Os prazeres da solidão

Os prazeres da solidão – Stephanie Rosenbloom

Oi gente, tudo bem? Recebemos uma caixinha bem recheada da @editorarocco entre os livros veio Os prazeres da solidão da jornalista do New York Times @stephanierosenbloom responsável pela coluna Viagens.

❝Minha ideia de um ótimo jantar literário festivo é Fran, comendo sozinha, lendo um livro.❞ (Fran Lebowitz)

Pensei várias maneiras de iniciar esse post mas acredito que um questionamento tornará a compreensão mais fácil. Você vai ao cinema sozinho? Ou a um restaurante? Ou à academia? E viajar? Pegaria suas malas e viajaria sozinho para um lugar desconhecido?

Os prazeres da solidão - Stephanie Rosenbloom

A maioria das pessoas responderia “não” por diversos motivos. Constrangimento, receio, insegurança. Estar com alguém independente da situação traz segurança. Porém, Stephanie em seu livro vem desmistificar esse sentimento. Mostra como sentar à mesa num café nas ruas estreitas de Paris ou apreciar a manhã no Jardim de Luxemburgo podem ser experiências enriquecedoras.

Durante a narrativa a autora traz fatos históricos que embasam sua vivência. Cita por exemplo o período em que viveu Jane Austen e o fato de as mulheres daquela época não poderem viajar, passear, ou mesmo comer num restaurante sem a presença masculina.

Outro aspecto interessante é quanto as pessoas estão preocupadas com o que os outros vão pensar de elas estarem sozinhas. Uma pesquisa citada no livro mostra que as pessoas são julgadas independente de estarem sozinhas ou não.

Para Stephanie viajar sozinha é uma oportunidade de ter experiências inesquecíveis. Ter os sentidos mais aguçados, maior percepção e fazer a viagem no seu tempo. A viagem começa antes mesmo de chegar ao destino. Quando estamos preparando as malas, pegamos o avião, ou ainda escolhendo os lugares a serem visitados.

O que considerei mais importante da leitura é criar memórias. Não apenas registros fotográficos mas ter sensibilidade para guardar aromas, sabores, sensações, percepção do ambiente como o tilintar da xícara, a música ou a energia do lugar. Cada viagem é única!

Com certeza viajar será bem diferente a partir de agora. Conhecia Os prazeres da solidão? Viajaria sozinho? Ótimo final de semana 🍁☕️


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *