Você já assistiu à Sex Education ou já ouviu falar? Esta série adolescente, criada por Laurie Nunn e produzida pela Netflix, teve sua estreia em 2019 e, desde então, vem conquistando o coração de vários brasileiros, especialmente entre jovens que estão descobrindo sua sexualidade.
Em 2020, a trama alcançou o topo das séries mais pesquisadas no Brasil. A sua grande popularidade é devido ao tema super importante sobre a educação sexual e a desmistificação do sexo, além do humor ácido e dos personagens desconhecidos que se tornaram icônicos.
Até o momento, Sex Education tem apenas três temporadas, mas a plataforma de streaming já confirmou a produção da quarta, que pode ser a última. Mas, para os fãs que desejam um pouco mais dessa comédia adolescente, a Galera Record publicou dois livros derivados da aclamada série: Sex Education: Um Guia Para a Vida, escrito pela jornalista Jordan Paramour; e Sex Education: Pé na estrada, por Katy Birchall.
Se ainda não assistiu, tudo bem! Ambos os livros são apenas um complemento da história original e não vão estragar sua experiência, então você pode maratonar a série na Netflix depois de ler esta resenha, okay?
Agora, chega de enrolação e vamos falar sobre sexo!
Sex Education: Um Guia Para a Vida, de Jordan Paramour
A vida seria muito melhor se existisse um guia que respondesse várias – senão todas – as dúvidas que temos medo ou vergonha de perguntar: o que está acontecendo com meu corpo? Isso que estou sentindo é normal? Quem eu sou e como posso me aceitar?
Sex Education: Um Guia Para a Vida, escrito por Jordan Paramour e prefaciado pela criadora da série, Laurie Nunn, é um livro de não-ficção que promete ser a educação sexual sem rodeios e totalmente honesta que você sempre quis. Este guia mostra que não há nada de errado em falar sobre sexo; na verdade, é um tema de suma importância e que não precisa, e nem deve, ser tratado aos sussurros.
“Atos sexuais são partes perfeitamente naturais da vida. Pensa bem: se não fossem, você não existiria.”
No prefácio, Laurie Nunn compartilha que uma das motivações para criar a série Sex Education foi a desinformação sobre o seu corpo, sexualidade, desejos e escolhas como uma jovem mulher. “A principal mensagem que recebi era que sexo era um ato terrível por meio do qual eu ou ficaria grávida ou com a vagina tomada de ISTs e coceiras”. E cá entre nós, isso é muito comum e é até fácil de se identificar com a experiência de Laurie, não é?
O livro é constituído por onze capítulos, o que parece pouco, mas na verdade é recheado de informações brilhantes que expandem sua mente. Com uma linguagem bem fácil de entender, sem firulas ou termos técnicos, o guia traz lições valiosas sobre o amor moderno, amizades, gênero, autoconfiança e consentimento, mitos sobre o sexo, diferença de corpos e – o mais importante – cuidados com a saúde mental.
“(…) mesmo nos dias de hoje, falar sobre sexo ainda parece algo constrangedor. O estigma em torno desses assuntos só gera preocupação, ansiedade e vergonha. Mas não há nada do que se envergonhar quando o assunto é bem-estar mental e físico.”
A obra inteira contém ilustrações fantásticas que tornam a leitura ainda mais fluida, divertida e coerente. Além disso, cada capítulo traz diferentes experiências dos personagens de Sex Education, aproximando-o cada vez mais dos alunos de Moordale e da série em si.
Um guia inspirador
Foi interessante e assustador perceber o quão desinformada eu era sobre mim mesma. A leitura pode despertar em você perguntas que sequer imaginaria fazer um dia, bem como ensinar lições que parecem óbvias, mas, na verdade, não são.
A educação sexual é muito mais que aprender a colocar a camisinha e prevenir uma gravidez. Este guia é, literalmente, um guia para a vida, pois não só explica a importância dos cuidados que se deve ter antes e depois do sexo, como a importância de ter um bom amigo do lado e que você possa confiar, de poder fazer escolhas, de aceitar sua aparência e se empoderar.
“Nosso corpo não pode mudar magicamente de acordo com as tendências. Não é fácil, mas precisamos tentar aprender a amar o nosso corpo e tudo o que ele faz por nós.”
