postado em 1 de junho de 2017

Oi gente, tudo bem? Em maio comecei a buscar livros diferentes para ler além daqueles que são modinha e todo mundo já leu ou quer ler. Encontrei títulos bem interessantes e em breve farei um post indicando quais são eles. Mas por enquanto falarei do livro A mágica da arrumação da Marie Kondo. Comecei ler faz duas semanas e já fiquei com vontade de mudar e organizar muita coisa aqui em casa. O minimalismo é um assunto realmente fascinante.

Depois que conheci o livro comecei a prestar atenção em tudo o que tenho aqui em casa como sapatos, roupas, maquiagem, livros, é engraçado (leia-se curioso) pensar que tenho peças no guarda-roupa que ainda estão com etiqueta. Ficamos esperando perder peso, ganhar peso, uma ocasião especial (essa é minha desculpa para quase tudo rs), ou apenas sentimentalismo (amo guardar coisas por recordação).

Minimalismo

Tenho percebido que todo esse excesso de coisas deixa o ambiente carregado, as vezes até bagunçado, exige mais tempo para limpar e organizar, quando vamos sair ficamos horas escolhendo uma roupa, conforme o lugar onde ficam enche de poeira, envelhecem e ficam esquecidas. Porque manter tanta coisa, acumular, se esquecemos o que compramos não conseguimos usar? É bom manter aquilo que nos faz feliz e nos deixa mais leves.

Nessa vibe minimalista conheci pessoas bem interessantes uma delas é a Fê Neute que mora lá em New York e tem um canal no YT. Ela mostra várias dicas de como começar uma vida minimalista, como manter tudo mais organizado e claro ser feliz. Outra pessoa que já conhecia mas também segue essa vibe é a Ju Goes, vocês conhecem? Baixei o app Zen de meditação e tem sido uma experiência bem legal. Vocês já conhecem o aplicativo ou praticam meditação? No aplicativo você encontra meditações guiadas pela própria Ju 🙂

Na semana passada conheci a Anuscka Rees e o Desafio 30 dias de minimalismo. Achei a ideia incrível. O desafio consiste em realizar uma atividade da lista por dia e ao final do mês contar como foi essa experiência. Como o desafio estava em inglês fiz uma versão em português para ficar mais fácil 😉

Minimalismo

“A vida encolhe ou expande na mesma proporção da sua coragem.”

Pra quem não sabe podemos usar o minimalismo em tudo: na cozinha, no guarda-roupa, no home office, no sótão, na dispensa, nos e-mails, redes sociais, celular, agenda, etc. Todo lugar onde temos a tendência de guardar, entulhar e deixar coisas que não usamos pode ser arrumado, organizado e limpo. Para isso só precisamos dar o primeiro passo. Um outro motivo que me fez decidir mudar ainda mais meu estilo de vida foi ter participado de um evento com o Gabriel Goffi contei tudinho nesse post aqui 🙂

Hoje é o primeiro dia do desafio, mas como tive que postar meu dia off foi ontem 🙂 Espero que gostem e também se animem em fazer. Não deixem de compartilhar com a gente como tem sido o desafio hein Se você quiser baixar a imagem para seguir o desafio certinho todos os dias é só clicar aqui.

Um abraço
Érika

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Flickr  G+

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.
Loading Facebook Comments ...

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Suellen Andrade

    16 de fevereiro de 2018

    Que incrível! Já salvei lá no Pinterest, vou fazer achei demais <3

  2. Bruna Otomura

    8 de outubro de 2017

    Adorei o post e a você ter traduzido o desafio para nós! Eu sou uma pessoa que realmente tem muita ‘tralha’ e é complicado lidar com isso. Anotei aqui algumas coisas que conseguiria fazer mas a parte de ficar on OFF de algum modo pra mim não rolaria =/ infelizmente eu trabalho com comunicação/design e é a vida on line de algum modo praticamente o dia todo – sim, tem dia que chega a ser tóxico e quando viajo mesmo que por um dia parece que estou em abstinência. Mas vou tentar cumprir alguns ^^ faz bem pra gente, até pra se conhecer melhor <3 Beijos linda!

  3. Julia Maximiano

    8 de outubro de 2017

    Adorei! Achei muito legal e interessante o desafio… Adoro a ideia do minimalismo e realmente é algo que nos deixa bem 🙂 Vou procurar ler o livro também! Adoreeei Bjuuus!

  4. André

    8 de outubro de 2017

    Olá Érika! Tudo bem?

    Muito legal o seu post, tenho algumas coisas para comentar! Como você mesmo disse podemos aplicar o minimalismo em qualquer área de nossa vida, eu por exemplo, sou empreendedor/freelance e me empenho para manter tanto minha vida pessoal como minha carreira organizada! Como tenho vários papéis durante a semana tento separar as coisas e manter tudo organizado!

    Quero fazer duas recomendações a primeira é o método GTD, falei dele aqui (http://bit.ly/1VplrFP) mas tem muita coisa legal na web, de uma olhada no http://vidaorganizada.com/ acho que vai gostar (se tiver um interesse me avise que te envio outros links).

    A outra recomendação é um documentário muito bom sobre o tema que está na Netflix, ele se chama ‘Minimalism’: Um documentário sobre as coisas importantes, tenho certeza que vai gostar.

    Parabéns pelo trabalho! Muito bom o seu post! 🙂

    André Sarti
    http://andresarti.com.br/blog/

  5. Ana Carolina Domingues

    8 de outubro de 2017

    Achei muito legal essa desafio, esse ano eu fiquei mais desapegada de muitas coisas e foi incrível como isso me deixou mais leve, calma e feliz com o que tenho. Alguns dos itens da lista eu já cumpri, mas estou pensando em entrar nesse desafio para fazer tudo que é proposto nele

  6. Joana D’arc

    8 de outubro de 2017

    oi
    Este desafio é bem interessante, mas acho que não conseguiria….
    Não iria conseguir o fazer o 1° item 🙁
    bjo

  7. Carol Pinheiro

    8 de outubro de 2017

    Amei sua lista. Eu já li uma parte desse livro, preciso terminar de ler, mas muitas coisas já mudaram na minha vida depois do minimalismo. Eu estou me sentindo cada vez mais leve!

    Beijo,

    carolpinheiro.com

  8. Jeniffer Geraldine

    8 de outubro de 2017

    Adoro a Ju. E comecei a seguir a Fê.
    Gostei bastante do desafio. Tenho buscado fazer um pouco de tudo isso aí nos meus dias.
    Bom desafio!
    bjão
    http://www.jeniffergeraldine.com

  9. Renata Borges

    8 de outubro de 2017

    Oi Érika! Que post mais inspirador, de verdade. Eu comecei a ler o livro dois da Marie Kondo quando ia me mudar de casa, visando um pouco do destralhe na minha vida. Acabou que parei a leitura e não concluí. Consegui fazer alguns desapegos e tudo o mais, mas ainda sinto que preciso desapegar mais (eu tenho tanta coisa que dois armários de quatro portas no meu quarto estão abarrotados…).
    Adorei o desafio dos 30 dias e tô querendo fazer! Vou montar uma tabelinha com os tópicos (porque não sei se vou conseguir seguir na ordem e vou riscando um por dia! Por exemplo, ficar off em dia de semana é difiícil, porque eu trabalho o dia todo no pc e várias vezes preciso do whats pro trabalho tbm… rs Então, tem que ser algo pra fazer no fds! <3
    Salvei seu post aqui pra consultas futuras!!! <3
    xoxo

  10. Luísa Eulália

    8 de outubro de 2017

    Nossa, que maravilhoso ! Quero esse desafio para a vida. To precisando muito fazer uma limpeza não só física, mas espiritual e psicológica. Eu comecei a ler esse livro mas infelizmente eu não terminei, vou retomar a minha leitura desse post seu. Vou fazer o desafio e ver o que acontece. 🙂

    O Mundo de Eulália

  11. Carolina Lopes

    8 de outubro de 2017

    Não conhecia este desafio, mas fiquei motivada a tentar começar a fazê-lo assim que acabe a minha época de exames, pois apesar de não me ver a seguir um guarda fatos minimalista para já, adorava perceber se essa vida é para mim ou não.
    Beijinhos,

    A Maiazita

  12. carol

    8 de outubro de 2017

    nossa que desafio difícil, não sei se eu conseguiria, mas tomara que voce consiga realizar todos os passos <3
    boa sorte!

    Blog Entre Ver e Viver

  13. Andressa Brandão

    9 de junho de 2017

    Legal o desafio, alguns deles acho que não conseguiria cumprir, mas é uma ideia super bacana ^^

  14. Retipatia

    8 de junho de 2017

    Tô me organizando para começar, vamo que vamo! ahaha

  15. Camila Leite

    8 de junho de 2017

    Vou conferir!

  16. Paola Costa

    7 de junho de 2017

    Interessante

  17. Ana Mastrochirico

    7 de junho de 2017

    minimalismo é ótimo…em todos os setores da vida! ^_^

  18. Danielle Ribeiro

    7 de junho de 2017

    Oração de cada dia

  19. Nana Araujo

    7 de junho de 2017

    Daqui uns meses um desafio que faço vai acabar. Vou bisbilhotar esse!

  20. Débora Vicente

    3 de junho de 2017

    Ficou muito amorzinho esse post <3

  21. Fiori Donegá

    3 de junho de 2017

    Que interessante! Me deu vontade de participar

  22. Luana de Souza

    3 de junho de 2017

    esse post ficou tão, mais tão inspirador :3

  23. Kah Pacheco

    2 de junho de 2017

    Sou muito fã do Minimalismo, vou ir ver o post…

  24. Larissa Fernanda

    1 de junho de 2017

    Ahhhh amei muito e vou participar