A Cabala da Casa | Como transformar a energia da sua vida

Oi gente, tudo bem? Muito frio na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina esfriou novamente. Está sol mas um ventinho frio… vontade de ficar debaixo das cobertas. Aproveitei o clima para conversar sobre A Cabala da casa livro publicado pela Editora Planeta.

Quem segue o blog pelo instagram @corujageek vem acompanhando alguns stories em que compartilho um pouco sobre a influência da Cabala na minha vida. Conheci o Marcelo Steinberg do @kab_life a exatamente 1 ano e desde então tenho buscado mudar minha rotina com base nesses ensinamentos.

Apesar de muitos pensarem se tratar de religião a Cabala é uma filosofia de vida. Ensinamentos que têm como base a Torá e o Judaísmo. Mas não precisamos ser judeus para praticar ou estudar sobre isso especificamente. Esse foi um ponto bem importante quando comecei a me aprofundar nas leituras.

“Você atrai exatamente o que vibra.
A realidade que você cria é a realidade que você vive.
A pausa e a respiração consciente são suas forças muito poderosas.”

De acordo com a Cabala há algumas datas importantes, uma delas é o Ano Novo da Alma que é justamente nos meses de agosto/setembro. Em 2020 participei do desafio Os melhores 30 dias do ano que é uma preparação para um novo ano que tem início em setembro. Fiquei curiosa porque meu aniversário é dia 09/09 então seria uma comemoração um tanto diferente.

Os melhores 30 dias do ano

Todos os dias durante esse período o Marcelo fez lives, postou reflexões, e ainda contamos com um e-book com desafios diários. Entre eles escrever nossos desejos para o novo ano, externar o que estamos dispostos a fazer para que tudo se realize, ouvir mais, ter consciência, presença, evitar fazer tudo no automático e compartilhar.

A Cabala da Casa

Mesmo não admitindo, as vezes, sou uma pessoa acumuladora. Não daquelas que aparecem nos programas dos EUA mas tenho meus momentos de apego. Guardo peças de roupa de quando era adolescente e não consigo me desfazer. Assim como diários, cartas, até provas do colégio/faculdade. Mas no ano passado o desafio @kab_life me ajudou bastante a ressignificar o apego que sinto.

“A prática da Cabala consiste em nos tornarmos melhores a cada novo dia, como pessoas, como pais, mães, filhos, patrões, empregados. É um processo contínuo de crescimento em todos os sentidos. Como o cabalista é um canal que recebe para compartilhar, ele se aprimora para fazer do mundo um lugar melhor para todos convivermos.”

Usei um pouco da técnica da Marie Kondo que aconselha pegar cada peça nas mãos e perceber quais sentimentos estão ligados a ela. Esse exercício me ajudou a perceber o que realmente era importante pra mim. E foi assim que joguei fora umas 4/5 caixas de entulho. Foi fácil? De maneira alguma. Mas é um exercício.

Marie Kondo, Cabala e Feng Shui

Além disso, a Cabala orienta quanto a outros aspectos da vida como família, amigos, relacionamentos, trabalho e o mais importante a relação com nosso íntimo. Nos ensina ainda que o caminho para sermos melhores é olhar para dentro, ou seja, quanto mais exercitamos o autoconhecimento por meio da meditação e reflexões, mais saberemos distinguir o que é certo ou errado e o melhor caminho a trilhar.

Os melhores 30 dias do ano, de 2021, teve início em 09 de agosto. Quase na mesma época em que conheci A Cabala da casa da autora Sandra Strauss. Leio sobre o tema desde o ano passado mas essa foi a primeira leitura específica com a intenção de me aprofundar e colocar em prática seus ensinamentos.

“As letras são vivas e quânticas, carregam dinamismo e afetividade, funcionam como um canal receptor para que a luz do mundo infinito possa entrar.”

Como o título sugere o objetivo principal é tornar nossa casa um ambiente mais harmônico. Essa harmonia, no entanto, vai muito além de apenas deixar a casa em ordem. Tem a ver com a energia do ambiente. Sobre deixar o sol entrar, evitar acúmulo de entulho e descobrir como cada ambiente pode cumprir seu papel de maneira edificante.

A Cabala da Casa
O conceito da Árvore da Vida

A autora inicia o livro explicando o conceito de Cabala, Árvore da Vida, suas dimensões, o que são as Letras e os Sopros de Elohim. Aprendemos também sobre a energia específica de cada mês e como usá-la para nos aproximar do nosso Tikun. Por fim, nos orienta como aplicar tudo isso em nossas casas. Incrível não?

Um fato curioso durante a leitura senti semelhanças entre a Cabala e o Feng Shui. Se você, assim como eu, já leu algo a respeito pode se surpreender. A organização, evitar acumular entulho, separar os ambientes de acordo com sua função, são alguns dos pontos em comum.

“O espaço que habitamos é muito mais do que um simples monte de tijolos e paredes. Cada cantinho do nosso ambiente possui uma estrutura distinta que anima os diferentes níveis e aspectos da nossa alma.”

Interessante a autora defender que as Letras, assim como os Sopros e os Salmos não são uma espécie de “pé de coelho”. A questão não é ter sorte ou não e sim buscar a maneira mais eficiente de tornar sua casa harmoniosa usando a Cabala.

Um defeito que tenho desde criança é ser muito reativa. Quando acontece um fato muitas vezes não paro pra pensar e revido. Seja uma ligação, e-mail, no trânsito, até mesmo com a minha família. Tudo está tranquilo aí alguém faz algo que não me agrada estraga o resto do dia. Isso já aconteceu com você? Comigo é (ou era) bem comum.

A Cabala da Casa
A importância da meditação

A meditação é uma prática importante para controlar esse temperamento. É difícil respirar, contar até 10 e só então responder ou agir? Com certeza! Mas venho tomando consciência cada vez mais rápido das vezes em que “perco a cabeça” e tento agir por impulso. Como a autora explica é um trabalho de dentro pra fora. Hoje fui impulsiva três vezes e o dia nem terminou. Mas estou tentando.

A Cabala ensina ainda sobre receber para compartilhar. Não no sentido financeiro mas de todas as formas. No início é meio confuso fazer essa relação mas depois que aprendemos é como se tivessem tirado uma venda dos nossos olhos. Somos receptores de energia. Há três níveis: aquele que age como criança e só pensa em receber, aquele que recebe muito e compartilha pouco, e aquele que tem consciência de que quanto mais compartilha mais sente-se preenchido.

A autora traz ainda alguns exercícios de respiração e ensina como aplicar a Árvore da Vida na nossa casa. Todo cantinho possui energia seja ela positiva ou negativa. Usando as Letras, Sopros e Salmos harmonizamos nossa casa.

Bom, essa foi minha experiência lendo A Cabala da Casa. Você conhece o tema? Ficou curioso para saber mais? E quanto a autora já conhecia a Sandra Strauss? Antes de ir deixe seu comentário!

Até o próximo post, Érika 💛

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Posts Similares

26 Comentários

  1. Nunca imaginaria olhando a capa que o assunto seria esse. Sou bem leiga no assunto, mas me interessei bastante pela leitura lendo os seus relatos sobre acúmulos, faço isso até mesmo com energias, ansiedade, sonhos que não foram pra frente… Quero demais fazer essa leitura e passar por essa experiência de leitura também.

  2. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o tema, mas fiquei muito curiosa em saber mais sobre. Gosto muito dessas práticas de energia, de ver cômodos e objetos cumprindo seu papel. Desde que conheci Mary Condo eu tenho tentado colocar alguns desapegos em prática e agora vou pesquisar um pouco mais sobre Cabala e sobre a autora. Adorei a dica e conferir sua experiência ♥
    Beijos!

  3. Olá, tudo bem? Vou confessar que nunca tinha ouvido falar do tema, mas fiquei interessada porque gosto dessa coisa de organização em qualquer área da vida. Com certeza não seria um livro que olharia duas vezes, por isso sua resenha foi fundamental para que eu gostasse dele. Já anotei na listinha de desejados. Excelente dica e resenha!
    Beijos

  4. Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso e achei bem curiosa. A leitura deve ter sido curiosa, porque só de ler a resenha, fiquei interessada.
    Beijos =D

  5. Nossa adorei conhecer esse livro, gosto muito de ler livros sobre o assunto. E embora conheça um pouco sobre a cabala e aplique alguns ensinamentos sobre minha vida não tinha ainda pensado em aplicar os conhecimentos na minha casa. Valeu pela dica de leitura!

  6. Oi!
    Que bacana conhecer um pouco sobre os ensinamentos que a obra acrescentou a sua vida, bem como outras doutrinas que você utilizou para melhorar a sua rotina. Me identifiquei com alguns pontos que você abordou (como a parte de ser um pouco acumuladora rs). Enfim, quando eu for a livraria vou ficar atenta a esse título, acredito que tudo que faça nossa vida ficar um pouco mais leve é mais do que bem vindo!
    Abraços

  7. Oi Érika, tudo bem?
    Eu lembro claramente que conheci a Cabala através da Madonna, quando ela anunciou que praticava essa filosofia. Ou pelo menos eu acho porque não lembro tão bem quanto gostaria, afinal, faz bastante tempo isso.
    Achei interessante o conceito, o que advém disso e o modo que a prática funciona no geral. Quem sabe eu tento um dia desses, 🙂 .
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…

  8. Oi Érika!
    Não conhecia o livro nem a autora, graças a Deus minha única acumulação é livro kkk, esses não desfaço mesmo.
    Eu acho que cada pessoa tem que se sentir bem com aquilo que está fazendo e te parabenizo por ser dedicada no que propõe fazer, não consigo meditar, mas fico mais de horas lendo acho que isso é um avanço kkk. Eu sou bem calma, sim as vezes tenho minhas loucuras, não brigo, repenso e depois de alguns minutos passou kkk, vou falar desse livro para algumas meninas do grupo de leitura quem sabe elas se interessam. Parabéns pela resenha e pela empolgação, bjs!

  9. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia o livro e sei muito pouco sobre o assunto. Estou em um processo de aprender a desapegar, especialmente dos livros, que ainda são o meu ponto fraco e o que eu mais acumulo. Realmente, não é um processo fácil, mas é muito importante. Espero conseguir desapegar de tudo que está parado aqui há anos e que realmente não faz mais sentido manter aqui. Já a meditação, infelizmente não é para mim e acaba me estressando mais do que ajudando. Mas quem sabe futuramente né?
    Adorei a resenha e saber como foi a sua experiência com o livro.
    Beijos!

  10. Oie Erika! Eu amei essa dica de livro e já vou colocar nos meus favoritos. Eu queria até te pedir para trazer mais post de livros com temas semelhantes como o Feng Shui que você mencionou aqui.
    Eu também passei por um processonde destralhe e ainda continuo. Eu doei e vendi muitos livros aos quais eu era extremamente apegada e pretendo ficar so com meus favoritos e digitais.
    Eu tô aprendendo muito sobre minimalismo também isso realmente deu um sopro de ânimo na minha vida.
    Como vc disse tudo é um processo nada vem de uma vez, mas importante seguirmos sempre adiante.
    Se tiver dicas de livros sobre minimalismo compartilha também.

    Parabéns atrasado😳😂 Felicidades e sucesso.
    Beijos,
    Paloma Viricio

  11. Oi Érika!!

    Nossa que interessante!! Eu já tinha ouvido falar da Cabala mas ainda não tinha surgido o interesse de pesquisar mais sobre ela, atualmente tô mais imersa no hinduismo e no budismo, que são coisas que fazem muito sentido pra mim! Adorei saber sua experiencia com esse livro e a Cabala parece mesmo ser transformadora, adorei essa dica!!

  12. Conhecer o tema eu não conheço, e sim fiquei curiosa, gosto muito desse tipo de leitura, já anotei aqui o nome, vou procurar aqui na cidade!

  13. Eu também acho bem parecido essas duas filosofias de vida da kabala e feng shui e eu também me aventurei com a forma de organização e desapego de Marie Kondo e fez e faz muito sentido. bjsss 🙂

  14. Achei bem interessante saber que a Cabala traz uma filosofia de vida, apesar de trazer ensinamentos de origem mais religiosa como judaísmo. É bacana quando traz reflexão e ensinamentos, então deve ser bem curioso pela sua experiência de leitura. Nunca li nada assim, muito bom conhecer. Bacana que traz alguns exercícios de respiração. Anda não tinha ouvido falar dessa autora nem do livro. Essa é a primeira vez em que vejo algo sobre esse tema em questão.

  15. Não conhecia a cabala, esse livro com certeza nos ensina bastante sobre o tema, gostei da sua indicação, vou procurar me aprofundar nesse tema mais pra frente.

  16. Oi, Erika. Deve ser uma leitura bem enriquecedora. Tenho certa curiosidade com a Cabala mas nunca tive chance de ler algo a respeito. Acho que esse seria um bom livro pra dar o pontapé inicial.
    Tbm tenho apego a alguns objeto. Mas venho tentando mudar isso..
    Tschuss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *