O que fazer em Canela-RS? Parte I

Oi gente, tudo bem? Muito feliz por estarem gostando do nosso tour por Gramado e Canela. A cidade é simplesmente incrível! Impossível não querer morar lá. Depois de mostrar o Lago Negro, a Mania de Ler Bookstore, é hora de conhecer a Vitivinícola Jolimont. Passeio incrível para os amantes de vinho.

Uma paixão que meu namorado e eu temos em comum é apreciar vinhos. Seja português, espanhol, chileno, argentino, italiano, francês, ou mesmo nacional amamos conhecer diferentes sabores. Vocês sabiam que cada uva produz um tipo de vinho?

Ou ainda, cada ponto de maturação resulta em diferentes vinhos? E o tempo que ele fica dentro do barril e o tipo de barril também influencia? Tudo isso aprendemos nas muitas visitas que fizemos às vinícolas no RS. Quem gosta desse universo, aprecia um bom vinho, precisa conhecer a Jolimont.

Vitivinícola Jolimont
Montando o roteiro

Como disse no primeiro post quem monta o roteiro sou eu. Meu namorado diz algumas coisas que gostaria de fazer ex: café colonial, vinícola, trilha, pub, restaurante, etc. Com base nisso e nas coisas que também quero fazer ou lugares que quero conhecer vou criando o roteiro.

Quando estivemos em Caxias do Sul conhecemos o Château Lacave, um Castelo Medieval construído para ser uma vinícola. Foi uma experiência maravilhosa, então agora em Gramado/Canela queríamos conhecer outras semelhantes. Foi assim que descobri a Vitivinícola Jolimont.

Gramado
Encontrando a Jolimont

Fiz uma pesquisa rápida pela internet e encontrei algumas vinícolas, mas essa me chamou atenção pelas taças. Ao comprar os ingressos ganhamos uma taça customizada Jolimont. A taça é enorme parece aquelas de filme. Nem preciso dizer que meu namorado concordou na mesma hora haha

Não sei vocês, mas uma das coisas que mais gosto quando viajo são as recordações que trago. Ímã de geladeira, cartão-postal, pulseira, chaveiro, até vinhos como foi o caso quando estivemos na Argentina. Nosso rack da sala tem lembranças de São Miguel das Missões, Belo Horizonte, Curitiba, Serra do Rio do Rastro, São Francisco do Sul, Gramado, Canela, Caxias do Sul.

Diferente de outros pontos turísticos a Jolimont fica mais afastada da cidade. Além de termos que andar um pedaço em estrada de chão. Como foi a primeira vez achei meio longinho chegar, mas para voltar ao hotel foi mais rápido. Um dica: é melhor ir de manhã para aproveitar e fotografar mais 🙂

Gramado
Vitivinícola Jolimont

A propriedade é imensa. Tem pés de uva até não conseguir mais enxergar o horizonte. As uvas estavam quase maduras prontas para serem colhidas. Que cachos mais lindos. Mas não é possível pegá-las para comer apenas fotografar. O passeio inclui conhecer os parreirais e ver tudo de perto, até a colheita.

O que é Vitivinícola? É quando a empresa produz toda a uva usada para a produção de vinhos. Sendo assim, a Jolimont realiza todo o processo.

O passeio inicia com o guia explicando toda a história da Jolimont. Como o nome surgiu, porque escolheram aquela propriedade, como eles cresceram tanto e os diversos prêmios que ganharam ao redor do mundo. Interessante saber que eles quase perderam uma safra mas deram a volta por cima.

Após isso, passamos por uma sala cheia de barris onde nos é explicado os tipos de barris, tipos de rolhas, como elas são feitas, qual a melhor posição para deixar cada tipo de vinho, etc.

Vitivinícola Jolimont
Realidade Virtual

Na sala seguinte há diversas cadeiras com óculos de realidade virtual. Cada participante pega o seu e começa um passeio virtual por toda a propriedade. Acompanhamos desde a plantação das uvas, os cuidados, a colheita, fermentação, envase, até a garrafa pronta para uso.

Em seguida conhecemos mais algumas salas onde são armazenados diversos barris todos com etiquetas informando a data. Assim é possível saber quais serão os primeiros a ficarem prontos. Ou então, deixar mais tempo maturando para alcançar sabores diferentes.

Gramado
A degustação

Acha que terminou? Agora vem o mais legal!!! Momento da degustação. Nessa sala há alguns quadros contando um pouco sobre as premiações, uma mesa com todas as bebidas produzidas pela Jolimont e um quadro especial com a bebida mais premiada.

O guia nos explica cada bebida. Vinho tinto. Branco. Merlot. Cabernet Sauvignon. Seco. Rosé. Moscatel. Explica também com quais pratos combina cada um deles. Carne vermelha. Peixes. Jantares mais leves, mais pesados. Apenas receber os amigos. Um manual completo!

Gramado

É momento de usar as taças que ganhamos. Enquanto o guia segue explicando ele nos serve algumas bebidas. Eu amo Rosé e Suave. Com a Jolimont não foi diferente. O suave é muito bom. Meu namorado gostou do Branco Seco. Além dos vinhos ainda são comercializados cervejas e sucos de uva.

Vitivinícola Jolimont
Vinhos, sucos, comprinhas

Depois da degustação é possível fazer perguntas, fazer cadastro para ser cliente Jolimont, e também fazer umas comprinhas. De acordo com o guia tomar 100ml de suco de uva integral pela manhã e antes de dormir traz grandes benefícios à saúde. Trouxemos vinhos e suco de uva.

Desde que voltamos de viagem inserimos o suco de uva em nossa rotina. Senti uma diferença enorme, ainda mais em relação ao intestino. Funciona muito melhor. Além de ser saudável. Os sucos já acabaram e repomos. Mas um dos vinhos está guardado de recordação.

Gramado

São plantados diversos pés de rosas próximo aos parreirais. Elas são indicadores de que as uvas estão saudáveis. Quanto mais bonitas as rosas melhor a qualidade das uvas!

Mais informações

Vitivinícola Jolimont
Estrada Morro Calçado, 1420 Morro Calçado | Canela-RS
Tel. (54) 3227-6600 *Estacionamento Gratuito

Por hoje é isso pessoal. Foi assim nossa visita a Vitivinícola Jolimont. A experiência foi incrível. Já queremos voltar lá novamente. E vocês, curtem esse tipo de passeio? Já conheceram alguma vinícola?

Leia também: O que fazer em Gramado?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

20 Comments

  1. Avatar
    Ingrid 18/02/2020 at 14:58

    Em outubro de 2019 eu conheci Gramado e Canela com a minha família e amamos conhecer a vinícola!

  2. Avatar
    Valéria 17/02/2020 at 10:47

    Eita que meu marido iria amar um passeio desses. Ele adora beber. Especialmente cervejas mas também aprecia vinhos. Eu que não entendo nada de diferenças e tals, mas iria querer experimentar também hahah

    Adoro souvenir de viagem. Que taça linda… parabéns pelas viagens.
    Küss 😘

  3. Avatar
    Karina Rodrigues 17/02/2020 at 04:41

    Adorei mais uma dica! Gramado e Canela são tao lindas que nem parecem de verdade. Gostei da dica dessa vinícola principalmente por ser um pouco mais afastada… rs Evita muitos turistas, muita confusão.

  4. Avatar
    Alice Teixeira 16/02/2020 at 23:46

    Oi oi,
    Eu já vi tantas fotos sobre Gramado e principalmente de Canela. Eu sou fã desse cenário, pois sou aluna de italiano, e como toda boa aluna. Sempre procurei cidades ou lugares no Brasil, que passasse esse gostinho de França e Itália. Amei o post, e espero futuramente visitar este lugar lindo ♥️

    Beijoss, Enjoy Books

  5. Avatar
    Ana Elisa Monteiro 16/02/2020 at 20:20

    Ei Erika, já tinha ouvido falar que visitar as vinícolas do Sul, é algo impressionante, mas ninguém nunca me falou de realidade virtual. Achei isso sensacional, porque é uma forma de conhecer de perto como é todo o processo, ao menos foi isso que entendi. Tenho muita vontade de conhecer Canela, ainda vou lá e vou anotar essa sugestão. Por enquanto, estou planejando uma viagem para Argentina.
    Parabéns pelo post!

  6. Avatar
    RENATA CRISTINA SILVA AVILA 16/02/2020 at 19:46

    Erika, amei esse guia de Canela. Já programei voltar lá porque tem muita coisa pra conhecer. Essa vinícola, ouvi falar que a visita guiada dela é perfeita!

  7. Avatar
    Leticia Rodrigues 16/02/2020 at 19:27

    Tai um post diferente mas que eu gostei, nunca fui numa vinícola, queria mas ainda não tive a chance deve ser tão legal, adoro tomar vinho apesar de ter reduzido ultimamente mas ainda minha bebida favorita.

  8. Avatar
    Carol Nery 16/02/2020 at 19:14

    Erika, confesso que esses posts seu sobre Gramados está me deixando em polvorosa! Eu não conheço a cidade e MORRO de vontade… Nossa, tudo parece ser muito aproveitável. haahhahaa
    O clima parece ser especial. E tô adorando conhecer os lugares que vocês estão visitando. Ademais, quero parabenizar você por seus roteiros. Quase sempre estou vendo dos lugares que você e seu namorado vão, e olha… você está de parabéns mesmo. Ótimos passeios e paisagens e lugares maravilhosos.
    Beijão

  9. Avatar
    Nayara Borges 16/02/2020 at 19:05

    Nossa! Eu sou louca pra conhecer Gramado e Canela! Eu amo vinhos também e tenho muita curiosidade em conhecer uma vinícola, como é seu funcionamento e etc. Deve ser sido um passeio bem legal e gostoso de fazer. Adorei!

  10. Avatar
    Victoria 16/02/2020 at 18:34

    Acho que meu paladar ainda não é adulto suficiente pra gostar de vinho! 🙁 Mas apesar disso, achei o passeio super interessante!

  11. Avatar
    Vitor Damasceno 16/02/2020 at 18:00

    Erika foi uma verdadeira aula sobre o mundo do vinho. Que bacana ! Esse mundo é uma verdadeira arte e acho q você percebeu isso, pois tudo influencia no resultado final do vinho. Obrigado por compartilhar conosco. E nos deixar com muita vontade ! Hahahahaha

  12. Avatar
    Debora Sapphire 16/02/2020 at 17:40

    Olá, Érika. Tudo bem? Eu ainda não tive o prazer de visitar um lugar tão lindo e fascinante como Canela-RS. Porém, já irá para a minha lista de viagens e lugares que eu quero conhecer, com certeza. Adorei saber que você achou esse passeio incrível! E gostei muito das curiosidades sobre vinhos e vinícolas também. Achei tudo muito interessante! Sim, eu já visitei algumas vinícolas e gosto de provar bons vinhos.

  13. Avatar
    Lilian de Souza Farias 16/02/2020 at 10:10

    Eu também gosto muito de apreciar vinhos, hoje, procuro mais pelos orgânicos, eu prefiro vinho seco, adoro fazer queijo vegano fermentado e curar no vinho. Esse tipo de passeio que você faz e nos prestigia, é bem meu estilo, andar, conhecer, degustar. Canela já está em minha lista de cidades brasileiras para visitar.

  14. Avatar
    Hanna Carolina Lins de Paiva 15/02/2020 at 12:08

    Oi Erika, que lugar incrível que você foi menina! Parece um sonho essa vinícola. S2
    Acho que o mais perto de Canela que já estive foi quando conheci o Mundo a Vapor e depois voltei a Gramado… Sonho um dia poder voltar lá, especialmente para conhecer a trilha que leva até a Cachoeira do Caracol.
    Bjks!

  15. Avatar
    Cris Santos 14/02/2020 at 21:42

    Seus posts estão incríveis, que lugar maravilhoso, eu não sou fã de vinho mas adoro suco de uva, principalmente o integral. Gostei também das rosas plantadas para indicar a qualidade da uva.

  16. Avatar
    tania m 14/02/2020 at 20:31

    Nossa que lugar!!Não sou amante do vinho, mas adoraria ter a oportunidade de conhecer um lugar como esse. Traria muitas lembranças também, porque adoro ficar admirando e lembrando dos passeios. As rosas além de embelezar, são uma ferramenta para ajudar no cultivo das uvas, que incrível!!! Amei tudo.

  17. Avatar
    Edgar Sasuke 14/02/2020 at 18:45

    Fiquei super interessado em visitar as vinícolas e também experimentar os vinhos. Estou adorando as matérias que tem feito. Se puder falar de Pomerode, seria o máximo, ainda mais quando a Páscoa se aproximar, a cidade fica linda!

  18. Avatar
    Rafa 14/02/2020 at 17:55

    Tenho certeza que deve ser um lugar muito legal, mas não é uma opção pra mim no momento, pois não sou amante de vinho… Hahaha eu acho gostoso, mas não costumo beber algo com álcool e tals!

  19. Avatar
    Rafaela Silva 14/02/2020 at 17:49

    Ai que delícia de cidade, só pelas fotos e informações, dá vontade de visitar. Eu ainda não conhecia muito sobre esse lugar, mas já está na minha listinha de viagem aqui pro Brasil.
    Adorei o post.

  20. Avatar
    Yasmine Evaristo 13/02/2020 at 15:16

    Morro de vontade de conhecer a região. Gramado, visitarei, assim que possível durante o festival de cinema. Agora, amei as informações sobre a Vinícola Jolimont. Já adicionei a minha lista de desejos ao lado das vinícolas chilenas.