Granja da Telha a Vinícola que você Precisa Conhecer

Oi gente, como vocês estão? Muito feliz por estarem curtindo os posts de viagem. Amo compartilhar essas dicas aqui no blog. Um lugar que fez muito sucesso nos stories foi a Granja da Telha @vinicolagranjadatelha, uma vinícola muito fotogênica que fica em Canela, no RS.

Quem nos acompanha a mais tempo sabe o quanto gostamos de conhecer vinícolas e experimentar diferentes vinhos. Tínhamos visitado a Granja da Telha em 2019, se não me engano, experimentamos vinhos, sucos, e passeamos pela “mini fazendinha”. Mesmo com o tempo nublado gostamos da experiência.

Dessa vez, no entanto, o dia estava simplesmente perfeito! Não tinha nenhuma nuvem no céu, e o azul era uma mistura de tons de verão com outono. Meio Califórnia. Você já visitou uma vinícola? No Rio Grande do Sul há várias. Inclusive tem roteiros indicando várias delas desde São Francisco de Paula até Bento Gonçalves. Curte passeio de trem? Pode incluir no seu passeio também!

Nossa primeira vez

Como eu disse em posts anteriores, nós gostamos muito de passear e conhecer o interior. Descobrir cachoeiras, trilhas, sítios, construções antigas, sempre rende fotos incríveis. Além de sair da zona de conforto que são os pontos turísticos divulgados normalmente. Foi num desses passeios que conhecemos a Granja da Telha.

Num primeiro momento o que me chamou atenção foi o portão de entrada, lembra um pouco aquelas fazendas de novelas da Globo (risos). Não sabíamos que tinha degustação, fazendinha, nem nada. A dona perguntou se gostaríamos de fazer o passeio e nós aceitamos.

Nos fundos da propriedade tem uma plantação (acho que é milho se não me engano), alguns bichos e claro um espantalho (que não pode faltar). Nem preciso dizer que lembrei na hora do primeiro episódio de Smallville. Quem mais é fã da série?

Do outro lado tem a plantação de uva. Quando fomos a primeira vez elas estavam quase maduras então fica bem bonito para fotografar. Experimentamos também, é bem docinha. Quando estávamos indo embora ela perguntou se queríamos experimentar os vinhos, nem preciso dizer que aceitamos não é mesmo? Eles têm várias opções: tinto, suave, seco e também alguns sucos. Uma delícia por sinal. Se você nunca fez uma degustação, essa é sua chance!

Meu namorado gostou tanto da experiência que trouxemos algumas caixas para casa. Vocês sabem que sou de guardar recordações, então já separei uma delas para nossa adega, junto com algumas que trouxemos da Argentina. Quem lembra dessa viagem? Por falar em adega, estou bem feliz. Já temos mais de 20 garrafas, todas lembranças de nossas viagens.

Granja da Telha 2022

Esse ano é a terceira vez que visitamos a vinícola. E qual foi nossa surpresa? Eles deram um toque todo especial ao ambiente o que deixou o espaço ainda mais convidativo. Agora, além de tudo o que mencionei ali em cima, você encontra redes embaixo das árvores, paletes com almofadas onde podemos sentar e fazer picnic, e também alguns decks lindíssimos com almofadas, sombra, e a tranquilidade de tomar um bom vinho ou fazer picnic. Incrível não?

Como a viagem é de carro não podemos consumir bebida alcóolica, então optamos pelos sucos. Dessa vez experimentamos dois tipos: suco de uva tinto e branco. Estavam gelados, sério uma delícia! Vale a pena reservar um tempinho e ficar na vinícola algumas horas.

No final de fevereiro aconteceu o Festival Granja da Telha com muita música, comidas típicas, compotas de doces caseiros e muita diversão. Como não se encantar e querer passar um tempo num lugar tão agradável?

O que fazer na Granja da Telha?

  • Degustação de vinhos e sucos
  • Visita à fazendinha
  • Apreciar e fotografar os pés de uva
  • Conhecer a estufa e suas plantinhas
  • Fazer picnic
  • Aproveitar as redes na sombra das árvores
  • Ler um bom livro nos decks de madeira
  • Meditar próximo à fonte de água
  • Comprar produtos típicos da região
  • Guardar boas lembranças

Confesso que foi uma grata surpresa todas as mudanças que vimos nesta viagem. E a vontade de ficar naquela rede lendo um livro? Só não ficamos mais tempo na Granja da Telha porque tínhamos outros lugares na nossa listinha para visitar. Mas já combinamos… da próxima vez vamos de manhã cedo para aproveitar um pouco mais.

Quanto aos vinhos o que mais gosto sem dúvida é o rosè. Já meu namorado fica em dúvida entre o tinto e o branco. Quanto aos sucos nosso favorito é o branco, gelado é ainda mais gostoso. Como disse antes sempre trazemos algumas garrafas para ocasiões especiais. Fica a dica!

Em nossa viagem anterior comprei alguns sabonetes caseiros de uva vendidos por eles, que delícia o cheirinho. Inclusive dei alguns de presente. Uma boa opção se você vai viajar para a serra gaúcha e quer presentear com algo diferente e com personalidade. Tem sabonete de leite de cabra, já viram isso? Um presente inusitado!

Informações úteis

Horário de funcionamento: 10:00 – 17:30
Degustação: gratuita
Ingresso: entrada gratuita
Picnic: 130,00 (para até 3 pessoas)
Local: Canela-RS

Bom, essa foi nossa experiência na Granja da Telha. O que acharam do lugar? Um dos toques que mais gostei foi essa luminária, deixou o ambiente tão charmoso, aconchegante, me lembrou um pouco as ruas de Paris. Lembram do filme “Como eu era antes de você“? Ah, já ia esquecendo o atendimento é muito bom. Eles são bem simpáticos. Espero que tenham gostado da dica de hoje!

Até o próximo post, Érika


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

21 Comentários

  1. Com certeza se eu fosse conhecer de certeza q não ia querer mais ir embora kkkkk… Amo de mais ambientes como esse, fico muito relaxado. Já quero conhecer 😍👏👏👏

  2. Que lugar incrível para visitar. Fui pro RS poucas vezes, mas dá próxima já sei tenho que ir. Adorei conhecer esse lugar.

  3. Eu amo conhecer e visitar vinícola e já coloquei na minha lista pra quando estiver em Canela.

  4. Oi Erika, tudo bem?
    Nossa que lugar lindo, já me imaginei na paz dessa linda paisagem lendo um livro. Nunca tive a oportunidade de conhecer uma vinícola, mais gostaria muito. Sempre sonhei em ir em uma no Chile. Traga mais dicas como essa.
    beijinhos.
    cila.

  5. Nunca fui a uma Vinícula e essa é uma que vou amar conhecer, apesar de não beber mais, raramente, tomo literalmente um gole de vinho, mas dá para fazer um picnic delicioso de frutas ^^

  6. Acredita que fui à Rio Grande do Sul e não tive tempo de visitar nenhuma vinícola?! Até coloquei no meu roteiro algumas em Canela e Gramado, mas não deu. Vai ficar para uma próxima visita ao Sul. Mas são todas encantadoras pelas fotos.

  7. Oie Érica! Fico feliz por terem se divertido na viagem. É tão bom visitar lugares que nos despertam para a vida. Vejo que a granja te trouxe muitas recordações de livros e filmes.
    Eu amo uva assim, aqui em casa tinha uma parreira eu amava comer as uvas do pé.
    Queria muito provar o vinho rose.
    Beijos, Paloma Viricio

  8. Olá Érika,
    Estou fascinada diante dessas fotos. Obrigada por compartilhar essa dica maravilhosa de lugar! Tenho parentes no RS, mas infelizmente ainda não conheço Canela. Se eu for pra lá com certeza vou querer conhecer a Granja da Telha.
    Bjs.

  9. Eu adoroo viajar e quando viajo para algum lugar que tenha vinicola eu corro p visitar rs..
    Amo degustar!

  10. Caramba, eu fiquei encantada com essas fotos, Erika. Que delícia de passeio. Canela é um dos locais que essa pobre mortal queria muito ter a oportunidade de conhecer e desbravar um dia. Apesar de não curtir beber vinho, eu creio que amaria esse passeio. Já até me vi no picnic!!!!
    Tomara que você consiga sempre vir dividir com a gente essas dicas incríveis e essas paisagens, que por enquanto, só posso ver por aqui.
    Abraços

  11. Olá Érika, tudo bem?

    Nossa, eu fiquei apaixonada nesse lugar, tenho certeza que iria amar muito conhecer. Essa rede realmente me fez imaginar ficar deitada lá, lendo. Já vai para a lista de lugares que quero conhecer muito! Arrasou!

    Beijos!

  12. A nordestina que habita em mim olhou essas fotos e só pensou em como deve ser uma delícia visitar esse lugar num friozinho que é o Rio Grande do Sul! Adorei a dica, Erika! Beijos 🙂

  13. Adorei a dica, o lugar é realmente muito fofo, sou muito fã destes espaços onde podemos curtir um bom vinho e ainda fazer um picnic. Já anotei o nome para quando retornar a Canela 🙂

  14. oi! Eu simplesmente amei a sugestão 🙂 eu amo um bom vinho e o lugar é bem aconchegante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *