Papo Fitness: André Vasques responde

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje é terça-feira uhulll dia de Papo Fitness aqui no blog. Conforme prometido meu professor respondeu as perguntinhas que vocês deixaram em todos os posts e também as que recebi por e-mail. Ele disse que se vocês tiverem mais alguma dúvida, ele vai respondendo aos poucos, ok? papofitness, Papo Fitness: André Vasques responde

1.Você aconselha algum remédio para acelerar o emagrecimento? Se sim, qual? E o que você acha de usá-los?

R. Como é de praxe muitas pessoas aconselham umas às outras a utilizar algum tipo de medicamento para auxiliar no emagrecimento. Para tanto o ideal é saber em qual condição física e clínica o qual se encontra. Com isso será mais certeiro o tipo de fármaco a ser utilizado, sempre ministrado por um medico é claro. Apostaria em alimentos funcionais para ajudar no emagrecimento, além do mais remedios sempre trazem efeitos colaterais, quando utilizado por longos períodos, bem como prejudica órgãos que produzem hormônios. A exemplo disso está o caso clássico de hipotiroidísmo. Isso acontece quando a glândula tireoíde para de produzir os hormônios que lhe são comuns, levando à um descontrole e posteriormente a ergorda patogênica.

2.Qual a importância de um nutricionista para a perda de peso? Ele realmente ajuda?

R. A ajuda de um nutricionista sempre é bem vinda e de suma importancia para que você redefina sua rotina alimentar. Mas na nutrição como em qualquer outra área de atividade, dependendo da localidade, você pode se frustrar ao encontrar um profissional desatualizado, ou seja, aquele que sempre vem para você com uma dieta pré-pronta. Portanto a minha dica é que para que você se intere um pouco mais sobre o teor e qualidade nutricional. Hoje com várias possibilidades de comunicação temos como ficar melhor informados sobre tudo o que consumimos. Para começar, comece a ler o que você vai colocar no carrinho antes de comprar. Perceba quantas calorias tem o alimento, se é orgânico ou não, se é livre de glútem, se é rico em açúcar, se apresenta gordura trans, se é rico em sódio. Esse será um ótimo começo. Uma ótima dica é evitar alimentos industrializados, pois a maioria deles possui algum tipo de conservante.

3.Como permanecer firme na dieta e evitar ganhar os quilos novamente?

R. O ideal é não seguir uma dieta radical para começar bem. Pois o organismo entende a privação do substrato do alimento, e o ver novamente na corrente sanguínea vai logo estocá-lo. Portanto o importante é evitar alimentos que não sejam saudáveis, fazendo disso sua própria dieta. Dessa maneira você conseguirá manter uma alimentação balanceada para vida toda. Evite açúcares, ou seja, carboidratos, e valorize mais as proteínas em sua rotina de alimentação, pois como já sabemos, a proteína tem menos facilidade de se transformar em gordura. Procure também alguma atividade física que lhe traga alguma motivação. O ideal sempre é procurar um nutricionista para identificar suas necessidades.

4.Como aumentar e desenvolver massa magra?

R. A massa magra tem várias bases fisiológicas para seu desenvolvimento. Entre elas estão o genótipo e o fenótipo, a grosso modo, a primeira é aquela que diz respeito a sua caracterísica genética e a outra é a mutação do corpo frente ao meio em que você vive. Assim sendo, não existem milagres quando estamos falando de uma alimentação ruim e de uma atividade com o fim errado. Portanto o ideal é consumir mais alimentos proteícos, assim como o ovo e a albumina. Sou um pouco contra os hávidos consumidores de whey protein, embora reconheça seu valor quando for necessário. Suplementos que se dizem hipercalóricos também não são bem vindos. Assim o segredo da massa muscular está presente no treino de hipertrofia que você faz, orientado por um profissional e o incremento de proteína na alimentação diária.

Saiba mais sobre o André

Graduado em Educação Física e Esportes, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da USP

Ex-diretor clínico da empresa Biocorpore (Centro Científico da Atividade Física e Esporte) Ltda, e criador dos serviços “Biocorpore Health” de reabilitação e condicionamento físico para pacientes com patologias gerais (Instituto de Moléstias Cardio-vasculares – Angiocorpore), “Office Health”, de orientação de atividades físicas voltadas ao ambiente de trabalho (Publicar do Brasil) e “Play Testing”, programa de compra e venda de jogadores de futebol (Portuguesa Santista F. C.).

Consultor de Fisiologia do Exercício e Avaliação Física da Cooperativa do Fitness.

Presenter Internacional da Convenção Internacional Fitness Brasil 2005. E convidado da primeira Convenção Internacional Fitness Brasil voltada à “Qualidade de Vida”, realizada em Curitiba.

Conquistou diversos prêmios brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e copas do mundo, como fisiologista do exercício da equipe de Natação Competitiva do Unisanta, e dos atletas da Seleção Brasileira de Natação (CBDA).

Ex-coordenador da rede de franquias de avaliação física da Pelé Club, e palestrante de convenções nacionais e internacionais.

Criador do método atual de avaliação física e clínica da rede de academias Pelé Club.

ANDRÉ LUIS DA SILVA CREF 013376/G-SP E 018094/G-SC

♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Gostaria de deixar registrado meu “muito obrigada” ao Prof. André pela boa vontade e por abrir um espaço na sua agenda e contribuir com seu conhecimento esclarecendo algumas dúvidas.

Bom pessoal, se a sua pergunta ainda não foi respondida, não se preocupe, em breve farei novo post, aguardem!

Espero que tenham gostado, até amanhã!

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

33 Comments

  1. Kati Stribe 28/07/2015 at 23:11

    Nossa, adorei essas dicas, afinal já está mais do que na hora de eu retornar a atividade física!!

    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  2. Vanessa dos Santos 28/07/2015 at 21:17

    Dicas maravilhosas para não perder o foco e se manter magra.

  3. Lucas Sousa 24/07/2015 at 17:31

    ótimas dicas para todos que querem começar a ter uma vida mais saudável, você vem me inspirando a melhorar meu estilo de vida 🙂

  4. Tatiana Petraccone 24/07/2015 at 13:40

    Adorei esse papo fitness! Quero levar essas dicas para meu dia-a-dia 😉

    beijinhos
    <a href="http://paraisodasideas.blogspot.com.br"&gt; Paraíso das Ideias</a>

  5. Jeane Carneiro 24/07/2015 at 05:23

    Gostei de tudo e pegarei algumas coisas aqui pra praticar.
    Estou precisando melhorar o shape. kkk
    Bjão Erika

    http://www.blogdajeu.com.br

  6. Millena Verônica 23/07/2015 at 16:26

    Adorei esse papinho fitnesse
    ele foi super claro e tirou diversas duvidas que eu tinha
    bem que poderia mais papos assim ne

  7. Babi Bernardo 23/07/2015 at 12:51

    Olá! O bate-papo com André Vasques foi super esclarecedor! Vou investir em proteínas, principalmente no ovo! Bjs

  8. Anne b 23/07/2015 at 10:43

    Eu sempre fui muito magra e tive dificuldades de engordar. Quando comecei a jogar handebol, desenvolvi muita massa muscular e quando parei, me joguei no sedentarismo e agora estou com a saúde fragilizada por conta disso. Adorei as dicas! 🙂

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

  9. Thaís Maria 23/07/2015 at 03:13

    Gostei das dicas! Estou numa dieta já tem 3 meses, mas até agora andei evitando a proteína porque achava que ela virava gordura com mais facilidade, quando é justamente o contrário. Foi bastante esclarecedor, me animou pra montar uma dieta de verdade e perder ainda mais peso 🙂

    Thaís na Cidade

  10. Luluzinha 23/07/2015 at 02:57

    Quanta coisa legal aprendi, realmente uma otima e educativa entrevista!

    Arrasou

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

  11. Monique Baptista 22/07/2015 at 23:40

    Adorei a entrevista, principalmente a parte da massa magra que é difícil hein, Sou magra e ganhar massa magra pra mim está sendo complicado, não uso nenhum suplemento, invisto apenas na alimentação e vamos que vamos!

  12. Roberta Valadão de Souza 22/07/2015 at 23:37

    Lendo o post até me deu vontade de me movimentar sou tão parada
    Bjs
    http://www.onefashiongirl.com

  13. Iara Netto 22/07/2015 at 23:37

    Gostei da entrevista com o André, aprendi um pouco mais, porque sou preguiçosa para exercícios físicos, mas é muito bom ter conhecimento do assunto.
    Besitos

    blogmeamarro.com

  14. Vitoria Aparecida 22/07/2015 at 23:32

    Boas dicas e bem consciente, eu tenho que só aprender a fazer exercícios emagrecer já não quero mais já cheguei no meu peso ideal

    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

  15. Aline Magalhães 22/07/2015 at 22:45

    Tem coisa melhor que um profissional!?
    As orientações são ótimas e, pelo menos eu, me sinto mais segura sabendo que é uma pessoa formada e que manja dos paranauê que está falando sobre o assunto.
    Adorei as respostas.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    http://www.alineland.com.br

  16. Silvana Sartori 22/07/2015 at 18:44

    Olha eu nunca fui muito preocupada em emagrecer não viu?

    Mas eu tenho precisado, porque eu estou ficando sedentária. Preciso me exercitar e começar a diminuir um pouco as comidas e doces, porque isso é um veneno, principalmente no inverno. Apesar da gente não estar no inverno. Mas o frio tu sabe né? Dá vontade de comer mais. E eu quero ver se dou uma parada de comer besteirada, porque já como bastante. Mas mesmo assim gostei bastante da entrevista. Me fez pensar sabe…Dicas valiosas ! Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/reflexaocontos-22.html

  17. Thalita Endo 22/07/2015 at 17:55

    Oi Erika! Perguntas que todo mundo quer fazer para um profissional né?! Adorei o post muito esclarecedor!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina

  18. Dany Bello 22/07/2015 at 17:43

    Gostei e achei esse post muito esclarecedor. Estou na luta contra a balança e foi muito útil pra mim.

    beijos!

    http://www.espacogattena.blogspot.com

  19. Aline Furtado 22/07/2015 at 15:37

    Olá!
    Gostei bastante das dicas. Valiosíssimas para quem, assim como eu, está em busca de perder peso. Sempre ouvi dizer que dietas radiciais não ajudam em nada, e lendo o post tive certeza disso.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

  20. Camila Cavalcante De Melo 22/07/2015 at 14:54

    Que bacana Erika amei esse post…muito legal ter um profissional da área para tirar todas as dúvidas e incentivarealmente novos hábitos!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos :*
    http://www.estiloaqualquercusto.com

  21. amigas amiga 22/07/2015 at 14:51

    A entrevista ficou muito boa, com dicas valiosas
    e que irei colocar em prática
    vou procurar marcar um nutricionista
    lindo dia

  22. leticia 22/07/2015 at 12:48

    Oi Érika…
    Dicas muito válidas. Muitas pessoas tentam emagrecer por conta própria, mas a ajuda de um nutricionista é sem dúvida essencial mesmo, por que ele vai estabelecer uma rotina.
    Começar sem ser radical também é super válido.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  23. Luciane Santos 22/07/2015 at 09:56

    olá
    gostei muito do seu post, pois eu estou acima do peso, e minha médica me receitou um remédio p perder peso e, eu não quis. prefiro os exercícios mesmo.

  24. Mariáh Schäfer 22/07/2015 at 04:46

    Que legal a entrevista… eu sou uma pessoa que não consegue manter uma alimentação regrada e nem horários para comer :/
    Acho super importante combinar exercícios com uma alimentação saudável,mas infelizmente não consigo :/
    Bjs

  25. Bruna de Paula 22/07/2015 at 03:48

    Eu adorei o post e sou contra a dietas restritivas, pois o sucesso delas é pífio. Eu acho o certo é comer moderadamente e se exercitar sempre.

    BlogMake-Lovers| FanPage | Twitter

  26. Giovanna Barbieri 22/07/2015 at 03:13

    Erika, adorei as perguntas e principalmente as respostas do André! Super sensato ele!
    Beijos

    Blog|Canal

  27. Elisabete Silva 22/07/2015 at 02:40

    oi, tudo bem?
    to na luta para perder a barriga
    To fazendo reeducação alimentar e exercicios
    beijos

  28. Novo Caroneiro 22/07/2015 at 02:30

    Olá!
    Muito boa a lista de questionamentos, pois fazem parte do cotidiano. Dúvidas que ou já tivemos, ou que escutamso alguém perguntando em conversas informais. Nada melhor que um entendido para responder!

    http://www.novocaroneiro.com

  29. Quebrei a Regra 22/07/2015 at 02:27

    Uma ajuda de nutricionista é sempre bem vinda para mudar a alimentação e para ter hábitos saudáveis.

    Bjus

    Jaque

    http://www.quebreiaregra.com.br

  30. Aline Dias 22/07/2015 at 00:11

    Achei bem proveitoso!!! Muitas pessoas fazem de tudo para emagrecer, tomam tudo que veem pela frente sem pensar que podem estar causando mal a si próprias! O ideal é procurar mesmo um profissional que possa dar as devidas orientações!!!

  31. Tamires Milhazes 21/07/2015 at 23:57

    Adorei as dicas, eu acho que mudar alimentação é fundamental ao invés de ficar procurando remedio milagroso.

    Beeijos
    http://www.amorascomclasse.com

  32. Simeia Da Silva Perpetuo 21/07/2015 at 23:52

    Nossa, gostei muitas das perguntas e respostas, principalmente da primeira, a gente sempre quer tomar remedios pra emagrecer.Preciso arrumar minha alimentação, reeducar meu organismo,kkkk. Vou mostrar essas dicas pra minha mãe, ela está na dieta que a nutricionista dela recomendou,precisa ler essas respostas.

    Ótimo post.

    bjs

  33. Simeia Da Silva Perpetuo 21/07/2015 at 23:52

    Nossa, gostei muitas das perguntas e respostas, principalmente da primeira, a gente sempre quer tomar remedios pra emagrecer.Preciso arrumar minha alimentação, reeducar meu organismo,kkkk. Vou mostrar essas dicas pra minha mãe, ela está na dieta que a nutricionista dela recomendou,precisa ler essas respostas.

    Ótimo post.

    bjs

Deixe um comentário