O Grande Panda e o Pequeno Dragão

O Grande Panda e o Pequeno Dragão | James Norbury

Oi gente, como vocês estão? Se tem um tipo de livro que comecei a dar mais atenção nos últimos meses foram os ilustrados. Amo HQs, Graphic Novels, ainda mais quando trazem reflexões. Esse foi o caso de O Grande Panda e o Pequeno Dragão, publicado pela Fontanar.

A obra de arte criada pelo autor James Norbury é digna desse elogio. Explico. Além de escrever todo o texto, ele também criou todas as ilustrações. Literalmente desenhou todas que estão no livro, incrível não?

Nas últimas páginas ele conta um pouquinho sobre como foi esse processo. Como surgiu a ideia de transformar num livro tudo o que viveu num momento não muito bom em sua vida. Então, além de ilustrações lindíssimas o autor nos presenteia com importantes lições que podem ser aplicadas em várias situações do cotidiano.

❝Estou ocupado demais para olhar as flores agora❞, disse o Pequeno Dragão.
❝Mais um motivo para admirá-las❞, disse o Grande Panda.
❝Além disso, elas podem não estar mais aqui amanhã.❞

Apesar de o livro ter mais de 150 páginas consegui lê-lo num dia, inclusive o li duas vezes de tanto que gostei da experiência.

O Budismo utiliza muito figura de linguagem para transmitir certos ensinamentos, uma característica bem forte é personificar os animais. Lembram quando falei sobre Fábulas Budistas? É outro exemplo da cultura oriental.

A história

Em O Grande Panda e o Pequeno Dragão os dois bichinhos estão fazendo uma longa jornada durante as estações do ano. Primavera. Verão. Outono. Inverno. A cada página acompanhamos questionamentos que já fizemos em algum momento de nossas vidas.

A cada dúvida o autor responde de maneira inteligente e percebemos que ele está falando com a gente. Ele traz assuntos como preocupação com o futuro, ansiedade, solidão, perdas, amizade, perceber a beleza da vida, ter um propósito, deixar um legado e muito mais.

❝Essa árvore passou por maus bocados❞, disse o Pequeno Dragão.
❝Sim❞, disse o Grande Panda, ❝mas continua aqui, ainda mais forte e bonita.❞

Alguns questionamentos saltam aos olhos, mas outros precisam ser refletidos e interiorizados. Apesar de alguns leitores tê-lo considerado autoajuda creio que é mais do que isso. Quem nunca precisou de uma palavra de incentivo quando estava meio triste? Ou se sentiu perdido após o término de um relacionamento? Ou quis mudar de vida e não sabia por onde começar?

O fato de o livro ser dividido por estações nos faz perceber que cada época de nossas vidas tem seus próprios desafios a vencer. Quando se é criança, adolescente, adulto, cada idade tem seus encantos e aprendizados.

❝As vezes acho que não sou bom o bastante❞, disse o Pequeno Dragão.
❝Uma cerejeira não se compara às outras árvores❞, disse o Grande Panda.
❝Só floresce.❞

Minha opinião sobre O Grande Panda e o Pequeno Dragão

A escrita do autor é leve e dinâmica, tanto que li num dia. Uma linguagem fácil e acessível aos leitores iniciantes.

Um dos pontos que me chamou atenção foi com relação ao desapego. Esse tema é falado bastante na Cabala. Quem lembra que já comentei que comecei a estudar com o Marcelo Steimberg no ano passado?

Para a maioria das pessoas é difícil desapegar de sentimentos, de pessoas, ou mesmo de acontecimentos. Carregamos certas coisas como se fossem um saco de pedras nas costas e isso vai pesando ao longo dos anos. Mas estamos tão acostumados com essa sensação que não conhecemos nada além disso. Pensar em se desfazer dá uma sensação de buraco interior.

❝Não tem nada acontecendo❞, disse o Pequeno Dragão.
❝Talvez só esteja acontecendo debaixo da superfície por enquanto❞, disse o Grande Panda.

Eu, de certa forma, sou muito apegada a tudo o que vivi. Seja o que de fato tenha acontecido ou as memórias que trago na mente. As vezes é preciso deixar algumas dessas memórias para traz e seguir em frente. É um processo que leva tempo mas não podemos parar. Afinal, a evolução só acontece se seguirmos adiante.

Sobre os quotes ♡

Com relação aos quotes foi um tanto difícil escolher apenas alguns para compartilhar com vocês, se pudesse colocaria todos nesse post (e não estou exagerando haha)! Espero que gostem da seleção que fiz. E se tiverem oportunidade leiam O Grande Panda e o Pequeno Dragão, vale muito a pena 🙂

Agora me conta já conhecia o autor ou o livro? Gosta de livros ilustrados? Qual seu favorito do gênero? O Grande Panda e o Pequeno Dragão está disponível na Amazon! Antes de ir deixe um comentário!

Leia também: O fantasma do relógio, Athos Beuren

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

13 Comentários

  1. Oie! Tudo bem?

    Eu recebi esse livro ano passado e achei a edição muito fofinha. Porém, não me interessei pela leitura e acabei trocando no skoob. Mas amei ver suas opiniões sobre a leitura e ver que foi uma leitura tocante e que te trouxe reflexões. Amei os quotes que você selecionou.
    Beijos

  2. Olá, tudo bom?
    Não imaginava as lições que esse livro carregava e só pelos quotes e por sua experiência com a leitura ele já entrou na minha lista de desejos. Adoro livros assim que em um primeiro momento parecem histórias simples, mas que acabam nos levando a uma jornada bem bacana de reflexão. Amei sua resenha!
    Beijos!

  3. Olá Erika,
    ainda não tinha conhecimento da existência deste livro, mas fiquei feliz em ler suas impressões sobre ele. Inicialmente achei que era apenas um livro infantil, talvez minha dedução tenha surgido devido ao título. Mas lendo sua resenha percebi que “O grande panda e o pequeno dragão” é uma história profunda, cativante e deveras inspiradora. Fiquei muito curiosa pra conhecer mais a fundo a jornada desses personagens e quiçá colher no caminho as lições que eles tem pra nos ensinar. Obrigada pela dica e parabéns pelo texto que está claro e aconchegante como de costume.

    Abraços!

  4. Olá Érika, tudo bem?

    Esse é um livro que quero ler desde o lançamento, pois só vi muitos elogios à obra. Eu gosto bastante desses livros que nos levam a refletir e até interiorizar algumas coisas. Sem dúvidas seria uma leitura que acrescentaria muito na minha vida. Arrasou no post!

    Beijos!

  5. Que livro sensacional! Não conhecia, mas amei a proposta e acho que iria ler em 1 dia também. A leitura parece realmente fluida e atrativa.
    Com certeza há grandes ensinamentos. Não sei porque me lembrou muito as lições do desenho Kung Fu Panda que eu amava assistir.

    Beijos!!!

  6. Nossa, deve ser um ótimo livro mesmo, já que você leu em apenas 1 dia e depois repetiu a dose 😃
    Pela mensagem acho que realmente vale a leitura, vou colocar na minha listinha. Abraços 🤗

  7. Eu gosto muito de livros ilustrados. Acho que dá um charme a mais, mesmo quando se direcionam a adultos. É muito bom ler histórias assim que acabam trazendo muitos ensinamentos, acrescidos de uma trama que nos prende e diverte ao mesmo tempo.

  8. Não conhecia o livro, e além dos infantis não tenho lido nenhum outro ilustrado, mas depois de ler a tua resenha fiquei interessada por este livro, gosto da filosofia do budismo.

  9. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas gostei muito da história, a história trás reflexões, eu gosto muito de livros ilustrados, pois assim ficamos acompanhando a história através das figuras, bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *