Segredos de Natal série alemã mistura drama, mágoas e cumplicidade

Oi gente, como vocês estão? Viram que indiquei algumas séries e filmes lá nos stories? Se você perdeu alguma dica deixei salvo nos destaques ok? Segue nosso ig @corujageek 🙂 Quarta-feira estreou no Netflix a série alemã Segredos de Natal (Zeit der Geheimnisse) é sobre ela que vamos conversar hoje!

Segredos de Natal minissérie alemã tem apenas 3 episódios no entanto, nos apresenta um enredo denso, repleto de sentimentos e muitas reflexões. Uma simples reunião de família às vésperas do Natal faz com que quatro mulheres viagem ao passado e percebam o rumo de suas vidas.

Segredos de Natal

Conforme a história avança vem à tona discussões, mágoas e feridas a muito tempo guardadas. Será que mudar de cidade, deixar o passado para trás, nos faz esquecer tudo aquilo que tanto nos fez sofrer? E os segredos que escondemos? Podem ficar para sempre guardados?

Não importa o quanto nos afastamos da família…
Não importa onde moramos ou o quanto somos diferentes,
todos passam o Natal juntos.”

Segredos de Natal
A história

Segredos de Natal é uma história dividida em três partes. O primeiro episódio intitulado De volta à casa da vovó. O segundo O segredo de Sonja. E o terceiro O segredo de Eva. A série mostra três gerações de mulheres através dos anos morando numa casa isolada no litoral da Alemanha. Problemas com álcool. Gravidez na adolescência. Submissão. Relacionamentos disfuncionais. Segredos. Esse é o cenário de Zeit der Geheimnisse.

Tudo começa quando Vivi e Lara voltam à casa da avó para passar o Natal. Ljubi, a moça que cuida de Eva (avó de Vivi e Lara) ao levar o café da manhã percebe que ela não está respirando. Então entra em desespero e começa a chorar. É nesse momento que Vivi chega.

Logo em seguida chega Lara com seu noivo Muritz. Enquanto todos estão no quarto de Eva sentindo sua morte Vivi descobre que sua mãe a muito tempo distante da família também virá para o Natal. Quando Sonja (mãe de Vivi e Lara) iniciamos uma viagem ao passado.

Zeit der Geheimnisse
Primeira parte

Eva, Sonja, Vivi, Lara e Ljubi vão nos mostrar os desafios de ser mulher, a influência da família em nossas decisões, como nossas escolhas podem mudar para sempre nossas vidas e como algumas feridas precisam ser curadas para seguirmos em frente.

A primeira parte de Segredos de Natal começa em 1989 quando Vivi e Lara ainda são crianças. Sua mãe, Sonja, é uma hippie em busca de aventuras e autoconhecimento e quase nunca está em casa. Esse é um dos motivos que Eva é responsável pela criação das duas.

Num flashback conhecemos Olaf, marido de Eva, e acompanhamos o casamento disfuncional no qual estão presos. Seu marido a acha inútil, a trata mal, depende de seus cuidados (pois teoricamente está doente e não pode trabalhar) e ainda assim a subjuga. Me senti desconfortável em diversas cenas em que ele aparece.

Segredos de Natal
Segunda parte

Em outro flashback acompanhamos Vivi e Lara um pouco maiores. Sonja aparece no meio da noite e chama Vivi para viver com ela na Espanha. Ela fica indecisa pois não quer deixar Lara para trás. No dia seguinte, porém, Sonja pega um táxi e vai embora deixando as meninas para trás sem dar explicações.

Esse abandono marca Vivi para sempre. Quando acorda Lara vê as malas arrumadas da irmã e percebe que ficaria sozinha. Isso a magoa e a deixa ressentida. E agora Sonja está de volta desenterrando todos os fantasmas do passado.

Zeit der Geheimnisse
Minha opinião

Além de gostar muito de produções europeias, gosto de séries que trazem reflexões e nos torna mais próximos à história. Quem nunca discutiu com a mãe? Ou quem não guarda mágoas do passado? Ou ainda quem nunca sentiu que os pais não apoiaram seus sonhos?

O mais interessante é perceber que muitas vezes uma atitude que julgamos em outra pessoa fazemos exatamente igual. Isso fica claro quando percebemos o comportamento de Sonja e Vivi. Nem sempre criticar o outro nos torna pessoas melhores. Pelo contrário, nos mostra que estamos tão errados quanto ela.

Zeit der Geheimnisse
Reflexões

Em várias cenas me vi pensando no meu relacionamento com meus pais, na minha família como um todo, quantas coisas não ditas, quanto silêncio mantemos hoje para não desenterrar situações que magoariam a todos novamente. As vezes pensamos que o melhor é apenas pôr uma pedra em cima e tentar seguir em frente assim como a Vivi.

Aprendi uma vez que não podemos justificar quem somos pelas coisas que nos aconteceram ao longo da vida. Pelo contrário, justamente por isso devemos buscar ser uma pessoa diferente e não deixar que isso nos influencie.

Zeit der Geheimnisse

Falar de família é sempre delicado mas Segredos de Natal conseguiu fazer isso de maneira brilhante. A passagem de tempo, a atuação dos personagens, nos faz imergir em cada situação. E o desfecho? Nos pega de surpresa. Nunca imaginei que aquele seria o final.

Atenção especial à fotografia. Edição de imagens. A ambientação escolhida pela produção fez toda diferença. As tomadas, os closes, além do figurino que compõe cada episódio tornou a série ainda mais peculiar. Se eu indico? Com certeza! Quer saber quais são os Segredos de Natal? É preciso assistir 🙂

Zeit der Geheimnisse

Minha avó dizia que as mulheres da família são como as ondas do mar.
Elas se repelem e se atraem.
Talvez seja porque não somos tão diferentes assim.
Somos partes de um todo.
Todas somos ondas no mesmo mar.”

A série é baseada na obra Días de Navidad de Pau Freixas. Diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol. Em 6 de dezembro Días de Navidad chega ao catálogo do Netflix.

E vocês, já viram Zeit der Geheimnisse no Netflix? Têm interesse em séries alemãs? Conta pra gente!

Leia também: Estreia 2ª temporada de Jack Ryan

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

38 Comments

  1. Avatar
    Maria Luíza Lelis 10/12/2019 at 23:44

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca assisti nenhuma produção alemã, nem filme e nem série, e nunca tinha ouvido falar sobre essa. Parece que a série aborda temas tocantes e acredito que deve trazer muitas reflexões. Porém, eu não tenho muita disciplina com séries e não sei se essa me envolveria o suficiente para continuar assistindo. Acho que não é algo que procuro assistir no momento. Mas quem sabe mais para frene né?
    Mas adorei ler suas considerações e acredito que para quem está procurando novas produções para assistir, pode ser uma boa opção.
    Beijos!

  2. Avatar
    Marijleite 06/12/2019 at 16:35

    Oi, eu ainda não estava sabendo dessa série, mas depois desse seu post ótimo, já fiquei querendo assistir. Acho super interessante a trama abordar essas questões e problemas familiares vividos por essa mulheres.

  3. Avatar
    Thayza Fonseca 05/12/2019 at 23:05

    Olá!
    Achei a dica muito interessante e vou salvar para assistir mais para frente. Para mim séries com peso de vida tem momento certo para serem assistidas e agora não é hora, de dramática já basta minha vida ultimamente, mas realmente achei interessante e suas reflexões me deixaram mais curiosa para assistir. Obrigada pela dica.

    Beijos

  4. Avatar
    Carol Nery 05/12/2019 at 21:55

    Oi Erika. Que post interessante. Essa dica de série é daquelas dicas “das boas”. Ah, eu interrompi minha leitura do post pra ir ao Ig te seguir e ficar por dentro das suas postagens. Não sei porque não o fiz antes…
    Enfim, queria dizer que adorei seu post, sua análise e suas pontuações e reflexões. Eu estou em uma fase da vida que acho que essa temática mexeria muito comigo. Não sei se seria legal pro momento atual.
    Mas, amei as imagens e realmente me senti tocada com tudo que li e fiquei sabendo sobre a produção.
    Um abração

  5. Avatar
    Saga Literaria 05/12/2019 at 08:47

    Olá, Érika!

    Eu não conhecia essa série, mas adorei a premissa e realmente me despertou interesse, vou tentar assistir no final de semana e outra, eu estou curtindo séries alemães, é tudo muito bem feito. Gostei também por parecer ser repleta de momentos para refletirmos sobre a vida.
    Abraço!

  6. Avatar
    PS Amo Leitura 04/12/2019 at 06:29

    Gente, eu AMEI essa indicação, principalmente por ser uma minissérie! Ela parece ser tão intensa e tão cheia de reflexões, assim como você abordou. Já corri e adiciona na minha lista da netflix hahaha.

    Beijos,

  7. Avatar
    Leo Vidal 03/12/2019 at 23:10

    Gosto muito da temática de Natal, ainda mais quando foge daquele conceito batido de comédia de Natal. Já está na minha lista do Netflix e assim que assistir, volto para dizer o que achei.

  8. Avatar
    Diane Ramos 03/12/2019 at 10:47

    Olá…
    Quem me conhece sabe que não sou muito de assistir séries, porém, como sou muito sentimental me apeguei ao enredo de “Segredos de Natal” e agora já quero assistir! Realmente dá pra sentir que é uma série bem reflexiva, que nos faz pensar e que com certeza vai me emocionar!
    Dica anotada <3
    Bjo

  9. Avatar
    Rafaella Viegas 02/12/2019 at 22:31

    Oiii tudo bem??
    Geralmente tenho a tendencia de fugir de tudo que tem tema de natal no fim do ano. Mas ao contrário esta serie me atraiu e quero realmente assistir, a fotografia o enredo e a questão de ser apenas 3 episódios me conquistou por completo.
    Ótima dica, preciso assistir pra ontem.
    Bjs Rafa

  10. Avatar
    Joyce 02/12/2019 at 20:58

    Eitaaa, não vi essa ainda não, mas já estou amando só pelas fotos.
    Vou salvar aqui para assistir na semana do Natal. Adoro essas séries e filmes natalinos. Bjusss.

  11. Avatar
    Luna 02/12/2019 at 16:29

    Eu coloquei essa série na minha lista uns dias atrás, quando resolvi adicionar filmes e séries sobre o Natal para tentar assistir este mês. Mas a verdade é que eu não imaginava que a série era tão profunda, tocando em assuntos que com certeza mexerão com todos que assistirem, pois problemas familiares todos nós temos.
    Você mencionou uma coisa que é bem o que faço na minha família: manter silêncio, não tocar em temas do passado que podem desencadear mágoas ainda não curadas. Nossa! Mas às vezes uma frase de alguém, uma atitude nos faz recordar tantas coisas… e ter que escolher o silêncio para não trazer de volta aquilo que tanto marcou é difícil. Enfim… Por isso sei que vou me emocionar demais com essa série.

  12. Avatar
    Ana Caroline 02/12/2019 at 08:33

    Olá!

    Não conhecia a série, gostei dela pois foge totalmente do clichê das histórias natalinas. É difícil ver uma série com essa temática que traz reflexões ao invés de apenas romance.
    Adorei sua resenha, irei anotar a dica e espero ter a oportunidade de de assistir a série futuramente.

  13. Avatar
    Ana Claudia Soriano de Angelo 01/12/2019 at 22:26

    Oi, Erika! Como vai? Eu não estou acostumada com produções europeias, mas fiquei bem curiosa, até mesmo pelo fato de gostar muito de histórias de Natal. Parece uma história forte. Sem contar que adorei as imagens que você disponibilizou aqui. Cada quote tão bonito, tão intenso! Fiquei bem interessada! Parabéns pelo post lindo de divulgação. Vou ver se assisto. Tão curtinha a série que sei que valerá a pena! Bjs

  14. Avatar
    Raíssa Zaneze 01/12/2019 at 21:30

    Oi Erika! Eu vi sobre essa série na Netflix e achei bem interessante. Principalmente no sentindo que nesse final de ano, o serviço de streaming sempre nos lota de filmes e até séries farofas de Natal, que nos matam de amor, daí chegam com uma série com essa carga. E que parece ser bem rápida. Já quero muito ver. Beijos

  15. Avatar
    FABIANA CRISTINA ANTUNES DA SILVA 01/12/2019 at 20:45

    Nossa que série intensa, foi um achado, nunca tinha ouvido falar dela. Gostei demais do enredo, parece prender bem o expectador. Excelente indicação.

  16. Avatar
    Debora Sapphire 01/12/2019 at 14:39

    Wow! Fiquei super interessada e curiosa por essa série! Acredito que eu nunca tenho assistido uma minissérie alemã na vida! Ainda mais interessante, é o fato da jornada que essas quatro mulheres irão fazer e tomar percepção de suas próprias vidas, contando com uma trama repletra de drama, sentimentos e reflexão. Adorei o que você escreveu sobre os julgamentos e mágoas, realmente são duas verdades muito reais e difíceis de se encarar. Gostei de tudo o que você contou e apresentou aqui a respeito desse roteiro que compõe a minissérie. Muito bom poder conferir!

  17. Avatar
    Hanna Carolina Lins de Paiva 01/12/2019 at 11:56

    Oi Erika, não tinha visto ainda os lançamentos de séries na Netflix, mas gostei dessa. Vou procurar para assistir depois. Realmente lidar com segredos de família em séries não é algo fácil, especialmente no Natal. Mas se eles conseguiram, quero conferir também.
    Bjks!

  18. Avatar
    Leitura Enigmática 01/12/2019 at 08:36

    Gosto muito de produções alemãs. Não conhecia essa, mas já irei conferir na Netflix, pois fiquei bem interessado. O cenário me chamou muito a atenção. Valeu mesmo pela dica, estou muito curioso.

  19. Avatar
    Aruom Fênix 30/11/2019 at 10:41

    Mais uma indicação incrível para a minha listinha ( nada pequena ) de series, adorei a premissa que você apresentou, estava precisando mesmo de uma mini serie para ver, as vezes a gente quer assistir algo rápido e esta parece ser uma ótima pedida!

    Parabéns pelo seu trabalho
    Bjs Aruom Fênix

  20. Avatar
    Camila - Leitora Compulsiva 29/11/2019 at 18:03

    Oi, Érika,
    Não vi essa série ainda, mas vou anotar a dica. Ultimamente tenho visto mais coisas no Amazon Prime, mas vou dar uma chance para essa série, já que ela é assim curtinha! Gostei muito do que você disse sobre as reflexões que a gente faz sobre nossas próprias famílias.
    Beijos
    Camis

  21. Avatar
    Thainá Christine 29/11/2019 at 16:37

    Nossa, parece ser uma série maravilhosa! Lendo o seu post me perguntei como eu ainda não havia ouvido falar dela e talvez sem esse contato eu nem a descobriria, por isso agradeço. Já a coloquei na lista para assistir e pretendo fazer isso em breve.

  22. Avatar
    Debyh 29/11/2019 at 14:33

    Olá
    Nossa eu realmente não conhecia essa série, e ela é completamente fora do que costumo ver. Até assisto produções europeias mas dou preferência as de ação, já que sempre acho todas as séries de lá um pouco mais lentas do que estou acostumada a ver.

  23. Avatar
    Camaleoa 29/11/2019 at 01:01

    Confesso que não gosto de certos tipos de produções, eu não irei assistir, por não fazer jus ao meu estilo de série. Mas pelo que falou, é bastante reflexiva, e realmente, falar sobre família é delicado.

  24. Avatar
    Cidália 28/11/2019 at 20:59

    Olá Érika!
    Pensei em assistir hoje a tarde, mas acabei trocando a série por um filme, também, sobre o natal. Eu gosto de séries alemãs, tem uma na minha lista aguardando a próxima temporada. Agora que você recomendou essa vou assisti-la. Gostei da premissa!
    Beijos!

  25. Avatar
    Larissa Dutra 28/11/2019 at 20:54

    Olá, tudo bem? Não conhecia essa série ainda, mas fiquei bem curiosa para assistir, principalmente por saber que ela traz reflexões, acho isso ótimo tanto em livros quanto em séries/filmes. Adorei a dica, sem dúvidas irei assistir quando der!

    beijos

  26. Avatar
    Clayci Oliveira 28/11/2019 at 16:27

    Que demais!!! Eu não estava sabendo sobre a série e gostei da suas considerações.
    Já fiquei com vontade de assistir <3

  27. Avatar
    Malu Silva 28/11/2019 at 08:44

    Esse post veio pra mim na hora certa! Comecei a estudar alemão há pouco mais de uma semana, e estou buscando tudo o que possa me ajudar nesse processo de aprendizado (séries, músicas…). Já vi algumas séries alemãs na Netflix, mas nem estava sabendo do lançamento dessa! Já vou salvar aqui na minha lista <3

  28. Avatar
    Rayanni K 27/11/2019 at 12:55

    Olá, tudo bem? Eu amo séries estrangeiras e só por isso já irei colocar na lista, mas confesso que a premissa da mesma me chama muito a atenção, principal os temas que ela traz consigo. Questões familiares é um tema que eu tenho um fraco enorme, seja em filmes, séries e principalmente nos livros ♥

  29. Avatar
    Jéssica 27/11/2019 at 09:38

    Vou confessar que ultimamente estou bem preguiçosa para assistir algumas coisas, principalmente séries, mas por essa ser uma mini e contém somente 3 ep. me chamou muita a atenção. E é verdade, né? Somos tão diferentes de nossas familias, mas no Natal nos reunimos. haha Nunca tinha pensado nisso.
    Vou assistir e depois venho falar o que achei. <3

  30. Avatar
    Karine Fernandes 26/11/2019 at 21:52

    Não é o tipo de série que me chame a atenção e me faça acompanhar mas gostei de saber sobre, eu não sabia sobre essa e achei legal. Parabéns e obrigada pela dica.

    Beijos

  31. Avatar
    Eduardo Moretti 26/11/2019 at 21:20

    Amei essa premissa e com certeza essa série ja esta na minha lista. Adoro tramas que envolvam familia, segredos, etc.

  32. Avatar
    Leonardo Santos da Silva 26/11/2019 at 19:51

    Amei essa recomendação, confesso que não tinha ouvido falar dessa série mas assim que puder vou dar uma conferida na Netflix!

  33. Avatar
    Isa Gomes 26/11/2019 at 19:43

    Estou para começar a assistir esta série. Parece ser incrível, fora essa fotografia espetacular que eu nem sei o que dizer! Gostei de saber que a série provoca boas reflexões.

    Beijos.

  34. Avatar
    Alisson Gomes 26/11/2019 at 15:39

    Oi Erika
    O enredo dessa série é muito interessante e pesado ao mesmo tempo, falar sobre família já é problemático imagina, quando existem vários segredos e mágoas do passado em meio a tudo isso?! O que me fez ter ainda mais vontade de ver a série é o fato dela só ter três episódios, ando com uma preguiça de ver coisas longas hahaha, sem falar claro da fotografia que realmente parece ser muito bonita.

    Beijos

  35. Avatar
    Helana Ohara 26/11/2019 at 14:03

    Vamos lá.
    Depois que LI (eu li!!)seu post, fui pesquisar sobre a série e achei ela interessante.
    Gosto de tramas familiares e por tratar de mulheres, fica mais interessante. Aqui temos mulheres diferentes que nos fazem questionar nossa relação familiar e até a mesmo a vida. Ao contrário de você não ponho pedra em nada, preciso primeiro saber para seguir e nada de colocar coisas em cima. Deu para perceber isso.
    Tem uma série na Netflix chamada Familia ao Resgate que é bem interessante e também tem mulheres fortes, aconselho assistir.
    Vou assistir Segredos de Natal, tenho certeza que vai entrar na lista de séries preferidas.

  36. Avatar
    Karini Couto 26/11/2019 at 13:37

    Tudo bem? Vi essa minissérie com minha filha, no começo achei super confuso entender quem era mãe, avó e etc.
    Não foi de todo ruim, tem um tema que gosto, tem segredos, natal, e etc.
    Mas confesso que já assisti coisa muito melhor.
    Achei ok apenas!

    1. Avatar
      Karini Couto 26/11/2019 at 13:39

      Ah! Esqueci de mencionar que levanta algumas questões para reflexões, adoro séries, filmes e livros alemães.
      Essa não foi algo que amei, mas passa!

  37. Avatar
    Alice Martins 26/11/2019 at 11:37

    Oi Érika, tudo bem?
    Essa série está na minha lista da Netflix, mas eu jurava que era uma série mais levinha, com um clima de Natal. Mas, já adorei saber que tem drama e é bem mais densa do que imaginei, abordando essas relações familiares, que muitas vezes podem ser conturbadas. As reflexões que você citou que a série traz são muito importantes, principalmente no que se refere a não justificar quem somos por conta de coisas que não aconteceram. Isso é um ponto delicado e necessário! Amei conhecer mais da série, espero gostar também!

    Beijos!