Sex Education: Um Guia Para a Vida foi construído com apoio de um médico e dois educadores sexuais, então o livro tem veracidade e deve ser lido por todos, jovens e adultos, porque todo mundo tem direito a conhecer a si mesmo e ao próprio corpo.
“Você é quem é. Não deixe ninguém tirar isso de você.”
A Galera Record caprichou nesta edição. A preparação, revisão e diagramação está impecável. É aquele tipo de livro que você guarda com todo carinho e às sete chaves para não estragar, embora a vontade mesmo seja exibi-lo para todo mundo. Nota máxima para todo o trabalho, do conteúdo à edição.
Sex Education: Pé na estrada, de Katy Birchall
Agora, para os fãs que querem um gostinho de quero mais, vamos botar o pé na estrada e embarcar em uma aventura rápida e divertida com os queridinhos de Sex Education. Diferente de “Um Guia Para a Vida”, Sex Education: Pé na Estrada é uma história inédita ficcional e inspirada na série criada por Laurie Nunn.
Aqui, acompanhamos os quatro personagens favoritos da série: Maeve, Otis, Eric e Aimee, que estão de férias da escola Moordale e precisam colocar o pé na estrada para resolver um problema: o irmão mais velho de Maeve, Sean, se meteu em mais uma encrenca que pode levá-lo à cadeia, e a sua única esperança para se livrar da confusão é pedir ajuda à irmã.
Um colar de diamantes desapareceu e a principal suspeita é que Sean o tenha roubado, mas ele jura com todas as forças de que é inocente. Mas será que ele está falando a verdade? Nem mesmo Maeve sabia se podia ou não acreditar, afinal, seu histórico não é lá um dos melhores.
“Sinceramente, Maeve não tinha certeza do que ele era capaz de fazer por dinheiro, se estivesse desesperado. E um colar de diamantes podia render muito dinheiro. — Não sei — repetiu, Maeve, irritada consigo mesma por duvidar. — Mas preciso fazer alguma coisa. Não posso abandonar ele assim.”
O resgate não vai ser uma missão fácil, pois as provas contra Sean são muito convincentes, assim como qualquer um dos playboys que ele se envolveu têm bons motivos para sabotá-lo e incriminá-lo.
Então, junto com os amigos Otis, Aimee e Eric, Maeve prepara as malas e parte nessa viagem a la C.S.I para desvendar o verdadeiro paradeiro do colar e ajudar Sean. Mesmo que para isso eles precisem bancar os detetives, usar disfarces e encarar várias festas para chegar até a verdade.
“— Como estou? — perguntou ela. — Pronta para a batalha?
— Maeve Wiley. — Ele sorriu, os olhos brilhando. — Você está pronta para qualquer coisa.”
Uma história que se sustenta sozinha
Sex Education: Pé na estrada não tem um plot surpreendente, mas, em contrapartida, tem uma história bem divertida de acompanhar e dar boas risadas. Embora seja ambientada no universo franco e cheio de pegação de Sex Education, o enredo deste livro segue um caminho diferente do que a série em si entrega.
A sensação que tive ao terminar a leitura era a de que a história se encaixaria muito bem em um filme da sessão da tarde. Isso quer dizer que, comparado ao que Laurie Nunn trouxe para a Netflix, Katy Birchall entrega uma versão bem mais suave e simples do que se espera de Sex Education.
O livro é curto e a escrita da autora é leve e direta sobre os acontecimentos. A relação entre os personagens e o amadurecimento deles é algo que chama a atenção, pois funciona muito bem e é divertido acompanhar a aventura de cada um, como se você estivesse nessa viagem maluca com amigos ainda mais loucos. Além disso, conforme os capítulos se passam, mais envolvido você fica com a investigação, querendo saber onde está o colar e se Sean é – de fato – inocente nessa história toda.
Sex Education: Pé na estrada é apenas um complemento da trama original, e que, por isso, funciona muito bem sozinha. Esse é o tipo de livro que se lê e não vê a hora passar; para mim, que leu dois livros seguidos com temas pesados (Garota em Pedaços e Os Cem Mil Reinos), ler esta história foi um refresco.
“— Isso aí! — gritou Eric, empolgado, se acomodando no banco traseiro. — PÉ NA ESTRADA!
Otis se sobressaltou e Maeve o fuzilou com o olhar antes de se sentar no banco da frente e bater a porta. Aimee girou a chave na ignição e eles partiram (…). Aquela seria uma longa viagem.”
Foi uma leitura bem rápida e agradável. A conclusão que eu posso tirar deste livro é que ele apenas reforça que Aimee, com seu carisma e jeito avoado, é a melhor personagem de Sex Education.
Não sei vocês, mas depois dos livros, a vontade de maratonar Sex Education mais uma vez só aumentou. E aí, já conhecia os livros, os autores ou a própria série?
FICHA TÉCNICA | Sex Education: Um Guia Para a Vida
Título: Sex Education: Um Guia Para a Vida (Sex Education: A Guide for Life)
Autora: Jordan Paramour
Editora: Galera Record
Gênero: Educação Sexual, não-ficção juvenil
Páginas: 192
FICHA TÉCNICA | Sex Education: Pé na estrada
Título: Sex Education: Pé na estrada (Sex Education: The Road Trip)
Autora: Katy Birchall
Editora: Galera Record
Gênero: Literatura Juvenil, comédia, drama
Páginas: 224
Leia outros posts da Galera Record!
Um abraço, Amanda 😉
Olá Érika, tudo bem?
Eu amo demais Sex Education, é uma das minhas séries favoritas, pois os temas abordados pela mesma são muito importante, principalmente quando estamos falando de jovens. Não conhecia nenhum desses livros, mas já fiquei interessada nos dois, principalmente no segundo, já que é algo inédito e que é um complemento. Quero muito conhecer! Arrasou demais no post!
Beijos!
Interessante, infelizmente ainda não tinha o conhecimento mas obrigado pela referência. Tbm acho emocionante séries q tenham seu filme em outros formatos. 😍😍😍😍😍
Acredita que eu nunca li e nunca assisti a série, mas vejo muita gente falando bem!
Eu amo essa séria e não vejo a hora da próxima temporada chegar. Achei bem interessante de terem feito livros, e eu nem sabia disso hehehe
Olá Amanda,
eu ainda não assisti esta série mas meu esposo assistiu e se tornou fã. Eu já havia lido sobre este livro e eu tenho interesse em lê-lo em algum momento, mas antes desejo assistir a série, principalmente agora que sei que o livro é um complemento da série. Suas impressões me animaram muito a dar uma chance logo a esta história e conhecer seus personagens. Além disso, considero as temáticas abordadas de extrema necessidade e quanto mais público melhor, né?
Olá, Delmara! 😊
Com certeza: quanto mais público, melhor!
Quanto mais pessoas reconhecerem que não tem problema nenhum em falar sobre sua sexualidade e afins, mais confiante a gente fica.
A série é bem divertida, engraçada, mas ensina MUITA coisa. Então vai fundo! Conheça a série e leia aos livros 😊
Oi Erika!
Eu não conhecia este livro, porque é uma série que não assisti ainda. Mas falar sobre sexo é um assunto muito importante e necessário. Foi muito bom descobrir alguns detalhes do livro através da sua resenha. Vou tentar assistir a série, nem que seja alguns episódios para ver se vou gostar.
Bjos
É um assunto tão importante, mas muita gente evita falar por vergonha ou medo. A série quebra justamente esse tabu e o livro (Um Guia Para a Vida) reforça essa importância em falar sobre sexo.
Dê uma chance aos livros e maratona Sex Education 😊
Amo leituras com abordagens mais joviais! Que top 🙂
Também adoro leituras assim! A própria Laurie Nunn criou a série inspirada na paixão dela pelo “universo teen” e comédias românticas 👀😍
Falar sobre sexo é muito importante, né? Tem tanta coisa que a gente não sabe… Fica a dica: assista à série e leia aos livros 😊
Oi! Que legal 🙂 eu não sabia que tinha o livro da série, eu já assisti a série e é ótima…
Ah, então pra quem gostou da série, com certeza vai gostar dos livros, principalmente do guia. Já tô super ansiosa pra próxima temporada de Sex Education 👀
Ainda não assisti mas já ouvi falar, acho importante livros que falem sobre sexo, é uma boa pedida de livros bjs.