5 motivos para você viajar de carro

Oi gente, tudo bem? O blog ficou meio de lado nesse começo de ano porque estou de férias então decidi postar algumas coisas sobre a viagem lá nos stories. Antes de falar sobre roteiro, quais cidades escolhemos e todas essas informações vamos conversar sobre viajar de carro?

Desde que comecei viajar sozinha já fui de ônibus, avião, barco/balsa, mas somente quando comecei meu atual relacionamento optamos pelo carro. Por que? O primeiro motivo é porque meu namorado AMA dirigir. Pegar a estrada, olhar o horizonte e se desligar lhe traz muita paz.

Serra do Rio do Rastro

Sou viajante desde sempre. Se quiser saber um pouco mais leia o “Sobre“. Já conheci e morei em diversas cidades. Porém, meu namorado era novato nesse universo. Demorou um pouco para ele compreender como viajar era importante pra mim. Com o tempo conseguimos mesclar nossas preferências: viajar e dirigir.

Foi assim que começamos a viajar juntos. No início do namoro íamos de moto quando eram cidades próximas. Mas passamos a escolher outros roteiros e substituir por carro veio naturalmente. É com base na nossa experiência que trouxe alguns motivos para viajar de carro 🙂

Serra do Rio do Rastro
Liberdade

O primeiro motivo não poderia ser outro senão a Liberdade. Quando você compra uma passagem de avião, de ônibus, sabe que precisa ser pontual. Cuidar com o trânsito, previsão do tempo, bagagem, etc. Qualquer contratempo acarreta na perda da passagem. Carro lhe permite iniciar a viagem o horário que quiser.

Serra do Rio do Rastro
Roteiro

Esse é meu motivo preferido. Quem geralmente monta os roteiros das viagens sou eu. Então tenho a facilidade de listar as cidades que queremos visitar e/ou conhecer. Um voo do RJ a SP por exemplo permite que você conheça somente SP quando chegar lá correto? Indo de carro é possível parar nas cidades mais atrativas para fotografar, ver pontos turísticos, ou mesmo conhecer lugares específicos como uma lanchonete ou festa. Isso nos remete a outro motivo.

Serra do Rio do Rastro
Flexibilidade

Viajar de carro torna a viagem mais flexível. Ou seja, se você estiver cansado de dirigir pode parar numa cidadezinha qualquer e dormir num hotel, pode passar mais tempo se não conseguiu ver todas as coisas legais, ou ainda passear pelos arredores. Estar de carro lhe permite fazer escolhas.

Diversão

Há quem goste de viajar somente para descansar. Eu pelo contrário, gosto de diversão. Me divirto conhecendo a história do lugar, fotografando, gravando stories, apreciando a arquitetura, compartilhando o que aprendi, toda viagem é um grande aprendizado. Viajar de carro nos permite parar em qualquer cidade, ficar atento a todas as placas, e assim ir construindo o roteiro. Personalizado, inédito e cheio de boas histórias para contar.

Serra do Rio do Rastro
Custo

Grande parte das pessoas acredita que viajar é muito caro. Que apenas quem tem dinheiro consegue. Pegar a estrada, no entanto, nos permite planejar uma viagem de acordo com nossas condições naquele momento. É possível criar um roteiro para conhecer as cidades vizinhas até cruzar o país. Tudo depende do quanto você está disposto a investir.

Serra do Rio do Rastro

Investir? Isso mesmo! Desde que comecei ganhar meu próprio dinheiro sempre considerei viajar um investimento. Não por questões românticas, etc. Mas por toda a cultura que nos agrega. A história, os museus, as igrejas, cultura local, é uma riqueza tão grande que é impossível mensurar os custos.

Serra do Rio do Rastro
Dicas importantes:
  • faça revisão no carro antes da viagem
  • instale o Google Maps no celular e baixe o mapa de todo o roteiro (o mapa off line ajuda muito em lugares onde não há sinal de internet)
  • pesquise pelo menos um hotel em cada cidade durante o trajeto para o caso de estar cansado e precisar parar (na nossa penúltima viagem algumas cidades não tinham hotel então precisamos continuar dirigindo)
  • o Maps do Iphone é muito útil ele mostra postos de combustíveis, farmácias, e lugares para comer mais próximos (muito importante quando se está a bastante tempo dirigindo)
  • viaje em duas ou mais pessoas (um será o “navegador” e ajudará com o trajeto, olhando o mapa e dando informações sem precisar distrair o motorista)
  • tenha sempre garrafinhas de água ainda mais se viajar no verão
  • evite dirigir de madrugada, com neblina ou quando estiver chovendo
  • saiba os números de emergência em cada rodovia durante o trajeto tem placas informando anote! (polícia, bombeiros, pessoal do pedágio)

Essa última viagem rendeu muitos directs lá no @corujageek tentei responder alguns nesse post. Se você tiver mais alguma dúvida é só deixar nos comentários ok? Espero de coração que tenha gostado das dicas de hoje.

PS: todas as fotos desse post foram feitas durante essa última viagem. Algumas com o Iphone e outras com a Cânon T3i.

Leia também: Château Lacave o Castelo Medieval

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

24 Comments

  1. Avatar
    Jacqueline 03/02/2020 at 13:48

    Oi,tudo bem ?
    Nossa, eu gosto muito de viajar de carro, pois podemos parar nos lugares e bater um bom papo. Nunca viajei de carro para outro estado por exemplo, mas já da para se imaginar a sensação de aventura.

  2. Avatar
    Raíssa Zaneze 02/02/2020 at 23:02

    Oi Erika! Aí, eu adoro viajar também. Mas ainda não passei pela experiência de fazer isso de carro. Mas tenho muita vontade. Tanto por ver tantos filmes onde o pessoal faz road trip, quanto pela vontade da sensação de liberdade. E seu post só me fez sentir mais vontade. Adorei. Beijos

  3. Avatar
    Mulher Virtuosa By Vany 02/02/2020 at 10:33

    Mas que excelentes dicas. Gostei muito. É muito bom viajar de carro. Muitos benefícios foram citados aqui! Top!

  4. Avatar
    Joana Darc 02/02/2020 at 10:31

    Oie! Eu adorei a dica 😊 eu sempre dou preferência a viajar de carro pois é mas barato e posso mudar o roteiro quando quiser…

  5. Avatar
    Laryssa 02/02/2020 at 02:53

    Amo viajar de carro, confesso que separo até playlist temática para curtir ao máximo a viagem! Excelente post, faz refletir o quanto precisamos dar um tempo das redes e curtir as belezas da vida.

  6. Avatar
    Fernanda Santos Barroso 31/01/2020 at 23:23

    Olá!
    Confesso que não sou uma pessoa muito viajante, eu prefiro muito mais ficar em casa, assistindo Netflix, comendo pipoca, lendo meus livros… Mas às vezes dá mesmo aquela vontade de conhecer outros lugares e adorei as dicas que deu!

    Abraços

  7. Avatar
    Edgar 31/01/2020 at 18:14

    Amo viajar de carro! Para um lugar desses então…. que maravilhoso!!! Adorei! Parabéns pela matéria!

  8. Avatar
    Laura Nolasco 29/01/2020 at 22:26

    Adorei o post! Eu e meu namorado ainda não temos carro, mas sonhamos com isso pra podermos viajar mais… mas sempre viajamos com a família dele e a minha e é ótimo ♡
    Acho que minha parte favorita é mesmo essa flexibilidade de horários / poder mudar de planos no meio do caminho ♡
    Beijos!

  9. Avatar
    Helana Ohara 29/01/2020 at 10:14

    Viajar é muito bom!
    Estou me programando para ir a Bienal esse ano e já optei por ir de ônibus e vou sozinha! Gosto de me programar para viagens é importante para mim.
    Recentemente fui a Pomerode. Viagem a famíia, depois que minha cachorrinha faleceu, meu irmão que ama viajar tem levado minha mãe e eu para vários lugares.
    As dicas de hotel e o Maps do iPhone são essenciais mesmo.

  10. Avatar
    June Damasceno 28/01/2020 at 23:07

    Adoraria viajar assim com essa liberdade, você tá em um lugar e pode dar uma passadinha em outro na maior tranquilidade! É perfeito!

  11. Avatar
    Lorena Caribé 28/01/2020 at 23:03

    Verdade!!! Existem muitas razões para viajarmos de carro. Além da comodidade, da liberdade em escolher diferentes roteiros, também podemos fazer nosso próprio tempo. Ótimas dicas, super bjooo!

  12. Avatar
    Luana Souza 28/01/2020 at 22:56

    Por mais que seja cansativo, viajar de carro é muito bom. Não essas viagens aleatórias que eu faço para a cidade vizinha aqui de Campo Grande, mas sim para lugares distantes e diferentes dos que estou acostumada. Lendo seu post (que está lindo, Érika) (as fotos também <3) me lembrei com carinho da viagem que fiz há alguns anos para o interior de Minas Gerais. Eu amo aquele estado! Na estrada eu vi tanta coisa linda, tantas paisagens, conheci pessoas… foi maravilhoso *-*

  13. Avatar
    Aline 28/01/2020 at 21:35

    Eu e meu marido amamos viajar de carro também! É muito legal ir vendo a paisagem e com uma boa música, viajar com tempo pra ir parando e curtir o trajeto, nós amamos! Ótimas dicas, adorei!

  14. Avatar
    Luly Lage 28/01/2020 at 21:00

    Apesar da baita responsabilidade viajar de carro é isso tudo mesmo… Te deixa livre pra fazer o que quiser, quanto mais gente mais barato fica, tenho saudades! A única coisa que me faria tirar carteira de motorista (pois é, vergonhoso, mas não tenho até hoje!) era isso, a possibilidade de road trips incríveis *o*

  15. Avatar
    Polyana Pinheiro 28/01/2020 at 20:42

    Realmente viajar de carro tem todos os pontos positivos que você listou. A pessoa faz o próprio roteiro! Tenho muita vontade de fazer uma road trip tipo essas de filmes, sabe? Porém, tem um ponto que, para mim, é super negativo: o sol torrando! Tem sempre uma pessoa que vai fritar no sol dependendo do sentido do carro. hahah’

    Sobre as dicas importantes, esqueceu de falar que, além de água, também é muito importante levar papel higiênico (nunca se sabe).

    Au revoir <3

  16. Avatar
    Gislaine Motti 28/01/2020 at 20:36

    Oi, Erika! Tudo bom?
    Meu sonho absoluto é poder um dia viajar de carro! As vezes que viajei para visitar a família do meu namorado, fomos de ônibus – e eu nunca imaginei que gostaria tanto de ficar oito horas sentada em uma cadeira relativamente confortável olhando as mais diversas paisagens passando pela janela. É quase terapêutico, juro! Achei suas dicas preciosas, e estou feliz que esteja de volta com conteúdo. Espero que tenha curtido muito as férias!
    Abraços,

  17. Avatar
    Paloma 28/01/2020 at 20:26

    Muito boas as dicas!Acredito que a melhor vantagem é explorar outros roteiros. Gosto muitoo!
    Adorei os pre-cuidados antes de iniciar a viagem que você listou.
    Beijos

  18. Avatar
    Nique Bittencourt 28/01/2020 at 17:42

    Eu gosto muito mais de viajar de carro, aproveitamos a vista, podemos parar e registrar as paisagens, enfim muito mais confortável. Belo post. Também sou como você que adoro viajar pra se divertir, descansar só em casa mesmo.

  19. Avatar
    Julia 28/01/2020 at 17:35

    Oi Erika, adorei o post! Também prefiro viajar de carro e os meus motivos são praticamente iguais ao seu, mas, principalmente, porque costumo passar muito mal durante as viagens e no carro me sinto mais segura, caso aconteça algo demais.
    Já tenho a carteira, mas a vontade de pegar a estrada sozinha ainda não é algo que me chama muito atenção, haha. Mas pretendo mudar isso, por gostar muito de viajar.
    Ansiosa pelos posts das tuas viagens de férias.

    Abraços,
    Julia

  20. Avatar
    Adriana Cardoso 28/01/2020 at 14:45

    Oi Érika!!
    Eu amo viajar, mas infelizmente tenho feito isso muito pouco ultimamente. Tenho uma filha pequena e acabamos abandonando as viagens. Ano passado fizemos um viagem de carro daqui do RJ até Aparecida e ela se divertiu muito. Acredito que agora que ela tem quase 5 anos a gente já aproveite mais as viagens com ela.
    Obrigada pela viagem.
    Bjs

  21. Avatar
    Lucas 28/01/2020 at 10:55

    Amo viajar ainda mais de carro ou ônibus, sempre prefiro transporte terrestre, assim consigo admirar a vista e o momento, o bom do carro é que podemos parar sem problemas.

  22. Avatar
    Bruna Mendes 27/01/2020 at 22:43

    Confesso que não curto viajar de carro, se eu puder ir de avião eu prefiro maaaas tem lugares que só o carro proporciona e vale super a pena! Amei o post <3

  23. Avatar
    Anna Carolina 27/01/2020 at 20:43

    Aaaah, eu amo viajar, mas não tenho grandes oportunidades para isso.
    Mas logo que eu escuto ‘viagem de carro’ me vem esse sentimento de liberdade mesmo. Poder ir para onde quiser, sem depender de ninguém, apenas de você e do seu roteiro. Eu nunca fiz uma viagem assim, mas sou louca para ter a oportunidade de um dia fazer.

    Adorei essa matéria, os motivos são convincentes, e gostei do seu cuidado em passar dicas importantes.

    Beijos

  24. Avatar
    Monique Larentis 27/01/2020 at 15:04

    Adorei o post Erika. Acompanhei a viagem de vocês pelos stories e adorei. Bom, sou suspeita em falar pois amo viajar. Estamos começando a viajar mais de carro também, porque antes não era costume. Adorei as dicas. Pesquisar um hotel nos pontos que você vai passar é uma dica muito boa. Na última viagem que fizemos não pesquisamos, e vimos que achávamos que existiria mais lugares e não foi bem assim. É sempre bom sair um pouco preparado 🙂