O segredo da empregada

O segredo da Empregada – continuação do sucesso do TikTok

Editora Arqueiro lança O segredo da empregada, sequência de um dos livros mais hypados do Tiktok. Recém chegado ao Brasil, o suspense de Freida McFadden, já faz parte da lista dos mais lidos dos últimos meses.

Millie ficou conhecida por ajudar mulheres em situações de risco, especialmente aquelas que sofrem na mão de maridos abusivos. Mas isso foi numa vida passada. Agora ela está determinada a deixar essa fama para trás, encontrar um trabalho decente que a ajude a pagar seu aluguel e sua graduação em Assistência Social.

Achar alguém que não faça mil perguntas sobre a vida – e o passado – de uma candidata a empregada é praticamente impossível. Por isso, Millie mal consegue acreditar quando Douglas Garrick a contrata.

Quando é contratada pelos Garricks para cozinhar e limpar a cobertura, Millie tenta ignorar os sinais e acreditar no patrão que diz que sua esposa tem saúde muito frágil, por isso fica o tempo todo no quarto e não deve ser incomodada em hipótese alguma.

Os barulhos de choro que escuta vindos da suíte principal são estranhos, mas condizentes com a ideia de uma mulher que sofre de dores por uma doença rara. Já os barulhos de violência, gritos e o banheiro todo ensanguentado não têm como justificar! Millie jurou que não iria mais se meter nos problemas dos outros, mas seu instinto diz que ali tem uma mulher em perigo, precisando de ajuda e ela não pode simplesmente fechar os olhos e deixar para lá.

“Tudo começou com um simples trabalho de faxina. E agora pode terminar com meu sangue sendo limpo do chão do chalé.”

Mesmo sozinha, Millie acredita que será capaz de salvar a vida daquela mulher e ajudá-la a fugir do marido, nem que isso signifique colocar sua própria vida em perigo e arriscar perder tudo de estável que conseguiu conquistar nos últimos meses.

Quando finalizei a leitura de A Empregada e soube que teria uma continuação, me perguntei: “Será mesmo que precisa? Afinal, é uma história com começo, meio e fim muito bem redondinha e sem furos, o que será que a autora inventaria numa continuação?” Imaginei que a ideia seria iniciar uma série de suspense que segue
sempre a mesma premissa da protagonista salvando mulheres de seus maridos abusadores, porém, para minha felicidade, Freida McFadden, conseguiu inovar em sua nova história.

“Douglas parece ser um marido maravilhoso e dedicado. Wendy, por sua vez, nunca sai do quarto. Tem alguma coisa anormal nessa situação, e não sei o que é. Não é da minha conta. Eu deveria simplesmente deixar isso para lá.”

Seguindo a mesma fórmula do livro anterior, a história é narrada em primeira pessoa, sendo que o ponto de vista muda bem no ápice da trama, no momento em que parte do mistério começa a ser revelado ao leitor. Como em seu sucessor, O Segredo da Empregada se inicia com um Prólogo que prende o leitor imediatamente por conter cenas tensas (e sangrentas) sobre uma situação que só será melhor desenvolvida no final do livro.

Freida McFadden conhece bem seus leitores e não teve medo de repetir os elementos que tanto fizeram sucesso no primeiro livro da série de Millie. Apesar de ser uma decisão ousada que poderia tornar a narrativa muito previsível, a autora soube desenvolver a história e trouxe um final com cenas de bastante suspense e reviravoltas cruéis.

“Wendy Garrick sente um terror absoluto pelo marido… E eu também tenho medo dele. Mas, depois de todos esses anos, aprendi a não me deixar controlar pelo medo.”

Apesar de conter alguns poucos recursos circunstanciais para que a trama se desenrolasse para um caminho específico, tudo é finalizado sem pontas soltas, sem pressa e deixando muito claro para o leitor onde tudo se encaixa. Para mim, a escrita evoluiu bastante e conseguiu ser ainda mais envolvente sem deixar de lado as características que marcaram nossa protagonista como narradora principal da trama, como o humor ácido e meio sem noção de Millie.

Por mais que ela ainda tenha algumas ações impulsivas e pouco usuais, Millie está um pouco mais madura nessa nova trajetória e tem mais cuidado em certas ocasiões. Para aqueles que se apaixonaram por Enzo, o jardineiro italiano, vão gostar de saber que ele tem algumas aparições nessa continuação, embora eu não tenha curtido tanto algumas soluções que a autora criou para o personagem.

“Eu nunca tenho essa sensação de arrepio quando estou em casa. Não sinto quando estou limpando a cobertura. Só quando estou na rua, em momentos em que alguém poderia estar mesmo me observando. Isso me faz pensar que a sensação é real.”

Mais uma vez, a história termina com um final bem fechado, porém, o lançamento do terceiro livro de Millie já está marcado para junho de 2024 lá nos EUA, com o título de The Housemaid Is Watching. O livro ainda não tem previsão para lançamento aqui no Brasil, mas já estou com altas expectativas porque O Segredo da
Empregada superou, e muito, o livro 1 da série, na minha opinião. Ansiosos?

Até a próxima, Dri [@leiturainsone]

FICHA TÉCNICA

Título: O Segrego da Empregada
Autor: Freida McFadden
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Adquira o livro na Amazon

Posts Similares

3 Comentários

  1. Parece bem interessante este livro, um suspense que deixa a gente fixado na leitura. Seu ponto de vista sobre a leitura foi bom para deixar este aspecto de curiosidade satisfatoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *