Oi Pessoal, tudo bem? Já que vocês gostaram de acompanhar histórias de fantasia com romance, hoje eu vim falar sobre Uma Sombra na Brasa, da autora Jennifer L. Armentrout. Esse é o primeiro livro da série Carne e Fogo, lançado pela Galera Record em 2023, e é um prequel da série previamente publicada: De Sangue e Cinzas.
A RELAÇÃO DE UMA SOMBRA NA BRASA E DE SANGUE E CINZAS
Muitos anos antes dos acontecimentos da série De Sangue e Cinzas, com o objetivo de salvar o reino de Lasania da Devastação, o Rei Roderick Mierel fez um acordo com o Primordial da Morte: ele promete a primogênita de sua linhagem como sua Consorte. O acordo só pode ser firmado 200 anos depois, com o nascimento da princesa Seraphena. Sera foi criada com um objetivo: seduzir o Primordial da Morte para então matá-lo e salvar seu reino.
Treinada a vida inteira para as mais diversas habilidades, Sera é uma protagonista destemida, mas matar uma criatura tão antiga e poderosa não é tarefa fácil. Sua maior aposta é a sedução, visto que a única fraqueza de um Primordial é o amor.
“Jamais fui a Princesa do povo. Sempre pertenci ao Primordial da Morte. (…) Faça-o se apaixonar, torne-se sua fraqueza e acabe com ele. Aquele era meu destino.”
Caso consiga fazer o Primordial se apaixonar, ele ficará vulnerável o suficiente para que Sera possa cumprir seu destino. A dúvida que fica é: O Primordial da Morte irá se render aos encantos de Sera e ela conseguirá seguir adiante com seus planos?

APAIXONE-SE POR SERA E ASH: OS PROTAGONISTAS DE UMA SOMBRA NA BRASA
Amamos uma boa fantasia, e “Uma sombra na Brasa” entrega muito nesse aspecto. Mas também adoramos quando a história tem romance e Jennifer L. Armentrout já mostrou que sabe construir casais inesquecíveis, nos apresentando anteriormente Poppy e Hawke (protagonistas da série De Sangue e Cinzas). Na série Carne e Fogo isso não é diferente. No centro deste romance estão Ash e Sera, o Primordial da Morte e a Donzela que nasceu para matá-lo. Se isso por si só não cria um enredo incrível, não sei mais o que dizer!
“O amor é a única coisa que nem mesmo o destino é capaz de enfrentar.”
Nessa vibe “de inimigos para amantes”, a autora constrói um romance lento entre esses dois, com a quantidade certa de química e de ritmo. A história apresenta ainda muitos detalhes sobre os mundos em que esses personagens vivem, bem como fragmentos sobre diferentes criaturas, deuses e Primordiais, que desempenham um papel importante nesse universo.
Apesar do motivo de sua conexão e das implicações do acordo que os uniu, Ash e Sera são incríveis juntos! Embora esse livro apresente vários outros personagens para conhecer, mundos para imaginar e um universo complexo para compreender, foram Ash e Sera que me prenderam à história e que me fizeram querer mais da trama.
UMA SOMBRA NA BRASA É AINDA MELHOR QUE A SÉRIE PRINCIPAL
Eu confesso que, inicialmente, o primeiro livro de De Sangue e Cinzas me prendeu mais. Muito provavelmente pela novidade, já que é possível traçar muitos paralelos entre a história de Poppy e de Sera e eu tive a sensação de estar lendo histórias muito parecidas.
Entretanto, no decorrer da leitura, Uma Sombra na Brasa foi adicionando mais elementos até então inexistentes, que além de complementar a outra série, enriqueceram ainda mais esse universo. Achei que esses elementos novos deixaram a história ainda mais interessantes e me fizeram querer acompanhar mais da história de Sera e Ash.
Particularmente, adoro quando me afeiçoo a uma história e descubro que existem outras por trás que explicam como cada personagem/descendente chegou a tal lugar e fiquei fascinada ao encontrar a ligação entre essas duas séries.
“- Trinta e seis.
– O que?
– Sardas – Ele disse, suas bochechas… mais rosadas que o normal. Você tem trinta e seis delas em seu rosto.
Aquela sensação estranha de zumbido surgiu em meu peito.
– Você realmente as contou?
– Contei. – Ash se afastou. Eu contei no primeiro dia que você esteve aqui. Contei-as novamente para ter certeza de que estava correto. Eu estava. – Ele arrumou o laço solto do meu roupão. – Eu espero que não reste nenhuma dúvida quando se trata do meu interesse em você.”

Quem me acompanhou na resenha de A Coroa de Ossos Dourados, livro três da série De Sangue e Cinzas, pode perceber que eu achei que a série deu uma desandada, exagerando em alguns aspectos. O que eu encontrei em Uma Sombra na Brasa foi um equilíbrio perfeito entre fantasia, ação, construção de mundo e romance, o que me fez ficar novamente empolgada com esse universo.
“Levantei-me, limpei a lâmina na lateral do vestido e a embainhei. Ao me virar, vi a espada caída de Claus. O calor se acumulou nas minhas mãos, com meu dom pressionando a pele. Fechei os punhos, desejando que o calor fosse embora. Passei por cima do Lorde do Arquipélago de Vodina, peguei a espada e comecei a trabalhar na mensagem que deixaria minha mãe orgulhosa.”
Diferente dos livros da outra série, Uma Sombra na Brasa não termina com um cliffhanger, mas sim, com uma conclusão natural e com informações que mesmo assim, me fizeram perguntar o que virá a seguir. A verdade é que, agora, a autora pode tomar vários caminhos. Uma Sombra na Brasa reforçou a construção de mundo não só da série principal, De Sangue e Cinzas, mas criou cenários e deixou espaço para diversas outras histórias. E como se trata de uma série longa, você já deve esperar que a história não esteja completa.
É POSSÍVEL LER UMA SOMBRA NA BRASA SEM TER LIDO DE SANGUE E CINZAS?
Por se tratar de um prequel (história que se passa antes de De Sangue e Cinzas) não há nada que impeça de começar a leitura desse universo por Uma Sombra na Brasa. No entanto, acredito que quem já leu a série principal irá se identificar mais com essa ordem. Isso porque muito do universo é explicado no primeiro livro de De Sangue e Cinzas, e há referência dos personagens de Uma Sombra na Brasa em A Coroa de Ossos Dourados, além de ser uma recomendação da própria autora.
A ordem recomendada de leitura dos livros publicados até agora é:
- De Sangue e Cinzas (De Sangue e Cinzas #1)
- Um reino de carne e fogo (De Sangue e Cinzas #2)
- A Coroa de Ossos Dourados (De Sangue e Cinzas #3)
- Uma Sombra na Brasa (Carne e Fogo #1)
- A Guerra das Duas Rainhas (De Sangue e Cinzas #4)
Particularmente, estou seguindo essa ordem de leitura e trarei em breve a resenha de A Guerra das Duas Rainhas para vocês.
Aproveite e confira a resenha dos outros livros publicados por aqui.
Beijos, Flávia 🙂
Que livro incrível, com certeza quero ler!
Oie minha linda! Eu amei saber mais sobre o livro. Amoo uma obra recheada de ação e com romance que aquece.
Obrigada pela resenha sincera.
Beijos
Estes parece realmente ser um livro bem intenso que move aquele desejo de ler, embora alguns trechos descrito tem aquela sombriedade e ate mesmo um melancolia de solidão.
Um romance bem desenvolvido assim vale apena apostar , ainda não conheço a escrita da autora mais após ler sua resenha já quero mergulhar neste fantasioso romance.
Amo quando o autor consegue deixar todos os aspectos da história em perfeito equilíbrio. Já quero ler ♥
Minha nossa senhora da literatura! Eles fazem série e ainda fazem spinoff! Como é possível acompanhar????
Olá! Eu gostei da capa, e a história é bem interessante 🙂 estou curiosa…
O livro tem uma história que deixa o leitor empolgado pra ler tudo em só dia, a capa é linda chama a atenção, gostei muito de acompanhar a resenha do livro.,aguardando a resenha.