A cidade dos fantasmas
3 de novembro de 2021

Oi gente, tudo bem? Quem acompanha o blog pelo instagram viu o quanto divulguei os recebidos da Editora Record. Na caixinha mega especial veio A cidade dos fantasmas, de Victoria Schwab, uma fantasia ambientada na Escócia. Nela vamos acompanhar as aventuras de Cassidy e Jacob.

Que amo a Escócia não é segredo para ninguém, ainda mais se você é fã de Outlander tanto quanto eu. Castelos, gaita de fole, kilts, música escocesa são ingredientes que nos fazem imergir nessa cultura tão diferente da brasileira.

“Amigos merecem alguma privacidade – embora ele consiga ler os meus pensamentos. Eu não consigo ler os dele, mas, levando tudo isso em consideração, prefiro estar viva e não ter esse poder a ter e ser um fantasma.”

Mesmo a história tendo seu início em New York (que amo demais) fui surpreendida quando a família Blake embarca para terras escocesas. Tudo isso porque os pais de Cassidy são escritores e adoram falar sobre fantasmas e coisas sobrenaturais. Mas o que nos deixa com friozinho na barriga é descobrir que o melhor amigo de Cass, o Jacob, é nada mais, nada menos que um FANTASMA!

A cidade dos fantasmas

Não, você não leu errado. Cass tem um dom. Desde que sofreu um acidente de bicicleta a garota de 11 anos consegue atravessar o Véu e ter contato com os MORTOS! A amizade entre Cass e Jacob só cresce, mas essa viagem em especial irá pôr à prova o laço que une os dois. Um teste de fogo. Será que ambos sobrevivem ao que vem pela frente?

“Parece que muito, muito tempo atrás, quando a escola tinha acabado de abrir, houve um incêndio no segundo ato de Sonho de uma noite de verão. O cenário pegou fogo, mas todos conseguiram sair – ou foi o que pensaram. Até acharem um menino sob o alçapão.”

A escrita da autora é leve, envolvente e quando menos percebemos lá se foram 100 páginas. Se você me conhece a um tempo sabe que um dos gêneros que mais leio é thriller, mas esse ano resolvi me abrir a novas experiências. Impressionante quantos autores incríveis podemos conhecer.

Além disso, nunca é tarde para dar uma chance à fantasia não é mesmo? Li A cidade dos fantasmas em 3 dias! Até eu fiquei surpresa por ter sido tão rápido. E os quotes? Marquei quase o livro inteiro haha Não se preocupem trouxe alguns para deixar vocês com um pouquinho de curiosidade.

“É como a Terra do Nunca do Peter Pan: quanto mais tempo os Meninos Perdidos ficavam lá, mais eles esqueciam. Quanto mais fico do lado errado do Véu, mais difícil é sair.”

Depois de saber um pouquinho sobre a Cass, o Jacob, a viagem em família, a Escócia, é hora de descobrir alguns motivos bem peculiares para eu ter gostado tanto dela. Depois de ler essa listinha creio que você também vai querer a Cass como sua melhor amiga 🙂

Motivos para ser amiga da Cass
  • Câmera fotográfica

De todos os motivos esse tinha que ser o primeiro. A Cass tem uma câmera A-NA-LÓ-GI-CA! Sabe o que é isso? Uma câmera antiga que fotografa com filme e depois você leva para revelar. Ela ganhou de presente dos pais assim como eu. A minha era uma Yashica e ganhei com 13/14 anos. Ainda vejo pela internet alguns fotógrafos usando essa câmera.

  • Pôr-do-sol

A Cass AMA o pôr-do-sol. Tanto que ela teve a ideia de fotográfa-lo durante um ano inteiro. Ela percebeu o quanto os dias podiam ser diferentes uns dos outros e achou que seria legal registrar esse momento. Esse também é um dos meus passatempos. Se você já viu algum dos meus stories sabe que de vez em quando posto o nascer ou pôr-do-sol da minha cidade. É lindo de acompanhar!

  • Aniversário entre primavera/inverno

Confesso que ela fazer aniversário nessa época do ano me surpreendeu bastante. Cass comemora entre o final das flores e o início do frio, e eu sou o contrário. Meu aniversário é quando está terminando o inverno e começando a primavera. Incrível não?!? Amo muito fotografar as flores, mas um dos meus sonhos é conhecer o outono de New York. O Central Park fica lindíssimo.

  • Natureza

O que faríamos com uma câmera fotográfica se não amássemos a natureza? A Cassidy tem um olhar astuto e consegue absorver a essência de tudo que fotografa. A natureza em si é perfeita e não precisa de retoques nem de filtros.

Vamos dar uma volta de bicicleta com a Cassidy?
  • Andar de bicicleta

Surreal descobrir que ela passeia de bicicleta procurando o que fotografar. A minha primeira bicicleta ganhei do meu avô, era uma vermelha de rodinhas. Diz minha mãe que eu era tão arisca que já pedia para andar sem apoio. Sempre dou risada quando ouço histórias da minha infância. Ainda hoje ando de bicicleta e amo ir à praia sentir o vento no rosto e claro fotografar.

  • Batata frita

Um dos pratos mais elogiados de Edimburgo é “fish and chips” o que em tradução livre seria peixe com batata chips. Porém Cass se surpreende quando abre o potinho e tem peixe e batara frita. Num primeiro momento ela não quer comer, ainda mais porque é temperado com sal e vinagre. Mas quando experimenta… ela ADORA. Como não gostar não é mesmo? Eu amo batata frita, mas aqui onde moro eles colocam cebolinha, bacon e sal. Muito bom.

  • Escócia

A Escócia foi amor à primeira vista. Lembro que teria estreia a segunda temporada de Outlander e o canal Fox ia reprisar todos os episódios da primeira temporada. Foi um misto de Jamie e Claire, gaita de fole, castelos, a música escocesa e aquelas paisagens de tirar o fôlego. Desde então sonho em conhecer as locações da série e as pedras de Craigh Na Dun. Será que existe mesmo um portal para outro século?

  • Harry Potter

Por último e deixando um quentinho no coração Cass é fã de Harry Potter. Dá para acreditar? Como se isso não fosse suficiente ela é da Grifinória e ainda tem um casaco com essas cores!!! Você também quer ser amiga dela? Porque eu sim. Num dos passeios Cassidy visita The Elephant House, onde reza a lenda foi onde J. K. Rowling escreveu Harry Potter. O banheiro é cheio de assinaturas de turistas do mundo inteiro. Dá para acreditar? É surreal!

Impressões finais

Você também ficou com a impressão de que a autora é fã de Harry Potter? Pois eu sim. Ela cita o personagem em diversos momentos e dá para perceber o carinho de Cassidy pelos livros. Já o Jacob só assistiu os filmes. Muito parecido com a vida real concorda?

Além disso, Cassidy tem um mini laboratório de revelação em casa. Ela mesma revela suas fotografias. Senti uma nostalgia muito grande nessa parte da história porque eu também sempre gostei de levar meus filmes para revelar e descobrir como cada uma delas tinha ficado. Creio que um pouco dessa magia se perdeu com as câmeras mais modernas.

Lembro que eram vendidos filmes de 12, 24 e 36 poses, porém quando eu não tinha dinheiro comprava o mais barato. Consegue imaginar escolher a dedo o que fotografar? Apenas 12 fotos! Isso quando não acontecia alguma coisa com o filme e eram reveladas menos fotos. Uma vez quase perdi todo um filme de 36 poses, só consegui 18 fotos. É até impossível imaginar isso hoje com tanta tecnologia.

Bom, essa foi a minha experiência lendo a fantasia A cidade dos fantasmas. Um livro que já está na lista das melhores leituras desse ano. Não à toa ganhou 5 estrelas no Goodreads.

Agora me diz, você também gosta de fantasia? Já conhecia a escrita da Victoria Schwab? Que país tem o sonho de conhecer por causa dos livros? Deixe um comentário antes de ir 🙂

Cassidy
Clique na imagem e adquira o livro na Amazon

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Pollyanna Campos

    10 de janeiro de 2022

    Olá, tudo bom?
    Vi esse lançamento e não sabia do que se tratava. A premissa me lembrou um pouco A mediadora e já fiquei com muita vontade de ler. Eu amei seus motivos para ser amiga da personagem e assim como ela sou apaixonado por por do sol. Outro ponto que adorei, além da bicicleta, foi a câmera analógica. Eu amo fotografia – apesar de não ser lá grandes coisas capturando momentos rs – e queria muito ter uma câmera analógica ♥
    Amei seu post!
    Beijos!

  2. kenia Candido

    10 de janeiro de 2022

    Oi Erika!

    Você apresentou os motivos para ser amiga de Cassidy bem interessante. Eu ainda não tive a oportunidade de ler A Cidade dos Fantasmas, mas confesso que fiquei bem curiosa. Ainda mais ela ser fã de Harry Potter. Este ano vou ler os livros do Harry Potter porque só conheço a história através dos filmes. Parabéns pelo post, adorei!

    Bjos

  3. Minda

    22 de dezembro de 2021

    Uma ótima sugestão pra eu começar o ano com novas leituras, vou procurar esse pra eu ler!

  4. Paloma

    21 de dezembro de 2021

    Oie linda!! Gostei muito da dica de livro. Eu curto fantasia, por isso com certeza seria uma obra que iria amar conhecer. O melhor é que pela descrição eu já me apaixonei pelas personagens. Escócia é um lugar divino mesmo.

    Beijos Mil 👏👏🌠

  5. Joana Darc

    20 de dezembro de 2021

    Oi! Eu adorei a sugestão de livro 🙂 é bem interessante, gosto desta temática!!!

  6. Lucimar da Silva Moreira

    19 de dezembro de 2021

    É um livro bem gostoso de ler, gosto de história leve como essa, eu particularmente gosto muito de fantasia, fiquei muito curiosa pelo livro bjs.