O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo estreia na Apple TV+

Oi gente, tudo bem? O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo teve sua estreia na Apple TV+ e vem emocionando leitores por todo o país. O comovente curta-metragem é inspirado no livro de Charlie Mackesy, publicado no Brasil pela Editora Sextante.

“- O que você quer ser quando crescer?

– Gentil.”

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo – o livro

O livro conta a incrível história de um menino perdido em meio a uma floresta nevada, paisagem pitoresca que remete o leitor a regiões como o Alaska, Canadá ou mesmo Estados Unidos. No entanto, o autor é britânico. Na jornada por encontrar um lar, ele se depara com uma toupeira muito falante, que fará as vezes de um sábio conselheiro. Conforme a história avança conhecemos a raposa e também um cavalo. Os quatro personagens viverão grandes aventuras e aprenderão muito uns com os outros. Uma leitura rápida, porém intensa e cheia de aprendizados.

“Quando você estiver perdido, siga o rio. Ele te levará até à sua casa.”

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo – o curta-metragem

Grandes expectativas foram criadas após a divulgação do trailer pela Apple TV+. Assisti ontem e fiquei num misto de encanto e emoção. Então vim compartilhar um pouquinho do que achei.

Assim como o livro, o curta-metragem conta a história de um menino que se perde numa floresta nevada. Ele quer a todo custo encontrar sua casa. Durante a busca, acaba encontrando a toupeira. Os dois logo se tornam inseparáveis. Mas, na primeira noite são amedontrados por uma faminta raposa. Um tempo depois, ainda de noite, eles ouvem um choro e ficam assustados. Mesmo assim vão checar o que está acontecendo.

A raposa foi presa numa armadilha de humanos. Nervosa e machucada tenta atacar a toupeira, no entanto, muito calma e tranquila ela simplesmente salva o animal indefeso. Que vai embora sem agradecer. Essa parte em particular foi muito especial pra mim. Mostra a importância de não mudarmos nossa essência independente das ações daqueles que nos cercam.

“Você é amado e traz a este mundo coisas que ninguém mais pode trazer”

No dia seguinte, os dois amigos decidem iniciar a jornada em busca de um lar. Porém, o menino não ideia de como é, ou onde está sua casa. Enquanto os dois seguem brincando e conversando, a toupeira cai no rio, afunda e não consegue sair. Está se afogando. O menino não sabe como ajudá-la. Quando não há mais esperança, eis que do outro lado surge a raposa, usando todo o seu fôlego pula no rio, nada o máximo que consegue e salva a pequena toupeira.

A toupeira é grata. A partir de então os três seguem juntos rumo ao desconhecido.

Num outro momento encontram também o cavalo, que se tornou meu personagem favorito. Mas não posso contar muito senão perde a magia quando vocês forem assistir. Mas vale prestar atenção em cada diálogo. São lições reais.

“Uma das nossas maiores liberdades é a forma como reagimos às coisas.”

Minhas impressões

O que me conquistou primeiro foi a trilha sonora. É tocante e faz você imergir na história sem nem perceber. Os traços delicados merecem um elogio à parte. O desenho foi feito de maneira tão artística, tão primorosa, que ao menor movimento percebemos sombras, luzes, e a reação dos personagens. A neve caindo, o balanço das folhas, a água correndo no rio, os trovões, a chuva, o pêlo dos animais, uma delicadeza sem igual.

Além de tudo isso, o que me marcou foram as reflexões. Cada diálogo uma lição, um quote inesquecível. Conforme a história avança percebemos como os quatro personagens são diferentes e mesmo assim vemos nascer uma grande amizade.

“Ouça mais a voz dos seus sonhos, do que dos seus medos.”

Assista o trailer ♡

A reflexão mais importante pra mim é deixada pelo cavalo. Não importa o que os outros pensem ou falem sobre você, cada pessoa é única e somente ela pode realizar seu propósito. Se não deixar sua marca no mundo, ninguém mais o fará. Muitas vezes ouvir críticas e/ou sugestões não solicitadas nos faz ter receio de agir ou paralisar. Ouvir a voz interior é essencial.

Uma última lição diz respeito ao lugar que consideramos casa. Nem sempre é um lugar físico, mas sim um grupo de pessoas ou amigos que nos traz segurança, que nos faz sentir amados. Muitas vezes encontramos pelo caminho pessoas excepcionais que se tornam inesquecíveis e marcam nossas vidas para sempre. Esse é o nosso verdadeiro lar.

“Pedir ajuda não é desistir, é se recusar a desistir.”

O curta-metragem tem um lugarzinho especial no meu coração. Acredito que terá no seu também.

Agora me diz, já conhecia o livro? Tem curiosidade em assistir à adaptação? Espero que tenham gostado da indicação de hoje. Ah, antes de ir deixe um comentário hein 🙂

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

19 Comentários

  1. Oi Érika! Nossa, assim que vi o quote eu reconheci o áudio do TikTok que tem bombado há um tempão com essa frase… A série parece fofíssima. Vou dar uma chance!

  2. Erika que POST mais lindo ! Eu não conhecia o livro, tampouco a adaptação, mas certamente, após a leitura desse texto vou atrás de conhecer ambos.

    Amo a sensibilidade que você trás as suas publicações.

  3. Olá Érika, tudo bem?

    Não estava sabendo sobre esse curta-metragem, mas já fiquei bem interessada depois desse post, pois parece ser uma produção incrível. Essa questão das lições é um dos pontos que mais me deixam curiosa e ansiosa para conferir. Arrasou demais no post!

    Beijos!

  4. Não conhecia, ganhei uns meses de Apple TV, mas acabei não usando por falta de tempo.

  5. Oi Érika!
    Que deliciosa recomendação. Eu adorei as imagens. O garotinho me fez lembrar o Christopher, o amigo do Pooh. E isso me lembra infância! hahahaha Então, seu post ficou muito quentinho no meu coração.
    Essa indicação é uma daquelas que a gente precisa correr pra assistir. Tanto o tema, como a forma que ele é desenvolvido, me pareceu bastante exponencial. Adaptações feito essas, são aquelas que nos deixa com marcas no coração e na alma. Levamos pra vida.
    Grande abraço

  6. Oiiie Erika, tudo bem?
    Minha amiga me emprestou esse livro e eu ainda não li, acredita?
    Agora com o curta vou correr para ler o livro para depois ver o curta.
    Obrigada pela dica! 🙂

  7. Oie! Tudo bem?
    Vou te confessar que não conhecia nem o livro e nem o curta-metragem, mas adorei a indicação. A história parece ser muito sensível e emocionante, além de trazer muitas lições. Adorei o trailer do curta e vou tentar assistir assim que reativar minha assinatura da Apple TV.
    Beijos

  8. Olá!
    Que animação bonita e diferente. Raramente vejo curtas, mas essa parece estar realmente bonita e com uma história tocante.

  9. Não conhecia o livro e muito menos a adaptação e já quero, fiquei encantada com a delicadeza. ano passado me dediquei muito a literatura infantil e quero continuar assim, descobri tanta coisa maravilhosa.

  10. Olá, Érika!
    Eu vi uma chamada desse curta e meu coração ficou quentinho. Mas depois notei que vou demorar um pouquinho para conseguir assisti-lo por conta da plataforma. Acredito que no tempo certo eu consiga assistir. Sigo ansiosa! Ainda mais agora, depois de ler suas impressões..

    Grata pela partilha!
    Um abraço!

  11. Nossa, eu não conhecia o livro, em sabia da curta metragem. Pelo visto, é uma história bem fofa e cheia de lições para crianças dos 8 aos 80 anos. Adorei a indicação e sinceramente, custei a acreditar que fosse uma curta metragem. Sua resenha é tão detalhada, que parecia mais de um filme longo. Mesmo assim, ainda é uma trama emocionante e marcante.
    Bjks!

    Hanna

  12. Oi Érika .
    Eu não sabia sobre o livro e sobre o filme também. Pela sua resenha ambos deve ser maravilhosos. Vou tentar assistir o curta-metragem em breve.

    Bjos

  13. Não conhecia essa história, muito fofa! Quanto a Apple TV+, vi uma oferta de gratuidade, vou ver se acho para assinar o streaming.

  14. Olá! Esse livro foi novidade pra mim, gostei de conhecer. A história parece passar uma mensagem bem cativante e bonita. Fiquei interessada em conferir a adaptação, o curta-metragem, agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *