Um oceano de amor

Um oceano de amor: aventura, descobertas e reflexões

Oi gente, tudo bem? Como foi a semana de vocês? Aqui em Santa Catarina tem chovido bastante, bom para ficar em casa adiantando as leituras. Inclusive consegui terminar mais uma HQ da Editora Nemo, Um oceano de amor, de Wilfrid Lupano e Grégory Panaccione. Conhecem?

A primeira característica dessa HQ é que não há diálogos, então toda a interpretação da história fica por conta do leitor. Diferente não?

Sobre Um oceano de amor

Um oceano de amor conta a história de um casal onde a esposa é dona de casa (cuida para que tudo esteja sempre limpo e organizado) e o marido é pescador. Todos os dias ela o acorda de madrugada, prepara seu café, sua marmita, e ele vai trabalhar com seu colega num pequeno barco pesqueiro.

Um dia, no entanto, seu pequeno barco sofre um acidente e é levado para longe da costa. Com receio de que seu companheiro se machuque, ele joga um bote inflável na água e orienta seu colega a voltar para casa, enquanto ele permanece preso às redes de um grande navio.

Após se livrar das redes e cair no oceano, o pescador precisa nadar e encontrar seu barco. Agora ele está perdido, com fome, o motor do barco não funciona, e ele não tem ideia de como voltar para casa.

Após alguns dias do sumiço do pescador, sua esposa não aguenta de aflição e começa a procurar ajuda em todos os lugares. No porto, na igreja, até numa cartomante. De acordo com as cartas seu marido está em Cuba. Ela então toma a decisão de comprar uma passagem num cruzeiro e sair em busca do seu amado.

Enquanto o pescador tenta arrumar o barquinho e voltar para casa, sua esposa embarca rumo à Cuba na esperança de encontrá-lo. E assim inicia uma grande aventura cheia de descobertas, amizades, reflexões e muito amor.

Um oceano de amor

Minhas impressões

Histórias de amor sempre chamam atenção, mas acredito que a magia dessa, em especial, é como o amor foi mostrado na prática. Muitas pessoas dizem “eu te amo” o que soa como algo simplório, mas não refletimos no poder dessas palavras.

Amar é cuidar, se preocupar com o bem-estar do outro, não medir esforços, estar presente quando o outro precisa, querer vê-lo feliz, contribuir para a realização de seus sonhos, ter objetivos em comum, se fazer presente nas adversidades, contribuir para que ambos se tornem pessoas melhores dentro do relacionamento.

Um pouquinho sobre meu relacionamento

Conheci meu namorado pela internet. Eu já havia morado em vários lugares, trabalhado nas mais diferentes empresas, conhecido pessoas. Ele, por outro lado, nunca tinha saído da cidade onde morava. Éramos completamente diferentes. No início do namoro brigávamos demais, muito mesmo. Tínhamos pontos de vista divergentes sobre vários temas. Dinheiro. Mudança. Criação de filhos. Onde morar. Religião.

Ainda hoje acho interessante como fizemos dar certo. Foram muitos diálogos, discussões, aprendizados, empatia, e o mais importante a vontade de ficarmos juntos. Creio que, se não gostássemos de verdade um do outro, nosso relacionamento teria terminado no primeiro mês. Mas, estamos aqui, alguns anos depois rindo de todos os obstáculos que já apareceram pelo caminho. Nosso amor cada dia mais forte.

Já abri mão de algumas coisas por amor a ele (ele também), embarquei nos sonhos dele (e vice-versa), alinhamos nossos objetivos, o que mais nos aproximou, além de morarmos juntos, foi viajar. Quando pegamos a estrada temos uma conexão maior, experimentamos coisas novas, sinto que temos mais liberdade para conversar sobre assuntos que esquecemos no dia a dia, além de sair da rotina que é saudável para qualquer relacionamento.

Um oceano de amor

Algumas reflexões sobre Um oceano de amor

Além da busca incansável da esposa pelo marido, e as tentativas do pescador de voltar para casa, o autor aborda ainda a importância de cuidar dos oceanos. Enquanto o marido tenta desesperadamente encontrar o caminho de volta seu barco fica preso em entulhos que foram jogados ao mar como latinhas de refrigerante, pneus velhos, restos de brinquedos, plástico, garrafas, vazamento de petróleo, e outros objetos que ameaçam a vida marinha.

De uma maneira lúdica Lupano mostra o quanto poluir, sujar, e/ou não cuidar da natureza pode prejudicar a nós mesmos, e também as próximas gerações no longo prazo.

Apesar das quase 250 páginas, foi uma leitura rápida e muito emocionante. O amor entre os personagens, os desafios enfrentados para ficarem juntos novamente, a evolução individual, a maturidade do relacionamento, são características importantes da obra de Lupano e Panaccione. Uma leitura envolvente pra quem gosta do tema assim como eu.

Poderia contar mais um pouquinho sobre o livro, mas corro o risco de dar spoilers e diminuir a experiência de vocês. Então, fica aqui a minha dica de leitura. Espero que tenham gostado 🙂

Agora me conta, já leu alguma Graphic Novel da Editora Nemo? Gosta de histórias de amor mais profundas e com aprendizados? Ah, antes de ir deixe um comentário hein…

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

7 Comentários

  1. Oie Erika! Eu amei sua resenha e gosto de muito de tramas emocionantes como essa deve ser. Amei ler o seu relato pessoal e a identificação com a obra. Preservar o oceano é importante, mas ainda um assunto esquecido pela maioria.
    Beijão

  2. Olá Érika, tudo bem?

    Não conhecia essa HQ, mas já estou completamente apaixonada depois desse post e preciso conhecer o quanto antes. O fato de não ter diálogos é realmente bem peculiar, acho que nunca li algo assim, que dependesse completamente da interpretação do leitor. Histórias de amor são sempre meu ponto fraco, pois sempre reacendem em mim o fato de acreditar numa paixão verdadeira. Adorei demais conferir sua opinião!

    Beijos!

  3. Não tenho o hábito de ler hq’s exceto as da marvel. Mas essa parece ser bem interessante.

  4. Oi. Eu adorei a sugestão 🙂 história é maravilhosa, ainda não conhecia o trabalho da autora. Feliz ano novo!

  5. Nunca li nada da autora, mas achei bem interessante esse livro, só pela forma que você falou dele ♥

  6. oi,gostei muito da historia,pela simplicidade e concordo que o amor deve ser demonstrado em atitudes. Um relacionamento precisa de paciência,compreenção e saber se colocar no lugar do outro. A historia é linda e inspiradora.Quanto a minha leitura, ano passado li menos do que deveria, mas quero mudar em 2023 e por em dia minha leitura começando pelos indicados,bjus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *