Oi gente, tudo bem? Vocês sabem que amo trazer novidades para o blog não sabem? Ainda mais quando o assunto são séries! O canal de TV britânico BBC One juntamente com Starz e RTÉ apresentaram em outubro Dublin Murders, série investigativa baseada nos livros In The Woods e The Likeness da autora irlandesa Tana French.
Tana French teve sua estreia na literatura com a obra In The Woods aqui no Brasil ‘No bosque da memória‘ publicado pela Editora Rocco. O livro foi bem aceito pela crítica chegando à lista de best-sellers do New York Times.
A obra In The Woods rendeu à Tana French os Prêmios Edgar: Melhor Romance de Estréia, Barry Award for Best First Novel, Anthony Award for Best First Novel, Macavity Awards for Best First Mystery Novel e Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin.
Após In The Woods a autora escreveu ainda The Likeness no Brasil ‘Dentro do Espelho‘, The Secret Place ‘O canto dos segredos‘, Faithful Place ‘O passado é um lugar‘ e Broken Harbour ‘Porto Inseguro‘, todos publicados pela Editora Rocco.
Dublin Murders
Em 2019 o canal BBC One encomendou à Starz e RTÉ a produção de Dublin Murders série baseada nos livros de Tana French. Ao contrário de outras produções que desenvolvem uma temporada por livro como Outlander ou Game of Thrones a mais nova produção da BBC One reúne In The Woods e The Likeness numa mesma temporada.
Os livros
É preciso ler os livros para compreender a série? Não necessariamente. No entanto, é mais fácil para compreender toda a trama, os personagens, e porque as duas histórias se intercalam tornando assim a experiência mais rica.
In The Woods conta a história do desaparecimento de três crianças nos anos 80 em Dublin, Irlanda. Somente tarde da noite os pais percebem que as crianças não voltaram para casa. Quando a polícia sai para procurar na floresta que fica próxima ao condomínio encontra apenas uma das crianças Adam. Ele está coberto de sangue porém não sabe/lembra o que aconteceu.
A pequena comunidade onde vive o considera culpado e exige que conte o que houve com as outras crianças. A vida de sua família se torna insuportável obrigando seus pais a lhe mandarem para um colégio interno na Inglaterra. Anos depois ele retorna à Irlanda como o detetive Rob Reilly.
Agora Adam precisa desvendar o assassinato de Katharine Devlin que foi encontrada na mesma floresta em que seus amigos desapareceram nos anos 80. Esse caso o faz voltar ao passado e temer que as pessoas descubram sua verdadeira identidade.
Em The Likeness por sua vez acompanhamos a detetive Cassie Maddox num dilema. Anos antes ela trabalhava infiltrada usando a identidade de Lexie Madison. Apenas um personagem. No entanto, uma garota aparece morta nos arredores de Dublin usando essa identidade. Como se isso não bastasse a “suposta” Lexie é semelhante à Cassie.
Alguns policiais diriam até que são gêmeas. Para descobrir o que realmente aconteceu Cassie retoma seu disfarce e se infiltra numa casa de estudantes para descobrir quem matou aquela garota e ainda porque ela estava usando seu antigo disfarce.
A série
Agora, sabendo um pouco sobre In The Woods e The Likeness compreendemos como a série foi pensada. A primeira temporada de Dublin Murders reúne os dois livros e trazem os detetives Rob Reilly e Cassie Maddox trabalhando lado a lado para desvendar ambos os casos.
Em cada episódio vemos flashbacks do que pode ter acontecido no dia do desaparecimento. Acompanhamos também a vida dos moradores do condomínio próximo à floresta e como aquele incidente afetou suas vidas. Por que Jamie e Peter desapareceram? Qual o motivo para deixarem Adam sozinho? O que o assustou a ponto de ficar abraçado a uma árvore coberto de sangue e gritando?
Minha opinião
Quem me acompanha a bastante tempo sabe o quanto sou fã de séries europeias. Ainda mais baseadas em livros. Quanto mais diferente, mais me chama atenção. Dublin Murders não decepciona. Além de conhecer uma nova autora a série foi bem produzida. O suspense se mantém durante toda a temporada.
O que dizer da edição de imagens? Aquele tom sombrio que vemos em séries como Spiral, The Fall, Trapped, Borderline ou Tábula Rasa está presente. É nítida a sensação de que sempre é inverno. Essa característica nos faz sentir calafrios em alguns episódios.
A atuação do elenco é impecável. O desfecho da temporada merece todo destaque. Assisti o episódio 8 duas vezes porque não acreditei. Fui completamente surpreendida. Quem lê suspense, thriller, sabe que o ponto alto da leitura é ser surpreendido pelo autor com um final que jamais imaginamos. Tana French faz isso com maestria.
Sem palavras para dizer o quanto a série me surpreendeu. É curta. Tem suspense. É ambientada na Irlanda. Além de trazer um aspecto sobrenatural que vamos percebendo conforme a série evolui. Indico para todos que queiram conhecer uma produção diferente.
Dublin Murders teve sua estréia na Inglaterra em outubro sendo transmitida pela BBC One. Agora está disponível no iPlay. No último domingo dia 10 estreou também nos EUA. Gostaram da indicação de hoje? Saiba mais sobre a série e cada episódio no site do canal STARZ.
E vocês, já tinham ouvido falar da série ou dos livros da Tana French? Ficaram curiosos com o enredo? Conheça os livros da autora na Amazon Dentro do espelho | O passado é um lugar | O canto dos segredos e também na Livraria da Travesa No bosque da memória.
Leia também: Quem é Você, Alasca? nova adaptação de John Green
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Acabei de assistir a primeira temporada no starzplay. Não li os livros, mas já vou colocar na lista. Em alguns momentos achei a série muito arrastada, parecia que nada acontecia, agora entendo pq (dois livros). E achei o último episódio muito corrido, eu preciso saber mais, quem leu o livro, me dá spoiler, o mistério dos garotos desaparecidos e desvendado em algum deles? É sobrenatural mesmo? O final do episódio da temporada 1 (se é que existirão outras) deixa isso meio que no ar.
O primeiro livro é muito bom, apesar de ter dado 4 no skoob. Já o segundo razoavelmente tem uma história cativante, mas não deixa de ser bom.
O trailer aparenta ter muitas cenas do primeiro livro.
Oi, tudo bem? Também adoro séries europeias, a minha favorita é Doctor Who. Já ouviu falar? Também é da BBC. Achei bem interessante o conceito dessa, acho que vou dar uma conferida assim que tiver tempo. Beijos!
Caramba, que trama complexa! Parece MUITO legal e cheio de ação e tensão o tempo todo. Quero muito assistir! Vou esperar um pouquinho e procurar pra baixar e depois vou procurar os livros pra ler também. Achei muito legal como as duas coisas se entrelaçam e como ela desenvolve a trama, pelo que você descreveu.
Erika do céu, desde que vc indicou pela primeira vez em algum post que eu não lembro qual eu fiquei doida pra ler/assistir. A história é muito interessante, eu fiquei super curiosa e não vejo a hora de ver a série. Assim que possível vou ver!
Oi oi,
Não conhecia a série de livros, mas gostei bastante da adaptação. Suas palavras foram lindas descrevendo os detalhes do cenário, personagens e enredo da série. Gostei de onde a série foi ambientada e de saber que ela evolui ao passar do tempo (dos episódios), eu Espero de coração gostar tanto quanto você da série.
Oi, Erika. Eu nunca ouvi falar da autora e sua obra, muito menos da série. Eu lembrei em parte de Dark, que tô amando acompanhar. Tbm aprecio demais séries europeias. Já vou acrescentar essa super dica em minha lista e verei quando puder.
Küss 😘
Oi Erika , poxa mais uma vez obrigado pela indicação especial. Algo que, por hora, não é tão falado e que tem qualidade. Só a parte de boas atuações já me compra. Valeu !
Eu não conhecia nem os livros nem a série ainda e fiquei fascinada para saber mais, parece incrível. Amo quando histórias se cruzam dando mais riqueza a série. Com certeza faria uma maratona em uma sentada só. Amei a dica.
Eu também sou apaixonada por séries europeias, e embora meu primeiro contato com essa série tenha sido através de um post anterior aqui do seu Blog confesso que estou muito curiosa para conhecê-la e adoraria que ela chegasse na Netflix também!
Parabéns pelo seu trabalho! Bjs Aruom Fênix
Não conheço os livros e nem a série, acho que é a primeira vez que leio algo sobre eles. Suspense e sobrenatural dão um bom casamento e vi poucas coisas na Irlanda, então acredito que tenho o perfil do público alvo, pena que não está na Netflix.
Eu nunca tinha ouvido falar da autora antes de ler esse seu post. Acho que séries europeias tem um pegada muito interessante, saindo da fórmula das americanas e tenho gostado bastante. Fiquei bem interessada, pois adoro séries com investigação, uma pena que só tem no iPlay, mas vou ficar atenta se surge em outra plataforma para eu poder assistir.
Abraços
Liv
Olá, Érika. Tudo bem? Essa não é a primeira vez em que vejo a menção dessa séria aqui no seu blog. Gosto muito quando a série é mencionada! E eu sempre fico intrigada e curiosa para conferir e saber mais. Então, esse post já matou muito da minha curiosidade sobre essa série Dublin Murders, baseada nos livros dessa autora irlandesa. Vou dar uma olhada nos livros da autora na Amazon como você sugeriu, apesar da série ter me chama mais atenção. De qualquer forma, acho fascinante esse enredo investigativo.
Meu Deus! Não posso ouvir falar em thriller/policial/suspense, enfim… Já parei de ler o post, corri no Skoob e já marquei como Quero Ler os 5 livros. Será que dá pra aproveitar a parceria com a Rocco?? hahahahaa Bom, eu vou querer ler. Mas, estou bem resoluta em acompanhar a série. Eu fiquei MUITO interessada na história. Esse clima faz minha cabeça. Piro demais.
Obrigada por mais essa dica, Erika. Abraços!
Aaah já quero ver! Adoro O bosque da memória, quando li devorei a obra e nem sabia que teria série, obrigada pelo post informando <3
Olá Érika! Eu não conhecia essa autora, mas gostei bastante de saber sobre ela. Eu amo séries baseadas em livros também e fiquei bem curiosa com essa. Com relação aos livros, vou ver se baixo na Amazon para conferir também a escrita da autora e me inteirar com a história enquanto não acompanho os episódios.
Bjks! Hanna
Tudo bem, Érica?!
Acho que não te acompanho no ig. Vou olhar depois, pois adoro teus textos aqui.
Bom, já quero assistir essa série. Assim como você, amo séries européias. E essa, pela sua resenha, parece ser ótima. Só pelas fotos a gente já percebe um ar sombrio.
Nossa, que premissa mais interessante é essa?? Esse é exatamente o tipo de série que eu procuro para ver e não conhecia essa ainda, nem os livros, fiquei muito curiosa. Amei a dica, vou até anotar aqui para não esquecer!
Adorei saber da novidade, pois amo séries do gênero, pois fico o tempo todo tentando desvendar os enigmas, me torno uma das investigadoras da trama, hahaha. A sua resenha esta realmente um primor.
Oi Erika!
Adorei conhecer essa série, atravéz da sua resenha. Adoro suspense e Thriller e isso me chamou a atenção, vou ler com certeza. Parabéns pela resenha, fiquei curiosa sobre a trama, obrigado. Bjs!
Nossa, que bacana. A série deve manter o mesmo clima do livro ou será ainda mais pesado? De todo modo, acho que será um grande trabalho. Parabéns pelo post!
Nossa, eu li um livro com uma história muito similar a essa do Adam, mas não é essa autora nem esse nome kkkk até achei que era, mas fui pesquisar… Que loucura! Achei a indicação muito boa, a BBC é ótima na produção de séries (Sherlock e Doctor Who tão aí pra mostrar), vou adicionar a minha lista pra assistir assim que minhas tão amadas férias começarem. Espero gostar tanto quanto você! Vou fazer a ordem inversa, primeiro a série e depois eu leio pra ser mais prático.
Oi, Erika!
Amo séries desse gênero e como já conheço as produções da STARZ (sou fã de Outlander), imagino que esta também se trata de uma série imperdível!
Já quero assisti-la!
Obrigada pela dica!
Eu não conhecia os livros, e nem sabia da série, mas só pelas fotos e pelo enredo eu já fiquei curiosa. Amo histórias com mistérios e crianças e assassinatos. Só coisa boa haha. Adoro dar uma detetive também, me faz lembrar daquele meu sonho de ser detetive um dia.
Seu post ficou uma graça, chuchu. Faz tempo que não venho aqui!
Olá!
Eu não conhecia nem a autora, nem os livros, nem a série. Tudo o que posso dizer é que fiquei com vontade de ler, de assistir e de tudo o que tem direito. Acho que seria algo que eu ia ficar completamente imersa. Já anotei aqui pra poder procurar mais depois de poder ler e assistir!
Abraços
Nunca tinha escutado falar sobre esse livro e sobre a estreia da série haha Mas lendo a postagem me interessei bastante, não curto ler livros assim, mas amo assistir séries nesse estilo.
Quero começar a assistir essa série hoje mesmo! Parece ser ótima e do estilo que prende a atenção.
Olá
Confio demais no trabalho da BBC, porque diferente das produções norte-americanas ela sabe respeitar as diferenças culturais e literárias de livros e projetos cinematográficos e vou assistir sem dúvidas, mas lerei os livros só após assistir a série.
Beijos
Eita! Já quero assistir. Gosto muito de séries assim e adorei sua indicação!
Parece ser uma ótima série, daquelas que vai ficar na boca do povo!
Beijos.
Amei Erika me parece ser muito boa, eu gosto muito de séries com suspense mistério, eu realmente acredito que iria gostar, eu ainda não tinha ouvido falar da autora e de seus livros, fiquei com vontadinha de lê 😀
Tô chocada por que nem conhecia os livros da autora, mas achei que são super o meu estilo! Agora tô na dúvida se tento ler primeiro ou se corro logo pra ver a série, haha
Que bacana essa novidade! Eu ainda não sabia dos livros e também não sabia da existência da série. Com certeza conhecer as obras antes deve valer muito para conhecer a fundo toda a trama. Gostei!
Beijos,
Para ser sincero, não conhecia ambos livro e série, mas agora que li seu post, irei me inteirar, pois fiquei bem curioso, iniciando pela leitura primeiro.
Oi Erika, não sabia da existência dessa série muito menos dos livros. Mas lendo sua resenha gostei tanto que já quero assistir. Você só trás séries maravilhosas pra gente 😘🥰
Eu não conhecia essa série, nem os livros. Toda a trama em si me chama muita atenção, pq é um gênero que gosto muito de ler ou assistir. Vou colocar na minha lista e procurar pelos livros e pela série.
Eu ainda não conhecia essa obra, que debutou a autora irlandesa ao reconhecimento mundial. Fiquei interessada e curiosa pela novidade dessa notícia da série de TV. Espero que possa atender as expectativas dos fãs. Eu gosto muito quando tem um ambiente de investigação no roteiro. Além de trazer um aspecto sobrenatural e de suspense para a trama. Adorei conhecer melhor por tudo o que você conseguiu nos apresentar tão bem aqui.
Caramba nunca tinha ouvido falar nem da série nem da autora mas achei incrivelmente interessante a temática e gostaria de assistir a série e conhecer os livros da Tana!
Parabéns pelo post
Bjs Aruom Fênix
Olá,
Gosto de thrillers, e esse tipo de história recheada de suspense. Porém eu prefiro ler os livros a ver a série, gosto mais de ler mesmo. Porém sempre bom conhecer as séries da Europa.
Acredito que vou amar, ainda mais que você falou que o elenco está impecável. Fiquei animada, mas acho que vou buscar ler os livros primeiro para ter uma experiência melhor.
Bjus, Monólogo de Julieta
Adorei sua indicação. Não conhecia essa série e agora que descobri que tem livros, meu interesse foi ainda mais despertado! Otima postagem.
Oi, tudo bem?
Eu confesso que não conhecia essa série ainda e nem os livros que deram origem. Não sou muito fã de suspense; é bem raro ler algo do gênero e mais ainda assistir. Adorei os seus comentários e também adoro as produções europeias, então, acredito na qualidade dessa série. Vou passar a dica dessa vez, mas só porque não curto muito suspense. Mas tenho certeza que para quem gosta do gênero e desses livros, vai adorar assistir.
Beijos!
Oi Erika,
Que indicações legais, não conhecia a série e nem a autora. Muito bom quando é feito uma adaptação, mas que vale a pena. Me interessei em ler os livros, interessante também a autora ser irlandesa. Vou anotar aqui.
Bjs
Olá… Bom não li os livros, mas irei… gosto muito desse tipo de série e livros… ainda mais séries de livros… gosto de ter aquela crítica sobre a série, com fundamentos que só o livro te oferece.
Oi, Érika! É a primeira vez que leio a respeito da série e não sabia que era inspirada em duas obras literárias. Gostei da trama, pena eu não ter acesso aos canais no momento, mas quem sabe no futuro eu consiga assistir.
bjos
Lucy
É investigativa?? Já quero ver então! Eu amo demais ler/assistir coisas assim, fico vidrada demais ♥
Olá Érika,
Ainda não tinha visto falar da série e nem dos livros da Tana French, mas já fiquei mega interessada, pois sou super fã de thriller e de suspense e esse enredo tem tudo para me prender do início ao fim. Fiquei curiosa para saber o que tem nesse episódio oito, deve realmente ser sensacional. Já vou anotar as dicas e salvar para ver depois, pois certeza que vou amar! Ótima dica!
beijos!
Ouvi série investigativa? Então estou dentro. hahahha
Confesso que não conhecia o livro e nem a série. Acabei de conhecer lendo sua postagem, mas já vi que amei.
xoxo
Oii!!
Não conhecia nem a série e nem o livro. Gostei muito da forma como você trouxe e desenvolveu as informações. Sendo assim, vou anotar a série e pretendo assistir. É algo bem diferente, mas está dentro daquilo que gosto. Aliás, ainda bem que você gostou!!! Obrigada pela dica.
Abraços!
Não conhecia os livros nem a série mas já estou ansiosa pra assistir! É o tipo de série que adoro, produções europeias de suspense sempre me fisgam!
Oi, que bom saber que o desfecho da série lhe surpreendeu. Eu amei poder conhecer a série e saber da existência dos livros pelo seu post. Amo tramas do tipo e já fiquei curiosa para conferir também.
Oi
Eu adorei a dica 😊 não conhecia é bem interessante, vou conferir com certeza!
Tem protagonista feminina? Já amo! Mas espero ler os livros primeiro para depois me lançar na série, gosto mais das obras beeem originais, as séries tiram muito da essência dos livros nas adaptações. Obrigado pela indicação.
Eu adorei essa indicação de série, ainda mais sendo baseada em livro. Outros aspectos que chamam muito minha atenção é a parte do suspense (amo) e o sobrenatural. No mínimo uma série que vai me prender.
Não li nada dos livros, mas agora já fiquei interessada também.
bjs
Não conhecia e nem tinha escutado sobre essa série, mas parece ser bem interessante, vou dar uma olhada!
Olá, tudo bem? Caramba, que demais, ainda não sabia do lançamento dessa série! Nunca li nada da autora, para falar a verdade, mas fiquei bem curiosa com essa série. Adorei!
bjs
Oi, Érika!
Eu tenho os livros da Tana aqui em casa, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los. Mas não sabia que tinha lançado uma série baseada nos livros e fiquei interessadíssima. Adoro séries policias e como se passa na Irlanda, melhor ainda. Amo esse país!
Já anotei a dica e quando der, irei assistir.
Adorei o post.
Bjss
Eu adoro séries investigativas, será que algum dia ela estará disponível na Netflix? É o que eu tenho no momento.
Não assisti a série ainda, mas me interessei em começar pelos livros. Super dica!
Olá Erika! Ainda nao conhecia a autora e não sabia da série. Mas fiquei curiosa para conhecer mais de perto! Os pontos que você ressaltou no texto são bem relevantes e intrigantes!
Um abraço!
Olá…
Adorei o post!
Já tinha ouvido falar dessa série por alto, mas, ainda não tinha lido um post completinho assim como o seu… Adorei conhecer mais detalhes sobre a série e pelos seus comentários acho que tem tudo pra mim adorar também!
Dica anotadíssima <3
Bjo
Nossa, me identifiquei! Também adoro uma boa série. Não conhecia essa e nem os livros, mas me interessei bastante pela trama. Com certeza ja vou colocar na minha lista, tanto a série quanto os dois livros da autora que ela faz referência. Adoro um suspense de qualidade!