A lista de convidados

A Lista de Convidados, Um Suspense Onde Nada é o Que Parece

Oi gente, tudo bem? Os últimos dias têm sido bem corridos por aqui. As vezes não consigo conciliar minhas leituras com o trabalho, mas estou tentando. Essa semana terminei A lista de convidados, de Lucy Foley, publicado pela Editora Intrínseca. Uma leitura que demandou bastante tempo mas no final me surpreendeu.

Se você acompanha o blog pelo instagram @corujageek pode ter visto quando comentei sobre A última festa, livro anterior da autora. Fui tão envolvida pela história e quando menos percebi já estava na última página. Então, quando vi no Goodreads alguns comentários sobre A lista de convidados não pensei duas vezes.

Num primeiro momento podemos pensar que é apenas mais uma história de suspense. No entanto, conforme a leitura avança descobrimos as diversas camadas criadas pela autora. Seu desenrolar é um exercício como descascar uma cebola. A cada virada de página percebemos que não sabemos quase nada sobre nenhum personagem. As aparências enganam!

Um casamento luxuoso numa ilha na Irlanda

A lista de convidados conta a história de Julia e Will, o casal perfeito. Bonitos, bem sucedidos, e feitos um para o outro. A noiva, Jules como todos a conhecem, dona da revista The download, escolheu a dedo o lugar mais inusitado para o seu casamento. Ela quer exclusividade! Quer que o seu casamento saia em todos os veículos de comunicação como algo inovador, inédito, que todas as noivas queiram copiá-la. Os convidados também foram escolhidos com critério afinal ela espera que tudo seja perfeito.

Um final de semana numa ilha isolada na Irlanda. Jules e Will recebem suas famílias, amigos, padrinhos, colegas de trabalho e esperam causar uma boa impressão. No entanto, um vendaval que não estava nos planos, deixa a ilha completamente sem energia. Um grito! Quando as luzes se acendem uma das garçonetes está em choque. Ela encontrou nada menos do que um corpo.

O que houve enquanto as luzes estavam apagadas? Quem é a possível vítima? Alguém mais está em perigo? Como a polícia chegará à ilha em meio a uma tempestade? Quem teria tanta raiva para arruinar um casamento tão badalado? São muitas perguntas e mais de 300 páginas para descobrir tudo o que aconteceu.

Conhecendo os personagens

Jules

É editora da revista The Download. Uma mulher independente, segura de si, e bem sucedida. Tem uma carreira invejável por todos que a cercam. No entanto, tanta segurança esconde antigos conflitos com a família e carência pelos pais não a apoiarem tanto quanto à sua irmã mais nova, Olivia.

Will

O galã sedutor que participa de um programa de TV estilo Desafio em dose dupla do Discovery Channel. Dono de uma vida invejável: é bonito, carismático, tem dinheiro, e está noivo da mulher mais incrível que já conheceu. Mas não se engane! Tudo pode desmoronar se o seu passado vier à tona.

Olivia

Meia-irmã de Jules. Um verdadeiro transtorno ambulante. Foi deixada pelo namorado. Largou a faculdade. Tem graves problemas com auto-estima. E esconde um grande segredo. Onde ela está sempre pode acontecer algo inusitado. É madrinha do casamento. Será que Jules pode confiar nela?

Hannah

Casada. Mãe de 2 filhos. Classe média. Invejosa. MUITO invejosa. Esposa de Charlie, padrinho de casamento de Jules. No entanto, por algum motivo, Hannah não foi convidada para ser madrinha. Isso aumentou ainda mais suas suspeitas em relação a ter acontecido algo entre Charlie e Jules no passado. Mesmo ambos dizendo que são apenas amigos. Será que existe amizade verdadeira entre homem e mulher?

Johnno

Seria um forte candidato a ser padrinho ao lado de Olivia porque é igualmente problemático. É amigo de Will desde os tempos do colégio interno. Já passou por muitas coisas na vida e sente-se perdido. Após um terrível incidente nada mais foi igual. Guardar esse segredo o corroi por dentro é na bebida e nas drogas que encontra algum consolo.

Editora Intrínseca

Charlie e Jules e um suposto affair

O casamento de Jules e Will será num final de semana. No sábado chegam Olivia, a mãe de Jules, o casal Hannah e Charlie, e os padrinhos de Will. Jules quis uma reunião mais íntima antes do grande dia. Porém, as coisas começam a desandar quando Olivia se comporta de maneira estranha. Evita conversar com os demais convidados e corre para uma gruta chorar.

Logo desperta a curiosidade de Hannah e as duas trocam algumas palavras. Hannah percebe desde o início que Olivia não está bem e precisa de ajuda. No entanto, a preocupação de todos na ilha é com o grande casamento. Enquanto isso Jules segue tentando causar uma boa impressão. Sempre sorrindo e sendo amável com todos. Mas por dentro…

No jantar íntimo os padrinhos de Will sugerem algumas brincadeiras e todos se animam, afinal isso os faz lembrar do colégio interno. No entanto, Hannah não está nada feliz porque seu marido, um pacato professor de Geografia, aceitou participar com o único objetivo de “ser aceito”, mesmo não tendo nada a ver com aqueles rapazes.

Para complicar um pouco mais a noite Hannah sobe sozinha para dormir enquanto seu marido segue se divertindo. Charlie retorna para o quarto somente de madrugada jurando não ter bebido. Hannah desconfia que ele estava com Jules, afinal ambos ficaram trocando olhares e sorrisos durante o jantar. Ela desconfia que Jules e Charlie tenham um caso desde a adolescência.

Toda mentira traz graves consequências

Se fosse resumir o livro numa única palavra seria “mentiras”. No plural porque de certa forma todos os personagens mentem em algum momento. As desculpas são as mais diferentes possíveis. Medo, insegurança, auto-proteção, orgulho, porém a mais forte sem dúvida, é aquela que tem por objetivo manter as aparências.

Se todos tivessem dito a verdade desde o início não teria acontecido nada daquilo. No entanto, também não teríamos a história, concordam? (risos) É interessante pensar dessa forma. Mas, ainda assim, não justifica atitudes impensadas. Principalmente de um certo personagem.

Todos têm segredos a esconder. No dia do casamento, o mais feliz da vida de Jules, um corpo é encontrado. Quem dos convidados teria motivos para matar alguém?

A escrita de Lucy Foley

É inegável que a autora sabe como envolver seus leitores. Descrever a ambientação, as peculiaridades de cada personagem, a crescente tensão em cada capítulo, o suspense em volta dos segredos guardados por tanto tempo, e claro os fantasmas que insistem em ficar.

Lucy Foley desenvolveu uma narrativa bem diferente do seu livro anterior, A última festa, mas igualmente instigante. Quando o leitor começa a questionar o quão grave pode ser um segredo, é surpreendido com questionamentos ainda mais profundos.

Lucy Foley

Minhas impressões

É raro eu me identificar com uma personagem como a Olivia, principalmente com toda a bagagem psicológica que ela carrega. Quando eu estava na faculdade conheci um rapaz e me apaixonei por ele. Éramos muito diferentes, mesmo! Ficamos juntos uns seis meses. Eu era bem infantil na época e brigávamos sempre. Até que um dia ele terminou. Juro pensei que ia morrer de tanto chorar, de tanta tristeza. Aquele nó na garganta não ia embora.

O que eu fiz? A mesma coisa que Olivia. Saí da faculdade, mudei de cidade, e fiquei muito tempo sem me envolver com ninguém. As vezes eu pensava que aquela dor duraria para sempre. Chorei muitas noites, fiquei sem dormir, sem comer as vezes, mas depois de longos dois/três anos voltei a sorrir e pensar em namorar novamente.

Nunca fui para o Tinder como a Olivia. Um colega de trabalho me apresentou um amigo de infância, nós conversamos algumas vezes e acabou dando certo por um tempo. Mas terminei um tempo depois porque não gostava tanto dele e decidi deixá-lo livre. Até que conheci meu atual namorado e descobri que mesmo os dois sendo tão diferentes o relacionamento pode dar certo.

Ele dorme cedo. Eu bem tarde. Eu gosto de praticar exercícios. Ele é meio sedentário. Eu falo muito, ele é mais na dele. Eu gosto de ler, ele não muito. Por outro lado, o que temos em comum supera as diferenças. AMAMOS VIAJAR! Desde que começamos a namorar já conhecemos diversos lugares juntos e todos valeram a pena.

O que tudo isso tem a ver com o livro? Essas foram algumas reflexões que tive durante a leitura. As vezes pensamos que não somos capazes de amar novamente… até aparecer a pessoa certa. A autora nos faz pensar também sobre até que ponto vale a pena “manter as aparências” mesmo para pessoas que não são tão importantes em nossas vidas. Por que se esforçar para agradar alguém que não gosta de nós? Ou que não convive conosco? Essa seria a segunda palavra para definir A lista de convidados, aparências.

Indico o livro?

Se você, assim como eu, gosta de um suspense envolvente e de personagens mais profundos coloque A lista de convidados na sua próxima TBR (to be read). Viaje com a autora para os mais diversos lugares. Escócia, Irlanda ou Paris. Qual será seu próximo destino?

Agora me conta, conhecia a escrita da autora? E A lista de convidados? Gosta de ler um bom suspense psicológico? Conhece algum? Deixe sua indicação nos comentários 😉

Conheça outros livros da Editora Intrínseca

Até a próxima, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

11 Comentários

  1. Oi Erika!
    Já tinha ouvido falar, mas é a primeira resenha que leio. Achei interessante o enredo e a trama parece envolvente… adoro suspense me deixa curiosa sobre o que acontecerá e fico focada totalmente na história, um casamento, convidados, segredos, um suposto caso e um assassinato quer coisa melhor que isso numa leitura? Estou aqui procurando o livro, quero ler. Kkk
    Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

  2. Este com certeza é um livro que gostaria muito de ter a oportunidade de fazer leitura. Gostei desta mistura de estilos descrita. Não conhecia esta escritora.

  3. Eu só ouço falar da autora e seus livros mas ainda nao me aventurei a ler. Acho que esse me instigou mais do que o outro título. Amo cenas de casamento acabando de maneira tensa kkkkkkk
    Acho que eu teria un pouco de Olivia, quem sabe…

  4. Olá Erika, eu não conheço as obras da autora, embora tenha bastante curiosidade. Já li muitas resenhas positivas, outras nem tanto, sobre a forma que a autora usa para desenvolver a trama, mas do jeito que você descreveu, nunca tinha visto. E é interessante ver que ainda podemos refletir sobre as nossas realidade, lendo um bom suspense, né?
    Gostei da indicação e darei uma chance à autora. Bjks!

    Hanna Carolina – Mundinho da Hanna

  5. Fiquei morrendo de vontade de ler, adoro ficção, mas um bom livro de mistérios que faz a imaginação correr solta não tem preço, amei a sugestão!

  6. Essas histórias assim vão se casando e entrelaçando fatos que sempre nos surpreendem!
    Abraços, Alécia 🙂

  7. Adorei que você colocou um pouco da sua história também no post. Quanto ao livro fiquei curiosa, adoro livros que surpreendam. Obrigada pela dica!

  8. É um livro surpreendente, sim gosto de ler um suspense, esse livro é perfeito, prende a atenção do leitor até o final, é um livro pra ler, ainda não conhecia a escrita da autora que é maravilhosa bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *