Uma Proposta Irrecusável

Uma proposta irrecusável, de Katie Fforde

Oi gente tudo bem? Vou confessar a vocês que ultimamente leituras leves com aqueles clichês que trazem uma mensagem positiva, tem me atraído cada vez mais. Justamente por esse motivo, quando li a sinopse de Uma proposta irrecusável, da autora Katie Fforde, já fiquei interessada, uma premissa que traz romance, viagens, humor e família, impossível não ficar empolgada e correr para ler, então vamos a resenha.

As relações familiares!

Sophie Apperly e a filha caçula de uma péssima família, sempre foi menosprezada pelos irmãos e até pelos pais, sem formação acadêmica, como os outros membros da família, e sem um emprego fixo, suas opiniões são sempre desconsideradas e nada que ela faz parece ser o suficiente para agrada-los, a não ser o papel de empregada da casa.

E quando um tio distante, ranzinza e muito rico, precisa de alguém para lhe ajudar e fazer companhia, enquanto sua cuidadora estará ausente, eles não pensam duas vezes em enviar a jovem Sophie para missão, uma vez que estão de olho na fortuna do homem, quando ele falecer.

❝Para mim, você parecia uma criatura de outro mundo, Sophie! Tão inocente, sem nenhuma malícia. Nunca conheci ninguém como você. Acho que eu nem sabia que mulheres como você existiam!❞⠀

Katie Fforde

Sophie amiga, bota um cropped e reage!

As melhores amigas de Sophie não escondem a revolta que sentem com as situações em que sua família a coloca, e após o episódio do tio Eric, conseguem convencê-la há passar um tempo em Nova York, quando retornar da casa do tio.

O que ninguém imaginava e que ela e o tio se dariam tão bem e acabariam se gostando, ele esperava que ela fosse igual aos demais parentes, egoístas e interesseiros, mas Sophie era diferente e se preocupava de verdade com ele, tanto que foi arrumando os documentos do tio, que acabou descobrindo que seus antepassados possuíam um poço de petróleo nos EUA, esse era momento em que ela mostraria para todos da família seu valor, pois esses direitos de perfuração poderia deixar a família rica, e agora ela só precisaria investigar e reunir os envolvidos.

“Esses aí eu comprei porque eram lindos. Olhe só para eles. Os saltos são escarlate! Por que eu não compraria? (Sophia) – Porque os sapatos são grandes para você.”

A chegada em Nova York!

Quando chegou nos EUA, as coisas não acontecem como Sophia imaginava, ela tinha viajado com um emprego provisório de babá, porém a família que havia contratado cancela tudo, e ela se recusa a retornar para Inglaterra e ouvir os comentários da família, por isso decide ficar com a cara e coragem, e essa decisão mudará sua vida totalmente.

Durante um evento, na galeria de artes em que a amiga trabalha, ela acaba conhecendo Matilda uma senhora inglesa e muito simpática que vive nos EUA, e logo de imediato veremos a conexão das duas, mas Luke o neto de Matilda, não aprova muito essa amizade, por achar que a jovem queira se aproveitar de sua avó.

“Todo mundo sempre pressupõe que pessoas mais velhas são chatas, mas muitas são bem divertidas.”

Devo admitir que Matilda ganhou meu coração todinho, ela entra na vida Sophie de uma maneira inesperada, como uma fada madrinha. E essa senhora carismática e independente, irá convidar nossa jovem para passar o feriado de Ação de Graças com sua família, e o que a doce Sophie não imaginava e que durante essa estadia com a família de Matilda, iria receber uma “Uma proposta irrecusável” de se passar por namorada de Luke.

Uma Proposta Irrecusável

Cadê o romance?

Sua passagem por Nova York foi incrível, mas Sophie precisou voltar para casa, e agora ela tem uma missão, que é ajudar a simpática Matilda em busca por parentes do passado, e adivinhem quem embarca para Inglaterra para ajudar nas buscas? Se você mencionou nele o advogado gato e teimoso Luke Winchester, acertou.

Luke é muito rico, superprotetor e passou por um divórcio conturbado que deixou alguns traumas, fazendo com que ele acabe desconfiando das pessoas, como aconteceu inicialmente quando conheceu Sophie e não há tratava muito bem.

Contudo Sophie e Luke, iram embarcar em uma viagem, sem um destino certo, mas com algumas confusões pelo caminho, e veremos como ele começa a admirar a jovem e ambos ainda não perceberam, mas estão se apaixonando, momento de pausa… pois se você está esperando um romance arrebatador, não se engane, o que veremos é o famoso slow burn, onde o nosso casal vai se aproximando aos poucos, bem câmera lenta, até finalmente se
renderem a paixão.

— Tudo é difícil! — declarou Sophie. — Mas poucas coisas são impossíveis.

O romance não é o foco, mas veremos como eles se completam e nos divertem durante a leitura, gostei bastante da ambientação que a autora traz, estamos sempre embarcando e conhecendo um novo lugar, vamos de Nova York ao interior da Inglaterra.

Quero destacar também os personagens secundários, principalmente nossa dupla de velhinhos, o Tio Eric que eu imaginava ser insuportável, porém ele e muito fofo, daqueles que a gente quer guardar em um potinho, junto com a Matilda uma senhora maravilhosa, que vai abraçar e querer proteger Sophie.

“Acho que, à medida que você vai envelhecendo, quer reunir as memórias e guardá-las com você, para não esquecer onde estão.”

Tenho algumas ressalvas, pois achei que a autora acabou enrolando um pouco mais do que necessário em algumas questões, e em alguns momentos acabei ficando perdida na leitura, mas depois tudo tem seu desfecho.

A escrita da Katie é leve e bem gostosa, todos os cenários são muito bem descritos, fazendo com que sejamos transportados e sentir como se estivéssemos ao lado de Sophie, os diálogos são bem-humorados, e sem mencionar que os personagens são bem cativantes.

E falando da edição, achei a capa bem bonita e o tom de azul simplesmente me encantou, na parte interna as folhas são amarelas, e as letras bem confortáveis para leitura.

De uma forma geral Uma Proposta Irrecusável tem acertos e erros, mas trata-se de uma leitura cheia de clichês, com ambientações incríveis e personagens carismático, perfeito para se distrair, divertir, refletir e como uma boa comedia romântica seu coração vai ficar quentinho, uma leitura que vale a pena dar uma chance.

“Toda vez que alguém me diz que uma coisa que eu quero é difícil de conseguir, parece que fico mais determinada a tentar.”

Uma Proposta Irrecusável

Sobre a Autora e seus livros!

Katie Fforde mora em Gloucestershire, na Inglaterra, com o marido e os três filhos. É autora de diversos romances e dedicou a vida toda à literatura.

É autora de Uma pitada de amor, que foi vencedor do prêmio de melhor romance contemporâneo da Romantic Novelists’ Association, instituição inglesa que tem por objetivo promover a ficção romântica e Amor nas entrelinhas.

Também é fundadora da Katie Fforde Bursary, que visa a apoiar jovens escritores.

Uma Proposta Irrecusável é o terceiro livro da autora a ser publicado pela Record, os dois primeiros foram: Uma pitada de amor e Amor nas entrelinhas.

Informações Técnicas

Título: Uma Proposta Irrecusável 
Autora: Katie Fforde 
Tradução: Thaís Britto 
Ano: 2021 
Páginas: 406 
Editora: Record 
Classificação indicativa: +14

Beijos da Thami 🙂

Posts Similares

13 Comentários

  1. Olá Thamires,
    eu ainda não li absolutamente nada dessa autora, não estou conseguindo focar muito nos lançamentos da record nos últimos anos. Até já tinha visto esta capa por ai, mas não conhecia a história por trás dela. Achei bem interessante, uma trama cheia de acontecimentos, e mesmo não sendo muito fã de romance slow burn, imagino que a trajetória da protagonista mereça todo o destaque que recebe. Pode parecer estranho, mas mesmo sem ter me aprofundado na história, simpatizei com a Matilda de imediato, adoraria conhecer melhor essa senhorinha.

    Abraços!

  2. Não conhecia esse livro, gostei de conhecer ele. Adoro ler clichês quando estou com vontade de ler algo, mas desanimada para encarar uma história cheia de suspense e reviravoltas, sem falar que clichês são ótimos para me curar de qualquer ressaca literária : )

  3. Oi Érica!
    Adoro romances leves e clichês, não conhecia esse livro ainda mas fiquei instigada com sua resenha, curiosa para saber mais dos parentescos dos personagens e no final se Sophie consegue encontrar os parentes de seu tio, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

  4. Oiee linda! Eu também estou buscando por leituras mais leve ultimamente. É bom quando o livro nos carrega para a trama sem nem percebemos. Achei legal personagens secundários se destacarem, gosto quando isso acontece.
    Esse ponto negativo dá para passar por cima, né? Curti a proposta de leitura.

    Beijos!❤❤

  5. Oi Thami,
    Que leitura maravilhosa, fiquei curiosa para ler, amo historias nesse estilo, gostei bastante das considerações sobre o livro.

  6. Oi
    Tô na mesma vibe que você, procurando livros leves e clichês, pois a vida anda muito difícil, e eu preciso esquecer disso pelo menos por alguns minutos do meu dia.
    Não conhecia o livro mas agora estou curiosa a capa é muito fofa, essa cor e tudo na minha vida! Já coloquei ele na minha wishlist, amei a opinião e as fotos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *