O que fazer em São Miguel das Missões-RS

Oi pessoal, tudo bem? Pensaram que os posts da viagem tinham terminado? Fiquei distante do blog alguns dias, mas já estou preparando dicas, experiências e lugares que conheci para dividir tudinho com vocês. O destino de hoje será As ruínas de São Miguel das Missões lá no Rio Grande do Sul, conhecem?

Quem leu os posts anteriores sabe que nosso roteiro incluiu algumas cidades do RS entre elas Passo Fundo e Derrubadas. Depois seguimos viagem até São Miguel das Missões. Assim como o Salto do Yucumã, meu namorado também já conhecia e era um grande sonho dele me levar pra conhecer e fotografar.

São Miguel das Missões

Viajar é sempre uma experiência incrível, mas aprender mais sobre a história dos lugares, sobre as pessoas que ali viveram, sobre sua cultura, é algo que nos deixa sem palavras.

Diferente de Passo Fundo, São Miguel das Missões é uma cidade pequena, do interior. Traz consigo todo ar de cidade pequena, de moradores acolhedores, e o céu estrelado mais lindo que já vi na vida. Incluindo o céu de Londrina, que mesmo sendo cidade grande conseguimos ver perfeitamente as constelações.

São Miguel das Missões

São Miguel das Missões

Pra quem não conhece ou não lembra dos tempos do colégio, depois do descobrimento do Brasil Portugal quis colonizar diversas regiões do pais, porém a Espanha enviou os jesuítas para catequizar os índios e assim integrá-los aos seus costumes.

Essa região foi escolhida por causa do clima, pela quantidade de gado, e também para impedir o avanço da coroa portuguesa. Os jesuítas junto com os índios criaram reduções, uma espécie de aldeia onde foram construídas igrejas, cemitérios, pátios e alojamentos onde os índios dormiam. Era praticamente uma cidade, chegando a reunir cerca de 3.000 pessoas.

São Miguel das Missões

Ruínas de São Miguel das Missões

A construção da Igreja de São Miguel foi concluída em 1745. Era em estilo barroco e como não tinham cal, usaram barro para ergue-la. Mesmo a redução sendo uma das maiores já construídas no Brasil, após a Guerra da Cisplatina o monumento foi saqueado e destruído pessoas que acreditavam encontrar tesouros deixados pelos jesuítas. Em 1983 a Unesco declarou o lugar como Patrimônio Mundial.

São Miguel das Missões

Em São Miguel é possível visitar o sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo. O lugar conta ainda com o Museu das Missões que possui mais de quatro salas com imagens feitas pelos índios Guarani. Numa tempestade a alguns anos atrás o Museu perdeu diversas peças e outras estão sendo restauradas. Dessa vez que estivemos lá uma das salas ainda estava fechada e as peças separadas para restauração.

São Miguel das Missões

Numa outra parte das Ruínas é possível ver e fotografar a maquete de como era o lugar antes de ser destruído. É incrível pensar que numa época onde as pessoas não tinham muita tecnologia foi criada uma obra de arte tão imensa. O lugar é simplesmente incrível.

São Miguel das Missões

Do lado de fora do Museu ficam alguns índios expondo seus produtos como brincos, pulseiras, enfeites e outros souvenirs que podem ser comprados pelos turistas. Ah, eles também tocam um instrumento que se parece com uma flauta, a música é bem bonita.

São Miguel das Missões
Espetáculo Som e Luz
Curiosidades

* Muitos historiadores acreditam que há tesouros escondidos pelos Jesuítas;
* O canal Discovery tem um documentário que mostra uma equipe investigando as reduções do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai;
* Além do RS já foram encontrados vestígios de Missões no PR e no MS;
* Os moradores da cidade sentem orgulho de contar toda a história para os turistas;
* Todos os dias às 21h acontece o Espetáculo de Som e Luz que conta toda a história das Missões;

São Miguel das Missões
* Na Argentina tem a redução San Ignácio Mini, uma das maiores que já existiu, o sítio arqueológico é imenso e muito preservado;
* O principal sítio arqueológico do Paraguai fica Na cidade de Trinidad, é considerado um dos mais bonitos e conservados;
* No RS além de São Miguel das Missões existem mais três sítios arqueológicos que são Patrimônios Nacionais: São João Batista, São Lourenço e São Nicolau.

São Miguel das Missões

Onde se hospedar

Apesar da cidade ser pequena, é considerada turística então há muitos hotéis, pousadas e lugares bem legais para se hospedar. Dessa vez ficamos na Pousada das Missões. É bem acolhedora, tem piscina, estacionamento, wi-fi (pra quem não vive sem internet), e café colonial. Um dos melhores que já experimentei. O lugar é tranquilo, silencioso, e o atendimento é muito bom.

O que mais chamou minha atenção é a porta do refeitório, é lotada de cima até embaixo com adesivos de todos os grupos de motoqueiros que já passaram pela pousada. Já receberam turistas do mundo inteiro. Se você faz parte já prepare seu adesivo para deixar na pousada 😉

São Miguel das MissõesSão Miguel das Missões

Onde comer

De todos os lugares que conhecemos o que mais chamou atenção foi o Café do Leitor. Já me conquistou pelo nome. O lugar é simplesmente incrível. Tem música ambiente, lanches diferentes, ótimo atendimento e o melhor de tudo, você pode ler enquanto espera seu lanche 🙂

São Miguel das Missões

O lugar parece uma biblioteca, tem diversos gêneros, revistas, e poltronas confortáveis. O meu pedido foi o lanche missioneiro. Achei muito criativo os nomes usados no cardápio. Ah, o mais legal é que você pode “pagar” um café para alguém e deixar um cartão com recadinho, não é o máximo? Muita criatividade. Você ainda escolhe se o café é para morador ou turista.

São Miguel das Missões

A cidade é pequena porém há muito o que fazer. Se tivéssemos mais tempo com certeza ficaríamos uma semana. Além de São Miguel das Missões é possível visitar São João Batista que fica próximo. É uma viagem que rende fotos, cultura e muito aprendizado.

E vocês, já conheciam essa região? Que lugar do país sonham visitar?

São Miguel das Missões
Museu
Mais detalhes

Lugar: Ruínas de São Miguel das Missões
Horário visitação: 9:00 às 18:00
Ingresso: R$ 5,00
Espetáculo Som e Luz: 21:00 (todo dia)
Ingresso: R$ 15,00

Leia também: Turismo de aventura – conheça o Salto do Yucumã

Até o próximo post! Érika 

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

6 Comments

  1. Yasmin Barbosa 14/02/2018 at 14:18

    Adorei o post principalmente por que adora cidades pequenas. Vou até por na minha lista de lugares para visitar.

  2. Hanna Carolina Lins de Paiva 11/02/2018 at 19:39

    Erika do céu! Que lugar mais lindo é esse?! Sempre quis visitar São Miguel das Missões desde que me entendo por gente! Sempre li a respeito do lugar e fico curiosa para conhecer. No dia que enfim conseguir visitar Sul, esse será um dos primeiros pontos que visitarei, com certeza! ^^ E achei sensacional a ideia do café com um cartãozinho! É muito fofo!
    Bjks!

  3. Maria Carolina 09/02/2018 at 22:33

    Não conhecia esse lugar lindo, já ficou louca de vontade de conhecer. Aliás as fotos ficaram lindas.

  4. Sara Silva 09/02/2018 at 19:05

    Essa entrada gloriosa conquistou-me! Como sempre, você provoca-me um desejo incontrolável de ir ao Brasil visitar isso tudo! Geralmente, quanto mais pequena a cidade, mais acolhedora é a população local! Aprender a história é essencial, tem sempre tantos detalhes encantadores! O espectáculo de som e luz é algo que gosto muito, essa zona parece-me bela, mesmo com a ruína! Os locais que auxiliam-vos na viagem soam-me fantásticos, adorei as fotografias também! E sobre esse livro, gostou? =)

  5. Grazy Bernardino 09/02/2018 at 17:15

    Érika, tenho muita vontade de conhecer por motivos de: é histórico! A viagem foi muito longa? Arrasou nas fotos e obrigada pelas dicas!

  6. Bruna Pedrosa Guedes 09/02/2018 at 10:36

    Oi, Erika!
    Eu conhecia São Miguel das Missões pelos livros de história mesmo, quase que ficamos sem essa parte do Brasil hahaha
    Não tenho muita vontade de visitar por enquanto por ter uma energia (acredito nessas coisas) das pessoas, principalmente índios e negros que foram obrigados a seguir aquelas crenças… mas adorei as fotos, o lugar parece ser bem bonito e a ideia de pagar um cafezinho para alguém é muito amor <3
    beijoss
    N E O D E S V A R I O

Deixe um comentário