Os Ausentes é o primeiro romance de Haylen Beck, pseudônimo do consagrado autor de ficção policial Stuart Neville, e publicado pela Verus Editora. Vamos torcer pelo sucesso desse livro para, quem sabe, os outros livros do autor, que também são sucesso de vendas lá fora, sejam traduzidos aqui para o Brasil também!
Audra está fugindo! Ela está dirigindo em pânico enquanto sua filha dorme na cadeirinha e seu filho mais velho parece apavorado com o estado da mãe. Audra tenta se acalmar para passar tranquilidade ao filho, mas uma viatura policial está atrás dela, pedindo que reduza a velocidade e estacione o carro.
Como conseguiram encontrá-la tão fácil? Audra tinha certeza de ter tomado todos os cuidados necessários para esconder sua localização, mas, pelo visto, foi tudo em vão, acabou!
A vida de Audra vira do avesso
Apesar de não saber por que foi parada pela polícia, Audra não consegue se acalmar nem confiar no xerife que está na sua frente. A atitude dele não lhe passa confiança, a justificativa por tê-la parado não convence e, num piscar de olhos, a vida de Audra vira do avesso: está sendo presa e seus filhos sendo levados.
“Ela só queria uma nova vida com os filhos, mas está prestes a viver um pesadelo…”
Determinada a não deixar que seu pior pesadelo se torne real, Audra encontra forças, que ela nem sabia que tinha, para tentar recuperar seus filhos. É com esse clima que a narrativa de Haylen Beck se inicia. O pânico é generalizado e não sabemos o que esperar.
Mas rapidamente as coisas começam a piorar. O xerife veicula por toda imprensa a versão de que, ao parar Audra na estrada, a encontrou sozinha no veículo completamente descompensada, agindo de maneira estranha e não havia nem sinal das crianças. Com a imprensa e as autoridades contra ela, presa numa cidadezinha no meio do nada e sem amigos ou familiares para recorrer, como será que Audra vai sair dessa?
“O medo se acendeu como uma luz. Ela pensava já ter sentido medo antes, mas, em todas as outras ocasiões, não passava de preocupação. Alguma coisa estava terrivelmente errada e Audra não sabia exatamente o quê.”
Onde estão os filhos de Audra?
É uma história de superação elevada à máxima potência, em que uma mãe que tentava recomeçar se vê totalmente perdida, desacreditada perante todos e tida como principal suspeita do desaparecimento dos filhos. A gente torce por Audra e por seus filhos, ainda mais porque temos capítulos que descrevem a luta dos pequenos para fugir de seus sequestradores.
Já em outros capítulos, alternados entre passado e presente, a história de Audra vai sendo revelada e, aos poucos, descobrimos de quem ou de que ela estava fugindo.
“Sean observou a poeira subir até a altura da janela quando a delegada Collins deixou a rodovia e entrou em uma estrada de terra sem marcação. Sem pensar, ele estendeu o braço e segurou a mão de Louise, sentiu os dedos quentes e suados da irmã. Seu estômag se revirava conforme o carro seguia o caminho pela colina, balançando de um lado a outra na trilha sinuosa.”
A narrativa é bem ágil e os fatos se desenrolam bem rapidamente. Mas, de certo modo, essa característica acaba por enfraquecer o mistério da trama. Na medida em que novos personagens vão aparecendo e a investigação sobre o desaparecimento dos filhos de Audra se desenvolve, o desfecho fica muito claro para o leitor, acabando com qualquer exercício sobre criar teorias para a história e seus possíveis finais.
Faltou desenvolvimento e profundidade
Com temas delicados como abuso psicológico e sequestro [fica o alerta de gatilho], o livro peca em não desenvolver com profundidade certas características dos personagens. Tudo tem uma explicação coerente, porém, de novo, pela rapidez com que nos é apresentado, no final fica um gostinho estranho, como se estivesse faltando algum elemento para encorpar melhor a história.
Se você procura uma história rápida, para te distrair no transporte público, voltando do trabalho ou de algum compromisso, Os ausentes é o livro ideal. Mas se você procura algo que te fará perder o fôlego, com um mistério que te deixa preso até o fim, talvez seja melhor procurar outra obra.
Não que Os ausentes seja um livro ruim, pelo contrário, vale muito a leitura, mas leia tendo certeza sobre o que esperar da história para não se frustrar no final. Mas, certamente esse livro sobre a história de uma mãe que, de uma hora para outra, vê seus filhos serem levados de seus braços, vai mexer com você!
Conheça outros livros da Galera Record 🙂
Até a próxima, Dri [@leiturainsone]
FICHA TÉCNICA
Título: Os Ausentes
Autor: Haylen Beck
Editora: Verus Editora
Número de páginas: 308
Adquira o livro na Amazon
Meu tipo de livro preferido, amo mistérios, e esse parece ser bem cheio deles, amei, valeu pela indicação!
Olá, Érika, tudo bem?
Quando comecei a ler sobre o livro, fiquei bastante curiosa. Porém, ao conhecer a sua opinião sobre a história, muito bem colocada e sincera, a dúvida se instalou em mim. Prefiro as tramas surpreendentes. Mas, claro, que se tiver oportunidade eu o lerei para acompanhar a saga da Audra para recuperar os filhos.
Um abraço, Cidália.
Muito pertinente as tuas observações, pela tua resenha Os Ausentes é ótimo livro de férias, quando você está a fim de ser levado e não quer gastar energia bolando teorias. E pela sinopse teve provocar a vontade de virar rapidamente as páginas.
Também acho super incômodo quando a história fica rasa, é bem frustrante mesmo.
Realmente é um livro eletrizante, quando se trata de desaparecimento de criança mexe muito com a gente, e quando acontece com uma mãe fica ainda mais angustiante, fiquei bastante curiosa pelo livro.
Olá,
eu fiquei de olho nesse livro desde o instante que soube de seu lançamento por aqui mas infelizmente ainda não consegui lê-lo. O enredo de fato parece passar uma vibe angustiante, eu pelo menos já fiquei meio assim só de ler suas impressões. Imagino o desespero desta mãe, completamente desamparada e sem saber o que foi feito dos seus filhos. Imagino que não há muitas saídas pra ela, a menos que alguém se solidarize ao seu dilema e resolva ajuda´-la. Fiquei curiosa e mal posso esperar pra descobrir o que desencadeou tudo isso e como tudo terminou. Eu gostaria muito de que os demais livros do autor fossem publicados por aqui, mas não vi quase ninguém falando desse, então penso que se depender disso as chances não são tão boas.
Abraços!
Oi Erika.
Estou conhecendo este livro através da sua resenha e posso que dizer que fiquei bem curiosa para sabe mais sobre a Audra e a tentativa de recuperar seus filhos. Mesmo sabendo que o livro peca em não aprofundar em alguns detalhes, eu quero muito ler este livro. Valeu pela dica.
Bjos