7 de janeiro de 2022

Oi gente, como vocês estão? Quem já está seguindo o blog lá no TikTok? Mostrei a caixinha recheada que chegou da Editora SESI-SP. Um dos títulos é o livro infantil A Rainha do Norte, de Joana Estrela.

A Rainha do Norte, inspirado na “Lenda das Amendoeiras em Flor“, é uma obra ilustrada. O livro de apenas 55 páginas narra a história de um rei mouro que se casa com uma criada.

A Rainha do Norte

Diferente dos contos de fadas tradicionais que terminam com “felizes para sempre”, a serva após se tornar rainha se sente cada vez mais sozinha. Longe de seu país e sem falar aquele idioma se vê sem amigos, sem família, e aos poucos vai minguando enquanto ser humano.

Percebendo que sua esposa está muito doente o rei chama médicos, curandeiros de todos os lugares para descobrir o que há de errado. Sem sucesso!

Um dia chega ao castelo um médico vindo de muito longe e começa a conversar com a rainha e aos poucos descobre a causa. Diz ao rei que é preciso ter paciência e esperar.

O rei então começa a cultivar um jardim em volta do castelo. Conforme passam as estações a rainha melhora e se torna mais forte. Quando as amendoeiras começam a florir cobrem tudo de branco. A rainha enfim sente-se em casa.

Um pequeno conto sobre ser estrangeiro, estar longe da família, e se adaptar a novos ambientes.

A Rainha do Norte
Minhas impressões

O que dizer das edições da Editora SESI? Uma mais linda do que a outra. Essa em especial ganhou meu coração antes mesmo de chegar aqui em casa. Se você segue o blog a mais tempo sabe que “A princesa e a ervilha” é minha história favorita desde criança. Quando vi A Rainha do Norte me encantei.

O que mais me chamou atenção foram as ilustrações. Sabe quando as crianças pintam na pré-escola? Foi essa a sensação durante a leitura. Como se os desenhos tivessem sido desenhados a mão e pintados com lápis de cor. Até a capa passa essa impressão.

Quanto a história não lembro da “Lenda das Amendoeiras em Flor” então foi uma surpresa, mesmo assim consegui me identificar com a rainha. Desde criança me mudei bastante, de escola, de cidade, de estado, conheci os mais diferentes sotaques, climas, e confesso que as vezes é difícil criar raízes ainda mais quando os outros sempre o consideram um “forasteiro”.

Quando criança era mais difícil compreender que as pessoas têm certa dificuldade em aceitar o que é diferente. Mas já adulta percebo que todos os lugares que conheci, cidades que morei, e pessoas com quem tive contato de alguma forma contribuiram para eu me tornar quem sou hoje. Sou muita grata por todas as experiências.

Informações sobre A Rainha do Norte
A Rainha do Norte

Ser estrangeiro num país longínquo não é fácil. E ser feliz para sempre também não. Que o diga a rainha desta história. No seu caso, a tristeza já durava há tanto tempo que o rei começou a ficar seriamente preocupado. Habituado a comandar exércitos e a enfrentar inimigos com a sua espada, desta vez, porém, o rei não sabe contra quem lutar. Afinal que mal é este que tira todas as forças da rainha? E como o combater?

Título: A Rainha do Norte | Autora: Joana Estrela | Editora: SESI-SP | Ano: 2018 | Páginas: 55 | Classificação: ★★★★ | Disponível na Amazon

Bom, essas foram as minhas impressões sobre A Rainha do Norte. Você conhecia o livro? Já leu alguma publicação da Editora SESI-SP? Se sim, qual mais gostou? Antes de ir deixe um comentário 🙂

Até a próxima, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Ivi Campos

    20 de janeiro de 2022

    Esse projeto gráfico está mais que maravilhoso, lindo demais… é um carinho para os olhos de qualquer leitor né? Também não conhecia a tal lenda e já quero saber mais detalhes. Fiquei bem encantada pelo enredo e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

  2. Lucy

    17 de janeiro de 2022

    Olá!
    Achei muito legal a leitura que você fez! Não conhecia essa história e, realmente, ser feliz para sempre é difícil. Eu diria que não é uma meta, é um estado de espírito. rs
    Vou recomendar essa leitura para meus pequenos!
    Bjos
    Lucy

  3. Maria Luíza Lelis

    17 de janeiro de 2022

    Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas já me encantei por essa edição. Pela sua resenha, deu para ver que é uma história linda e que traz uma mensagem muito importante. Acho que toda criança passa em algum momento por essa sensação de se sentir deslocado em um novo ambiente e precisar se adaptar, e muitas vezes isso não é fácil mesmo.
    Amei a resenha e essas fotos maravilhosas, e já vou te seguir no tiktok hehe.
    Beijos

  4. Brubs

    13 de janeiro de 2022

    Nunca tinha ouvido falar no livro e nem na editora…mas amei sua resenha, para mesmo seu uma bela história, vou procurar saber mais sobre o livro e sobre a editora…
    Ameeeei!!!

  5. Patrícia Camargo da Silva

    13 de janeiro de 2022

    Maravilhoso essa história, eu fiquei apaixonada!

  6. Juciane Damasceno

    12 de janeiro de 2022

    Parece ser um livro bem agradavel e curtinho né? A melhor coisa é você conseguir ter emoções boa com um livro, que bom que gostou!

  7. Delmara Silva

    11 de janeiro de 2022

    Olá Erika!
    Eu ainda não conhecia a da “Rainha do Norte”, e sinceramente achei um encanto. Não acompanho as publicações dessa editora mas fiquei bem interessada em conhecer essa edição. Sua descrição me cativou e eu adoraria ter algo do tipo aqui, a disposição dos meus filhos. Assim como você, também me mudei muito durante a infância, morei em várias cidades e estados do Norte/Nordeste e é exatamente como você falou, na infância é ainda mais difícil compreender e se adaptar. Hoje no entanto, além de compreender melhor tudo o que estas mudanças me proporcionaram, sinto muita saudades da minha antiga vida nômade.

    Abraços!

  8. Open Kloset By Karina

    11 de janeiro de 2022

    Olá Erika, tudo bem?
    Que Livro incrível, não conhecia mas estou muito curiosa pra ler 🙂
    Adorei a sua resenha!
    Bjs Karina

  9. Lucimar da Silva Moreira

    10 de janeiro de 2022

    Que maravilha o livro, tem uma história encantadora, o livro é daqueles que o leitor fica grudadinho em cada página, gostei muito da sua resenha, ainda não conhecia o livro bjs.