João e Maria se divertem

João e Maria se divertem uma aventura ilustrada

Oi gente, tudo bem? Muito feliz que vocês gostaram da indicação de Nada fica no passado, o primeiro livro em parceria com a Editora Faro. Esse mês recebi João e Maria se divertem, uma deliciosa aventura infantil.

Já imaginou um crossover de personagens em histórias que são clássicos da nossa infância? Chapeuzinho vermelho aparecer na Cinderela, Branca de Neve aparecer em Pinóquio, ou ainda ao invés da carruagem de abóbora fosse um unicórnio e ela chegasse ao baile voando? Surreal concordam? Essa é a proposta incrível de Josh Funk e Edwardian Taylor.

Ao invés da história ser contada pelo narrador, o autor dá voz a João e Maria, personagens tão conhecidos dos livros infantis. É interessante perceber os caminhos que eles direcionam a história.

Engraçado também ver a percepção dos fatos pelos olhos de João e de Maria. As vezes João pensa que tem algo errado e Maria segue animada. Já em outros, é Maria que fica mais atenta quanto a outros personagens e suas intenções. Como no caso da velha bruxa. Em alguns momentos há diálogos entre o narrador e os personagens, o que torna tudo mais divertido porque teoricamente ele contaria a história como conhecemos, mas João e Maria vão mudando tudo no decorrer das páginas. As teorias criadas são bem divertidas também.

As ilustrações merecem um elogio à parte. Fiquei encantada com os traços de Edwardian Taylor que retratou de forma tão divertida personagens que gostamos tanto. A maneira como a casa de doces foi ilustrada é o sonho de toda criança. Doces, bolos, lembrando que eles estavam morrendo de fome. Até eu fiquei com vontade de entrar e comer alguns. Mas sem conhecer a bruxa, é claro!

❝Naquela tarde, o papai levou as crianças bem para o meio da floresta.
-Isso tá muito sinistro, Maria!
-Bobagem, João, é só a nossa caminhada normal das quintas-feiras.❞

pág. 5
João e Maria se divertem

Se as princesas se conhecessem? Ou o sapo vivesse na lagoa perto da casa da Cinderela? Ou ainda, se a bruxa fosse uma velhinha muita simpática que ama fazer biscoitos para as crianças? E se todas as histórias tivessem finais felizes? E se, ao invés do narrador, fossem os próprios personagens que contassem suas histórias? Seria bem diferente não é mesmo?

O livro faz parte do selo Moby Dickens, e é um dos lançamentos de 2023 da editora.

Sobre o autor

Josh Funk cresceu na Nova Inglaterra, Estados Unidos, e estudou Ciência da Computação na escola. Quando não está escrevendo código Java ou scripts Python, toma café e escreve manuscritos.

Sobre o ilustrador

Edwardian Taylor sempre gostou de desenhar. Tanto que seus pais escondiam os gizes de cêra quando ele estava sem papel, pois ele desenhava em todas as paredes do quarto. Atualmente ele trabalha para a Netflix, como artista conceitural para videogames.

Em séries essa prática é mais comum, como em Chicapo P.D, onde os atores fazem uma aparição especial em Law & Order: SVU, e vice-versa. Quem lembra desses episódios? Em CSI isso também já aconteceu. Grissom e Horatio trabalhando juntos. Agora me conta, quais personagens você gostaria que fizesse um crossover? Use toda a sua criatividade! Já conhecia João e Maria se divertem? 🙂

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

8 Comentários

  1. Olá Érika, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas agora fiquei encantada e preciso o quanto antes de uma edição desse. O fato das ilustrações serem lindas me anima, e pensar em formatos de contos de fada diferentes é sempre bem interessante. Arrasou no post!

    Beijos!

  2. é bem interessante imaginar estas estórias em primeira pessoa, invés de usar um narrador. Seria mais fácil acredita que elas realmente teriam um final feliz real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *