito que seja isso). É meu xodó ♡
Meu namorado é apaixonado por carros, então dessa vez comprei um carrinho da Hot Wheels. Nem preciso dizer o quanto ele gostou. Já para mim comprei um cubo mágico. Pensei que ele vinha bagunçado, mas não. Vou precisar bagunçar, para depois arrumar. Nunca brinquei disso na infância, meu jogo favorito sempre foi Dama, então conheço zero outros jogos. Mais um item na lista de “coisas para aprender”.
Ruazinhas fotogênicas
Sabe quando você assiste aqueles filmes em New York, principalmente os gravados em West Village? Pois é, algumas ruas em Gramado no outono ficam semelhantes. Ainda mais pelas folhas caindo nas ruas e calçadas. É tudo tão fotogênico, que é impossível não se apaixonar.
Justamente pelas ruas serem tão charmosas alguns turistas montaram um guia com as mais legais. Aquelas que não podem faltam quando você estiver em Gramado. Pena que assisti o vídeo quando já estava em casa, mas quero fazer esse roteiro na próxima viagem! Mesmo que você não seja fotógrafo vai querer registrar cada cantinho porque é tudo muito lindo. Ainda mais as árvores na época do outono.
O que mais gostamos em Gramado é ter entretenimento em todas as estações do ano. Lanchonetes, cafés, restaurantes, parques, lagos, museus, esportes radicais, passeio cultural, trilhas, cachoeira, você pode escolher o seu favorito e aproveitar! Cada viagem tem algo peculiar, dessa vez foi um picnic na chuva com direito a brownie ♡
As fotos que você vê pela internet não fazem jus à beleza que é pessoalmente. Digo isso porque no ano passado fomos a Gramado no início do inverno e tentamos fotografar numa das ruas mais famosas, porém foi quase impossível. Muita gente para ver as folhinhas caindo, mas ficamos contente por ter conseguido chegar bem pertinho. Muitos fotógrafos aproveitam essa época do ano para fazer ensaios fotográficos de casamento, pré-wedding, ou books de 15 anos. O segredo é ir bem cedo, nós acordamos 5:30 \o/
Bom, esses são alguns dos lugares que amamos visitar quando estamos em Gramado. Você também aprecia passeios diferentes e mais intimistas? Tem vontade de passear em Gramado também? Conta aqui nos comentários.
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ TikTok
Olá! Gramado é um.lugar incrível 🙂 amei as sugestões.
Erika que lindos os lugares, como é bonito Gramado, o nosso Brasil é lindo demais, sim tenho muita vontade de passear aí bjs.