Para assistir: O jogo da imitação

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Como foi o final de semana? Muita praia, sol e descanso? Aqui em Santa Catarina o findi foi muito lindo, nem parece que estamos no outono, que delícia amo o clima assim 

Bom, o post de hoje é sobre um filme que foi indicado ao Oscar, porém não ganhou muitas estatuetas, estou falando do filme “O jogo da imitação“. Eu já o considerava um excelente filme só pela história e pelo trailer, mas depois que assisti minha admiração só aumentou. Vou compartilhar com vocês minha impressão sobre ele, mas não se preocupem, sem spoiler haha

“São as pessoas que menos imaginamos que fazem as coisas que ninguém imaginaria.”


A história

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

“Quando as pessoas conversam, nunca dizem o que querem. Dizem outra coisa… E esperam que você saiba o que querem dizer.”

Minha opinião

Primeiro, me identifiquei bastante com o personagem principal Alan Turing (Benedict Cumberbatch), pois ele é uma pessoa extremamente introvertida, gosta de trabalhar sozinho, fazer as coisas à sua maneira, além de ser muito inteligente. Desde os tempos de colégio ele não conseguia se enturmar, preferia mais os livros do que a bagunça com os colegas de classe.

Eu particularmente gosto de pessoas mais introvertidas (é o caso do meu namorado ). Ele se candidata para trabalhar no projeto “Enigma”, porém desde o início tem problemas com os membros da equipe já que ele pensava que ia trabalhar sozinho.

Durante o filme vamos percebendo que ele começa a se abrir e fazer amizades, além de permitir que as pessoas se aproximem (um grande medo das pessoas introvertidas). No desenrolar do filme acompanhamos sua evolução como ser humano e vemos os benefícios do trabalho em equipe. O filme trás consigo muitas lições e uma das mais importantes é quando ele conversa com Joan Clarke (Keira Knightley) e pergunta se ela vai sempre morar com os pais ou fazer algo grandioso de sua vida.

E eu pergunto: quem não sonha em fazer diferença no mundo? Fazer algo para que as pessoas sempre se lembrem de nós? Confesso que essa pergunta ficou martelando em minha mente, e todos os dias penso em como deixar minha contribuição para este mundo. Ajudar as pessoas, fazer obras de caridade, adotar uma criança, trabalhar numa ONG, ajudar num asilo, como contribuir para deixar o mundo melhor do que quando chegamos?

“Sabe por que as pessoas gostam de violência? É porque faz você se sentir bem. Humanos acham a violência profundamente satisfatória, mas retire a satisfação e o ato se torna vazio.”

Assista o trailer

.

“Um conselho sobre manter segredos: é bem mais fácil se não souber sobre eles.”

Desde o início achei que este filme ganharia o Oscar, infelizmente o favorito foi Birdman, mas enfim, as lições aprendidas com ele são com certeza as melhores.

E vocês já assistiram O jogo da imitação? O que acharam dele? Recomendam ou não para os coleguinhas? Deixe sua opinião 😉

Beijos,
Érika

Me acompanhe também nas outras redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Flickr  G+

Posts Similares

44 Comentários

  1. Estava entre os meus favoritos ao Oscar também. Gostei muito da interpretação da trama e o Benedict não cansa de surpreender como ator, né? Beijos!

    Ah, vi seu blog no blogroll do “Blogs que interagem” e resolvi visitar. Parabéns pelo trabalho!

    http://www.trescoisas.com.br

  2. Olá! Ainda não assisti o filme, mas desdo a cerimônia do Oscar que estou querendo vê-lo. Agora vou ter que recorrer a um amiguinho chamado uTorrent e baixar O Jogo da Imitação. Beijos!

  3. Acho o Alan muito bonito!! E sempre quis ver esse filme, talvez por ele. Sua opinião do filme me lembrou o filme a corrente do bem, já viu? Beijos!

  4. Nunca tinha ouvido falar desse filme (a desligada), mas adorei tudo! O tema da Segunda Guerra me fascina, essa questão de solucionar enigmas também, e também acho que me identificaria bastante com o protagonista. E isso que você colocou no fim, de contribuir para deixar o mundo melhor do que quando chegamos, é algo que me tira noites de sono às vezes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

  5. Oi Érika, sua linda, tudo bem?

    Eu ainda não consegui ver o filme, mas você é segunda pessoa que elogia. Gostei muito de saber que as mensagens transmitidas nos fazem refletir e nos acrescentam. Eu adoro essa atriz Keira Knightley, tenho certeza de que irei adorar. Ainda mais porque se passa em um cenário da nossa história.

    beijinhos.

    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  6. Eu realmente fiquei muito impressionada com o que fizeram com essa história. A atuação da Kiera estava simplesmente maravilhosa e o enredo e produção do filme ficaram perfeitas. Adorei!

    http://laoliphant.com.br/

  7. Não assisto filmes faz tempo , talvez eu coloque esse na minha lista de filmes que preciso assistir rsrsrs,

    Beijos Mariiah

    Aguardo sua Visita-> My Book Makeup

  8. Oi lindona, dr coração eu ainda não entendi como birman foi o preferido, eu não assisti pq d cara achei chato, mas enfim kk esse que vc indica eu tenho vontade de ver, parece um filme inteligente, com roteiro bem montado. As frases são ótimas. Bjin

  9. Oi, Érika!
    Todos falam muito bem desse filme, não sei porque ainda não assisti. Pretendo mudar isso logo que possível. Com esse elenco, nem preciso de muito incentivo pra assistir mesmo! Hahha também estão na minha lista Birdman, que você citou, e Kingsman. Vamos ver se são bons!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: livre-se você também!

  10. Oii tudo bem?
    Não assisti esse filme ainda, eu tava me planejando pra assistir os indicados ao Oscar, mas né, não deu kkk. Desse filme eu não vi muita comentários, os de Birdman vi muitas críticas.

    Ótimo post, sucesso pra você e pro blog!!
    lendocomobiel.blogspot.com.br/?m=1

  11. Gostei muito do trailler, precisamos de mais filmes como esse que trazem com ele uma mensagem bacana, algo para acrescentar em nossas vidas!

    Particularmente eu penso muito, e sempre fico refletindo, e acho que todos pensam o que você citou sobre fazer diferença no mundo.. Fazer algo para que as pessoas sempre lembrem de mim!! poder fazer algo importante pelo menos a uma pessoa!!

    ótimo post <3

    beijocas

    By Jeeh Sena

    Fan Page

    Instagram

  12. Esse filme parece realmente bom e pretendo assistir logo.
    Filmes que contam a história de pessoas que fizeram a diferença no mundo é sempre um aprendizado.
    Meu divo Benedict Cumberbatch é o principal ♥

    Coração Leitor – L&J

  13. ola tudo bem?
    Me apaixonei no trailer deste filme estou muito anciosa para assistir, ainda não vi ele, mas parece que este filme vai ser maravilhoso, tomara que seja mesmo e supere nossas expectativas.

  14. eu não conhecia esse filme, mas pela resenha é um bom filme e muito bem indicado
    Achei super interessante e curioso
    bjs

  15. Eu não tinha conhecimento deste filme eu ando muito por fora , mas me encantei pelo trailer e vou procurar para assistir a vida anda tão corrida que quase não me sobra tempo para nada

  16. Não tinha assistido o trailer, nem tinha prestado atenção nos filmes que participaram do Oscar.
    Mas quando comecei a ler seu post foi me pegando e puxando minha atenção.
    Parece ser um filme gostoso de ver, e que passa um pouco de ensinamentos.
    Gostei muito do conselho sobre segredos, também acho mais fácil não saber sobre eles. 🙂
    Vou ver se consigo assistir, gostei da dica.
    Bjinhos.
    http://www.prosaamiga.com.br

  17. Gostei muito da sua resenha sobre o filme, confesso que não havia me interessado antes por se passar em tempos de guerra e nem cheguei a dar uma chance para o enredo. Lendo detalhadamente seu post mudei muito de opinião e fiquei com uma grande vontade de ver. Comungo com você quanto ao fato de fazer algo que deixasse meu ato como marca, algo que pudesse fazer a diferença para muitos, tentarei amadurecer a ideia.

    Bjos Alê Leca/Alê e suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br/

  18. Olá!
    Ainda não vi!!! Mas parece super interessante…Adoro filmes q. tenham histórias envolventes…
    Vou assisti! Quem sabe no próximo findi, kkk
    Por aqui foi com muita chuva,,,fiquei em casa o dia todo, ótimo para ver um filminho, rsrsrs
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê – Bordados e Crochê
    Fã Page

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *