30 de agosto de 2021

Oi gente, tudo bem? Muito frio na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina esfriou novamente. Está sol mas um ventinho frio… vontade de ficar debaixo das cobertas. Aproveitei o clima para conversar sobre A Cabala da casa livro publicado pela Editora Planeta.

Quem segue o blog pelo instagram @corujageek vem acompanhando alguns stories em que compartilho um pouco sobre a influência da Cabala na minha vida. Conheci o Marcelo Steinberg do @kab_life a exatamente 1 ano e desde então tenho buscado mudar minha rotina com base nesses ensinamentos.

Apesar de muitos pensarem se tratar de religião a Cabala é uma filosofia de vida. Ensinamentos que têm como base a Torá e o Judaísmo. Mas não precisamos ser judeus para praticar ou estudar sobre isso especificamente. Esse foi um ponto bem importante quando comecei a me aprofundar nas leituras.

“Você atrai exatamente o que vibra.
A realidade que você cria é a realidade que você vive.
A pausa e a respiração consciente são suas forças muito poderosas.”

De acordo com a Cabala há algumas datas importantes, uma delas é o Ano Novo da Alma que é justamente nos meses de agosto/setembro. Em 2020 participei do desafio Os melhores 30 dias do ano que é uma preparação para um novo ano que tem início em setembro. Fiquei curiosa porque meu aniversário é dia 09/09 então seria uma comemoração um tanto diferente.

Os melhores 30 dias do ano

Todos os dias durante esse período o Marcelo fez lives, postou reflexões, e ainda contamos com um e-book com desafios diários. Entre eles escrever nossos desejos para o novo ano, externar o que estamos dispostos a fazer para que tudo se realize, ouvir mais, ter consciência, presença, evitar fazer tudo no automático e compartilhar.

A Cabala da Casa

Mesmo não admitindo, as vezes, sou uma pessoa acumuladora. Não daquelas que aparecem nos programas dos EUA mas tenho meus momentos de apego. Guardo peças de roupa de quando era adolescente e não consigo me desfazer. Assim como diários, cartas, até provas do colégio/faculdade. Mas no ano passado o desafio @kab_life me ajudou bastante a ressignificar o apego que sinto.

“A prática da Cabala consiste em nos tornarmos melhores a cada novo dia, como pessoas, como pais, mães, filhos, patrões, empregados. É um processo contínuo de crescimento em todos os sentidos. Como o cabalista é um canal que recebe para compartilhar, ele se aprimora para fazer do mundo um lugar melhor para todos convivermos.”

Usei um pouco da técnica da Marie Kondo que aconselha pegar cada peça nas mãos e perceber quais sentimentos estão ligados a ela. Esse exercício me ajudou a perceber o que realmente era importante pra mim. E foi assim que joguei fora umas 4/5 caixas de entulho. Foi fácil? De maneira alguma. Mas é um exercício.

Marie Kondo, Cabala e Feng Shui

Além disso, a Cabala orienta quanto a outros aspectos da vida como família, amigos, relacionamentos, trabalho e o mais importante a relação com nosso íntimo. Nos ensina ainda que o caminho para sermos melhores é olhar para dentro, ou seja, quanto mais exercitamos o autoconhecimento por meio da meditação e reflexões, mais saberemos distinguir o que é certo ou errado e o melhor caminho a trilhar.

Os melhores 30 dias do ano, de 2021, teve início em 09 de agosto. Quase na mesma época em que conheci A Cabala da casa da autora Sandra Strauss. Leio sobre o tema desde o ano passado mas essa foi a primeira leitura específica com a intenção de me aprofundar e colocar em prática seus ensinamentos.

“As letras são vivas e quânticas, carregam dinamismo e afetividade, funcionam como um canal receptor para que a luz do mundo infinito possa entrar.”

Como o título sugere o objetivo principal é tornar nossa casa um ambiente mais harmônico. Essa harmonia, no entanto, vai muito além de apenas deixar a casa em ordem. Tem a ver com a energia do ambiente. Sobre deixar o sol entrar, evitar acúmulo de entulho e descobrir como cada ambiente pode cumprir seu papel de maneira edificante.

A Cabala da Casa
O conceito da Árvore da Vida

A autora inicia o livro explicando o conceito de Cabala, Árvore da Vida, suas dimensões, o que são as Letras e os Sopros de Elohim. Aprendemos também sobre a energia específica de cada mês e como usá-la para nos aproximar do nosso Tikun. Por fim, nos orienta como aplicar tudo isso em nossas casas. Incrível não?

Um fato curioso durante a leitura senti semelhanças entre a Cabala e o Feng Shui. Se você, assim como eu, já leu algo a respeito pode se surpreender. A organização, evitar acumular entulho, separar os ambientes de acordo com sua função, são alguns dos pontos em comum.

“O espaço que habitamos é muito mais do que um simples monte de tijolos e paredes. Cada cantinho do nosso ambiente possui uma estrutura distinta que anima os diferentes níveis e aspectos da nossa alma.”

Interessante a autora defender que as Letras, assim como os Sopros e os Salmos não são uma espécie de “pé de coelho”. A questão não é ter sorte ou não e sim buscar a maneira mais eficiente de tornar sua casa harmoniosa usando a Cabala.

Um defeito que tenho desde criança é ser muito reativa. Quando acontece um fato muitas vezes não paro pra pensar e revido. Seja uma ligação, e-mail, no trânsito, até mesmo com a minha família. Tudo está tranquilo aí alguém faz algo que não me agrada estraga o resto do dia. Isso já aconteceu com você? Comigo é (ou era) bem comum.

A Cabala da Casa
A importância da meditação

A meditação é uma prática importante para controlar esse temperamento. É difícil respirar, contar até 10 e só então responder ou agir? Com certeza! Mas venho tomando consciência cada vez mais rápido das vezes em que “perco a cabeça” e tento agir por impulso. Como a autora explica é um trabalho de dentro pra fora. Hoje fui impulsiva três vezes e o dia nem terminou. Mas estou tentando.

A Cabala ensina ainda sobre receber para compartilhar. Não no sentido financeiro mas de todas as formas. No início é meio confuso fazer essa relação mas depois que aprendemos é como se tivessem tirado uma venda dos nossos olhos. Somos receptores de energia. Há três níveis: aquele que age como criança e só pensa em receber, aquele que recebe muito e compartilha pouco, e aquele que tem consciência de que quanto mais compartilha mais sente-se preenchido.

A autora traz ainda alguns exercícios de respiração e ensina como aplicar a Árvore da Vida na nossa casa. Todo cantinho possui energia seja ela positiva ou negativa. Usando as Letras, Sopros e Salmos harmonizamos nossa casa.

Bom, essa foi minha experiência lendo A Cabala da Casa. Você conhece o tema? Ficou curioso para saber mais? E quanto a autora já conhecia a Sandra Strauss? Antes de ir deixe seu comentário!

Até o próximo post, Érika 💛

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Andy

    15 de setembro de 2021

    Oi!
    Que bacana conhecer um pouco sobre os ensinamentos que a obra acrescentou a sua vida, bem como outras doutrinas que você utilizou para melhorar a sua rotina. Me identifiquei com alguns pontos que você abordou (como a parte de ser um pouco acumuladora rs). Enfim, quando eu for a livraria vou ficar atenta a esse título, acredito que tudo que faça nossa vida ficar um pouco mais leve é mais do que bem vindo!
    Abraços

  2. Avatar

    Paula Marcondes

    15 de setembro de 2021

    Não é o tipo de leitura que eu gosto, mas gostei da resenha.

  3. Avatar

    Lady Trotsky

    15 de setembro de 2021

    Oi Érika, tudo bem?
    Eu lembro claramente que conheci a Cabala através da Madonna, quando ela anunciou que praticava essa filosofia. Ou pelo menos eu acho porque não lembro tão bem quanto gostaria, afinal, faz bastante tempo isso.
    Achei interessante o conceito, o que advém disso e o modo que a prática funciona no geral. Quem sabe eu tento um dia desses, 🙂 .
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…

  4. Avatar

    Ana Letícia

    14 de setembro de 2021

    Parece uma leitura muito inspiradora! Que livro maravilhoso.

  5. Avatar

    Patrícia Camargo da Silva

    14 de setembro de 2021

    Que livro maravilhoso, ansiosa para ler tudinho! amei 🙂

  6. Avatar

    CRIS

    13 de setembro de 2021

    Oi Érika!
    Não conhecia o livro nem a autora, graças a Deus minha única acumulação é livro kkk, esses não desfaço mesmo.
    Eu acho que cada pessoa tem que se sentir bem com aquilo que está fazendo e te parabenizo por ser dedicada no que propõe fazer, não consigo meditar, mas fico mais de horas lendo acho que isso é um avanço kkk. Eu sou bem calma, sim as vezes tenho minhas loucuras, não brigo, repenso e depois de alguns minutos passou kkk, vou falar desse livro para algumas meninas do grupo de leitura quem sabe elas se interessam. Parabéns pela resenha e pela empolgação, bjs!

  7. Avatar

    Caroline Silva

    12 de setembro de 2021

    Gostei de saber mais sobre a Cabala, na verdade não sabia muito bem o que significava. Ótima dica de leitura!

  8. Avatar

    Maria Luíza Lelis

    12 de setembro de 2021

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia o livro e sei muito pouco sobre o assunto. Estou em um processo de aprender a desapegar, especialmente dos livros, que ainda são o meu ponto fraco e o que eu mais acumulo. Realmente, não é um processo fácil, mas é muito importante. Espero conseguir desapegar de tudo que está parado aqui há anos e que realmente não faz mais sentido manter aqui. Já a meditação, infelizmente não é para mim e acaba me estressando mais do que ajudando. Mas quem sabe futuramente né?
    Adorei a resenha e saber como foi a sua experiência com o livro.
    Beijos!

  9. Avatar

    Pamela Ricelli

    11 de setembro de 2021

    Uma bela leitura, e interessante o livro Cabala. Mas com certeza tudo volta ao seu lugar. Parabéns pelo blog, Você entende bem do mundo literário.

  10. Avatar

    Paloma

    10 de setembro de 2021

    Oie Erika! Eu amei essa dica de livro e já vou colocar nos meus favoritos. Eu queria até te pedir para trazer mais post de livros com temas semelhantes como o Feng Shui que você mencionou aqui.
    Eu também passei por um processonde destralhe e ainda continuo. Eu doei e vendi muitos livros aos quais eu era extremamente apegada e pretendo ficar so com meus favoritos e digitais.
    Eu tô aprendendo muito sobre minimalismo também isso realmente deu um sopro de ânimo na minha vida.
    Como vc disse tudo é um processo nada vem de uma vez, mas importante seguirmos sempre adiante.
    Se tiver dicas de livros sobre minimalismo compartilha também.

    Parabéns atrasado😳😂 Felicidades e sucesso.
    Beijos,
    Paloma Viricio

  11. Avatar

    Joana Darc

    9 de setembro de 2021

    Oi! Eu adorei a sugestão de leitura 🙂 gosto muito de Cabala, já quero ler!

  12. Avatar

    Priscila Martinez

    9 de setembro de 2021

    Fiquei mega curiosa, eu nunca tinha ouvido falar da Cabala. Vou procurar saber um pouco sobre. bjs

  13. Avatar

    Bianca Ribeiro

    9 de setembro de 2021

    Oi Érika!!

    Nossa que interessante!! Eu já tinha ouvido falar da Cabala mas ainda não tinha surgido o interesse de pesquisar mais sobre ela, atualmente tô mais imersa no hinduismo e no budismo, que são coisas que fazem muito sentido pra mim! Adorei saber sua experiencia com esse livro e a Cabala parece mesmo ser transformadora, adorei essa dica!!

  14. Avatar

    Minda

    9 de setembro de 2021

    Conhecer o tema eu não conheço, e sim fiquei curiosa, gosto muito desse tipo de leitura, já anotei aqui o nome, vou procurar aqui na cidade!

  15. Avatar

    Thiarlley Valadares

    8 de setembro de 2021

    Adorei a dica! Confesso que sou bem acumuladora, também, talvez uma tentativa de compensar o que não tive no passado, nas sempre bom ter essas reflexões.
    Beijos

  16. Avatar

    Sueli

    7 de setembro de 2021

    Eu também acho bem parecido essas duas filosofias de vida da kabala e feng shui e eu também me aventurei com a forma de organização e desapego de Marie Kondo e fez e faz muito sentido. bjsss 🙂

  17. Avatar

    Lucimar da Silva Moreira

    7 de setembro de 2021

    O livro é bastante interessante, é um livro que traz muito ensinamentos para a nossa vida, o tema nos faz refletir, ainda não conhecia a autora fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.

  18. Avatar

    Debora Sapphire

    6 de setembro de 2021

    Achei bem interessante saber que a Cabala traz uma filosofia de vida, apesar de trazer ensinamentos de origem mais religiosa como judaísmo. É bacana quando traz reflexão e ensinamentos, então deve ser bem curioso pela sua experiência de leitura. Nunca li nada assim, muito bom conhecer. Bacana que traz alguns exercícios de respiração. Anda não tinha ouvido falar dessa autora nem do livro. Essa é a primeira vez em que vejo algo sobre esse tema em questão.

  19. Avatar

    Joyce

    6 de setembro de 2021

    Não conhecia a cabala, esse livro com certeza nos ensina bastante sobre o tema, gostei da sua indicação, vou procurar me aprofundar nesse tema mais pra frente.

  20. Avatar

    Val

    5 de setembro de 2021

    Oi, Erika. Deve ser uma leitura bem enriquecedora. Tenho certa curiosidade com a Cabala mas nunca tive chance de ler algo a respeito. Acho que esse seria um bom livro pra dar o pontapé inicial.
    Tbm tenho apego a alguns objeto. Mas venho tentando mudar isso..
    Tschuss

  21. Avatar

    Ingrid Raggio

    5 de setembro de 2021

    Como sempre arrasando nas resenhas. Ja fiquei curiosa para ler.